• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

“Homeopatia não funciona”, diz estudo

Você acredita na eficácia da homeopatia?


  • Total de votantes
    21
Eu acho que estudos definitivos para comprovar a eficácia definitiva da homeopatia teriam de ser conduzidos somente com pacientes animais, daí estaria eliminado o efeito placebo. E duvido que um homeopata que tivesse que tratar de algo porrada, como uma leptospirose aguda ou uma tuberculose em paciente HIV fosse usar só homeopatia. Senta lá Claúdia.

Não é possível isso. Porque a ideia da homeopatia é o tratamento da pessoa como um todo em busca de um bem estar e um equilíbrio. Diferente da alopatia que, por exemplo, você tem pressão alta o que é feito? É utilizado um tratamento para reduzir a pressão arterial. Ou seja, é um tratamento pontual.

E eu fico me perguntando, como é que testariam uma vacina homeopata contra HIV? Em animais para buscar resposta de memória? Não vai dar em nada, e depois, como verificar a eficácia da vacina em humanos? O pensamento convencional de se criar um grupo teste vs grupo em controle é complicado em relação ao pensamento homeopático.

Grimnir disse:
Olha, eu tendo a concordar sobre a questão dos gastos. Medicina alternativa deve no máximo ser regulada pelo governo para que não sejam autorizados métodos que prejudiquem as pessoas. E aí aproveito para responder a sua segunda pergunta: Qual é a lógica do "provem que faz mal"?

A Tek ou a Pim tem mais propriedade que eu para falar disso. Mas o tratamento homeopático é conduzido por um médico homeopata com registro no CRM e respondem todas as mesmas prerrogativas de qualquer médico. Por isso que eu me pergunto como é que eles conduzem a homeopatia. A prática da anamnese existe tanto na homeopatia quanto na alopatia e, eu acredito, que ele tem que saber reconhecer quando determinada queixa não deve ser conduzida pela homeopatia ou quando conduzida ser no máximo em paralelo com a alopatia.
 
Diferente da alopatia que, por exemplo, você tem pressão alta o que é feito? É utilizado um tratamento para reduzir a pressão arterial. Ou seja, é um tratamento pontual.
A alopatia também se utiliza de conceitos de medicina preventiva. Não adianta nada administrar anti hipertensivo se o cara continuar se entupindo de sal e gordo como uma bola, por exemplo. O alopata tem de ter uma visão tão holística quanto a do homeopata e saber analisar a situação como um todo, não só tratar um sintoma.
 
A questão é que os remédios homeopáticos podem não fazer mal em si (efeitos colaterais), mas existem vários aspectos negativos ligados à utilização da homeopatia.
Não tem princípio ativo pra fazer mal, né? Então mal não faz, mas bem também não. E dependendo da doença esse tempo perdido vai fazer falta lá na frente.
 
]
As pessoas racionais e capazes se tratam como desejarem. Se eu tiver câncer e quiser tratar com cromoterapia, o problema é meu, né? O máximo que talvez possa ser exigido do "médico" é que ele explique que a cromoterapia é algo complementar.

Sim, o problema eh seu.

]Agora, se procuro algum tratamento alternativo que piora (diferente de não melhorar) a minha condição, a situação é diferente.

Nao entendi. Primeiro, porque, seguindo sua logica da primeira frase, o problema continua sendo seu e ai eu nao me importo se sua situacao piora ou melhora, uma vez que voce tem plena consciencia da sua escolha.

E, segundo, porque nao entendi a diferenca entre 'nao melhorar' e 'piorar'. Se o tratamento alternativo nao tem efeito, a doenca pode se agravar e seu estado pode piorar. Nao vejo diferenca alguma entre ambas situacoes.
 
Entao eh melhor proibir toda a medicina alternativa, ne?

Toda que implique em um agravamento da situação, principalmente para as pessoas ao redor. Ah sim, e assinar um termo abdicando do tratamento médico público se a "alternativa" não funcionar. Não gaste nosso dinheiro.

Exemplo: mães que não vacinam os filhos por achar que tratá-los (haha) com homeopatia é suficiente.

Isso deveria dar cadeia. Se eu souber de que tem uma criança assim em contato com meu filho, aciono a saúde pública, polícia e conselho tutelar na hora. E processo no pai. Por colocar meu filho em risco
 
Nao entendi. Primeiro, porque, seguindo sua logica da primeira frase, o problema continua sendo seu e ai eu nao me importo se sua situacao piora ou melhora, uma vez que voce tem plena consciencia da sua escolha.

Você tem razão. Do ponto de vista do individualismo, o indivíduo tem o direito de fazer mal para ele mesmo ou de se expôr a situação de risco se assim desejar. Por outro lado, não vivemos de forma individualista e anárquica, de modo que existe a figura do Estado. Não sei, por exemplo, se é uma das funções do Ministério da Saúde ou da Agência Nacional da Saúde regular tratamentos e medicamentos, evitando que essas alternativas prejudicais não sejam oferecidas ao público. Por outro lado, se a medicina alternativa é placebo, mas o terapeuta não oferece cura, mas alívio, para o paciente, pq impedir? Não é charlatanismo, nem exercício ilegal da medicina ou curandeirismo (@Eriadan, eu te invoco).

E, segundo, porque nao entendi a diferenca entre 'nao melhorar' e 'piorar'. Se o tratamento alternativo nao tem efeito, a doenca pode se agravar e seu estado pode piorar. Nao vejo diferenca alguma entre ambas situacoes.

A diferença me parece tão óbvia quanto a diferença entre dizer que um número é "negativo" ou "não-positivo". De qualquer forma não estou advogando que a medicina alternativa deva ser a principal. Ela na verdade deveria ser chamada de medicina complementar. A diferença que considero é no caso de um paciente que faz os dois tratamentos (tradicional e alternativo). O tratamento alternativo piora se atrapalhar os efeitos do tratamento tradicional.

Provar que a homeopatia não faz efeito é diferente de provar que ela faz mal. Simples assim.

Toda que implique em um agravamento da situação, principalmente para as pessoas ao redor. Ah sim, e assinar um termo abdicando do tratamento médico público se a "alternativa" não funcionar. Não gaste nosso dinheiro.

Exemplo: mães que não vacinam os filhos por achar que tratá-los (haha) com homeopatia é suficiente.

Isso deveria dar cadeia. Se eu souber de que tem uma criança assim em contato com meu filho, aciono a saúde pública, polícia e conselho tutelar na hora. E processo no pai. Por colocar meu filho em risco

Claro. Acho que é crime contra incapaz. Se bem que teve aquele caso que citei da mãe que queria o direito de tratar o câncer do filho com maconha.
 
A Tek ou a Pim tem mais propriedade que eu para falar disso.
Eu não tenho. Homeopatia é disciplina eletiva na minha faculdade. Mas concordo que um homeopata tem que ter consciência de qual é o alcance máximo dele. A questão é: qual é o alcance máximo dele?

Isso deveria dar cadeia. Se eu souber de que tem uma criança assim em contato com meu filho, aciono a saúde pública, polícia e conselho tutelar na hora. E processo no pai. Por colocar meu filho em risco
Mas se seu filho está vacinado, não vai pegar doença.

Por outro lado, se a medicina alternativa é placebo, mas o terapeuta não oferece cura, mas alívio, para o paciente, pq impedir? Não é charlatanismo, nem exercício ilegal da medicina ou curandeirismo (@Eriadan, eu te invoco).
É, aqui eu acho válido tentar, até porque muita gente se sente mais esperançosa fazendo um tratamento mais natural, e o modo como a pessoa enxerga sua doença tem muita importância no tratamento.
 
Mas se seu filho está vacinado, não vai pegar doença..

Vacina (como tudo na vida), não é 100%. Varia de 95% a 99% de proteção. Cada vetor de contaminação, por causa de uma mãe retardada, trabalha nesse 1 a 5% de não cobertura do meu filho. Vide surtos de sarampo nos EUA e UK nos últimos anos. As mães das não vacinadas são culpadas por cada uma das mortes desses surtos.

Mas eu nem deveria falar disso (muito menos você contestar). É o óbvio e conhecido, uma questão muito simples de ciência médica e estatística.

Felizmente eu sei que chamar o Conselho Tutelar funciona (a pessoa agora está pianinha, vacinando) e também sei que a escola do meu filho não aceita criança sem carteirinha de vacinação em dia. Menos mal.
 
Vacina (como tudo na vida), não é 100%. Varia de 95% a 99% de proteção. Cada vetor de contaminação, por causa de uma mãe retardada, trabalha nesse 1 a 5% de não cobertura do meu filho. Vide surtos de sarampo nos EUA e UK nos últimos anos. As mães das não vacinadas são culpadas por cada uma das mortes desses surtos.

Mas eu nem deveria falar disso (muito menos você contestar). É o óbvio e conhecido, uma questão muito simples de ciência médica e estatística.

Felizmente eu sei que chamar o Conselho Tutelar funciona (a pessoa agora está pianinha, vacinando) e também sei que a escola do meu filho não aceita criança sem carteirinha de vacinação em dia. Menos mal.
Eu não estou contestando. Não acho que você não deva se preocupar. Mas também não é bom ficar se prendendo a esses números (que incluem principalmente crianças malnutridas e imunossuprimidas) e imaginando se cada criança ao redor do seu filho está devidamente vacinada. Falo isso porque eu sou preocupadíssima com a minha própria saúde que chega a ser prejudicial. Não queria que você tivesse algo assim também, mas você é pai, é normal agir assim.
 
Toda que implique em um agravamento da situação, principalmente para as pessoas ao redor. Ah sim, e assinar um termo abdicando do tratamento médico público se a "alternativa" não funcionar. Não gaste nosso dinheiro.
Eu seria a favor disso. Quem quisesse só usar tratamento alternativo (deve ter uma razão pra distinguirem entre medicina e medicina alternativa, né?) que ficasse isolado de quarentena, pois legalmente se eu tenho uma doença e não evito que ela se espalhe isso é crime, não? Tipo quem tem Aids e faz sexo sem camisinha e sem avisar a pessoa que faz sexo com você.
 
Respondendo à enquete, no meu caso se eu fosse votar baseando a opinião em um assunto complexo (com toda produção bibliográfica dele) em um único estudo criaria antes uma coluna do meio para ele (inconclusivo). Pelo que li no final,"paucity" no sentido de pouco ou escasso é diferente de não funcionar (pressupondo que o estudo seja razoavelmente consistente). Apesar disso eu senti falta da palavra "sugere" em um trabalho com uma base de dados tão grande. Eu explico. O trabalho inclui pelo menos dois objetivos:

1.Criar um sistema unificado de qualidade de evidências que seja aplicável e que valha para um universo inteiro de estudos diferentes entre si sob condições que flutuam "wildly". (isso supondo que o sistema tenha se tornado aceitável)
2.Criar uma padronização para comentários interpretativos dentro da homeopatia.

São duas tarefas bem complicadas.

Olhando puramente para a parte estatística há diluição do impacto dos conjuntos amostrais diante da enorme quantidade de variáveis entre um estudo e outro. Um exemplo de variável que influi na interpretação independente da estatística foi que notei que nem todo controle é feito com placebo, então qual seria o critério de comentários para condições variadas? Qual disciplina foi usada para padronizar as comparações interpretativas?

O ponto interessante pra mim é que procura começar a esboçar uma forma de lidar com grande quantidade de informação bruta na medicina, mas parece ter dificuldades de digerir um universo tão grande de dados (big data?).

No momento vou aguardar estudos aprofundados de ambos os lados (alopatia e homeopatia). É um resultado muito ambicioso e histórico, em que é difícil merecer ganhar uma opinião rápida.
 
Última edição:
Na verdade "paucity" é só um termo científico e educado pra dizer, em artigos sérios, "bullshit". Onde você ler, em artigos científicos "paucity", pode trocar por "bullshit". Há milhares de estudos conclusivo sobre " paucity" de resultados da homeopatia. Não há nenhum estudo científico sério e controlado que mostre diferente. Não tem complexidade na questão - é clara como homeopatia... err... água.

Resolver isso tudo é simples. O ônus tem que ser dos homeopatas: provem que funciona e "paramos de encher o saco". Boa sorte, até porque está muito mais comprovado que a eficácia da homeopatia é a mesma da água.

Aliás, minto, homeopatia serve pra curar ressaca, muito bem (assim como a água :lol:)
 
Na verdade "paucity" é só um termo científico e educado pra dizer, em artigos sérios, "bullshit". Onde você ler, em artigos científicos "paucity", pode trocar por "bullshit". Há milhares de estudos conclusivo sobre " paucity" de resultados da homeopatia. Não há nenhum estudo científico sério e controlado que mostre diferente. Não tem complexidade na questão - é clara como homeopatia... err... água.

Resolver isso tudo é simples. O ônus tem que ser dos homeopatas: provem que funciona e "paramos de encher o saco". Boa sorte, até porque está muito mais comprovado que a eficácia da homeopatia é a mesma da água.

Aliás, minto, homeopatia serve pra curar ressaca, muito bem (assim como a água :lol:)

E o mesmo pode ser dito para acupuntura, cristaloterapia, cromoterapia e etc? E se não quiserem provar pra ninguém que funciona?
 
E o mesmo pode ser dito para acupuntura, cristaloterapia, cromoterapia e etc? E se não quiserem provar pra ninguém que funciona?

mas aí volta na questão do dinheiro público. se querem investimento do governo, tem que provar que funciona. senão é aquela coisa, invento a terapia do boozão, galera vem e dá um abraço no boo e no máximo em 4 dias apresentará melhora. 10 reais o abraço no boo. vou ficar

tumblr_m350w9IyGG1qi6895o1_400.gif
 
E o mesmo pode ser dito para acupuntura, cristaloterapia, cromoterapia e etc? E se não quiserem provar pra ninguém que funciona?

Não quiserem? Você propõe um tratamento e não quer provar que funciona? Não tô entendendo. Estamos falando de algo que pode colocar vidas em risco, não dá pra arriscar com achismos, né?

Bom, eu, pelo menos, não arriscaria.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo