• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Homens e Valar! Uma real separação. Por quê?

Desses que você citou...somente Númeror e os Istari podem ser considerados benefícios para os homens.Mas, não podemos esquecer de que os numenorianos eram descendentes de elfos...descendentes de Finwë o rei mais amado de Valinor.E, os Valar não deixaria os descendentes dele numa hora de necessidade.
A Guerra da Ira eles só se pronunciaram por causa dos acontecimentos gerais...incluindo os elfos e a obrigação de prender Melkor.

Não só elfos lutaram contra Morgoth na Primeira Era. Homens como Tuor, Húrin e Túrin foram mais bravos e corajosos do que a maioria dos Noldor, e sem eles o mundo dos Elfos teriam caído muito mais cedo. E a criação de Númenor não está relacionada com a Guerra da Ira? Em nenhum outro feito os Valar mostraram maior predileção pelos Edain do que na criação da Ilha dos Reis.

Novamente...só foram ajudados por serem descendentes de Finwë.

Elros era o único descendente não só de Finwë, mas das três casas dos Eldar, entre os Homens quando Númenor foi criada e Eönwë lhes transmitiu conhecimentos. A maioria eram Edain comuns, das Três Casas dos amigos-dos-elfos.

E...concordo que os homens não se contentariam no Reino Abençoado mas, se eles tivessem apoio e lhe fossem ensinados a sabedoria dos Valar (como ensinaram aos elfos) os temores dos homens não existiriam.Eles finalmente entenderiam que a morte é uma dádiva de Eru exclusivamente para eles.Fato: os Valar tinham todo o poder para clarear as mentes humanas.

Sabedoria Valariana não foi sufuciente para conter os temores dos Noldor de que uns estariam tentando trair outros, temores que afetaram até mesmo Fingolfin, filho de Finwë, e que levaram à cisão da casa do Rei dos Noldor. Que não aconteceria aos homens, então, mais desesperados do que os elfos pela sua mortalidade e menos sábios e instruídos?

Mas os elfos de Beleriand já haviam visto Ossë....esse nunca abandonou os mares da Terra-Média e o líder deles, Thingol, foi até Aman e viu a luz das Árvores e, provavelmente, os Valar.Acha que eles não iriam acreditar nos Valar e nutrir amor poe eles mesmo depois de terem certeza de quem eles são? Afinal, o próprio rei deles confirmara isso...
Tudo bem, eles demoraram pra perceber o despertar dos elfos...mas eles o ajudaram!E Melkor também chegou a corromper alguns elfos... E quanto aos homens?Não teriam eles também uma chance de conhecer os Valar?E de serem aprendizes deles?
Como disse...Ulmo foi o único que cumpriu verdadeiramente sua missão.

Sim, Thingol viu os Valar e seu povo acreditava neles e os venerava. Mas os Valar não passeavam por aí na Terra-média, nem mesmo antes da fuga de Melkor de Aman e seu retorno à Terra-média. A única excessão disso era Oromë, dos Valar o que mais amava os Eldar. Mesmo assim, suas cavalgadas à Terra-média foram diminuindo com o passar do tempo, muito antes da chegada dos homens a Beleriand, logo, reduziram-se não porque os Valar desejavam abandonar os Atani.

Sim mas, por que os elfos não continuaram a temê-los? Por que eles se revelaram para eles e os acolheram como filhos em Valinor.Clareando seus corações...dissipando as mentiras de Melkor.
Até entendo que os Valar não queriam os homens em Valinor mas, poderiam peloe menos ter feito o mesmo ...ter dissipado toda a mentira de Melkor que havia em seus corações.

Quantos elfos não se perderam quando os Valar tentaram levantar as sombras de seus corações? E não é Fëanor um deles? O príncipe dos Noldor já era arrogante e mimadinho muito antes da libertação de Melkor. Fëanor era um algoz para os Eldar. Condenou a absoluta maioria dos Noldor que o seguiram em sua loucura. Mas seus atos só foram tão terríveis porque Fëanor fora instruído pelos Valar. Os Reis depois de Tar-Atanamir fizeram um belo estrago em seu povo sem ter recebido tanto poder quanto os Noldor receberam dos Valar. Imagine então o que eles não teriam causado ao mundo se os Valar os acolhessem, e lhes dessem o mesmo poder que foi dado aos elfos?

O que não mudaria muita coisa na história de Valinor.Os Filhos não conseguiriam ficar por lá muito tempo...e talvez, elfos e homens se unissem nessa rebelião.Enquanto outros ficassem em Valinor.
O lado positivo disso é que...já na Terra-Média Melkor não poderia criar tais mentiras sobre a morte aos homens e...com essa união de irmãos a traição fosse quase inexistente.Teria muito mais união e Morgoth teria muito menos aliados.Fora que...seria um pouco mais difícil de se corromper os homens já que eles teriam um pouco da sabedoria dos Valar e, por que não, dos seus irmãos...os elfos.

A maior diferença entre Homens e Elfos é simplesmente o Dom de Eru. Por isso, homens jamais se equiparariam aos Eldar, em quaisquer circunstâncias. Especialmente em sabedoria. O que Melkor falou aos homens (sobre sua morte) não foram mentiras. Havia entre os Edain uma imensa incerteza em relação ao destino dos homens, simplesmente por eles não saber aonde eles iriam após a morte inevitável. O que Melkor fez foi transformar essa incerteza em medo. E é aí que entra a mentira: Melkor (e Sauron) dizia-se capaz de dar aos homens o que eles tanto buscavam. Não a imortalidade, mas sim um destino certo. E isso não é lá tão mentira assim: muitos espíritos que não eram Maiar serviam a ambos os Senhores do Escuro, como os Nazgûl, por exemplo. Esses espíritos alcançaram a imortalidade, a despeito de qualquer preço que tiveram de pagar.

E os elfos não auxiliariam os homens em qualquer rebelião. Aqueles dos Eldar que voltaram para Aman aprenderam muito bem sua lição. A lição de Fëanor e Fingolfin, de Fingon e Maedhros, de Finrod e dos outros filhos de Fëanor. Eles jamais se disporiam a sofrer tudo o que sofreram na Terra-média de novo. E mesmo os que estivessem dispostos logo perceberiam o amargor de sua escolha: talvez um novo exílio para os revoltosos, digamos.

Os eldar ajudavam os numenorianos por terem essa descendência tão honrada. Se não fosse isso...duvido que muitos deles continuariam a fazê-lo. Até por que, desde o começo, elfos não se simpatizavam com os homens.Claro qeu havia excessões mas....
E novamente...vemos os numenorianos recebendo ajuda dos elfos e os homens da Terra-Média praticamente abandonados não fossem os elfos que decidiram, por amor á Terra-Média ficar por lá.

O parentesco com seus reis não é o único fator pelo qual os elfos auxiliavam os Númenorianos. Aqueles homens descendiam dos mesmos homens que, sem obrigação alguma, pegaram da espada e do escudo e lutaram a guerra dos elfos. É um sentimento de dívida dos Eldar para com os Edain, mas assim que estes se mostraram indignos da ajuda dos elfos, com sua rebelião contra os Valar, eles cessaram de todo contato com os Númenorianos. Salvo raras exceções. E não prestariam auxílio a eles, nem que um membro da Casa de Elros, um parente, lhes pedisse (à exceção daqueles que se mantinham fiéis, que não sucumbiam à arrogância).

No começo, elfos e homens viam a si mesmos como irmãos. Vide a acolhida de Bëor por Finrod, e a vassalagem de Bor e Ulfang para com Maedhros. Foi só depois das Nirnaeth, quando os orientais se mostraram traiçoeiros, que os Elfos passaram a desconfiar dos homens, e isso se aplicava principalmente aos Orientais, que causaram a derrota dos Noldor naquela batalha fatídica. Mas ainda tinham amor pelos Edain. É só ver como Thingol acolheu Túrin, e o tomou como filho adotivo, e como Turgon tratava Tuor, não por este ser o emissário de Ulmo, mas sim por ele ser o filho do homem que morreu para salvar o Rei de Gondolin e sua gente. E não foi Gil-galad e Círdan quem reconciliaram os dúnedain com seus parentes distantes, os Homens Médios de Eriador, quando Vëantur primeiro retornou à Terra-média? Mas, novamente, os Homens se provaram indignos, o que dividiu ainda mais as duas Famílias: quando os Númenorianos renegaram a amizade com os Valar e os Eldar. Mas não foi nem tanto por eles terem renunciado à amizade, mas sim por eles estarem sucumbindo à Sombra, que por tanto tempo se mantivera afastada.

E aqueles que permaneceram na Terra-média estavam para os homens como os Avari estavam para os Eldar. Nenhum Vala veio correndo em auxílio aos Avari quando a Sombra de Sauron se estendeu para o Leste.

E, já que entramos no assunto, vale lembrar que os Valar criam a Sombra estar derrotada. Por milhares de anos não se teve evidência na Terra-média dos resquícios da maldade de Melkor. Gil-galad suspeitava que havia uma força hostil aos Eldar e Edain ainda ali, mas era uma suspeita, não certeza. As coisas só se tornaram certas quando Sauron criou seu Anel, e destruiu Eregion. Mas então, a sombra já havia se instalado em Númenor, e levaria apenas alguns anos para Tar-Atanamir, filho de Tar-Ciryatan, se tornar corrupto, e negar os Valar e os Eldar. Ou seja, os Valar não ajudariam os Edain então, porque os próprios homens negariam sua ajuda.

É inegável a semelhança entre a história dos Noldor em Aman e a história dos Dúnedain em Númenor. Ambos os povos tinham tudo para serem felizes "para todo o sempre", e ambos decidiram não o ser, por arrogância e prepotência. Então, ambos os povos negaram aqueles que os acolheram, e que permitiram a eles serem tão poderosos, sábios e felizes quanto eles eram, e, com isso, se tornaram nada mais que ferramentas para a Sombra causar tormentos por incontáveis anos a ambos os povos.

PS: Desculpem-me pelo tamanho do post, mas agora eu acho que já disse tudo o que tinha para ser dito a respeito, na minha opinião :)
 
Última edição:
Por que raios :obiggraz: os elfos foram chamados a Aman e os homens não? (só porque eles eram mortais?)

Exatamente, os elfos foram chamados para valinor porque tinham o mesmo "ritmo" de vidas dos valar. Em algum lugar nos escritos de Tolkien (não me lembro exatamente onde) é dito que os homens pudessem viver em aman seriam como uma luz forte, mas muito passageira, Um homem poderia nascer e chagar à velhice entes que uma árvore pudesse se desenvolver totalmente em valinor.

Por que motivo os valar não podiam ter contato pessoal com os homens? Por que o contato visual e físico era somente com os elfos?

Eles podiam ter contato pessoal com os homens, porém quando os homens nasceram, a situação entre os elfos, a TM e os Valar tava bem complicada, depois do escarcéu de Feanor e da fuga dos Noldor. Os valar estavam escaldados com os filhos, e tinham medo de cometer o mesmo erro que fizeram com os elfos. Eles não cometeram o mesmo erro, só um diferente. :mrgreen:

[Quando Morgoth foi preso após a destuição de Angband, porque os valar não foram novamente à Terra-média fazer uma nova morada?

A terra-média é morada dos filhos né?

Existia a proíbição dos homens não irem a Aman, mas não vi escrito que os valar não podiam fazer visitas aos homens na Terra média como eles faziam antes nas primeiras eras como foi o caso de Orome, Yavanna, Tulkas e tudo mais.

esse foi o "novo erro". :D
 
[Quando Morgoth foi preso após a destuição de Angband, porque os valar não foram novamente à Terra-média fazer uma nova morada?

A terra-média é morada dos filhos né?

Pois é!

Vejo aí, portanto, outro erro dos Valar. As duas lamparinas foram destruídas na Terra média, onde eles (os Valar) moravam e aí foram todos fazer morada em Aman...:roll:

Eles foram para Aman a mando de Eru ou foram por conta própria? :think:
 
Pois é!

Vejo aí, portanto, outro erro dos Valar. As duas lamparinas foram destruídas na Terra média, onde eles (os Valar) moravam e aí foram todos fazer morada em Aman...:roll:

Eles foram para Aman a mando de Eru ou foram por conta própria? :think:
A destruição das Lamparinas dos Valar causou convulsões no Mundo, quase o destruindo. Os Valar temiam que uma nova guerra entre Ainur destruísse a Terra-média e matasse os Filhos de Ilúvatar. Não sei dizer se uma destruição semelhante pudesse ser acarretada por Sauron (gosto de pensar que sim, visto que os Valar permaneceram em Aman). Contudo, com certeza, se os Valar declarassem guerra a Sauron essa destruição teria acontecido, ela sempre acontece quando os Valar liberam seu poder sobre os que o desafiam, como na destruição de Utumno, por exemplo.

Além do mais, há outro motivo para a permanência dos Poderes em Aman. Valinor éa única coisa que se interpõe entre a Terra-média e as Portas da Noite. E quem vive além delas? Melkor. Os Valar estabeleciam vigília sobre o Senhor do Escuro (Eärendil guardava as portas da noite, mas um elfo não seria capaz de engalfinhar-se com um Vala, mesmo com o poder da Silmaril), para impedir que ele entrasse em Arda novamente. Porque, se ele cruzasse as Portas da Noite sem desafio além de Eärendil, ele poderia muito facilmente criar para si uma nova fortaleza inexpugnável, e começar uma nova guerra contra os Valar e os Filhos de Ilúvatar, que com certeza devastaria toda Arda.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo