Como assim não fizeram nada? E Númenor? E a Guerra da Ira? E os Istari?
Desses que você citou...somente Númeror e os Istari podem ser considerados benefícios para os homens.Mas, não podemos esquecer de que os numenorianos eram descendentes de elfos...descendentes de Finwë o rei mais amado de Valinor.E, os Valar não deixaria os descendentes dele numa hora de necessidade.
A Guerra da Ira eles só se pronunciaram por causa dos acontecimentos gerais...incluindo os elfos e a obrigação de prender Melkor.
Errado novamente. Tomemos como exemplo as águias que moravam em Númenor. Eram chamadas de Testemunhas de Manwë, e amadas pelos Dúnedain. O simples fato de Eönwë ter transmitido conhecimento aos Edain após a Guerra da Ira demonstra a preocupação dos Valar para com os homens. E a decadência dos homens decorreu de seus temores, não do fato de que os Valar não permitiram sua ida a Valinor. Mesmo se os homens pudessem ir para lá, o temor da morte iria ainda se apossar deles, mais rápido ainda, pois eles não desejariam perder as maravilhas do Reino Abençoado, e sentiriam ainda mais inveja dos Eldar, que poderiam desfrutar dessas mesmas maravilhas pela eternidade.
Novamente...só foram ajudados por serem descendentes de Finwë.
E...concordo que os homens não se contentariam no Reino Abençoado mas, se eles tivessem apoio e lhe fossem ensinados a sabedoria dos Valar (como ensinaram aos elfos) os temores dos homens não existiriam.Eles finalmente entenderiam que a morte é uma dádiva de Eru exclusivamente para eles.Fato: os Valar tinham todo o poder para clarear as mentes humanas.
Já sobre a questão das aparições, há outra coisa: os Valar também não se mostraram aos elfos que permaneceram em Beleriand (os Sindar). A única Ainu que estava lá era Melian. Isso significa que os Valar não tinham nenhum amor pela família dos Teleri e por Elwë Singollo, que foi até Aman como um emissário dos Eldar? E também significaria que os Sindar que ficaram para trás não deveriam nutrir amor pelos Valar? Os Valar demoraram a descobrir que os homens haviam despertado. Assim como demoraram a descobrir o despertar dos Quendi. O primeiro Vala que se mostrou foi Oromë, por acidente. E lembremos que, dentre os Valar, o que mais amava os Filhos de Ilúvatar (tanto os elfos quanto os homens), e o que mais atuava pela sua proteção, era Ulmo, e Ulmo era contra a vinda dos Eldar para Aman...
Mas os elfos de Beleriand já haviam visto Ossë....esse nunca abandonou os mares da Terra-Média e o líder deles, Thingol, foi até Aman e viu a luz das Árvores e, provavelmente, os Valar.Acha que eles não iriam acreditar nos Valar e nutrir amor poe eles mesmo depois de terem certeza de quem eles são? Afinal, o próprio rei deles confirmara isso...
Tudo bem, eles demoraram pra perceber o despertar dos elfos...mas eles o ajudaram!E Melkor também chegou a corromper alguns elfos... E quanto aos homens?Não teriam eles também uma chance de conhecer os Valar?E de serem aprendizes deles?
Como disse...Ulmo foi o único que cumpriu verdadeiramente sua missão.
Os homens temiam os Valar graças a Melkor, não a eles próprios. Melkor, quando esteve entre os homens, instaurou nos corações destes um temor contra os Valar, da mesma maneira que fez com que os Elfos temessem Oromë antes de encontrar o Vala.
Sim mas, por que os elfos não continuaram a temê-los? Por que eles se revelaram para eles e os acolheram como filhos em Valinor.Clareando seus corações...dissipando as mentiras de Melkor.
Até entendo que os Valar não queriam os homens em Valinor mas, poderiam peloe menos ter feito o mesmo ...ter dissipado toda a mentira de Melkor que havia em seus corações.
A orientação dos Valar não impediu a rebelião de Fëanor, nem deu aos muito mais sábios Eldar motivos suficientes para não trucidar seus parentes no Fratricídio de Alqualondë. O que será então que não aconteceria aos Edain, menos sábios que os Primogênitos? Juntando esse conceito com a inveja que cresceria entre os homens, teríamos um novo Fratricídio em Aman, só que desta vez provavelmente seria uma chacina de elfos por homens.
O que não mudaria muita coisa na história de Valinor.Os Filhos não conseguiriam ficar por lá muito tempo...e talvez, elfos e homens se unissem nessa rebelião.Enquanto outros ficassem em Valinor.
O lado positivo disso é que...já na Terra-Média Melkor não poderia criar tais mentiras sobre a morte aos homens e...com essa união de irmãos a traição fosse quase inexistente.Teria muito mais união e Morgoth teria muito menos aliados.Fora que...seria um pouco mais difícil de se corromper os homens já que eles teriam um pouco da sabedoria dos Valar e, por que não, dos seus irmãos...os elfos.
E os Valar tentaram puxar os Númenorianos para fora do posso, na época de Tar-Ciryon. Fizeram o que podiam: aconselharam o monarca de Númenor contra a arrogância que tomava conta da Ilha dos Reis. Todo aquele tempo, os emissários dos Valar (elfos e águias) visitavam a Terra da Estrela freqüentemente: esse era o auxílio que os Valar se propuseram a dar: liberdade e a amizade verdadeira de dois povos sábios (os elfos e os Ainur). Isso adiantou? Não.
Exatamente...foi
só isso que eles se propuseram a fazer...enquanto que com os elfos eles próprios ensinavam.Eles que tinham a sabedoria muito mais elevada que os elfos.
Também discordo disso. A ajuda que os Valar se dispuseram a prestar aos Edain era permitir que eles fossem para Númenor, um lugar onde a Sombra só entraria se eles a levassem para lá
Mas nem todos os Edain aceitaram essa ajuda. Esses se tornaram os Homens Médios, os habitantes mais civilizados da Terra-média. Mas eles optaram por separar suas vidas das dos Eldar e Valar, portanto foram deixados em paz. Já os orientais que ajudaram Morgoth na Guerra da Ira haviam feito essa mesma opção muito antes. E os Valar não interfeririam em sua capacidade de escolha, exigindo, por exemplo, que eles fossem a Númenor. E nem todos os númenorianos tinham sangué élfico. Mas os eldar ajudavam de bom grado todos os povos daquela terra, não só os da Casa de Elros.
Claro. Até por que, eles não poderiam forçar nenhum dos filhos...então, a obrigação deles era proteger esses homens...os de Númeror e os que não foram para lá.E...esses homens poderiam até mesmo ter aversão pelos Valar pelo simples fato de eles só aparecerem depois de muito tempo de seu despertar.O que é muito compreensível.
Os eldar ajudavam os numenorianos por terem essa descendência tão honrada. Se não fosse isso...duvido que muitos deles continuariam a fazê-lo. Até por que, desde o começo, elfos não se simpatizavam com os homens.Claro qeu havia excessões mas....
E novamente...vemos os numenorianos recebendo ajuda dos
elfos e os homens da Terra-Média praticamente
abandonados não fossem os
elfos que decidiram, por amor á Terra-Média ficar por lá.