• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Homens-Dragões do leste

Éomer

Usuário
Tem uma passagem no Hobbit que eu tinha deixado passar batido na primeira vez que li o livro, mas que hoje me chamou à atenção. Faz parte do capítulo "Uma Festa Inesperada", quando os anões estão duvidando da capacidade de Bilbo para realizar a missão:

... Digam o que vocês querem que seja feito e eu vou tentar fazer, mesmo que eu tenha de andar daqui até o leste do leste e lutar contra os Homens-Dragões selvagens no Último Deserto.

Alguém tem idéia de quem seriam esses Homens-Dragões? Há alguma coisa em outras obras do professor a esse respeito?
 
Creio que não existiam.

Os hobbits viviam em um mundo paralelo, não conheciam nada fora do Condado. Então possivelmente esses homens-dragões eram lendas que para Bilbo eram reais. Coisa de hobbit, sabe como é, né?
 
Concordo com o Snaga. Uma das "incoerências" do \Hobbit com o resto da Obra. Tolkien, no início, não pretendia que o Hobbit fosse parte da Mitologia, daí as incoerências.

Só pra constar: o termo en inglês é "Were-worms".
 
Nem tinha reparado nisso, mas como estamos falando de Hobbits, possivelmente era só mais uma lenda do Condado.
 
Hehehe =D
Interessante não tinha reparado nisso também, mas agora que você comentou fui olhar e tá lá o_O
Tem algo sobre essas lendas e contos provenientes do condado? Tipo um compendio dizendo as coisas que os hobbits achavam que existia mas é só estória pra boi dormi?
 
Tem algo sobre essas lendas e contos provenientes do condado? Tipo um compendio dizendo as coisas que os hobbits achavam que existia mas é só estória pra boi dormi?

Creio que não, mas os 2 capítulos com "Festa" no título tem essas informações. Essa conversa do Bilbo e dos ananos, assim como a conversa dos Gamgi na taverna.
 
Existe a possibilidade de serem homens dominados por uma "cultura dos dragões", já que em certa época eles assolaram a terra e podiam amedrontar povos ao ponto de adorá-los como símbolo de força e poder. Isso faria sentido sabendo que os homens do leste e sul caíram facilmente sob o domínio da sombra.

A princípio até pensei se eles poderiam ser metade-homens metade lagarto, como os meio-orcs, Luthien que era metade maia ou Elrond que era meio-elfo (inclusive num universo ficcional parecido com o de Tolkien como o de Conan, O Cimério, existia raças com sangue de lagarto nas veias). Mas creio que se trataria mais de povos inspirados em dragões do que propriamente cruzados com dragões, afinal eles eram muito maus e egoístas e todos os relatos eles parecem ser ainda mais solitários do que os orcs que deram origem aos meio-orcs... o_O
 
Acho particularmente que foi apenas uma forma de expressar, que faria o que fosse onde fosse contra quem fosse. Não necessariamente algo que realmente existia ou algo da mitologia, pode ser apenas um reforço de linguagem. Fazemos isto em nosso dia-a-dia, algo do tipo, "se precisar vou até o chui e enfrento os indios invisiveis canibais do amazonas!". Ou seja nada disso existe de fato (acho). Mas serve para expressar o quanto estou disposto a me esforçar com relação a qualquer tarefa imposta. Ou não.

Abração a todos!
 
Última edição:
Pois é, não há nenhuma referência mais completa sobre os Homens-Dragões. A princípio, achei que fosse uma alusão aos orientais de Khând e suas armaduras de placas, mas como citou Meneldur, o original é "were-worms" e encontrei este texto sobre ele com uma imagem que ajuda a complicar ainda mais:

Were_worms.jpg


"Tell me what you want done, and I will try it, if I have to walk from here to the East of East and fight the wild Were-worms in the Last Desert."
– Bilbo Baggins, from The Hobbit, "An Unexpected Party"


Were-worms were creatures of an unknown kind, possibly mythical and presumably related to Dragons, that were said to dwell in the Last Desert.

Tolkien only ever mentions Were-worms once, in the quote given above, so we know almost nothing about them. We cannot even be certain that they actually existed — the Hobbits had a rich folklore full of fantastic creatures, and Were-worms quite possibly fall into that category.

Etymology

The element "were-" is a Germanic term that refers to humans. It suggests a shapeshifting creature like the werewolf of modern-day folktales. In Middle-earth, "Werewolves", such as Draugluin, did not shapechange and the name perhaps refers to the size and intelligence.

Thus Were-worms, if they did exist, could be a human-like type of Dragon, though this must remain in the realm of speculation.

Fonte: Tolkien Gateway
 
Não pode estar relacionado ao equipamento usado? Elmos, shoulders, peitorais, tudo forjado numa forma "draconica". O que de em boca-em-boca do leste até o Condado uma frase do naipe de: "No leste existem poderosos Homens que vestem armaduras semelhantes a dragões" chega no Condado como "No leste existem poderosos Homens-Dragão". Duvido nada que esses bardos pilantras não aumentem a história absurdamente pra ganhar uns bons trocados a mais com histórias "fantásticas". :lol:
 
Última edição:
Eu também penso que seja como Hasgath, um jeito de se expressar.
Mas fiquei curioso e perguntei se tinha alguma verdade nisso...
pois dizem por ai que toda mentira tem uma pontinha de verdade ^^
 
Bem, considerando que os Hobbits vieram do leste, então pode ser uma alusão a algum povo q vivia a época num local perto dos hobbits
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo