1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Cësárin

    Cësárin Usuário

    Gente, dando uma relida em O Hobbit eu cheguei novamente naquela parte em que Bilbo e os anões são convidados por aquele lenhador. Fiquei com uma dúvida: ele virava urso mesmo? Que tipo de homem é esse que vira bicho? Vocês não acham estranho?
     
  2. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Sim... Beorn virava urso e isso é estranho. Mas convenhamos, o Hobbit foi escrito antes de tudo ser publicado e Tolkien não achava que ia publicar o resto. Logo fica como uma excessão apenas.

    Beorn era um homem... digo, da raça humana, isso é dito nas cartas claramente.
     
  3. BLIND WIZARD

    BLIND WIZARD Ice Ice Baby

    Se não me engano, não só ele mas os seus parentes também se transformavam em ursos.
     
  4. Itarillë

    Itarillë Usuário

    Os rorrihim não eram parentes distantes deles, os beornings?

    Sempre pensei no Beorn como uma espécie de homem-bicho gigantesco. Não consigo imaginar o povo de Rohan com algum parentesco com ele! :lol:
     
  5. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Parentes distantes, Itarillë, assim como os Edain da Casa de Hador (da qual Húrin e Túrin foram alguns dos ilustres membros) também eram parentes distantes dos Rohirrim.
     
  6. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Mas respondendo ao Blind Wizard.

    Sim, seus parentes no caso, seu filho, seu pai etc... os beornings em geral
     
  7. Smaug

    Smaug Cacho

    Esta é uma excessão da criação dos personagens. Visto que este foi criado para divertir as crianças e uma história que não teria continuação. Mas Tolkien não esperava que fosse ganhar proporções maiores, assim se compararmos com "O Senhor dos Anéis", veremos que a criação de "O Hobbit" parece muito tipicamente do tipo de vida dos camponeses e pessoas do campo da Inlgaterra...

    Por isso que Beorn, o Homem Urso, é uma excessão quanto a regra certa da criação dos personagens e distinção certa de raças. São personagens assim, num estilo diferente dos outros, que completam a obra com um toque especial.

    Você também deve ter considerado estranho o fato de Trolls terem nomes comuns de camponeses, mas tudo isso deve-se ao fato de também Beorn ser um tanto diferente:

    Assim como Bombadil, e outros raros e talvez únicos personagens de um tipo, Beorn era um homem que tinha o dom de virar um Urso. Isso me lembrou de Lobisomens, visto que estes só se transformam assim nas noites. Beorn só virava Homem Urso de noite e estava sempre misterioso: na narração percebe-se que ele é relatado como estando ao fundo das árvores, nunca próximo dos personagens centrais da narração.
     
  8. BLIND WIZARD

    BLIND WIZARD Ice Ice Baby

    Eu não tenho O Hobbit, mas quando ele luta na guerra dos 5 exercitos, era de noite ou de dia? Eu não estou consiguindo me lembrar.
     
  9. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Concordo Cachopardo, excepto numa coisa: Beorn não seguiu o registo de criação que as outras personagens seguiram, isso é certo, porque foi criado exclusivamente para divertir, dar cor ao livro O Hobbit, que Tolkien não pensava, pelo menos acho, vir a dar uma continuação sólida, em que fossem reflectidos daquela maneira mensgens sobre o Mundo e uma suma das crenças do autor.

    Bom, Tolkien pode ter criado Beorn para acrescentar algo ao livro, mas mesmo assim não deixou de lhe dar uma história, uma origem, uma descendência e mesmo uma árvore geanológica com pais e filhos, bem como o ano da morte de Beorn, quem leh sucedeu na liderança, etc.. Ou seja, ao contrário da ideia de Trolls com "nomes", que Tolkien abadonou, Beorn e os Homens-Urso foram mantidos e continuados, transformando-se em algo mais que diverção. Aliás, muitas coisas que na obra de Tolkien eram um "implemento à aventura", como Gollum, acabaram por, na trilogia, vir a ter papéis notáveis, marcantes, e da maior importância.
     
  10. Smaug

    Smaug Cacho

    Sim, como eu diria, são raros os casos que Beorn transforma-se nisto de dia. Isso porque a noite dá um ar certo para a história. A batalha, se não estou enganado, acontece no final da tarde, tipo 6 horas de um dia...

    Sim, os Trolls contibnuaram com os mesmo nomes.

    Beorn talvez tenha sido aprimorado sim, pois O Hobbit que temos hoje é o mais completo e certo possível dentro dos paralelos que pode-se fazer. Anteriormente, o leitor daquela época, podia encontrar casos de, ao invés de Orcs, "Goblins". E isso foi mudado e aperfeiçoado para Orcs.

    Beorn não é excessão, ele foi aprimorado, ganhando família, destaque, e histórias mais certas. Tanto é que vc diz, 10º, que no final de tudo, com a trilogia dos livros, eles acabaram por serem aperfeiçoados: e é isso que aconteceu.
     
  11. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Sim, é de certa maneiara isso é a verdade, o que aconteceu; muitas coisas que não passavam de aventura n'O Hobbit acabaram por se tornar coisas com sentido, mensagem, e uma quase infindável quantidade de promenores sobre história, cultura, família, e tudo o resto. Tolkien transformou um simples livro em algo grandioso, a expressão das suas ideias e teorias sobe este Mundo e os seus conceitos, através do mágico Mundo da fantasia; mas, no caso de Tolkien, uma fantasia extraordinariamente real.
     
  12. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Cacho, Beorn não se transformava em urso só à noite não.
    Olha os trechos do capítulo 18 de O Hobbit:

    Aqui então é dito que Beorn lutou na fora de urso.

    Aqui vemos que antes do cair da noite a vitória já estava garantida. Logo, era dia quando Beorn lutou em forma de Urso.
     
  13. Bri Guardian

    Bri Guardian Usuário

    Eu acho que Beorn era um Licantropo de urso apenas, como poderia haver de qaulquer outro animal. Eles deveriam ser extremamente raros, mas Beorn nao foi o unico de Arda. No Silma Sauron era o comandante de varios lobisomens se nao me engano. Lobisomens sao licantropos de lobos.
    Pra qm nao sabe licantropo eh um humano, elfo, ou qualquer outra raça, que tm uma doença que se chama licantropia, com isso vc pode se transformar em animal(so um tipo como, urso ou lobo, e semelhantes) e em uma forma hibrida que seria o melhor da raça base, e o melhor do animal.
    Assim eu acredito que Beorn nao foi feito do nd soh para intreter o leitor do Hobbit, ele eh um humano com uma doença, que aparecia em lendas, mitos e no proprio mundo de Tolkien.
     
  14. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Na realidade, os Lobisomens de Tolkien não eram Homens que se transformavam em lobos quando a Lua estava cheia ou coisa do género: eles eram lobos os tempo inteiro, sendo apenas chamados de Lobisomens devido ao facto de serem mais fortes, inteligentes e vis que os lobos normais, e de terem uma forma mais humanóide, o que fazia com que se assemelhassem tanto a lobos como a humanos, e daí o seu nome: lobisomens. Não era uma doença: eram sim criaturas, muito provávelmente lobos e homens, deturpadas por Morgoth e Sauron para se tornarem temivéis e aterradoras.

    Quanto ao facto da raridade dos Homens-Urso na obra de Tolkien: para começar, Beorn foi muito provávelmente apenas um acrescento à aventura como Tolkien fazia com muita coisa em o Hobbit; tal como Bombadil, que também foi apenas aventura, admitiu o escritor. No entanto, a diferença entre Beorn e Bombadil, tendo em conta origens e evolução de personagem, é que Tolkien desenvolveu o primeiro, enquanto que o segundo permaneceu um mistério. A raridade dos Homens-Urso deve-se ao facto de estes serem apenas uma raça exclusiva: apenas os filhos de Beornings se tornavam eles mesmos Homens-Urso. Assim, é provável que tenha vindo, com o tempo, a acontecer-lhes algo semelhante ao que aconteceu com os anões - foram rareando, escasseando, e, por fim, desapareceram para sempre.
     
  15. BLIND WIZARD

    BLIND WIZARD Ice Ice Baby

    Não seriam Homens-urso

    Ele poderia ser uma criação de algum Vala ou Maia, para defender os animais.
     
  16. Itarillë

    Itarillë Usuário

    Mas ele tinha raça...
     
  17. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Não, Blind, Tolkien deixa claro nas Cartas que Beorn era um Humano. Não há intervenção alguma de Maia ou Vala com relação aos poderes dele.

    Quanto aos lobisomens, eles tinham a forma de grandes e terríveis lobos, e eram espíritos malignos aprisionados por Sauron em tais corpos, como diz o Silmarillion no Capítulo "De Beren e Lúthien":

     

Compartilhar