• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Homem que vingou morte do filho após 13 anos vai a júri no interior de SP

Dou razão ao pai, ele fez o que várias pessoas fariam. E, seriamente, acho que ele não liga de ter que ser preso, porque já perdeu demais.

Ele não perdeu a vida nem a chance de ser feliz.

Edit: Alguém além de mim fica preocupado com a completa inversão de valores aqui? "Não importa que ele seja preso e passe o resto da vida lamentando a morte do filho, miserável e infeliz. Ao menos ele se vingou". Razão ao pai? O que há de menos aqui é razão.
 
Última edição:
Ele não perdeu a vida nem a chance de ser feliz.

Edit: Alguém além de mim fica preocupado com a completa inversão de valores aqui? "Não importa que ele seja preso e passe o resto da vida lamentando a morte do filho, miserável e infeliz. Ao menos ele se vingou". Razão ao pai? O que há de menos aqui é razão.

Aí tem que entrar no papel da pessoa. Se você perdesse seu filho para um bêbado, até teria a chance de ser feliz, mas, seria tão fácil?

E se opai não tivesse assassinado o preso? O bandido poderia sair da cadeia e viver em paz, assim como ele também poderia voltar a matar, o que acontece bastante. Honestamente, alguém que mata uma criança de 13 anos não é flor que se cheire...
 
Dou razão ao pai, ele fez o que várias pessoas fariam. E, seriamente, acho que ele não liga de ter que ser preso, porque já perdeu demais.

Mesmo que várias pessoas fizessem o mesmo que o pai, isso não dá razão a atitude dele, HFR. Não é porque um monte de gente dirige bêbado que dirigir bêbado se tornará uma atitude legal.

O Neithan disse que ele acha justo matar o assassino do filho, mas que outras pessoas podem não achá-lo. Mas o código de leis deve ser aplicada da mesma maneira para qualquer cidadão. Para a lei não cabe esse tipo de coisa, pra mim é válido mas pra você não é. Ao menos em teoria, a lei deve se aplicada igualmente para qualquer cidadão.

Não sei sobre qual justiça a maioria de vocês fala. Parece-me que anseiam pela implementação de uma nova Lei do Talião, ou de um sistema feudal qualquer.

Apesar de compreender a ação desse pai, não vejo a mesma como justiça. A justiça está atrelada a valores, concepções e instituições de determinada cultura e tempo. O que esse pai fez, apesar de compreensível, é reprímivel e digno de punição aos olhos da justiça de nosso tempo (o que, aliás, já foi feito: http://www.estadao.com.br/noticias/...por-matar-assassino-de-seu-filho,541280,0.htm).

Se ele tivesse sido absolvido teríamos regredido alguns anos de avanço em termos morais.

Concordo com o Polar. A ação é compreensível, mas fazer justiça com as próprias mãos não é a saída. Vocês já imaginaram se todos os pais que perderam seus filhos resolvessem matar os respectivos assassinos?

Aí tem que entrar no papel da pessoa. Se você perdesse seu filho para um bêbado, até teria a chance de ser feliz, mas, seria tão fácil?

E a saída para os seus problemas seria matar o assassino? Isso traria seu filho de volta?

E se opai não tivesse assassinado o preso? O bandido poderia sair da cadeia e viver em paz, assim como ele também poderia voltar a matar, o que acontece bastante.

Então você sugere que matemos todos os presos para eliminar essa possibilidade? (Dos presos saírem da cadeia e voltarem a matar...)

Honestamente, alguém que mata uma criança de 13 anos não é flor que se cheire...

Na notícia não cita que o filho morto tinha 13 anos...
 
Última edição:
Não sei sobre qual justiça a maioria de vocês fala. Parece-me que anseiam pela implementação de uma nova Lei do Talião, ou de um sistema feudal qualquer.

Apesar de compreender a ação desse pai, não vejo a mesma como justiça. A justiça está atrelada a valores, concepções e instituições de determinada cultura e tempo. O que esse pai fez, apesar de compreensível, é reprímivel e digno de punição aos olhos da justiça de nosso tempo (o que, aliás, já foi feito: http://www.estadao.com.br/noticias/...por-matar-assassino-de-seu-filho,541280,0.htm).

Se ele tivesse sido absolvido teríamos regredido alguns anos de avanço em termos morais.




Mas, sabe, o que penso ao ler esta reportagem não é tanto sobre moral e justiça, mas sobre amor e medo. Quanto esse pai não se negou a sentir a dor da perda, a fragmentação da sua identidade, a sua fragilidade? E, ao invés de tentar perdoar, construir, reconstruir, conhecer, ele se destruiu, destruiu uma família, perdeu uma riquíssima oportunidade de autoconhecimento e perdão. Ele foi tomado pelo medo e pelo narcisismo, ele consumiu a identidade do filho. Afinal, alguém aqui ousaria dizer que ele se vingou por amor?

Anyway, regredimos vários anos em termos morais todo ano que passa. Essa lei que você protege é a mesma que protege e beneficia os políticos.

Aposto que se a notícia fosse dierente, (assassino sai da prisão após cumprir pena por assassinar criança de 13 anos e mata pai da criança) estariam dizendo ai que pena do pai... Que bandido mal, etc... E o cara ia voltar pra cadeia mais uns anos e depois ia continuar a vida normalmente.

Hoje em dia as pessoas matam mesmo, quer defender o sistema? Beleza, mas hoje em dia o sujeito mata por um copo de pinga, aprende mais na prisão e ainda é liberado mais cedo por beneficios na prisão.

Se você acha que o cara vai sair manso só porque foi pra prisão está muito enganado. Não digo que não pode acontecer, mas a cadeia é mais veneno que solução, a maioria mais aprende a fazer pior lá dentro que melhor.

Eu brindo o meu café com leite ao sistema de divisão de gravidade de crimes para prisões que implantarei assim que o projeto de dominação estiver concluído. Os presos serão divididos por avaliação psicológica e gravidade do crime.

Pagarei cirurgia para a Justiça e comprarei para ela lentes de contato.

By Raphael Silvério
Por um Globo Melhor
 
Mesmo que várias pessoas fizessem o mesmo que o pai, isso não dá razão a atitude dele, HFR. Não é porque um monte de gente dirige bêbado que dirigir bêbado se tornará uma atitude legal.

O Neithan disse que ele acha justo matar o assassino do filho, mas que outras pessoas podem não achá-lo. Mas o código de leis deve ser aplicada da mesma maneira para qualquer cidadão. Para a lei não cabe esse tipo de coisa, pra mim é válido mas pra você não é. Ao menos em teoria, a lei deve se aplicada igualmente para qualquer cidadão.

Eu disse que dou razão ao pai, mas, quando falei que ele não liga de ser preso, estava reforçando isso. É claro que a justiça se aplica a todos, menos políticos e ricos. E acho que ele não era nem um nem outro.


Concordo com o Polar. A ação é compreensível, mas fazer justiça com as próprias mãos não é a saída. Vocês já imaginaram se todos os pais que perderam seus filhos resolvessem matar os respectivos assassinos?

E a saída para os seus problemas seria matar o assassino? Isso traria seu filho de volta?

Quando o assassino gosta de matar e/ou é usuário de drogas, provavelmente matará de novo. Se viajar um pouco, verá que o pai agiu como uma "pena de morte" pessoal :lol:

Na verdade, dou razão ao pai porque todos temos esse sentimento de vingança quando algo de ruim nos aconteçe. Quando matam algum ente querido, uns familiares fazem passeatas, pedindo por justiça (i.e. Ver o bandido preso), outros usam o que podem para ver o bandido encarecerado, mas sem usar algum método de violêcia. Outros, como o pai da notícia, assistiram muitos filmes com o Dolph Lungdren e simplesmente matam o assassino. Bem, ele tinha escolhas, não?


Então você sugere que matemos todos os presos para eliminar essa possibilidade? (Dos presos saírem da cadeia e voltarem a matar...)

Como nos Estados Unidos e na China? Certamente, mas só quem merece. Matou 2 criancinhas? Morre! Roubou um pedaço de pão pra alimentar a família? Bem, isso fica a cargo do juíz.

Acredite, há um monte de psicopatas e futuros assassinos aqui, e só os prender por alguns anos não vai adiantar nada (ainda mais em cadeias brasileiras...)

Na notícia não cita que o filho morto tinha 13 anos...

Eh, erro meu. Confundi com os anos da notícia.
 
O problema, por mais que muito se dê razão ao pai que matou o assassino (e assim tornou-se assassino também), é que o princípio da justiça social é totalmente ferido, uma vez que não é o indivíduo o responsável por julgar e condenar, mas sim a sociedade, reprensentada pelas várias instâncias (leis, códigos, tribunais, juri etc.). Se defende-se a idéia de que o indivíduo tem o direito de fazer justiça com as próprias mãos, então se está defendendo a idéia de que nossa sociedade deve descambar para uma barbárie (ainda mais) generalizada.

No entanto, eu entendo por que um indivívuo comete tal ato, e por que muitas pessoas defendem isso: porque a realidade da justiça brasileira é uma piada. Os aparatos jurídicos não possuem crédito algum junto às pessoas, e os motivos nem é preciso explicitar aqui. O fato é que passamos a achar certo e justo que - dada a incapacidade da justiça brasileira de realmente "fazer justiça" - possamos nós mesmos aplicar nossa justiça, pessoal e parcial. Acontece que infelizmente esse tipo de ato só realimenta o ciclo. Cada vez mais as pessoas acham que isso é correto, e desprezam os aparelhos jurídicos.

Então, por mais que eu entenda a atitude do pai, eu não posso defendê-la. Se todo mundo resolver fazer o mesmo que ele, a coisa vira um caos de retaliação sem fim.
Ainda somos muito pouco civilizados, esse é o fato.
 
Anyway, regredimos vários anos em termos morais todo ano que passa. Essa lei que você protege é a mesma que protege e beneficia os políticos.
Eu também tinha o costume de culpar o sistema legal desse país quando via esse tipo de notícia e me revoltava alguns momentos antes de postar o próximo post discutindo o tamanho do cajado do Gandalf ou se os balrogs tem asas. Mas o que eu realmente estou fazendo pra mudar isso? Nada. Eu fico assistindo essas coisas e reclamando feito um babaca, mas agir que é bom necas. Cada a pressão que eu deveria estar fazendo nos representantes escolhidos pelo meu voto? Eu não faço, prefiro achar que a obrigação de propor soluções é deles. Então eu tenho mais é que calar a boca e aceitar o que me impuserem de cabeça baixa.
 
Ele não perdeu a vida nem a chance de ser feliz.
A vida ele ainda tem, a chance de voltar a ser feliz... aí é bem mais complicado. Ele passou (ou ainda está passando) pela maior dor que um homem pode passar.

Edit: Alguém além de mim fica preocupado com a completa inversão de valores aqui? "Não importa que ele seja preso e passe o resto da vida lamentando a morte do filho, miserável e infeliz. Ao menos ele se vingou". Razão ao pai? O que há de menos aqui é razão.
Realmente não há "razão" aqui.
A dor é a única realidade... aqui.
 
Como nos Estados Unidos e na China? Certamente, mas só quem merece. Matou 2 criancinhas? Morre! Roubou um pedaço de pão pra alimentar a família? Bem, isso fica a cargo do juíz.

Acredite, há um monte de psicopatas e futuros assassinos aqui, e só os prender por alguns anos não vai adiantar nada (ainda mais em cadeias brasileiras...)

Aí que tá o problema. Quem vai decidir quem merece pena de morte e quem não merece? Como você mesmo lembrou...

É claro que a justiça se aplica a todos, menos políticos e ricos.

Na verdade, dou razão ao pai porque todos temos esse sentimento de vingança quando algo de ruim nos aconteçe. Quando matam algum ente querido, uns familiares fazem passeatas, pedindo por justiça (i.e. Ver o bandido preso), outros usam o que podem para ver o bandido encarecerado, mas sem usar algum método de violêcia. Outros, como o pai da notícia, assistiram muitos filmes com o Dolph Lungdren e simplesmente matam o assassino. Bem, ele tinha escolhas, não?

Sim, ele tinha escolhas. Mas matar o assassino não era nem mais inteligente nem a melhor delas.

O post do Fëanor foi muito bom. Citando-o:

Então, por mais que eu entenda a atitude do pai, eu não posso defendê-la. Se todo mundo resolver fazer o mesmo que ele, a coisa vira um caos de retaliação sem fim.
 
Realmente ele teve seus motivos sim, mas não acho que temos o direito de tirar a vida de ninguém apenas Deus dá e Deus tira.

Isso no seu conceito, eu sou ateu e talvez tivesse feito o mesmo.

Aí tem que entrar no papel da pessoa. Se você perdesse seu filho para um bêbado, até teria a chance de ser feliz, mas, seria tão fácil?

E se opai não tivesse assassinado o preso? O bandido poderia sair da cadeia e viver em paz, assim como ele também poderia voltar a matar, o que acontece bastante. Honestamente, alguém que mata uma criança de 13 anos não é flor que se cheire...

Fato!
 
Então, por mais que eu entenda a atitude do pai, eu não posso defendê-la. Se todo mundo resolver fazer o mesmo que ele, a coisa vira um caos de retaliação sem fim.
Ainda somos muito pouco civilizados, esse é o fato.
Exato. E quem estimula esse tipo de coisa também está com as mãos sujas de sangue.

Outra coisa que estão esquecendo é que pela lei o condenado já tinha cumprido a pena pelo crime.

Se a lei é falha eu pergunto de novo, já que o post onde eu fiz essa pergunta foi ignorado: Quando é que vamos começar a pressão em nossos representantes para que a lei injusta seja trocada por uma lei mais rígida?
 
Última edição:
Quem fica esperando a "justiça" agir nesses casos morre e não vê a conclusão ou vê uma conclusão errada.

Ah, claro.

Fazer justiça com as próprias mãos e assassinar os outros é bem justo mesmo.

"Conclusão errada"? Não entendi. :think:
Quem é que vai determinar o que é certo e o que é errado?
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo