1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Hoje - Dia Mundial do Meio Ambiente

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Excluído004, 5 Jun 2003.

1. Excluído004

Excluído004 Excluído a Pedido

"Ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Ano 2000. Véspera de um novo milênio. Alta tecnologia, clonagem, transgênicos, plástico biodegradável, alternativas para o isopor. Nunca se viu tamanho avanço na ciência em tão pouco tempo.

Infelizmente, em relação ao meio ambiente este avanço continua pouco visível. Embora iniciativas de pesquisas sejam feitas, a aplicação de tudo isso continua restrita ou até parada. Não vemos no nosso dia a dia o plástico biodegradável, nem o provável substituto do isopor. A própria coleta seletiva de lixo, com seu posterior tratamento e reciclagem tem encontrado dificuldades para se difundir a todos os municípios de maneira adequada.

Satélites monitorando as variáveis ambientais, denunciando devastações, queimadas e poluições têm sido utilizados. No entanto, pouco vemos sobre a aplicação das leis ambientais sobre as grandes empresas poluidoras. A não ser em casos isolados, como no último acidente com a Petrobrás.

Descasos ao meio ambiente, de grandes ou menores proporções, são diariamente relatados e observados por todos, não nos cabe repetir neste momento. Também é desnecessário dizer que o futuro do meio ambiente depende da atuação de cada um, e que cada um deve fazer sua parte. Essa premissa já deve ser conhecida de todos e deve estar no consciente de cada um, que o meio ambiente compreende também a sua casa, seu bairro, sua cidade, e não apenas à Amazônia.

Acho desnecessário repetir que todos devemos separar o lixo para reciclagem, emitir menos poluentes, não desperdiçar água, proteger as árvores, não jogar lixo na rua, etc, etc, etc.

No entanto, a luta pela qualidade de vida deve continuar, individualmente ou em grupo, em casa ou na rua e, principalmente, pelo nosso Governo. É o Governo que deve dar exemplo e, principalmente, os meios para que possamos ajudar nosso meio ambiente. Não adianta termos consciência que devemos reciclar, se nosso município não tem o suporte técnico para isso. E nós temos arma para isso: o voto.

Não entendam esta nota como um discurso panfletário, anarquista, ou como propaganda política da oposição. Infelizmente, ao lutarmos por um mundo melhor, esbarramos na política que é a detentora do poder maior.

Como cientistas, pesquisadores, nós biólogos temos que lutar para preservar o que é de nosso direito. Nosso direito de pesquisar e fazer ciência utilizando o que temos de mais importante em nosso país, a biodiversidade. Não podemos deixar que estrangeiros sejam possibilitados de fazer estas pesquisas e depois venham vender seus produtos obtidos a partir de nossa matéria prima, como se fosse a coisa mais natural do mundo.

Nós somos capazes. Basta termos os recursos necessários à nossa disposição, ou seja, precisamos de incentivos para a ciência e tecnologia não só em relação ao meio ambiente, mas também para as outras áreas.

Queremos comemorar o dia do meio ambiente. Não com discursos evasivos ou propagandas, como sempre é feito pela mídia e pelo governo mundial. Mas com ações, práticas determinadas e incentivo à preservação e à pesquisa.

Rubens Pazza"

Bom, de acordo com esse texto... o que vocês acham que poderia ser feito para que pudessemos REALMENTE comemorarmos algum dia felizes o Dia do Meio Ambiente!? E vc? Acredita que isso algum dia ainda seja possível?!

Dêem suas respostas, depois eu digo a minha.....

2. Minha professora de ciências coloca todo dia no quadro o dia do meio ambiente :mrgreen: .

3. Lady Ana

Lady Ana sombra

o mais importante é criar a consciência nas pessoas, principalmente nas crianças, de que os recursos são finitos e que a responsabilidade de manter o que ainda existe é de TODOS e além de tudo isso mostrar que sem isso é impossível viver, quer dizer, alguma planta ou espécie animal que hoje está se extiguindo hoje vai fazer MUITA falta depois... buscar o EQUILIBRIO é essencial

acho que é um começo...

4. liteeliniel

liteeliniel Usuário

PaRaBeNs pArA O MeIo aMiBiEnTe!!!!!!!!!!!!!! :obiggraz: :obiggraz: :obiggraz: :obiggraz: :obiggraz:

:mrgreen:

5. Mulder

Mulder Usuário

Acho que devia ser aniversario de morte.... :eek: :disgusti:

Do jeito que tá indo, logo logo vai ser.... :|

6. Excluído004

É mulder... realmente é mesmo mas não vai ser não... não se educarmos nossos filhos de maneira que preservem o ambiente, reciclem lixo e etc... aki em casa eu reciclo latinhas, plásticos e vidros também....

Mas fora isso tem muita coisa que eu aprendi aqui em casa... é legal... :) Mas esse mundo ainda tem solução... acredite....

7. Dependendo de onde vc manda para reciclar. Pq vc acha q os pobres vivem recolhendo latinha?

Acho mto importante a preservação do meio ambiente começando pelas cidades, principalmente com projetos de reciclagem de papel,vidro aluminio, etc, pq se o lixo está sendo reciclado havera menos exploração dos recursos naturais, onde se evitara o esgotamento desses. E com um controle maior nas cidades poderiam começar projetos para preservação de espécies (tanto plantas como animais), comércio de madeira com uma fiscalização mais rigida e leis mais severas, e programas de incentivos aos jovens para q comecem a se interessar pelo assunto e ao msmo tempo participar de atividades onde se cuida de animais em recuperação, ou planta mudas de espécies para reflorestamento tudo sob supervisão de grupos experientes, essas coisas!
    Quem curte elaboração de projetos para proteção do meio ambiente ou gosta do assunto, pode me mandar uma mp! :mrgreen:

8. Hj tive que fazer um trabalho em quimica sobre o que podemos fazer para que o meio ambiente não sofra como esta sofrendo....

9. E eu tenho q montar uma célula :mrgreen: .... sem sentido..... :eek:

10. Arix

Arix Usuário

Nao sei acho q poucas pessoas se concientisaram....

11. Excluído004

O problema é bolar uma BOA forma das pessoas se concientizarem saca?! As pessoas geralmente não tão nem aí... várias campanhas lindas e bem caras já foram feitas mas é como eu disse lá em cima... se a educação vem do berço fica beeem mais fácil...

12. Ilyriä

Ilyriä Usuário

O grande problema é que não adianta muito a gente pensar em conscientizar as crianças que estão por vir...

A gente, a nossa geração, que já está aqui, se não tomar cuidado, vai terminar de detonar o que ainda resta de meio ambiente...

13. Saranel Ishtar

Saranel Ishtar Usuário

Cara eu acho que essa de dedicar dia é meio estranhu,,,todos os dias deveriam ser do meio ambiente...
    Não deveríamos esquecer dele o resto do ano...
    Pode parecer bunito fazer essas de datas...mas eu acho hipócrita.

14. eh q nem akela história da campanha de AIDS no carnaval... eh uma certa ingenuidade achar q as pessoas soh fazem sexo no carnaval... :roll: :lol:

15. Saranel Ishtar

Saranel Ishtar Usuário

Pouz taí!
    Eu nunca tinha pensado nisso...
    "Mas no Carnaval se faz com qqr um, é mais ativa a troca de parceiros!", alguém pode dizer.
    Mas não se "fica" numa discoteca e depois vai-se pra um motel com um desconhecido todos os dias? :aham:

16. eh meio ridículo isso... eles passam o ano inteiro bolando a campanha provavelmente... e no final soh usam ela no carnaval... e ainda perdem tempo discutindo se quem vai fazer a campanha eh a sandy ou a kelly key... na boa, perda de tempo totaaal...

17. Saranel Ishtar

Saranel Ishtar Usuário

Hehehehehe e veja a ironia: a Sandy é virgem (pelo menos é oq dizem :mrgreen: ), quem é ela pra falar de camisinha??
    E a Kelly Key foi mãe solteira. "Não faça como a Kelly Key, que engravidou do Latino aos 16 anos: use camisinha!" :lol:

18. pois eh... faça oq eu digo, naum faça oq eu faco... hehehehehe :lol: :roll:

19. saindo do contexto
    eu ganhei umas sementes de ipe da mata atlantica pra plantar e ajudar a preservar a mata!
    pergunta:
    onde diabos eu vou platar uma troço que cresce em média de 8 a 12 metros?
    tenho uma canteiro quei que se eu platar a arvore vai derrubar minha casa :lol:

20. Sauron_Body

Sauron_Body Usuário

O problema não é conscientizar. Todos estamos conscientes do problema no meio ambiante. O problema é que todos acham que isso não vai afetar a vida deles então continua jogando lixo no chão, gastando água e luz. A maioria das pessoas não consegue entender que esse assunto deixou de ser um assunto discutido apenas por "intelectuais" e virou algo afetando a todos. A maioria acha que é "nérdico" ou "CDFico" discutir sobre como limpar o meio ambiente. E isso não tem como mudar, pois todos tem seus preconceitos. A minoria que entende tem de então perder essa idéia de tentar conscientizar a maioria e começar a agir, sem pensar nos outros...
    Eu já começei...

Compartilhar