• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Hobbits

Bel

o.O
eu estive pensando e...

os hobbits: eles devem ser considerados como??
tipo: os elfos são os primogenitos, os homens os sucessores e os hobbits seriam os sucessores dos sucessores??
ou eles são a penas uma variação da raça humana??(assim: num belo dia começaram a nascer homens pequenos q de alguma maneira foram isolados geograficamente... [darwinismo])
 
Hum, creio que não começaram a nascer homens pequenos de um dia para o outro! Mas acho sim que os Hobbits são descendentes dos Homens, uma adaptação ao ambiente...
 
Eu acredito que, como a idéia de Tolkien dos hobbits não é relatada no Silmarillion, etc., e como os relatos à respeito dos mesmos são datados de épocas relativamente recentes na Terra Média (levando em conta a época da Guerra do Anel), eles devam ser uma variação darwiniana mesmo dos homens.
 
Fëanor ¥ disse:
Eu acredito que, como a idéia de Tolkien dos hobbits não é relatada no Silmarillion, etc., e como os relatos à respeito dos mesmos são datados de épocas relativamente recentes na Terra Média (levando em conta a época da Guerra do Anel), eles devam ser uma variação darwiniana mesmo dos homens.

A gente nunca vai ter uma resposta 100% confiável sobre isso, mas eu acho que Tolkien tem muito-pouco-quase-nada de darwiniano. As raças, animais e plantas foram criados exatamente como eram. Pode até ter algum, mas eu não consigo me lembrar de nenhum exemplo de algum povo que tenha se adaptado, evolutivamente falando, ao meio. Por isso que eu gosto de seguir essa lógica no caso dos hobbits, ou seja, acho que eles foram criados por Eru daquele jeito, e como são descritos como pacíficos e discretos, simplesmente teriam passado bem desapercebidos até a TE.
 
Maglor

ou muito me engano ou tem um texto (não sei se nas Obras ou em uma das Cartas) em que o Tolkien diz que os hobbits são mesmo um "ramo" dos Homens! Ou seja, seriam mesmo uma evolução e/ou adaptação dos humanos...

Estou meio enrolado com os livros, ams assim que possível eu vou fuçar pra confirmar (ou não!) isso.
 
Há uma passagem no Silma sobre os Hobbits, eles teriam nascido em Hildórien como nós, mas por serem diferentes vivam ocultos e moraram por muitas eras humanas as margens do Anduin. Entre as Montanhas Nevoentas (Montanhas Sombrias) e a Grande Floresta Verde (Floresta das Trevas).
 
Ramalokion disse:
Maglor

ou muito me engano ou tem um texto (não sei se nas Obras ou em uma das Cartas) em que o Tolkien diz que os hobbits são mesmo um "ramo" dos Homens! Ou seja, seriam mesmo uma evolução e/ou adaptação dos humanos...

Estou meio enrolado com os livros, ams assim que possível eu vou fuçar pra confirmar (ou não!) isso.

Sim, mas ramo não quer dizer que eles evoluíram. Eu acho que lembro desse trecho. Quer dizer que eles são Homens também, ué. Se eles foram criados já como hobbits, ainda assim seriam um ramo dos Homens.
 
Mas há no proprio SDA nas paginas onde Tolkien apresenta os hobbits onde diz mais ou menos que os hobbits diziam que já foram maiores e com o tempo foram diminuindo devido ao tipo de vida furtiva que levavam
 
Eu também concor do que seria uma adaptação ao ambiente ou mesmo uma falha na genética em certos homens.

Ou apenas Eru, teve uma idéia de fazer humanos diferentes... que não conhececem o perigo a fora.

Pensando aqui. :think:

Os hobbits existiam na 1ª?

Assim como eu disse aqui:

Ou apenas Eru, teve uma idéia de fazer humanos diferentes... que não conhececem o perigo a fora.

Eru pode ter pensado em deixar alguém fora das maldades da época.

Sei lá.
 
*laninha* disse:
Mas há no proprio SDA nas paginas onde Tolkien apresenta os hobbits onde diz mais ou menos que os hobbits diziam que já foram maiores e com o tempo foram diminuindo devido ao tipo de vida furtiva que levavam

Eu realmente não me lembro, seria um ponto final muito bom a essa dúvida. :D
 
Encontrei a referência no prólogo do livro:

SdA:SdA disse:
Sua altura é variável, indo de 60 centímetros a 1 metro e 20 centímetros em nossa medida. Raramente chegam a 1 metro e meio; mas eles diminuiram pelo que dizem, e em tempos antigos eram maiores. De acordo com o Livro Vermelho, Bandobras Túk (Urratouro), filho de Isengrim II, tinha 1 metro e 33 centímetros de altura e conseguia montar um cavalo. Ele só foi supera do em todos os recordes hobbitianos por dois personagens famosos de antigamente, mas essa interessante questão é tratada neste livro.

*laninha* tem uma boa memória =]
 
Eu vou parecer um chato teimoso agora, mas embora esse trecho (que agora eu me lembrei também) indique que eles diminuíram com o tempo, olha só, a indicação é de que o maior hobbit até o Pippin e o Merry alcançou 1,33m, enquanto o normal naquela época era de até 1,20m. Com certeza é um indício, podemos pensar que diminuíram pelo isolamento e tudo (embora eu duvide que Tolkien tenha pensado nisso).
 
Erunyauvë Calië disse:
to ficando confusa de novo..

É dois... :blah:

Deixa ver se entendi...

Alguns hobbits por causa do isolamento (ou o que for), começaram a "perder" tamanho?
 
Maglor, eu discordo. Minha interpretação é totalmente diferente da sua, lendo as frases de forma completa. Veja:

SdA:SdA disse:
Sua altura é variável, indo de 60 centímetros a 1 metro e 20 centímetros em nossa medida. Raramente chegam a 1 metro e meio; mas eles diminuiram pelo que dizem, e em tempos antigos eram maiores. De acordo com o Livro Vermelho, Bandobras Túk (Urratouro), filho de Isengrim II, tinha 1 metro e 33 centímetros de altura e conseguia montar um cavalo. Ele só foi superado em todos os recordes hobbitianos por dois personagens famosos de antigamente, mas essa interessante questão é tratada neste livro.

A frase em negrito deixa claro, pelo menos para mim, que era incomum eles alcançarem 1,50m, mas em tempos antigos eles eram maiores que a média atual. Na seqüência, entendo que foi inserido apenas uma informação do maior hobbit que foi registrado. Não há indícios que os "tempos antigos" relacionam-se a uma época onde os hobbits não costumavam ter qualquer tipo de registro ou as primeiras eras de Arda.

Claro que não creio que Tolkien tenha inserido um tipo de Darwinismo na obra, mas aqui no interior, com pessoas que não conhecem Darwin e tutti-quantti, costumam definir como "puxou aos pais". Pode ter nascido uma criança humana que não cresceu muito, ao se casar, seus filhos também eram pequenos e assim foi criando uma "comunidade" de hobbits. É pura especulação, mas não deixa de me deixar intrigado.
 
Erulasto disse:
Claro que não creio que Tolkien tenha inserido um tipo de Darwinismo na obra, mas aqui no interior, com pessoas que não conhecem Darwin e tutti-quantti, costumam definir como "puxou aos pais". Pode ter nascido uma criança humana que não cresceu muito, ao se casar, seus filhos também eram pequenos e assim foi criando uma "comunidade" de hobbits. É pura especulação, mas não deixa de me deixar intrigado.
com darwinismo, no primeiro post, eu quis dizer isso...
mas continuo confusa..:think:
 
Acho que já aconteceu, Erulasto. Esse trecho está mesmo bem estranho, então eu resolvi dar uma olhada no original, e tem um erro na tradução. Olha só:

Their height is variable, ranging between two and four feet of our measure. They seldom now reach three feet; but they hive dwindled, they say, and in ancient days they were taller. According to the Red Book, Bandobras Took (Bullroarer), son of Isengrim the Second, was four foot five and able to ride a horse. He was surpassed in all Hobbit records only by two famous characters of old; but that curious matter is dealt with in this book.

O trecho em negrito diz que eles "raramente hoje alcançam 90cm", e não 1,50m, como diz a tradução. É chato não poder confiar nos livros que temos. :tsc:

A idéia de que eles diminuíram permanece, mas sem aquela contradição.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo