• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Hobbit's são uma mistura de raças?

raças diferentes podem procriar


  • Total de votantes
    51
  • A votação encerrará: .
Eu sei que é complicado colocar teorias evolucionistas sobre raças que, mesmo sendo de espécies diferentes, possam gerar descendentes férteis. Alguém falou em panspermia cósmica?? (eu gosto de biologia...)

Mas tirando fora o conceito da reprodução, e levando em conta apenas a evolução por ramos paralelos, creio que é possível perceber uma leve tendência ao Lamarckismo.

Isso pode ser mais certo respondendo a uma simples pergunta: Os hobbits ficaram pequenos por se esconderem dos homens ou se esconderam dos homens porque era pequenos?

Lancem suas opiniões.

Abraços.
 
obrigado por ajudarem a esclarecer minha duvida
"apesar d ainda estar meio confuso"
vlw pela força pessoal
 
obrigado por ajudarem a esclarecer minha duvida
"apesar d ainda estar meio confuso"
vlw pela força pessoal
Fico meio confuso porque levantamos várias discussões paralelas.

Mas deixa eu resumir a conclusão pra você entender:
Sobre a enquete: as raças podem sim se misturar dentro da mitologia de Tolkien, vide exemplos como Beren (humano) e Lúthien (elfa), ou mesmo Aragorn (humano) e Arwen (elfa).

E sobre a sua pergunta sobre os Hobbits: eles não era uma mistura de raças, eram apenas descendentes de humanos, uma evolução (ou decadência, como disse o Aracáno) da raça humana.
 
as raças podem sim se misturar dentro da mitologia de Tolkien, vide exemplos como Beren (humano) e Lúthien (elfa), ou mesmo Aragorn (humano) e Arwen (elfa).

E sobre a sua pergunta sobre os Hobbits: eles não era uma mistura de raças, eram apenas descendentes de humanos, uma evolução (ou decadência, como disse o Aracáno) da raça humana.


Quando li o tópico foi exatamente nisto que pensei.Snaga disse tudo.
 
Esta é a minha opinião, e apenas a minha opinião, sem grandes preocupações por factos e referências.
Mais importante do que saber quem são, de onde veem, de quem veem, mais importante do que isso é saber quem são, onde vivem ... . O presente em vez de um passado remoto. Saber que em "O Senhor dos Anéis" os Hobbits viviam em Hobbiton e na zona do Shire. Falar sobre isso e sobre esses Hobbits faz sentido. Falar sobre Gollum e o grupo de Hobbits de onde veio, faz sentido. A propósito, se alguém quizer falar sobre esse grupo de Hobbits, eu gostaria de saber algo mais.
Saber se os Hobbits são originários de misturas de raças, se são etnias, se são raças ou sub-raças, penso que, na obra do mestre Tolkien e sua análise não terá grande importância.
Esta é a minha opinião e somente a minha opinião. espero não ter ofendido ninguem.
Caro Aracáno Elessar é verdade que contra fatos não há argumentos. E os factos, neste caso estão somente e apenas nos escritos do Professor, e, não me parece que aí a resposta a essa questão seja clara, pelo que não me parece que tenham grande importância discussões filosóficas acerca do assunto.
 
Raças diferentes podem procriar. Raças, e, não espécies. Em casos como as mulas, salvo erro burro com égua (duas espécies diferentes), chegam a procriar, mas os descendentes são estéreis.
Isto é um facto cientifico, e não uma opinião.
Algum caso em que duas espécies se reproduziram, será porque foram mal classificadas, como sendo espécies diferentes, ou o foram por necessidades ficticias de classificação, não correpondendo à realidade.
Hobbits, Elfos, Homens, Anões, quanto a mim são todos da mesma espécie, tal como Orientais, Negros, Ocidentais (Nórdicos, Germanicos, Latinos), todos pertencentes a uma só e a mesma espécie, a Humana.
 
Concordo com o Lufisipico, as raças de Tokien nada mais eram do q variações de uma especie (talvez até duas, mas que contiam raças diferentes)...
porém claro que os elfos podem ser em tudo ou quase tudo diferentes, mas vai dizer que um branco, um negro e um oriental tb não são deferentes??

bom, essa é a minha opinião... e acho q dificilmente entraremos num acordo :roll:
 
Eu respeito a opinião do colega Lufisipico, mesmo não interessando a mim a frivolidade de uma opinião.
Mas, esse interesse se restringe ao ato de pesquisar, de buscar uma resposta a quaisquer que sejam as questões, não confundam isso com o "pessoal", ou algo do tipo.

Quanto a essa idéia, de raças e não espécies, devo dizer que exige uma reflexão, filosófica ou científica, chamem como quiserem, pois se a filosofia do século II, III a.C, foi a ciência dos séculos XII, XIII, esses conceitos podem ser relativizados.
Porém, mesmo assim, tentando refletir sobre essa questão, precisamos conceituar "raça" e "espécie".
Sendo muito simplista, e seguindo a etimologia, raça seria o conjunto de ascendentes e descendentes de uma família, tribo ou povo; ou ainda, o conjunto de indivíduos cujas características corporais são semelhantes, ou transmitidas hereditariamente.
E, como espécie, temos o gênero, a natureza ou a qualidade.

Sendo mais simplista ainda, numa analogia, diríamos então que uma raça de cães, por exemplo, pode procriar desde que a espécie seja canis familiaris?

É um tanto quanto complicado pensar isso dentro das obras, pois, se as reflexões filosóficas, que podem nos indicar respostas as questões de uma obra escrita por um humano, ou seja, inserido em seu contexto, e influenciado por esse, não são necessárias, a idéia desse reflexão biológica é simplesmente anacrônica.
O próprio autor confere um sentido muito próximo a raça e espécie, chamando os hobbits de raça, pertencente a espécie humana, porém considerando que um homem e um elfo (espécies diferentes) podem procriar e gerar descendentes fertéis, uma nova espécie seriam os meio-elfos?

Partindo então, de uma tese, e de uma antítese, podemos chegar a simplista síntese de que, essa idéia, não é desenvolvida nas obras. É claro, caso a discussão não fosse restrita a esse nível, seria possível seguir em frente, mas, como estamos descartando quaisquer outras análises nos campos de estudos humanos, não podemos então analisar deste prisma.

De fato, o que ocorre nas obras é a procriação entre raças e/ou espécies diferentes.
Elfos e humanos (espécies diferentes), humanos e humanos (negros e brancos, raças diferentes) ou mesmo humanos e orcs, orcs e trolls, humanos e trolls, e assim por diante.
Esse conceito de raças, num contexto analítico livre da idéia positivista/determinista não cabe mais em nossas análises, sendo que etnias seria mais adequado.

Abraços.
 
Realmente Aracáno. Pelo jeito, em Tolkien, todos pertencem à mesma espécie. É muito difícil colocar a Evolução em Tolkien porque aparentemente nada segue um padrão.

Abraços.
 
Não. Tanto homens quanto anões eram mais altos, tinham barba no rosto, eram fortes, belicosos, e....um homem com uma anã....ou uma mulher com um anão....não daria certo.

então vc acha que os hobbt's são uma mistura de homens e mulheres?
então seriam eles os anões que existem hoje?:think:
 
Tão misterioso como Tom Bombadil é a origem dos Hobbits. Eles se parecem muito com animais, não usam sapatos, mas têm um modelo agrícola muito desenvolvido. Acho que podem ser criações de Yavanna, sob a batuta de Erú é claro.
 
Não,creio que Yavanna não criou os Hobbits!E, me desculpe ,mas são tão parecidos com animais como os anões ou os homens.
São uma raça humanóide e acredito que sejam frutos da evolução.
 
Tão misterioso como Tom Bombadil é a origem dos Hobbits. Eles se parecem muito com animais, não usam sapatos, mas têm um modelo agrícola muito desenvolvido. Acho que podem ser criações de Yavanna, sob a batuta de Erú é claro.

Não, acredito que se tivessem sido criados por Yavanna isso seria escrito no Silma. Também sua raça deve ser muito antiga e quase desconhecida no tempo em que surgiu.
 
Acredito que essas "falhas" ou "mistérios" de Tolkien até deixam a história da TM muito mais real, afinal nem td se sabe sobre o "verdadeiro" passado do Mundo...

E depois, quase não teríamos o q discuir aqui no Fórum se Tolkien detalhasse e explicasse tudo...

Abraços:cerva:
 
Oi! Tocou-se no assunto das orelhas (de Hobbits e Elfos). As orelhas dos Hobbits eram "levemente" élficas e pontudas. Aqui Tolkien descreve os Hobbits:

"Um rosto redondo e jovial; orelhas apenas levemente pontudas e “élficas”; cabelo (castanho) curto e encaracolado."
[Carta #27]

E dos Elfos:

"As orelhas dos Quendi eram mais pontudas e em formato de folha que as [humanas]."
[HoMe V, Etymologies]

E, aproveitando a pilha de livros que se encontra na minha frente, trago os trechos onde Tolkien disse explicitamente que os Hobbits são um ramo da raça humana (para esclarecer de vez!):

"Os Hobbits, é claro, são realmente pretendidos como um ramo da raça especificamente humana (não Elfos ou Anões) — por isso as duas espécies podem morar juntas (como em Bri), e são chamadas simplesmente de Pessoas Grandes e Pessoas Pequenas."
[Carta #131]

e

"Hobbits são, é claro, pretendidos como uma variedade especial da raça humana"
[Guide to the Names in The Lord of The Rings]
 
Só pra esclarecer as coisas acho bom nós definirmos conceitos! Pelo o que entendo os hobbits são da mesma espécie que homens e que elfos, porque o conceito de espécie é que podem se reproduzir e gerar descendentes férteis, logo elfos e homens reproduzem-se e geram descendentes férteis, assim sendo se os hobbits são da mesma espécie que os homens são também das dos elfos. Porém diferem-se em raças, teoricamente a diferenciação em raças não é um empecilho biológico a reprodução, mas vai tentar cruzar um pincher com um pastor alemão...(:lol:), assim sendo acredito que os hobbits não se reproduziriam, com elfos por exemplo, mas com homens, não vejo problemas!

:think:Acho que era isso...
 
Concordo, mas mesmo assim temos uma complicação ao "estilo pincher-pastor alemão", que é o caso de humanóides como Trolls procriarem com humanos (meio-trolls), ou mesmo os orcs com humanos, meio-orcs.
 
Concordo, mas mesmo assim temos uma complicação ao "estilo pincher-pastor alemão", que é o caso de humanóides como Trolls procriarem com humanos (meio-trolls), ou mesmo os orcs com humanos, meio-orcs.

Hum...é então, viável até certo ponto, um ponto beemmmmm distante da realidade!:lol:


Ps. e o Fábio sempre concordando comigo!!!:abraco:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo