• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Hobbit's são uma mistura de raças?

raças diferentes podem procriar


  • Total de votantes
    51
  • A votação encerrará: .
São conceitos complexos, que apenas podem ser concebidos no âmbito das obras, um recorte deles para nosso momento, nossa realidade, seria descontextualizá-los.
 
São conceitos complexos, que apenas podem ser concebidos no âmbito das obras, um recorte deles para nosso momento, nossa realidade, seria descontextualizá-los.

Eu não nego que recortes descontextualizam os fatos, o que muitas vezes levam a interpretações confusas e erradas...mas em vários assuntos e é claro longe da academia isso pode ser feito sem grande dano e muitas vezes sendo uma ferramente para melhor compreender algo, desde é claro que não se esqueça de manter as proporções e ter em mente que outros fatores ligados ao momento em que ocorre o fato estão presentes e não podem ser de todo ignorados...mas desse jeito esse tópico vai entrar em questões que não convém...:lol:

Ps. Tava sumido Fábio...:abraco:
 
Não acho que eles sejam uma mistura de raças... Têm a sua própria raça... como os elfos e os anões...

É como nós também... Somos todos diferentes, mas iguais :lol:
 
Concordo com a Eowathiel.

Acho que os hobbits são uma raça distinta, embora de longe pareçam crianças humanas e tenham orelhas puxadas como os elfos (embora menos acentuadas).

Afinal, quando Tolkien os criou, me parece que não estava pensando em fazer essa associação à mistura. Apenas estava entre seus rabiscos e eis que surgiu um hobbit. E a partir daí, começou a desenvolvê-los e dar características mais marcantes e próprias.
 
Quando o fogo luminoso do Sol entrou no Mundo surgiu a raça de Homens, é dito que naquela mesma Era também surgiram no Leste os seres que foram chamados de Hobbits, que diziam ser relacionadas com os Homens.

Contudo eles eram menores que Anões, e a medida de suas vidas era de cem anos, aproximadamente. Os hobbits são um povo discreto mas muito antigo, mais numeroso outrora do que é hoje em dia. Amam a paz e a tranqüilidade e uma boa terra lavrada: uma região campestre bem organizada e bem cultivada era seu refúgio favorito. Hoje, como no passado, não conseguem entender ou gostar de máquinas mais complicadas que um fole de forja, um moinho de água ou um tear manual, embora sejam habilidosos com ferramentas. Mesmo nos tempos antigos, eles geralmente se sentiam intimidados pelas "Pessoas Grandes", que é como nos chamam, e atualmente nos evitam com pavor e estão se tornando difíceis de encontrar.
Têm ouvidos agudos e olhos perspicazes, e, embora tenham tendência a acumular gordura na barriga e a não se apressar desnecessariamente, são ligeiros e ágeis em seus movimentos. Possuem, desde o início, a arte de desaparecer rápida e silenciosamente, quando pessoas grandes que não desejam encontrar aparecem pelos caminhos aos trambolhões; e desenvolveram essa arte a tal ponto que para os homens ela pode parecer magia. Mas os hobbits na verdade nunca estudaram qualquer tipo de magia, e sua habilidade para desaparecer se deve somente a um talento profissional que a hereditariedade, a prática e uma relação íntima com a terra tornaram inimitáveis por raças maiores e mais desengonçadas.

São um povo pequeno, menores que os anões: menos robustos e troncudos, quer dizer, mesmo que na realidade não sejam muito mais baixos. Sua altura é variável, indo de 60 centímetros a 1 metro e 20 centímetros na nossa medida. Raramente chegam a 1 metro e meio, mas eles diminuíram, pelo que dizem, e em tempos antigos eram maiores. De acordo com o Livro Vermelho, Bandobras Tûk (Urratouro), filho de Isengrim II, tinha 1 metro e 33 centímetros de altura e conseguia montar em um cavalo. Ele só foi superado em todos os recordes hobbitianos por dois personagens famosos de antigamente, mas essa interessante questão é tratada neste livro.
 
Acho que os hobbits são uma raça distinta, embora de longe pareçam crianças humanas e tenham orelhas puxadas como os elfos (embora menos acentuadas).
Não, não são uma raça distinta. São descendentes antigos dos humanos, uma "evolução" (apesar da palavra 'regressão' ser mais adequada) da raça humana.
Não são uma mistura de raças e nem uma raça distinta (ou seja, não nasceram assim da noite pro dia). São, nada mais nada menos, que humanos modificados após eras de isolamento.

Quando o fogo luminoso do Sol entrou no Mundo surgiu a raça de Homens, é dito que naquela mesma Era também surgiram no Leste os seres que foram chamados de Hobbits, que diziam ser relacionadas com os Homens.
Seus outros dois parágrafos você tirou inteiros do prólogo de SdA, são palavras do próprio Tolkien. Mas e esse primeiro aí?! Está escrito em algum lugar que os hobbits surgiram simultaneamente com os humanos como uma raça indpendente?! Onde tem isso?!
 
aonde mesmo acharam sobre eles?
já estou no finalzinho de silmarillion e nada de nem menciona-los.. incrivel, pq lá fala de como cada especie foi criada....
 
em silmarillion eles dao a entender q eles nao sao homens nao... pois os citam como uma raça considerada insignificantes tanto para elfos qnto para os homens...
 
Eu não acredito que Hobbits sejam uma mistura de raças, acho que esse modo de eles serem pequenos, peludos, orelha pontiaguda, acho que isso é um coceito da espécie de Hobbit.
 
Hum... acho que não são não...
Raças diferentes podem sim procriar... claro que precisam haver algumas semelhanças, não podem ser completamente diferentes, como elfos e orcs:blah:...
Mas no caso dos Hobbits, acho que eles são uma raça distinta, não uma mistura.
 
Pode não haver uma evolução em Tolkien, mas há uma adapação, por exemplo:

Os numenorianos são considerados mais evoluídos que outros povos humanos, mais altos, etc. É dito também que a altura dos dunedain, e a sua longevidade, foi decaindo com os tempos. Os elfos de Valinor são superiores aos Sindar, que são superiores aos Avari.

Tem ainda o extranho fato de muitas vezes tolkien usar termos como "povo élfico" e falar de diferentes raças humanas, quer dizer, "povo" "raça" "etnia" são termo bem vagos, e acredito que "raça" não seja usado como sinônimo de subespécie.

E se não me engano, na epoca, ainda era comum o uso do termo raças, num significado menos biologico e mais antropologico, como por exemplo a raça nórdica, dinárica, mediterrânea, da mesma forma que ainda hoje falamos sobre raça negra, msm sem preconceito.


Obs: acho que os hobbits seriam humanos adaptados a viverem escondidos. E as subdivisões entre eles seriam bem superficiais. Da mesma forma que temos "Caucasianos", "Semitas", "Mongólicos", temos hobbits, e da mesma forma que temos caucasianos loiros ou morenos, temos grados etc...
 
Relevante consideração amigo Nemo.
O termo raça era consequência do momento histórico do autor, levando em consideração radicalizações como o surgimento do darwinismo e lamarcismo social, podemos entender que a tentativa de legitimação européia se baseava, de forma bem concreta agora, em estudos científicos.

Para reavivar a colocação, vide Contos Inacabados, trecho já citado por mim anteriormente em posts.

Abraços.
 
Sim, no livro cita que eles são homens, e acho que são péquenos pelo fato de viverem em uma terra de paz, mas por que que os pés deles são tão grandes? hehehehe...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo