1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Hobbits! - De onde vieram?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Regina, 17 Set 2004.

  1. Regina

    Regina Usuário

    Talvez já até exista um tópico sobre o assunto no fórum, dei uma procurada rápida e não achei.

    Mas minha dúvida é a seguinte. No livro "O Simarillion" e no "Senhor dos Anéis" é relatado a surgimento de diversas espécies, mas não é citado o aparecimento dos Hobbits.

    De onde eles vieram? Será que foram um tema criado exclusivamente por Iluvatar, prevendo que num furuto distante o destino de Terra-Média estaria nas mãos de dois membros desta espécie?
     
  2. Proview

    Proview Go

    Os hobbits são seres humano e como tal devem ter surgido junto com os outros homens (na minha opinião da forma como são "hj"). Mas por serem mais "preguiçosos" e "conformados", eles demoraram a partir p/ o oeste e quando chegaram ao Anduin ficaram por lá mesmo, até que alguns prosseguram e chegaram no Condado.

    Como os seres humanos seu destino após a morte é conhecido apenas por Eru (e Mandos e Manwë se não me engano).
     
  3. Metz

    Metz ...

    Eles são uma variação dos humanos. Está nos Contos Inacabados que eles eram homens que encolheram devido ao seu modo de vida sorrateiro e sempre se esconderem.



    vou procurar algum lugar onde tem tóp. parecidos.
    -----Edit---
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    :wink:
     
  4. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    A origem dos Hobbits é em certos aspectos um mistério, mas é sempre aceite por quase todos hoje em dia que eles eram humanos, que com o seu modo de vida conseguiram encolher em estatura, e aumentar em número de anos de vida, entre outras características peculiares.

    Apesar disso há um ponto que ainda me é relutante aceitar: a estatura deles. Mas na realidade este erro já partiu de Tolkien. É dito que eles encolheram devido ao seu modo de vida. É muito exagerado encolherem em tão pouco tempo (ora, desde que os Homens apareceram Terra-Média, enfim, até à 3ª Era, onde são relatados pela primeira vez, devem ser uns milhares de anos, mas não dá para diminuir daquela maneira, apenas dava em dezenas de milhares de anos. Enfim, erro evolucionário de Tolkien.
     
  5. Erunámo Lótuion

    Erunámo Lótuion Lost inside blank infinity...

    Então eu tenho uma pergunta:
    Tudo isso me levou a pensar em linha evolutiva, será que podemos traçar isso em Tolkien?
    Acredito que sim, mas depois eu posto melhor. :wink:
     
  6. Imagino que sim!

    Sabemos que no inicio tinhamos os homens, elfos e anões...depois apareceram as demais...acredito que os Hobbits possam ser um tipo de derivação dos homens...não diria evolução...mas derivação pq não!

    ate mais...
     
  7. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Sim, a linha evolutiva tb existe em tolkien, tanto que Mîm, aquele anão amigo de Túrin era uma versão bem diferente dos anões de belegost, e Tolkien dá idéia disso...
     
  8. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Não, pessoal, esse processo evolutivo não é muito evidente em Tolkien, não. Os hobbits provavelmente teriam surgido daquela forma; os anões-pequenos, como o Mîm, eram só um tipo de anões, de uma das sete casas. Havia, inclusive, o pequeno intervalo cronológico para evoluções tão grandes assim. Em Arda, todos os animais e plantas foram imaginadas por Yavanna exatamente como são.
     
  9. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Tal como o Maglor disso, linha evolutiva não existe em Tolkien. Se havia um tipo de anão diferente, como Mîm, era apenas um tipo de anão, não um anão que tivesse evoluído. E na época em que Tolkien escreveu os livros, as linhas evolutivas não estavam tão aprofundadas como hoje, pelo que se Tolkien abordasse o assunto, o que não me parece que faria, fâ-lo-ia de uma maneira que hoje já se teria provado errada.

    Penso que a única alusão a "evolução" são realmente os Hobbits, mas foi apenas uma maneira de justificar a sua presença.

    Mas como tenho dito, não poderia haver evolução de espécies na Terra-Média em tão curto espaço de tempo, mesmo na época de Tolkien os paleontólogos já sabiam isso, e para Tolkien abordar o assunto de uma forma certa, pelo menos para a altura, teria de alargar o tempo cronológico. Tolkien não pensou em termos evolutivos ao escrever o livro.
     
  10. Regina

    Regina Usuário

    Concordo com você. Em todos os textos a linguagem é sempre mítica, como lendas. É fantasia pura, e é isso que deixam as estórias muito charmosas e interessantes.

    Pessoal aproveito para agradecer por terem tirado minha dúvida. Preciso com urgência ler contos Inacabados.
     
  11. #Gimli!#

    #Gimli!# Usuário

    Tolkien era linguista e nao biólogo, e alem disso ele devia ser católico d+ pra acreditar no evolucionismo
     
  12. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Exactamente por isso, Tolkien não tinha grandes conhecimentos nessa área. Mas acredito que se ele quisesse abordar o assunto, prefeccionista como era, sem dúvida informar-se-ia da situação, nem que por mais fosse superficialmente.

    Mas quanto ao facto de ser católico, acho que nem o Papa acredito em Adão e Eva, mesmo naquela altura, já existiam muitas provas. Apesar de claro haverem sempre os extermistas, mas não acredito que Tolkien fosse também a esse ponto. Para se acreditar em Deus não se tem de não acreditar na evolução.
     
  13. Ettelen

    Ettelen eu sou mesmo um

    Concordo...a evoluçao nao tem aboslutamente nada a ver com o catolicismo...
     
  14. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    Acredito que o aspecto em questão é muito mais cultural... e não evolutiva, propriamente, afinal isso envolveria conceitos mais amplos do que os aqui citados...

    O anão Mim é um exemplo disso, a cultura anã havia mudado ao longo do tempo... assim como diversas culturas vão se alterando, diversificando ao longo da obra...

    Eu sempre pensei, ou melhor, notei alguns traços de determinismo na obra, mas tenho que desenvolver melhor esse pensamento...
     
  15. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    O que você quer dizer com traços de determinismo?
     
  16. Parisio

    Parisio Usuário

    Diz-se que os hobbits estavam incluídos entre os atani, devido ao seu destino após a morte. isso não faz deles seres humanos literalmente, eu acho.

    Ora, chame-se isso de evolução ou não, as espécies mudavam com o tempo na obra de Tolkien. Quanto ao ritmo, os biólogos andam descobrindo que as mudanças nas espécies às vezes ocorrem muito mais rapidamente do que o modelo previsto por Darwin, como se a evolução não fosse cega, a mera seleção dos indivíduos casualmente mais adaptados, mas guiada por algo como uma lei externa, que pode-se ou não atribuir a Deus.
     
  17. Faramir Estel

    Faramir Estel By Demons Be Driven

    Bem no apendice de SdA eh dito que uma especie de homens se refugia lá pelas bandas do condado e q eles são de baixa estatura e assim eles foram progredindo ao ponto de virarem o que são....
     
  18. Nunc acheguei a ler o hobbit, diz algo sobre o surgimento deles por lá??? :think:
     
  19. Faramir Estel

    Faramir Estel By Demons Be Driven

    Não, Tolkien não quis incluir nada sobre origens e tals no hobbit....
     
  20. Uma pena! :wink:

    Obrigado Faramir, abraço!
     

Compartilhar