1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

"Hobbits" da Indonésia tinham cérebro avançado

Tópico em 'Comunicados, Tutoriais e Demais Valinorices' iniciado por Imrahil, 7 Mar 2005.

1. Imrahil

Imrahil Kyknos kyknón

Alguém aí se lembra do mini-hominídeo Homo floresiensis, ou "hobbit" para os íntimos, descoberto na ilha de Flores, na Indonésia, e apresentado ao público no ano passado?

Pois uma nova análise do interior da caixa craniana do bicho revela que provavelmente ele não ficava devendo muito em esperteza ou habilidade a qualquer Gamgi ou Tûk. Reproduzo abaixo a matéria do meu colega e chefe Claudio Angelo, publicada na semana passada na Folha, sobre o tema:

Pequenas cabeças nem sempre são sinônimo de idéias limitadas. A reconstituição do cérebro de um hominídeo de um metro de altura que habitou a ilha indonésia de Flores há 18 mil anos revela um indivíduo de comportamento sofisticado, capaz de planejar suas ações e tomar iniciativas -e que provavelmente era canhoto.

O estudo parece resolver, ainda, uma das maiores controvérsias em torno do fóssil, batizado Homo floresiensis: ele descarta a hipótese, proposta por alguns pesquisadores, de que a criatura seja só um humano moderno portador de uma doença que causa uma redução no cérebro. Até prova em contrário, trata-se mesmo de uma espécie à parte.

Um grupo internacional de cientistas liderado pela antropóloga Dean Falk, da Universidade do Estado da Flórida (EUA), usou técnicas de tomografia computadorizada para recriar virtualmente o sistema nervoso do Homo floresiensis, apelidado de "hobbit". O hominídeo-anão, cujos restos foram descritos por uma equipe australo-indonésia no ano passado, vem sendo considerado uma das descobertas mais sensacionais da antropologia nas últimas décadas, devido ao seu porte diminuto e à época em que viveu -até pouco tempo antes da invenção da agricultura.

Os cientistas descobriram que, apesar de ter o tamanho de um chimpanzé (417 centímetros cúbicos, contra 1.500 centímetros cúbicos de um humano moderno), o cérebro do hominídeo de Flores tinha uma série de características que o aproximavam do Homo sapiens e do Homo erectus, espécie considerada o parente mais próximo do tampinha.

Rugas
    Entre esses traços está um grau alto de enrugamento do córtex (área do cérebro relacionada à inteligência), que em humanos modernos significa mais área disponível para processar informações. Também foi localizada uma estrutura cerebral relacionada ao planejamento de ações futuras.

O estudo do grupo de Falk, publicado ontem on-line na revista científica "Science" (
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ), ajuda a solucionar vários mistérios sobre o hominídeo de Flores. O primeiro diz respeito à aparente contradição entre o comportamento do "hobbit" -que fazia instrumentos de pedra e caçava elefantes-pigmeus- e o tamanho de sua cabeça.

Na evolução humana, geralmente tamanho de cérebro é documento: os hominídeos foram ficando mais inteligentes à medida que esse órgão crescia. O anão de Flores, portanto, parecia contradizer o registro fóssil.
    "Eu achava que nós fôssemos encontrar um cérebro de chimpanzé", disse Falk ontem a jornalistas. "Eu estava errada."

Apesar de o cérebro não se conservar num fóssil, ele deixa marcas nas paredes do crânio durante a vida. Foi olhando essas marcas que a pesquisadora americana conseguiu reconstituir em computador a forma do sistema nervoso central do "hobbit".

Em seguida, ela comparou o molde virtual a modelos semelhantes de chimpanzés, australipitecos, humanos modernos saudáveis, pigmeus e portadores de microcefalia -doença que causa redução no tamanho do cérebro.

Medições mostraram que o H. floresiensis tinha uma estrutura cerebral de hominídeo saudável. Falk afirma até mesmo ter detectado uma variação de tamanho numa parte do cérebro que no Homo sapiens está associada a indivíduos canhotos. "Eu juraria que esse indivíduo era canhoto? Não. Mas, se tivesse de apostar, diria que sim", afirmou a antropóloga à Folha, por telefone.

O estudo parece encerrar a controvérsia sobre se ele é um mini-hominídeo ou apenas um humano moderno com microcefalia.
    "As formas do cérebro do H. floresiensis e de microcéfalos verdadeiros são totalmente diferentes. Mas há quem diga que esse pode ser um caso especial de microcefalia. O ônus da prova cabe a essas pessoas", afirmou Falk.

Ela sugere, ainda, uma hipótese alternativa para a evolução do homem de Flores. Em vez de ser uma versão encolhida do Homo erectus, como geralmente se acredita, o "hobbit" pode ser uma espécie-irmã daquele, compartilhando um mesmo ancestral. "Ele pode ser descendente de um hominídeo pequeno que encontrou em Flores um refúgio."

2. Bagrong

Bagrong RaG

Eu ja li sobre isso, realmente interessante.O Hobbit vai contra a evolução, teóricamente nós ficamos eretos, maiores e o cérebro aumenta.Mas o hobbit ficou menor e com um cérebro pequeneninho.Não sei se é exatamente isso, mesmo assim é bem legal :mrgreen:

3. Smaug

Smaug Cacho

É uma das descobertas da palenteologia mais comentadas nos últimos tempos justamente porque o nosso "hobbit" foge daquela idéia de que o homem moderno (e seus ancestrais da evolução) são inteligentes porque ficaram com crânio maior e conseqüentemente com cérebro maior.

O Hobbit lá da Ilha de Flores era inteligente mesmo sem ter um crânio como o nosso. Um bom exemplo de hobbit :D

4. Vénie Inbar

Vénie Inbar Usuário

Muito interessante essa notícia...
    Isso reforça muito mais a tese de que homens pequeninos realmente existiram e a história de Tolkien começa a ficar cada dia mais real. 8O :D :rofl: :aham:

5. [-Olórin-]

[-Olórin-] Usuário

Eh pessoal vai ver toda a história creditada a Tolkien na verdade nem foi ele quem inventou, e agora??? he he...

Eu ví uma manchete falando sobre um Hobbit na Folha Online e corri pra cá pra mandar a sugestão da notícia, mas ela não tava tão completa quanto a q foi postada ai em cima, muito doido...

Imrahil, eu so estudante de jornalismo aqui em ctba, tem como me arranja um emprego aew? Qq coisa q dê pra fazer sem se estressar e ganhar dinheiro serve he he he

Flws a todos

6. *Artanis*

*Artanis* Siga as borboletas!

Ótimo o estudo destes cientistas hein?
    e o máximo é q eles descartam totalmente a possibilidade de o hobbit
    não ter sido uma outra espécie, apesar de pessoas ainda discordarem deles...
    mas é msm mt louco chegar em tal descoberta q vai contraria
    a história da evolução, isso nos diz q há mt o q se descobrir...

7. Pandatur

Pandatur Usuário

Os hobbits são sim outra espécia, o Homo floresiensis.
    E não tem nada "indo contra a evolução".

8. *Artanis*

Pandatur escreveu:
    Não, eu quis dizer q esta descoberta vai contraria ao q conhecíamos da história
    da evolução. Pelo q entendi mesmo tendo o cérebro do tamanho de um chimpanzé
    o hobbit tinha um cérebro com estruturas semelhantes ao do h sapiens e h erectus,
    fazia uso de instrumentos, caçava elefantes (elefantes pigmeus não sei se é elefante msm, mas se for era um animal maior q ele), tinha uma parte do cérebro
    q guarda informações e outra estrutura p planejar ações futuras (o q é mt interessante) isto tudo num cérebro deste tamanho ninguém esperava pq vai contra ao q acreditávamos e o q sabíamos à respeito do tamanho dos cérebros.
    E eu entendi q o hobbit é sim outra espécie, só disse q achei mt bom q com este estudo eles conseguiram provar isto.

9. Pandatur

Pandatur Usuário

Ah, tá, agora entendi o que você quis dizer.
    Quanto ao lance de ser outra espécie, eu reparei agora que li errado seu comentário. :oops:

10. Gollum_SDA

Gollum_SDA Usuário

Achei interessante isso. Bem legal, não é porque são pequenos que tem que ser burros!

11. *Artanis*

Ah, mas tudo bem Pandatur, eu vi q não fiz um comentário claro
    e acabei te confundindo hehe

12. WaneArwen

WaneArwen Usuário

Concordo com Samug....

13. Ancalimë

Ancalimë Uma alma afogada no pecado

nossa.... qm diria q eles era taum avançados, neh?

Compartilhar