• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Histórias tristes da TM

Não vejo como só tento histórias tristes. Vejo que sim, elas passam por diversas vezes um periodo de grande tristeza mas não tristes por inteira...



Concordo com voce, perde-se agora uma coisa para logo encontrar outra. tudo depende de como agimos na vida!:mrgreen:

Talvez a história de Turin eh a mais dramatica! :osigh:
 
Daí Aragorn morre e deixa Arwen sozinha no mundo. E ela morre de tristeza bem mais tarde. :roll:

mas td mundo morre, e quando se casa, um dos dois vai morrer antes do outro. então isso é uma coisa natural, inevitavel tanto nas histórias tristes como nas felizes.
o que eu quis dizer sobre a história deles se feliz é que eles conseguiram superar os obstáculos e chegam a se casar e viverem juntos entende?
=]
 
Bela percepção, e concordo com ela. Tanto foi bela a luta para que ficassem juntos (causa) como foi belo o momento (e os anos que se seguem) da união (finalidade).
No entanto, além de sistemática essa é uma análise superficial; durante o decorrer da história há momentos alegres e muito sofrimento, ou seja, não se é feliz, se está feliz; Arwen estava feliz enquanto junto de Aragorn, quando esse morreu, ela passou a um estado de tristeza.
 
A tristeza parece ser inevitável, principalmente para os elfos, pois tudo o que amam está fadado a envelhecer e perecer.

Como diria aquela música velha pra ... : "Tristeza não tem fim, felicidade sim..."

É deprimente, mas concordo com Aracáno que o máximo que se pode ter são momentos de felicidade, apenas picos mais altos.

Abraços.
 
Tanto felicidade como tristeza são estados que variam, logo as histórias tem seus momentos felizes e tristes, nas da TM mais tristes do que felizes, até porque a maioria das histórias são sobre elfos (as histórias dos hobbits que são as mais felizes não são muito divulgadas) e os elfos e a sua imortalidade sofrem muito, porque nada dura tanto quanto eles, as coisas que eles amam, passam ou mudam o que provoca muita tristeza no geral, acredito que foi por isso a afirmação de Aragorn.

Ps. ele dava muita esperança para os outros, mas me parece real o que é dito no filme (não lembro se tem no livro) que ele guarda pouca esperança para ele mesmo.
 
Estou re-lendo O Hobbit e achei um trechinho interessante que pode servir nesse tópico. Tolkien narra a chegada da companhia à Valfenda e diz algo mais ou menos assim (perdoem não estar com o livro por perto): Pouco se tem a dizer sobre os momentos felizes. As grandes tragédias e dramas oferecem muito mais coisas para serem contadas do que os momentos de satisfação e alegria.

Bom, não é quase nada disso que tá escrito, mas a idéia é essa. E por isso ele narra as duas semanas de festança que a companhia de anões passa em Valfenda em apenas um parágrafo.
 
Não acho que sejam todas tristes. A História de Sam e Rosinha é feliz! :D

Mas eu concordo que a maioria é triste sim. E mesmo uma história triste pode ter um final feliz (como muitas da Terra-Média). E vice-versa. O Hobbit tem uma história feliz, com um final triste (a morte de Thorin).
 
Pra mim a história sempre tem um lugar onde há alegria, mesmo que ela esteja rodeada de tristeza. A importância disso varia com o que vc quer extrair da história ^^
 
A tristeza parece ser inevitável, principalmente para os elfos, pois tudo o que amam está fadado a envelhecer e perecer.

Como diria aquela música velha pra ... : "Tristeza não tem fim, felicidade sim..."

É deprimente, mas concordo com Aracáno que o máximo que se pode ter são momentos de felicidade, apenas picos mais altos.

Abraços.

pode me chamar de otimista, mas eu prefiro pensar o contrário: no geral há a felicidade, com momentos de trsiteza. até pq tem um provérbio que diz "a felicidade nao é um fim, mas um caminho" (alguma coisa assim, nao lembro literalmente).

=]
 
Com certeza, cada um tem sua visão. Eu também não sou tão pessimista quanto pareceu no post, apenas um pouco receoso com essa coisa de felicidade durante a vida toda. ^^

Abraços.
 
Depende muito do que é estar feliz e do que é estar triste. Se você considera que estar feliz é chegar no final e ter cumprido seus objetivos, então temos várias histórias felizes na TM, um exemplo é a história de Frodo e da comitiva, onde eles cumpriram seus objetivos.
O problema é que nada na vida é fácil, mas sim baseado na superação. O caminho para cumprir os objetivos é que nos dá a impressão de que tivemos mais tristezas do que alegrias. Porém, se o caminho fosse fácil e tudo desse certo não teríamos uma boa história para contar.
Todos os escritores, incluindo aí Tolkien, precisam colocar obstáculos para suas personagens superá-los. E isso nos dá impressão de que a história é triste.
Sobre Aragorn, acredito que o que tenha acontecido com ele é que naquele momento ele estava passando por um momento díficil na sua jornada. Onde fica difícil perceber que as coisas podem dar certo e perde-se a esperança em si e nos outros. Mas são momentos que passam e se no fundo ele não tivesse acreditado na vitória, não teria continuado a jornada. O fato de ter continuado nos indica que ele não perdeu a esperança, apesar da fala desacritada.
 
Concordo querida Pê, a superação de obstáculos faz com que, quanto maior o problema, maior a virtude da personagem. Devido a esse toque literário temos grande parte das histórias permeadas por acontecimentos trágicos.
 
Realmente na Terra-média , mas não somente alí como também em todos os lugares e épocas, não existe uma história que seja perpetuamente feliz.Sempre vai haver um fim, um fim de uma vida, de uma felicidade. Sempre alguém vai morrer antes de você e você também um dia seguirá esse caminho.

Podem existir momentos felizes, mas eles nunca são eternos.Mas reconforta pensar que também os infelizes nunca são eternos.
Assim, tudo passa.Mesmo que as lembranças fiquem causando momentos de saudade e sofrimento por infelicidade passadas ,é igualmente assim como os momentos de glória, que são belamente recordados quando os infelizes estão ao ponto de dominar por completo a sua mente.

Resumindo, não existem histórias felizes e tristes por completo, só existem histórias que sejam os dois ao mesmo tempo, ou ainda os dois e um pouco mais....
 
Creio que as histórias da TM de fato são carregadas de tristeza: baladas como a de Beren e Lúthien, de Eärendil, de Túrin, de Maeglin, de Fëanor, de Celebrimbor, e até mesmo de Arwen e Aragorn e de Melkor são histórias fundamentalmente tristes. Acho isso porque todas são, fundamentalmente, histórias sobre perdas. A perda das Silmarilli, a perda das Duas Árvores, a perda de Aragorn por Arwen... E a perda de Melkor: a perda da capacidade de criar (apesar de nunca ter sido sua, ele só podia deturpar as crias alheias depois de sua rebelião durante a Música dos Ainur), e mais tarde a perda gradual de seus poderes, e sua soberania, e por fim a perda de sua liberdade quando foi atirado ao vazio.
 
Pensando por um lado, talvez existam apenas história tristes na TM. Vide o próprio SdA: apesar da queda de Sauron e da salvação de todos, Frodo não se salvou e acabou tendo de ir embora.

Mas a mais significativa, com certeza pra mim é a história de Turin Turambar!
Concordo com o Snaga em todos aspectos.
A Guerra do Anel teve um final feliz para todos, manos para o principal, Frodo, carregou feridas que o acompanharam durante toda a vida, e teve que se separar daqueles que ele amava e do lugar que amou para poder cura-las.
E Turin teve a pior sina de todos os seres da Tm, amaldiçoado por Morgoth, ele viveu sua vida com heroismo e desgraças. Sempre onde houvesse um ato heróico também uma desgraça. :think:
 
1º) Para mim há histórias simplesmente, com momentos tristes e felizes, independente do desfecho de cada uma delas. Da mesma forma como na vida temos momentos tristes e momentos felizes, assim encaro o Legendário.

2º)Eu acho que todas as histórias da Terra-Média são histórias repletas de provações, sim (até porque, caso fosse o contrário, os Livros de Tolkien seriam extremamente enfadonhos), mas acho também que provações não necessariamente se esquivalem a tristezas.

3º) Acho que Aragorn só estava tendo uma crise EMO ao dizer isso. :hihihi:
 
Toda história tem que ter ao menos uma parte triste... porque história toda feliz não tem graça! Temos como exemplo Sam que apesar de passar por tudo no final acaba por casar-se como queria.

Concordo com você, se a história for completamente feliz não tem graça, por isso tem que ter uma gota de tristeza, isto dá emoção.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo