1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Histórias de fantasmas

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Anica, 30 Mar 2008.

1. Anica

Anica Usuário

Nós temos já um tópico sobre histórias de vampiros ( http://www.meiapalavra.com.br/showthread.php?tid=60 ) mas achei que estava faltando aqui mais um tema abordado na literatura de horror, as histórias de fantasmas.

Eu sei que normalmente por história de fantasma as pessoas entendem literatura de má qualidade (ou qualquer coisa do gênero), mas para esses eu indico a leitura de A Volta do Parafuso (sobre o qual já falei por aqui: http://www.meiapalavra.com.br/showthread.php?tid=127 ). Então, para os que gostam de histórias do estilo, abro aqui o espaço para trocarmos opiniões e sugestões (bem como para falarmos dos nossos favoritos).

2. Zuleica

Zuleica Usuário

História sobrenatural, fantasmagórica, conhece esses termos? :eek:
    Do tempo em que o assunto morte era por demais assustador.
    A graça que Terry Pratchert emprestou a "Morte" (personagem de Discworld) traz sorrisos a um assunto que antes dava arrepios. Os convites e as facilidade que Morte oferece a Rincewind, para chegar a um lugar 800 quilômetros dali, onde seria fácil morrer, misto de cortesia e praticidade, uma proposta tipo: colabore com o inevitável, é ilário. Depois de Terry Pratchett desmoralizar fantasmas e o ceifador de vidas, tornando-os engraçados, sei não se conseguiremos causar calafrios, é um desafio interessante.
    Por enquanto quando o assunto é o sobrenatural, me vem a mente "Apontamentos de História Sobrenatural" e "A cor do invisível" do Mário Quintana, mas... isso é poesia. :dente:

3. Tilion

Tilion Administrador

Sobre histórias de fantasmas, dois escritores são essenciais: M. R. James (o mais do gênero) e Sheridan LeFanu - este último inclusive tem uma história de vampiro seminal, "Carmilla".

Tenho planos de tradução para os dois, que são mais que recomendados. :)

4. Zuleica

Zuleica Usuário

H.P.Lovecraft parece ter sido o inventor do gênero "Histórias sobrenaturais", criou uma imensa mitologia que inclui vampiros, espectros e monstros.
    Algumas bandas de Rock fazem homenagens a Lovecraft em suas musicas, bandas como: Metallica - Call Of Cthulhu (faixa instrumental), Black Sabbath - Behind the Wall of Sleep e outras.
    Algumas de suas obras,
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    e
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ,
    ,
    - organizador é Douglas A. Anderson.
    Alguém já leu alguma obra dele?

5. imported_Amélie

imported_Amélie Usuário

Não é muito meu gênero preferido, mas tive uns medos múltiplos lendo histórias de fantasma do Stephen King!

6. Tilion

Tilion Administrador

Na verdade, ele está mais para inventor do "horror moderno", tal como Tolkien está para a "fantasia moderna", pois antes de Lovecraft já havia gente escrevendo consistentemente histórias sobrenaturais, como Poe e o James e o LeFanu que citei antes, além de Algernon Blackwood e Arthur Machen, ambos influências muito fortes no Lovecraft, que simplesmente admirava as obras desses dois.

Na parte de criação de mitologia, ele também não foi o precursor, embora a que tenha criado (os "Cthulhu Mythos") tenha tido os maiores efeitos de duração e influência. Antes dele Lord Dunsany já havia criado algo assim em seus contos de fantasia, e foi influência direta no Lovecraft (reconhecida pelo próprio em cartas e visível em contos de determinado período).

Para quem se vira bem lendo em inglês, sugiro esses três livros:
    ,
    e
    , que contêm praticamente todos os contos dele, com textos corrigidos e extensamente anotados pelo maior estudioso de Lovecraft, S. T. Joshi. São simplesmente as edições definitivas dos contos dele. Tenho os três e recomendo sem dúvida alguma.

De especial destaque são os contos "The Call of Cthulhu", "The Dream-Quest of Unknown Kadath", "The Whisperer in the Darkness", "The Shadow Over Innsmouth", as novelas "At the Mountais of Madness" (que vai virar filme, se não me engano) e "The Case of Charles Dexter Ward", "The Doom That Came to Sarnath" (bem dunsanyano, assim como "Kadath"), "The Cats of Ulthar" e "The Shadow Out of Time".

7. Zuleica

Zuleica Usuário

Uhuhu, maravilha. Deu para organizar os arquivos mentais :)

8. Skywalker

Skywalker Great Old One

Eu também tenho esses três (por indicação do Gabriel :g: )... são absurdos. Os comentários e citações das cartas do Lovecraft adicionam muito na qualidade da coleção (que é bem baratinha!).

9. Clara

Clara O^O Usuário Premium

De histórias de fantasma li e gostei de "A assombração da casa da colina" de Shirley Jackson, história bem clássica que inspirou muitas outras histórias e filmes de fantasma e "O Cemitério Maldito" do Stephen King.
    Mas eu gosto mesmo é dos contos de Guy de Maupassant "A Orla" é ótimo! :sim:

10. Breno C.

Breno C. Usuário

Assim tirando uns contos pra um RPG que eu jogava e uns contos do Lovecraft, eu não li muito sobre Fantasmas. O livro que eu mais gostei que tinha essa temática foi a série A Mediadora, que é meu "Crepúsculo", com essa coisa mais adolescente de ser.

11. imported_Rafaela

imported_Rafaela Usuário

Adoro historias de fantasma. Li a muito tempo A Volta do Parafuso e confesso que não entendi
    pq o garotinho morreu no final
    . Por gentileza, alguém poderia me explicar? E um livro que adoro, não é bem de fantasma, mas eu recomendo Horror em Amytiville (ñ sei se é assim que se escreve, mas dá para entender - eu acho ¬¬).

12. Anica

Anica Usuário

rafaela, cuidado com os spoilers, né. sobre a pergunta, ao que eu me lembro...

...ele morre de susto, no final das contas.

13. imported_Rafaela

imported_Rafaela Usuário

:calado: Desculpe!!!!! E Obrigada.

eu pensava que ele era fantasma mesmo, igual um filme que eu adorava quando era pequena. De um médico (eu acho) que vai para uma casa onde tem um senhora, uma moça e seu irmão e ele vive lá, se apaixona pela moça e só no final descobre que eles são fantasma. Pena que eu não lembro o nome pq é muito bom

14. Thorondir

Thorondir Usuário

Tipo
    "Os outros"
    ?

15. imported_Rafaela

imported_Rafaela Usuário

Mais ou menos. Vou tentar lembrar o nome do filme.

Compartilhar