1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

História Japonesa

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Amani, 10 Mar 2008.

  1. Amani

    Amani Usuário

    Alguém por aqui gosta de História Japonesa?
    Poderiam me indicar livros sobre o assunto?
    Me interessei muito depois de assistir um documentário no Discovery sobre a Batalha de Okinawa, os ataques suicidas japoneses e tal.. Muito interessante :think:
    Me ajudem!
     
  2. Hellchan

    Hellchan Bad things with you...

    Corações Sujos, o nome do autor ta ai na minha assinatura.
    É uma história veridica, sobre como os imigrantes japoneses se dividiram e quase guerreraram entre eles aqui no Brasil quando a segunda guerra acabou. Isso porque havia os japoneses que não acreditavam que o Japão pudesse ter perdido a guerra (estavam há mais de 2000 anos invenciveis) e achavam que era um plano do Brasil fazer isso, para desacreditar os imigrantes.
    Muito bom, é a segunda vez que to lendo, vale a pena.

    Não sei se você prefere ficção ou assim mesmo. Eu também tenho um livro que se chama Fabulas e Lendas Japonesas, eu vou ver o autor, e depois posto aqui.

    Bjus
     
  3. Amani

    Amani Usuário

    Adoreiiii a dica!! Obrigada!
    E, por favor, não esqueça de postar o nome desse outro autor. :dente:
     
  4. Kainof

    Kainof Sr. Raposo

    Não é muito minha praia, mas eu tenho um livro lá em casa, clássico sobre o assunto aliás:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    do francês Maurice Pinguet.

    Se tornou um paradigma em estudos do suicídio, tanto no ocidente, quanto no oriente. No livro, o autor comenta algumas formas de suicídio, desde o estoicismo, aos samurais e kamikazes à contemporaneidade, do desespero existencialista e etc.

    É facinho de ler. Talvez as citações e bases históricas atrapalhe um pouco quem não está acostumado. Mas pra quem quer cursar história, né...?
     
  5. Hellchan

    Hellchan Bad things with you...

    Um livrinho um tanto quanto fúnebre, não? :mrgreen:

    E Amani, o livro ta guardado, mais acho que até quarta, eu desempacoto ele, e te falo. Não vai dar pra ser muito rápido não.

    Bjus
     
  6. Amani

    Amani Usuário

    Acertou meu ponto fraco! Quero exatamente isso! =D Muito obrigada.
    Mas quem souber mais coisas, pode dizer por favor. Agradeço muito.
     
  7. Kainof

    Kainof Sr. Raposo

    Que bom :obiggraz:. É um bom livro, aproveite.
    Ele atualmente está esgotado, mas não é tão difícil encontrá-lo em sebos (o meu veio de um) e bilbiotecas. Como eu disse, o livro é um clássico sobre o assunto.
     
  8. Eu te aconselharia a começar lendo romances japoneses. Eles informam bastante como é a cultura desses povos. Eu também gosto muito. Tem alguns filmes ótimos!

    Te aconselho a comprar esses dois títulos. Eles mostram a cultura e como os personagens tentaram conviver com essas dificuldades.

    Memórias de uma Gueixa
    A saga de Otori

    E boa leitura!
     
  9. dambros

    dambros Usuário

    Não sei como não mencionaram esses livros ainda, mas acho que qualquer pessoa amante do mundo oriental como eu, diria que algumas obras são leituras obrigatórias:

    Xogum: A Gloriosa Saga do Japão
    Musashi

    Leia essas obras e garanto-lhe horas muito agradáveis de leitura.

    Apesar de Musashi ter sido sem dúvida uma das melhores obras que já tive a oportunidade de ler, imagino que no seu caso Xogum seja a obra perfeita. Como definiram a obra "Xogum está para o Japão como E o Vento Levou está para o Estados Unidos".
     
  10. Hellchan

    Hellchan Bad things with you...

    Musashi é bom
    mais é uma leitura um pouco... cansativa...
    Mais vale a pena

    Ok, tenho uma péssima noticia
    acho que Fábulas e Lendas Japonesas não deve achar mais XD
    A não ser em sebos, tava olhando o livro, não tem nem autor! É uma coletânea mesmo de fábuas e lendas contadas no japão. Foi publicado pelo Circulo do Livro em 1987 e a venda era somente pros sócios do Circulo...
    ^^""""
    Gomen nasai

    Bjus
     
  11. Amani

    Amani Usuário

    Hein? Como? o_O
    Poxa... snif... vou achá-lo assim mesmo!
    E para todos, já estou providenciando os livros. Obrigada =)
     
  12. moriel

    moriel Banned

    A literatúra do periodo Heian. Digamos Sei Shonagon.
    Só não sei se teria algo traduzido para português.
     
  13. Primula

    Primula Moda, mediana, média...

    Norwegian Wood, de Haruki Murakami é uma boa pedida a respeito de vivência de estudantes universitários no Japão dos anos 70 (ou 60? nao lembro)

    Em termos de quadrinhos, recomendo Na Prisão de Kazuichi Hanawa, que sem complexo de Papillon (Oh, como sofri, coitadinho de mim, os guardas são autoritários) descreve como foi a vida dele cumprindo pena por porte de armas.
     
  14. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Foi você quem pediu, Amani. Agora, é só escolher os livros que possam lhe interessar sobre a história do Japão :wink:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    Última edição: 12 Mar 2008
  15. Amani

    Amani Usuário

    Site maravilhoso! =D
    Muito obrigada Elring!!

    Dá pra aprender muitas coisas legais sobre os japoneses! Ebaaaaaa :dente:
     
  16. Amani

    Amani Usuário

    Mais livros mórbidos como "A Morte Voluntária no Japão"? :dente:
     
  17. Ben Kenobi

    Ben Kenobi Aprendendo com um

    Putz,eu adoro Japão-feudal,um livro bom que fala sobre esse assunto é Xògum que foi série a alguns anos e Tai-pan ambos de James Clavel,acho que vc iria gostar,Tambem tem Hagakure o livro samurai mas esse não li inteiro,aqui na minha cidade é facil achar coisa japonesa,a biblioteca fica na Praça do Japão,eu moro do lado de uma asssociaçao japonesa só faltava ter aula de kendo heheeh.
     
  18. Lune

    Lune Death .

    História do Japão em geral?
    Eu li 'Memórias de uma gueixa' de Arthur Golden e retrata bem como as gueixas eram tratadas, como o Japão sofreu com a segunda guerra mundial e etc.
     
  19. DiegoFerrite

    DiegoFerrite Usuário

    olha, de japonês eu só entendo de mangá. Mas se você quiser saber mais sobre a história mesmo antes de começar a elr os romances que indicaram, o Banco Real patrocinou um livro que chama "Guia Japão para brasileiros". Na verdade é um guia para brasileiros que vão visitar o Japão pela primeira vez, mas parece ser interessante. E é uma homanagem do Banco Real ao centenário da imigração japonesa no Brasil.
     
  20. Tilion

    Tilion Administrador

    De história mesmo, não romance, um bom livro em português é História dos Samurais, de José Yamashiro, que mostra com consideráveis detalhes a origem, ascensão e queda da classe guerreira no Japão. Infelizmente está fora de catálogo há anos, mas talvez ainda seja possível encontrar em algum sebo. A minha edição é do final dos anos 80.

    Sobre a história geral, não há nada em português, mas para quem lê em inglês há os ótimos três volumes escritos por George Sansom: A History of Japan to 1334, A History of Japan, 1334-1615 e A History of Japan, 1615-1867. A
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    aparentemente vai republicar os livros a um preço mais camarada, já que a edição mais recente sai por uns US$30 cada volume.
     

Compartilhar