1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

História dos Idiomas

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Clarice Starling, 29 Mar 2003.

  1. Clarice Starling

    Clarice Starling Usuário

    Estou abrindo um espaço para as pessoas que souberem e quiserem colocar dados da história de algum Idioma. É interessante..

    Bom, aqui vai um pouco sobre a Origem da Lingua Portuguesa:

    Havia dois tipos de latim:
    Culto - falado por nobres e escrito
    Vulgar - apenas falado(pelo povo)
    A partir do Latim Vulgar, houve uma transição, onde o latim vulgar foi modificado pelos falares regionais dos povos sob domínio romano, dando origem a vários dialetos que recebem a denominação genérica de Romanço(do latim romanice, que significa "falar à moda dos romanos").
    No final de um processo evolutivo, constituíram-se línguas modernas, conhecidas como neolatinas. No caso particular da Península Ibérica, várias linguas e dialetos se formaram, entre eles o catalão, o castelhano, o galego-português; deste último resulta a língua portuguesa.
    Desde então a língua portuguesa se transformou de várias maneiras. Nesse processo evolutivo, destacam-se alguns períodos: fases proto-histórica, do português arcaico e do português moderno.

    As linguas neolatinas:

    Português: falado em Portugal, no Brasil e nos antigos domínios portugueses(Angola, Moçambique, Goa, Guiné, Macau, Timor Leste, entre outros)

    Espanhol: falado na Espanha, na América do Sul e antigos domínios espanhóis. Na Espanha, de todos os dialetos falados no final da Idade Média, prevaleceu o de Castela, daí ser também chamado de castelhano;

    Francês: falado na França e antigas colônias francesas;

    Provençal: falano na região de Provença, sul da França, e em algumas regiões da Suíça. O provençal foi destaque na literaruta medieval, exercendo forte influência sobre o Trovadorismo português;

    Ladino ou rético: falado na Suíça oriental, no Tirol ocidental e no extremo norte da Itália;

    Romeno: falado na Romênia.

    Italiano: falado principalmente na Península Itálica;
     
  2. Northern Lad

    Northern Lad Usuário

    Aproveitand o tópico (interessante esse seu post, Clarice), alguém sabe porque o romeno só é falado na periferia da Romênia (o centro tem outra língua, não-latina, que desconheço)? Estranho isso, jutamente o centro ter uma lingua diferente.

    Se eu achar o mapa no almanaque abril eu posto.
     
  3. Arandelis

    Arandelis If I can dream

    Provavelmente, Laurelin, a descendencia dos habitantes da periferia deve ser diferente da dos habitantes do centro... as vezes isso acontece bastante dentro de um pais, ainda mais em se tratando de um país do leste europeu, onde é comum encontrar povos de culturas distintas convivendo dentro de um mesmo territorio...
     
  4. _AsRrOuT__

    _AsRrOuT__ Usuário

    gente, me desculpem, mas num vou contar nenhuma história de língua alguma, toh postando só p/ dizer q eu amo línguas e tenho um fascínio enorme pelas suas respectivas histórias...e keria mto fazer o curso de filologia na universidade, mas q eu saiba, num temos isso no brasil, tenho um sonho de estudar filologia em cambridge, onde nosso mestre Tolkien foi professor :grinlove:
     
  5. -Feanor-

    -Feanor- Usuário

    Isso me lembrou da época do fórum preto onde metade dos membros queria fazer filologia :eek:
     

Compartilhar