1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

História do Cristianismo E do Catolicismo

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Elriowiel Aranel, 6 Jun 2011.

1. Elriowiel Aranel

Elriowiel Aranel Usuário

Como eu prometi, tá aqui o tópico pra gente falar sobre isso e parar de desvirtuar todo e qualquer tópico sobre notícias religiosas do presente! :roll:

Criei aqui no "Atualidades e Generalidades" porque não achei outra área em que ele coubesse bem.

Eu já estudei muito o assunto... mas ando enferrujada. Então antes de postar, terei que pesquisar. Aí quando eu fizer isso, edito este primeiro post.
    Claro que, independente disso, a contribuição dos historiadores do Fórum é mais que bem vinda!!!

Fazendo um resumo rápido:

Na Antiguidade havia o povo judeu que sempre foi - e é até hoje - jogado de um lado pro outro, ao sabor de tiranos e radicais.
    Aí Maria recebeu o Espírito Santo e nasceu Jesus [mas não foi no dia do Natal que comemoramos].
    Jesus pregou a sua palavra e as que ele dizia serem de Seu Pai. Ele pregava principalmente para as pessoas humildes e todo aquele que estivesse disposto a ouvir. Independente de ser ou não santificado, ele era certamente pacifista. Foi traído e crucificado.
    Logo depois, Roma começa a cair em decadência por "n" motivos, incluindo a influência cristã na população. Sendo definido por "cristãos", os judeus que aceitaram a palavra de Jesus e pessoas que seguiam a religião de Roma [que conhecemos como Mitologia Romana] ou outra religião e se converteram.
    Até que a religião é oficializada, Roma cede e passa a existir a Igreja Católica Apostólica Romana. Deixa de ser uma religião de pescadores para se tornar poderosa.

Depois disso, vieram as Cruzadas, a 1ª tradução da Bíblia em latim por Lutero para o alemão, a invenção da Imprensa, a dissidência que deu origem às outras religiões cristãs - tão válidas quanto a primeira -, a Inquisição e por aí vai...

• Ótimo Ótimo x 2
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. adrieldantas

adrieldantas Relax and have some winey

Nossa! O pessoal aqui leva os tópicos a serio mesmo (risos). Começou com um simples tópico de noticias.

3. Excluído045

Excluído045 Banned

Não entendi, o que você entende por válida? Verdadeira? As igrejas protestantes dizem que só a fé salva, a católica prega que são as obras e a fé que justificam. Como podem ser válidas duas verdades opsotas, uma tem de ser verdadeira e a outra falsa. Duh.

E a Igreja católica surgiu com Cristo confirmando Pedro como chefe do colégio apostólico, ela se tornou romana quando se separou das Igrejas orientais, ou melhor, já havia um processo de centralização de poder nas mãos dos papas por volta do século VI e VII, que só piorou.

Por isso que eu disse que santo Inácio de Antioquia já chamava a Igreja de católica no século I e outros documentos antigos corroboram tal afirmação, assim como é absurdo que a Igreja católica 'surgiu' com o Império Romano em sua decadência muito menos que o cristianismo cooperou para tla decadência.

4. Elriowiel Aranel

Elriowiel Aranel Usuário

Você acha que a "verdadeira" é a Igreja Católica... o que não significa que vocês esteja certo e nem sequer que todas as outras pessoas sejam obrigadas a concordar

2º Como eu disse no outro post, eu acredito que a "verdade" é muito maior e mais complexa do que é capaz de julgar a vã filosofia humana. Parafraseando Gandalf: nem os mais sábios conseguem ver o quadro todo!

3º Cada um tem o direito de acreditar no que quiser. Mas a Igreja Católica sempre fez de tudo para impedir que as pessoas pensassem por conta própria! Até que, finalmente, graças à Lutero, o ocidente se libertou dessa opressão.

• Gostei! Gostei! x 1
  5. Excluído045

Excluído045 Banned

Relativismo wins.

O próprio Lutero reclamou, li em algum lugar, que o livre exame dava margens a que cada fiel formasse sua própria doutrina, corrompesse a fé como quisesse.

Se a verdade não pode ser conhecida, Jesus mentiu, porque ele é a Verdade e ele se deu a conhecer. Trai o Mestre quem o despreza desa forma.

E se a verdade não existe, o que fazemos nesse fórum, debatendo, argumentando, discutindo? ALGUMA VERDADE TEM DE HAVER, algum parâmetro para julgar e decidir, avaliar e opinar. Do contrário vivemos no caos.

E como você ousa dizer que a Igreja manda a gente crer sem pensar. Você leu santo Agostinho, santo Tomás, santo Afonso Maria de Ligório? Por Deus, nós temos uma infinidade de Doutores teólogos e grandes pensadores que punham na mesa da racionalidade TODOS os dogmas da fé. É muito fácil seguir a onda da multidão e criticar a doutrina católica. Ler os documentos papais, conciliares, teológicos ninguém quer.

Anyways, excelente tópico.

6. Elriowiel Aranel

Elriowiel Aranel Usuário

O que é o certo!
    Ou você já se esqueceu do Livre Arbítrio????

E outra: quem disse que papas e padres são mais capacitados para interpretar os Livros Sagrados do que qualquer outra pessoa? Eles são tão humanos quanto qualquer outra pessoa... nem melhores, nem piores...

A questão é: qual a interpretação correta do que ele disse?
    Ele pode ter dito a Verdade... mas dizia muita coisa em enigmas... se isso não desse margem a diferentes interpretações, não haveria diferentes interpretações.

ONDE foi que eu disse que ela NÃO existe, você pode me mostrar?
    Eu disse que ela é MAIOR e mais COMPLEXA.

Muito simples: eu não sou católica e eu estudei História ;)

Portanto, eu "ouso" dizer o que eu penso sim!
    Não devo nada à Igreja e não tenho medo dela - como as pessoas que pensavam por conta própria tinham nas Idade Média e na Moderna.

Se torturar as pessoas e queimá-las na fogueira é uma maneira de fazer valer o livre pensamento e o Livre Arbítrio, estamos falando de coisas bem diferentes...

Primeiro, li pouca coisa de St. Agostinho e não gostei / discordo de boa parte.

Segundo, é muito fácil fazer discurso sobre o que você leu e sabe, mas não deixar as pessoas terem acesso à fonte.

Terceiro, é claro que não estou falando tanto assim "no presente"... Afinal, hoje em dia a Igreja Católica - ou qualquer outra - não tem escolhas... o conhecimento sobre qualquer assunto nunca foi tão acessível.
    Mas no passado, sim... as Bíblias eram confinadas e sempre escritas em latim. As missas eram em latim há menos de 1 século. E as pessoas não eram alfabetizadas... logo, era fácil manipulá-los se não tinham conhecimento suficiente para contestar. E calavam os que contestavam e provavam que estavam certos, como Galileu Galilei.

Mas a lavagem cerebral ainda resiste muito fortemente... infelizmente!

• Gostei! Gostei! x 1
  7. Excluído045

Excluído045 Banned

Ai, Aranel, é tão cansativo ficar contra-argumentando em cima das MESMAS coisas eternamente!!! Mas veja quando falei 'ousar' quis dizer que existem uma série de considerações que você não levou em conta.

Segundo, não existe lavagem cerebral. A IGREJA CATÓLICA ROMANA E A CATÓLICA ORTODOXA SÃO COISAS DIFERENTES!!!. Nessa última jamais houve uma uniformização linguísitca e litúrgica, cada rito de cada país adquiria a cultura e a língua do respectivo país. A latinização da Europa se deveu a um processo histórico bem deifnido, não foi feito apra amnter os fieis na ignorância, isso é uma ofensa à fé de muitas pessoas manifestada na devoção a inúmeros santos e pastores que guardaram a fé de forma correta durante séculos.

Mas aí temos o nó górdio. Segundo a doutrina católica romana, todo fiel deve obedecer ao Papa como se ouvisse a Cristo, já o fiel ortodoxo se mantém fiel unicamente aos desígnios dos 7 primeiros concílios ecumênicos, como forma de impedir 'adições falsas posteriores', algo de que Roma abusou. Como se vê acabamos entrando na mesma questão: o que define a verdadeira doutrina e interpretação?

A Bíblia não caiu do céum ela foi formada por homens que a consideraram canônica, PELO ESPÍRITO SANTO, que agia em suas decisões porque Jesus O enviou à Sua Igreja que jamais cairia sob o domínio do demônio. Nisso cremos. Como crer então que o estudo da Bíblia pode ser separado da autoridade da Igreja e da Tradição apostólica?

Você quer fontes?

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

8. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

Não interessam os rótulos, mas sim o conteúdo, ele a chamava de católica pois significa universal em grego (me lembro, está na Bíblia).

Não tenho nada para acrescentar, mas parabéns, Elriowiel.

9. Excluído045

Excluído045 Banned

Exato, católica a Igreja sempre foi, jamais houve uma 'fundação' de uma Igreja católica. Houve uma fundação de um papado monárquico, mas mesmo antes de COnstantino, a Igreja já tinha uma organização eclesiástica, liturgia, cânones, etc.

10. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Não tinha uma, tinha várias, depois dos concílios é que tentaram criar uma igreja, mas sempre houve várias igrejas.

11. Excluído045

Excluído045 Banned

Isso é dogma, Morfindel, a Igreja é una, independente de serem várias igrejas e jurisdições, a fé e a doutrina são a mesma, assim como os ritos. A Igreja é una na diversidade.

Isso na ortodoxa, a romana se tornou megalomaníaca graças à centralização do poder na mão dos papas.

12. Edrahil

Edrahil Usuário

Juro, acho a idéia deste tópico MARAVILHOSA! Logo voltarei aqui com algumas coisas.

• Gostei! Gostei! x 1
  13. Excluído045

Excluído045 Banned

O Edra pode conseguir um material melhor e mais abrangente já que é um católico de verdade e eu só um pinto novo, mas...

Sobre o erro protestante de considerar as Escrituras como única regra de fé, excluindo a Tradição e o Magistério:

14. Elring

Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

Uma passagem interessante sobre a origem do termo "cristão" que, em sua origem, era um apelido dado pelos moradores de Antióquia aos seguidores de Jesus. Antes disso, eram chamados por "nazarenos" ou "galileus", pois, o termo "cristo" significa "ungido", honorífico dado somente ao Messias judeu.

A passagem está em Atos 11:26.

• Gostei! Gostei! x 1
  15. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Um professor de latim me disse que o termo christianus era uma alcunha depreciativa dada pelos romanos cujo significado seria como Cristozinho, arremedo de Jesus.

• Gostei! Gostei! x 1
  16. Excluído045

Excluído045 Banned

17. Edrahil

Edrahil Usuário

Rapaz, deixa de ser grosso!!!! :lol:

Questione, mas não chute a canela.

• Gostei! Gostei! x 1
  18. Excluído045

Excluído045 Banned

Eu estou presenciando uma discussão semântica meio vazia, mas enfim, é bom porque resolve certas curiosidades. Outro ponto que seria interessante colocar são os concílios.

Listinha:

Interessante essa lista porque esses são os concílios aceitados por todas as Igrejas Católicas, a Romana e as Orientais.

Temos aqui a listinha completa dos concilios, inclusive os romanos:

Última edição: 9 Jun 2011
  19. Morfindel Werwulf Rúnarmo

E o quê? Assim como vocês cultuam um sinal de morte (cruz), também são chamados por uma alcunha irônica.

• Péssimo Péssimo x 1
  20. Excluído045

Excluído045 Banned

Existe esse artigo do Veritatis, um site de apologética católica, retirado da Revista Pergunte e Responderemos sobre um Simpósio tratando do tema da Inquisição. Aqui temos vários pontos ignorados ou esquecidos frequentemente quanso se fala do tema:

Compartilhar