Finwë Fëfalas
Nas Echoriath...
Com base nos livros: O Silmarillion e O Atlas da Terra-Média de Karen W. Fonstad pretendo fazer uma pequena descrição mais detalhada de alguns acontecimentos ambientais que ocorreram na Quarta das grandes batalhas de Beleriand, titulada como: Dagor Bragollach, a Batalha das Chamas Repentinas.
Acredito que todos sabem ou pelo menos lembram que na Dagor Bragollach Morgoth irrompeu das Thangorodrim imensos rios de chamas e que as Montanhas de Ferro vomitaram muitas labaredas que derramaram por toda a planície verde de Ard-Galen uma camada de “fogo” e “labaredas” fazendo com que todo o ambiente se modificasse. E que consequentemente virou a ser chamada de Anfauglith, a Terra da Poeira Sufocante.
Acredito que todos sabem ou pelo menos lembram que na Dagor Bragollach Morgoth irrompeu das Thangorodrim imensos rios de chamas e que as Montanhas de Ferro vomitaram muitas labaredas que derramaram por toda a planície verde de Ard-Galen uma camada de “fogo” e “labaredas” fazendo com que todo o ambiente se modificasse. E que consequentemente virou a ser chamada de Anfauglith, a Terra da Poeira Sufocante.
Hipótese de Ard-Galen (Região Verde, Terra Verde, Planícies Verdes)
Pelas descrições feitas em O Silmarillion e em O Atlas da Terra-Média podemos concluir que as planícies de Ard-Galen antes da Dagor Bragollach tinham provavelmente clima do tipo “estepe”, ou seja, um clima seco com umidade relativa muito baixa e frio com temperatura muito baixa podendo nevar em alguns períodos do ano. Sua vegetação pelo que constam nos livros era predominada por “capins”.
Podemos muito bem classificar o tipo vegetacional encontrado nas planícies de Ard-Galen com o encontrado atualmente no mundo em que vivemos, podemos dizer que existiam em suas planícies verdes “campos naturais ou campos de altitude” muito semelhantes aos encontradas na Serra Gaúcha do Rio Grande do Sul e no Planalto Catarinense em Santa Catarina (como também em outras regiões do Brasil, principalmente em regiões mais elevadas).
O termo estepe, aplicado aos campos sulinos (sulinos = Sul do Brasil), tem como argumento fundamental o clima ameno planaltino, com baixas temperaturas de inverno significativamente influenciadas pelas altitudes. O que significa inverno acentuado e verão moderado (SEVEGNANI, 2002).
Resumidamente, o motivo pelo qual existe este tipo de vegetação nos campos de altitude são as condições climáticas e edáficas encontradas, pois os solos geralmente variam de Cambissolos, Neossolos e Litossolos, ou seja, solos jovens com uma pequena camada superficial de matéria orgânica em decomposição e com afloramento de rochas no caso dos litossolos. Com estas condições ambientais (principalmente a espessura, o tipo de solo e o clima) se torna impossível ocorrer uma vegetação de grande porte como as Florestas Ombrófilas Densas da Amazônia ou a Mata Atlântica que conhecemos (KLEIN, 1980; SEVEGNANI, 2002).
Hipótese de Anfauglith (Poeira Sufocante)
Segundo O Silmarillion e O Atlas da Terra-Média, logo após a Dagor Bragollach, as planícies verdes de And-Galen tornaram-se uma região deserta e cheia de dunas, daí o nome para “Poeira Sufocante”.
Pois bem, com estas descrições me surgiram várias dúvidas que não consegui encontrar de forma alguma nos livros de Tolkien. Não sou nenhum profissional em Geologia e Minerais, porém tenho um pequeno conhecimento adquirido com leituras.
Em O Silmarillion, consta que das Thangorodrim foram derramados “fogo” e “labaredas” e que isso extinguiu com as planícies de Ard-Galen para sempre. Com esta denominação é dito que a região das montanhas das Thangorodrim era uma região de influencia vulcânica, então muito provável que além do fogo e das labaredas vomitadas pelas Thangorodrim, vieram consigo também “lava” e muita lava...
Como sabemos, os derrames de “lava” que ocorreram nas planícies verdes de Ard-Galen teriam extinguido para sempre o tipo vegetacional encontrado lá outrora. Porém quando a “lava” ou o “magma” resfriam-se eles solidificam-se e transformam-se em rochas ígneas muito duras. E é muito provável que junto com as explosões das Thangorodrim vieram consigo lava e magma e que após o resfriamento formou-se camadas de alguns metros de altura de rochas ígneas muito duras porque as Rochas ígneas (derivadas do latim ignis, significa fogo).
Pois bem, quando analisamos a composição das rochas ígneas, podemos ver que existe um teor muito baixo de quartzo que é o principal mineral formador dos diversos tipos de areias que conhecemos atualmente.
Então se existe um baixo teor de quartzo nas rochas ígneas (em torno de 12% segundo literatura que não me recordo agora a referência) como que pôde formar nas planícies verdes de Ard-Galen um grande deserto de areia e dunas??????
Acredito que Tolkien ao escrever isto não se deu conta no conhecimento da Geologia e das características dos minerais e rochas como formadores de solo.
Uma outra questão é em relação as tropas de Orcs, Dragões e Balrogs que vieram junto com a “explosão das labaredas” expelidas das Thangorodrim: Como é possível um exército de Orcs sobreviver a lava e ao magma expelido pelas Thangorodrim e ao mesmo tempo marcharem junto a elas para o Sul atravessando completamente Ard-Galen??????
Referências Bibliográficas:
KLEIN, R. M. Ecologia da flora e vegetação do Vale do Itajaí. Sellowia Nr. 32. Itajaí, Santa Catarina. 1980.
SEVEGNANI, L. Vegetação da Bacia do Rio Itajaí em Santa Catarina. A Mata Atlântica e Você, p. 85-101. Apremavi, Brasília. 2002.