1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Hexa do São Paulo amplia "medo de hegemonia"

Tópico em 'Esportes' iniciado por Deriel, 14 Dez 2008.

  1. Deriel

    Deriel Administrador

    [
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ]

    Estou colocando na íntegra esta notícia/artigo pq ela é uma excelente resposta àqueles contrários aos pontos corridos, achando que mata-mata resolve algo. Na verdade não resolve, só premia a incompetência, a falta de programação e o atraso.

     
  2. ExtraTerrestre

    ExtraTerrestre Usuário

    Só não concordo muito com o Zagallo de quando ele diz que os outros times vão conseguir se adaptar e o campeonato voltar a ser cheio de incógnitas com muitos possíveis campeões.

    Para acontecer, no mínimo do mínimo, deveria acontecer uma renovação política dentro dos clubes de futebol, sem Conselheiros vitalícios e coisas do tipo, pois 95% dos presidenciáveis dos clubes de futebol em geral já são corruptos, sem conhecimento técnico e com mentalidade bastante atrasada. Há dois modelos com casos de sucesso a serem observados: o de um clube-empresa fechado ou o modelo "democrático", com eleições e contas abertas aos sócios do time em geral.

    Sem a reforma dos modelos político e financeiro dos clubes de futebol, a reestruturação administrativa e técnica jamais ocorrerá, pois não há quem se interesse por isso.
     
  3. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Acho q essa é sim a tendência. Eu por exemplo gosto do mata-mata. Ou pelo menos aquele sistema do classificam 8 para duas chaves de 4. Mas não acho que é o sistema mais justo não, apenas o mais emocionante mesmo. Em Justiça o pontos corridos é disparado o melhor.

    Acho que existe sim uma tendencia de lyonisação no campeonato brasileiro. Lyonisação como uma analogia ao Lyon 7 vezes campeão francês seguido. A verdade é que em um campeonato de pontos corridos um time pode vencer sem a melhor estrutura, como o Flamengo poderia no ano passado se tivesse tido um 1o turno melhor. Mas a tendência é que a cada 10 campeonatos pelo menos 8 fiquem com o time de melhor estrutura.

    Não acho no Brasil que isso vá ficar só com o o São Paulo. É um processo que um dia vai ficar mais equilibrado, mas isso vai pender pro lado do estado de São Pauo sim, que é o mais rico e populoso do país e por isso concentra a renda, o poder de compra e portanto os maiores patrocínios. Nisso, o Cruzeiro e o Inter vem sendo excessões a regra. Tem patrocínio bem menores mas com boas administrações tem mostrado que dá pra fazer frente.

    No Vasco eu tenho esperança com o Roberto que a gente inicie a caminhar por esta estrada. Não necessariamente com o Dinamite até o fim, mas já é uma ruptura da política dos grandes medalhões e técnicos boleiros.
     
  4. Ramalokion

    Ramalokion Mecha-de-Folha

    Pra quem ainda discutia comigo quando eu dizia que o Zagallo nunca entendeu nada de futebol e só fez prejudicar o esporte bretão: alguma dúvida ainda?

    Essas merdas não morrem... Zumbi desgraçado!
     
  5. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    Mata-mata dá mais emoção ao futebol, ainda sou totalmente a favor. O campeonato brasileiro nunca mais foi o mesmo com pontos corridos.

    Mata-mata não premia a incompetência, mas a capacidade de lidar com decisões.
     
  6. Ramalokion

    Ramalokion Mecha-de-Folha

    Na verdade eu entendo: torcer pra time pequeno, que nunca terá chance de ganhar algo baseado em boa adminsitração e panejamento, deve ser frustrante.

    Pra que tentar participar do clube e melhorar o nível dos dirigentes com votos quando vc pode ficar xingando após mais uma derrota? Pra que cobrar planejamento, salários em dia e melhor condições de trabalho se é bem mais legal xingar o técnico e os jogadores, né?

    PARABÉNS! Vc é torcedor de um time mediocre!! MATA MATA JÁ!!
     
  7. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Pára! Mata mata já se foi. Só falta os caras quererem que volte as finais de 3 jogos, né?

    No primeiro Semestre temos Libertadores, Estaduais e Copa do brasil. 3 torneios com mata mata. E no segundo ainda tem a Sul-Americana. Ou seja, são 4 torneios mata mata por ano. Não tá bom não? E temos o Campeonato Brasileiro, em pontos corridos, que é usado para ver quem é o melhor clube do brasil, e ponto.

    E digo mais, está quase tudo ótimo, só acho que o nosso calendário deve SIM se ajustar ao Europeu. De que adianta taparmos o sol com a peneira? Chega junho/julho, todos ficam desesperados, os melhores jogadores partem, o campeonato muda, etc....por que, então, não ajustamos o nosso caléndario ao Europeu? Teríamos um campeonato igual, do começo ao fim. É só ver o Flamengo. No começo, estava sobrando na liderança. Chegou a Janela, perdeu jogadores, e despencou na tabela.
     
  8. Wilzterman

    Wilzterman Banned

    Mata-Mata só é justo quando o formato do torneio inteiro é do começo ao fim assim como na copa do Brasil

    Campeonato brasileiro é diferente.. é um campeonato longo com muitos jogos.. A história mostrou que ao longo dos anos tivemos vários campeões totalmente injustos que somaram até mais de 10 pontos a menos que o vice-campeão.

    E o ruim do mata-mata é que se o seu time não conseguiu ficar entre os finalistas, acaba ficando sem nenhuma atividade, sem exposição na mídia e sem possibilidade de arrecadar mais. Veja o exemplo esse ano do Goiás que mesmo sem poder disputar o título faturou muito dineiro no jogo final contra o S. Paulo.

    E pra quem reclama que não há emoção esse ano durante mais de 10 rodadas tivemos 5 times com chances reais de título. Só nos confrontos diretos entre eles é que se definiu o melhor, mas dizer que faltou emoção em todo campeonato é uma verdadeira hipocresia
     
  9. Knolex

    Knolex Well-Known Member In Memoriam

    Mata-Mata é foda SIM.

    Mas não é o formato ideal pro Brasileirão.

    O grande problema é que a Copa do Brasil é uma piada, durando só metade do ano e excluindo os times que estão na Libertadores.


    Uma vez aqui no fórum eu fiz uma conta de todas as datas possíveis pra jogo, contando com competições nacionais, estaduais e internacionais (além de compromissos de seleção) e dava FÁCIL pra fazer a Copa do Brasil durando o ano inteiro sem atrapalhar os times no Brasileirão ou na Libertadores.

    Basta vontade, e podemos ter em dezembro uma final foda de assistir (o jogo mais aguardado e badalado da temporada inglesa ainda é a final da FA Cup. Pq não valorizar a Copa do Brasil dessa maneira?).
     
  10. Knolex

    Knolex Well-Known Member In Memoriam

    E outra, estaduais têm que ser meramente preparatórios de pré-temporada. Só não digo para acabar com eles porque a tradição é imensa e é a garantia dos grandes clássicos regionais e provocações da segunda-feira.
     
  11. Deriel

    Deriel Administrador

    Tem a Sul-Americana também.

    De qualquer forma, deveria postar essas datas aqui, vai que a CBF se interessa? =]
     
  12. Knolex

    Knolex Well-Known Member In Memoriam

    Eu levei em conta Sul-Americana.

    E foi aqui no Fórum mesmo que postei isso, só preciso achar.


    Se não me engano, o maior impecílho é que eu tb sugeria que Sul-Americana e Libertadores fossem ao longo do ano e paralelas (como são a Champions League e a Copa da UEFA). E isso vai contra o interesse de muitos clubes e federações por causa da janela européia que costuma gerar debandadas.


    EDIT: Achei, no tópico da Libertadores de 2006...

     
    Última edição: 17 Dez 2008
  13. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Bom..entra ano e sai ano o São Paulo é exemplo de como se gerencia uma equipe de futebol.
    Mas alguém copia?
    Claro que não né? Porque fica muito mais dificil lavar dinheiro, fazer mafias, politicagem etc desse jeito.
    No são paulo, só o clube ganha $$.
    Nos outros clubes, só dirigente ganha dinheiro.
     
  14. Ramalokion

    Ramalokion Mecha-de-Folha

    Boa Mene! Esse é o ponto: todo mundo tá vendo que é só fazer algo no estilo (não exatamente igual por cada clube tem suas particularidades) que a coisa fica boa; mas e pra convencer dirigente acostumadoa ganhar dinheiro fácil an mão de empresário que ele deve parar?

    E pra fazer o dirigente usar a grana que recebeu com bons negócios em infra estrutura pro clube em vez de comprar uma mercedes nova?

    O São Paulo TEM sim muito rolo ainda, porém os cardeais botaram rédeas curtas.
     
  15. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    Discurso que não cabe. O São Paulo foi tricampeão brasileiro, da libertadores e do mundial no modo mata-mata. Foram campanhas medíocres?

    Eu detesto o pontos corridos não como torcedor, mas como espectador. Oitavas, quartas, semi-finais, final deixam o campeonato muito mais interessante, vão sendo eliminados os times incapazes de lidar com decisões: a pressão da torcida, contusões, os momento certos de segurar o jogo ou de partir pra cima. Dois jogos, um dentro e um fora, pra mim ainda são o ideal para dar ao futebol a emoção que ele merece.

    Essa de já se saber o campeão com duas, três rodadas de diferença é lastimável.
     
  16. Deriel

    Deriel Administrador

    Só que sabemos muito bem que partidas são manipuláveis... veja as fiasqueiras do Vasco. Um campeonato mais longo também é uma certa proteção contra fraudes.

    E, convenhamos, se na minha vida eu gosto de ser premiado pelo que eu fiz e não por causa da ação de um único dia, gosto de ver isso no futebol também. O trabalho como um todo ser premiado, não aquele papinho de malandro "xá que eu resolvo".
     
  17. Ecthelion

    Ecthelion Mad

    Que dinheiro? O Clube terminou o ano com desfalque de 12 milhões de reais.
     
  18. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Echtelion, eles fizeram isso porque têm dnheiro em caixa, e não querem vnder ninguém. Uma venda de Hernanes, Miranda ou Borges, deixaria tudo no azul. Eles querem um SPFC ainda mais forte em 2009, com jogadores a mais e os mesmos jogadores que jogaram 2008.
     
  19. ExtraTerrestre

    ExtraTerrestre Usuário

    É a realidade, mesmo os times com melhor situação financeira (SP, Cruzeiro e Inter), ainda terminam o ano comumente com um pequeno déficit ou um ganho medíocre, salvo quando a equipe consegue realizar alguma venda multimilionária para algum grande clube europeu.

    A grande maioria dos clubes não têm essa possibilidade. No Galo, por exemplo, o presidente é escolhido pelo Conselho Deliberativo e só 25% dos conselheiros são escolhidos pelos sócios dos clubes sociais. No SP, como funciona?
     
  20. Ramalokion

    Ramalokion Mecha-de-Folha

    Esses campeonatos (LIbertadores e Mundial) só são assim por falta e datas. Igual Copa do Mundo. Tinha que ser Pontos Corridos.

    Catso pra que ir nos jogos bestas que todo mata-mata tem se nos Pontos Coridos TODO jogo vale.

    Além disso eu quase tive infarto vendo uns 12 jogos do São Paulo esse ano pq simplesmente valiam MUITO, memso ão tendo uma "final" em si.

    Questão de qcostumar. Mas repito: vc fala isso pq seu time não se prepara adequadamente e a única chance é em mata-mata que um evento aleatório pode beneficiar os incompetentes. Por essas e outras que basta ganhar uma Copa do Brasil, um Estadual e tá certo pra time pequeno. TE QUE MUDAR.

    O Neithan respondeu. Clube de futebol NÂO tem que dar LUCRO; o dinheiro é reinvestido (ou ao menos seria o certo!).

    Voto direto. Mudou tem alguns anos... falaram isso tmabém como um dos pontos que ajudou o São Paulo; mas tem que ter (se não me engano) 3 anos como sócio pra poder votar.
     

Compartilhar