1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Oiolossë

Oiolossë Usuário

no silma,página 47,primeiro parágrafo,diz:
    "Diz-se que,no momento em que Varda encerrou seus trabalhos,e eles foram demorados,quando Menelmacar foi subindo pelo céu,e a chama de Helluin cintilou nas névoas acima dos limites do mundo,nessa hora os Filhos da Terra despertaram,os Primogênitos de Ilúvatar."

bom,ainda no silma,no glossario,Helluin eh também chamada de "a estrela Sírius"...

Helluin seria uma das estrelas criadas por Varda??alguem sabe algo mais sobre isto??

2. Aracáno Elessar

Aracáno Elessar Nietzsche

De fato, Helluin é a estrela Sírius (como mencionou e citou).
    Ela foi uma das estrelas criadas por Varda, para iluminar os céus de Arda. =]
    Interessante é que, dentre as palavras em quenya, temos hellë, um substantivo usado para céu (diferente de hellë, como congelação, geada, frigidez).
    A construção do nome Helluin pode ser ainda sindarin, com hell ( adjetivo: nu, despido) e luin (azul).

3. Tuor

Tuor Usuário

Sim, é exatamente isso, e exatamente como Aracáno colocou também: Hilluin era uma estrela criada por Varda. Pelo que eu já li, este nome significa algo como "gelo azul", e era vista somente na Terra-Média. A minha última frase é verdadeira?

4. Aracáno Elessar

Montando o nome em quenya, sendo hellë entendido como "frost", sim, hellë - luin = helluin (blue frost).

5. Menegroth

Menegroth Bocó-de-Mola

Não to seguro quanto ao "só vista da TM"...
    Mas tá ai uma coisa que nunca vamos saber...

6. Aracáno Elessar

Eu coloquei, inconscientemente, para "iluminar os céus de Arda", mas também não posso afirmar. =]

7. Menegroth

Menegroth Bocó-de-Mola

Eu entendi bem uma certa ironização na frase "para iluminar os céus da Arda" :rofl:

8. Aracáno Elessar

Que maldade, estás me incitando ao flood, hahaha.

Não, mas como dito, não tenho mesmo nenhuma base sólida para discutir o assunto. =]

9. Menegroth

Menegroth Bocó-de-Mola

Eu entendi sim e não é flood quando estamos falando sobre uma frase diretamente ligada ao tópico...

Eu sempre me perguntei se existiam outras Ardas (e existiam) e se tinham seus Melkors e Frodos...

10. Aracáno Elessar

Eu pensava sobre a questão de "Erus", se Eä era infinita, e se isso responderia a existência de Tom Bombadil...nossa, olha eu falando "achismo", minha opinião, devo estar com sono. =]

Abraços.

11. Vanagristiel

Vanagristiel With God I'm Alive!

:ahn?:

12. Menegroth

Menegroth Bocó-de-Mola

Que foi?

Não Aracáno, Eru, como diz lá no começo do Silma, era o Unico.
    Mas eu li em algum lugar que na canção não foi só feita a Arda.

13. Aracáno Elessar

Mas meu pensamento infantil ia em dissonância com a questão de Eru ser Único.

Ainda sendo opinião pessoal, creio que, assim como mencionado, haviam outros "mundos" criados por Eru Ilúvatar além do Reino da Terra. (mesmo a questão de chamá-lo "Reino da Terra" nos mostra uma tendencia a permitir a eixstência de outros Reinos, caso contrário, Terra bastaria).

Abraços.

Compartilhar