• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Hellboy (Hellboy, 2004) Pós estréia

Cara, que filme foda. :grinlove:

Eu conhecia muito pouco do Hellboy pelos quadrinhos e, putz, eu me surpreendi muito mesmo com as espectativas bem altas. O filme todo é foda. Roteiro, direção, atuação, figurino, fotorgrafia.

E caraca, é engraçado. :lol:

Ou seja, é um filme completo. Estou até em dúvida se é ou não melhor que Spider Man 2.

[quote="Fox]Por sinal, o lance da coroa de fogo ficou lindo, pela estética do conjunto e pelo simbolismo. Pô, na parte da visão do pós-apocallipse, a imagem ficou marcante.[/quote]

Ditto. Eu fiquei impressionado. A plástica daquilo foi impactante pakaz.

Sobre os vilões, eu gostei muito de todos. Aliás, a forma com o Prof. Broom morre me chamou bastante a atenção, por que o vilão realmente mostrou frieza, mas não crueldade. Ele matou, mas de uma forma rápida e indolor. Umas das coisas mais fodas do filme.

Obs. Comprei 'A mão direita da Perdição' hoje de manhã. :grinlove:
 
Taí um filme q eu gostei, mesmo sem conhecer absolutamente nada desse universo. Entretanto, o diretor agiu certo e conseguiu introduzir o mundo do HQ de uma forma breve e fácil de entender.

Confesso q no começo eu achei meio estranho aquela quantidade de raios e outros efeitos especiais, me pareceu pirotecnia. Ainda q eu estava errado, pois logo depois o diretor abaixa o facho e usa os efeitos de forma mais sutil.

Aliás, o visual do mundo de Hellboy é incrível. Desde os cenários, passando pelos instrumentos e culminando com as "criaturas". O pessoal da maquiagem está de parabéns, pois fez um trabalho tão bom quanto os orcs de SdA. Hellboy, Sammael e principalmente Abe Sapiens estão IMPECÁVEIS !!!!!

As sequências de ação estão ótimas, principalmente naquele parte em q Hellboy persegue Sammael pelas ruas e no metrô. E o melhor é q tudo é temperado com o humor negro do herói, sua displicência é hilária :lol: .

Os únicos poréns do filme são: o Hellboy bebê (achei q tava muito na cara q era digital), o rabo do Hellboy adulto (também tava muito digital) e o fogo da mulher (também não pareceu real). Além disso, foi uma pena o Rasputin não ter sido mais explorado, pois ele teria um vilão melhor. Ele entra um mistério e sai como uma interrogação :( .

Mas fora esses detalhes, o filme é ótimo. Confesso q ainda prefiro X-Men e Homem-Aranha (talvez por serem mais "verossímeis"), mas Hellboy definitivamente está entre os melhores filmes de super-herói q eu já vi.

P.S: Alguém pode me explicar direito o q eram aqueles tentáculos gigantes q aparecem quase no final do filme ???

P.S.2: É verdade q tem uma cena adicional nos créditos ??? Se tiver, dava pra descrevê-la ???
 
P.S.2: É verdade q tem uma cena adicional nos créditos ??? Se tiver, dava pra descrevê-la ???
Sim, é um dos caras que ficou no metrô (acho que no metrô) de quando o Abe desce para destruir os ovos dizendo que ainda está lá e perguntando se alguem consegue ouvi-lo
 
Nob disse:
Uglúk o Uruk-Hai disse:
Aquela hora em q ele estava com o chifre grande, e abrindo as as trancas de Ogrud Jahad ele estava agindo por vontade própria, nada com a Liz nem nada.

Na verdade isso é outra citação as HQs, alias so quem acompanha as HQs, sabe que qualquer demonio, ao dizer seu proprio nome, evoca sua "verdadeira" finalidade infernal... então quando Hellboy disse o nome dele, ele se tornou realmente o principe do apocalipse, então ao ele prova q a força de vontade dele, é maior q o proprio distino dele... e bam.. faz oq faz.

Eu estava entendendo, mas quando você mencionou essa citação me pareceu incoerente. Quando Hellboy disse seu próprio nome ele agiu por vontade própria ou o "instinto de demônio" prevaleceu?


Vontade própria... ele queria salvara a Liz. O Rasputin havia dito q se ele fizesse, aquilo ele poderia busca-la do outro lado.

Ele dis "For her.. Anung Un Rama"


Ele não questina por q ele sabe q eh verdade. Tanto q ele faz isso, depois pra ressucitar ela.


Ele sabe disso, por varios motivos, pode ser insitito mesmo, ou simplismente a infoluencia do Rasputin era o suficiente para ele acreditar...

Mas o mais importante, tb omitido no filme... o Hellboy, e um doutor em ocultimos, demonilogia, teologia, misticesmo de várias culturas e tudo q se relaciona a isso... Na HQ isso e claro.. no filme ficou meio ele como bucha de canhão dos mostros.



Na verdade foram duas coisas q eu senti falta, porem ficou meio q explicado da forma q o roteiro foi colocado. Primeiro, esse lance de invetigaçao paranormal... o Hellboy é um detetive paranormal, e ele invetiga de uma forma quase estilo Sherlok, com pedaços de artefatos misticos e tudo mais... ate q no começo rola isso. Mas no roteiro todo, a maquinaçao e do Rasputin, ou seja, nãp teve muito espaço para esse tipo de invetigaçao... apesar de eu ainda sentir um pouco dela.

E bem, o Rasputin, q ficou um vilão meio incognito, mas na verdade isso é interessante, por qna HQ é exatamente igual em Seed of Destruction... tanto q na sequecia em Despertar do Demonio o Rasputin retorna.. afinal ele vive enquanto Ogdru Jahad viver.

Pode ate ser um Spoiler do segundo filme, mas cada vez q ele morre, ele retorna para de baixo de Igdrasil, e conversa com a sua mentora a Baba Yaga, e sua casa sustentada por um pé de galinha. Onde ele espera pela proxima oportunidade... na HQ no caso, e com o poder do Conde Giuresco, um vampiro secular que ja teve um caso coma Ilza inclusive... e é protegido por Hecate uma das Gorgonas... irmã de Medusa...hehehe.

A bem, possivel q seja essa uma pitada da trama do segundo...


Não é no metro não, Devil... e o Chefe la q fica na sala do Kroenen...



A sim, as sitaçoes... relamente a espada tirada da estatua Primula, sim.. ela tem haver coma Natureza da Fera sim... hehehe.. so não nasceu nem um lirio porq ai ia ser apelaçao de mais nas sitaçoes..hehe.

Outra q quando o Hellboy cai nos espetos na sala do Kroenen, tem um cena bem parecida em Despertar, mas quem cai é o Abe... e quem joga ele é o Rasputin.
 
Uglúk o Uruk-Hai disse:
[Pode ate ser um Spoiler do segundo filme, mas cada vez q ele morre, ele retorna para de baixo de Igdrasil, e conversa com a sua mentora a Baba Yaga, e sua casa sustentada por um pé de galinha. Onde ele espera pela proxima oportunidade... na HQ no caso, e com o poder do Conde Giuresco, um vampiro secular que ja teve um caso coma Ilza inclusive... e é protegido por Hecate uma das Gorgonas... irmã de Medusa...hehehe.

A bem, possivel q seja essa uma pitada da trama do segundo...
Tava lendo ontem essa parte!
Se for será MARAVILHOSO!
E quanto aos personagens para o 2º?
Quais você acha que Mignola e Del Toro vão pegar?
Tá rolando uns boatos que o Myers não aparece mais. . . :(
Eu gosto dele, mesmo não existindo na HQ. . .



[EDITADO]



"Na próxima aventura teremos alguns novos personagens e Abe Sapien terá uma participação mais ativa. Liz (Selma Blair) também estará de volta, assim como Jeffrey Tambor (o agente Tom Manning). Teremos uma ótima seleção de aberrações."



Fonte: Omelete
 
Uglúk o Uruk-Hai disse:
o Hellboy é um detetive paranormal, e ele invetiga de uma forma quase estilo Sherlok, com pedaços de artefatos misticos e tudo mais... ate q no começo rola isso. A bem, possivel q seja essa uma pitada da trama do segundo...
Não é que eu lí só a quela última HQ da Mythos e senti falta disso.

Mas o que me incomodou mesmo é o Rasputim, sem desenvolvimento nenhum, achei meio... deslocado.
E os olhos do Kroenen são um lixo, que CGI porca.
 
Gondorian Blade disse:
P.S: Alguém pode me explicar direito o q eram aqueles tentáculos gigantes q aparecem quase no final do filme ???

A se vc se refere aqueles tentaculos que descem do céu quando Hellboy abre a primeira tranca. Eles são Ogdru Jahad, as 7 bestas do apocalipse, conhecidas tb como os 7 dragões. Elas estão aprisionadas em algum lugar no "espaço" ( por q espaço no mundo de hellboy significa as varias dimençoes, inclusive o inferno). Bem, elas resurgem destroem o mundo como conhecemos e depois dão abertura a um novo Édem...

Se eu não me enganar o nome dos 7 são: Nunn-Jahad, Beuu-Jahad, Nergal-Jahad, Irra-Jahad, Adad-Jahad, Nawrat-Jahad e Amon-Jahad.

Uma curiosidade é q o Abe diz ao Hellboy em sua pesquisa, q o Sammael é filho de Nergal.. ou seja, um das 7 bestas.


Essas 7 bestas, são descritas, naquele livro citado no começo, o dito la como "Des Vermis Mysteriis", e ainda cita a pagina 87.

Que na verdade é uma citação a uma parte de Lovecraft/Cthulhu mythos.

"De Vermis Mysteriis by Ludvig Prinn

Mysteries of the Worm and its author, Ludvig Prinn, were the creation of Robert Bloch, but the Latin title of the book, De Vermis Mysteriis, was invented by Lovecraft. Lovecraft’s mentions of this book are quite scant: “...Ludvig Prinn’s De Vermis Mysteriis...” (“The Shadow Out of Time”), “...old Ludvig Prinn’s De Vermis Mysteriis.” (“The Diary of Alonzo Typer”), and “...old Ludvig Prinn’s hellish De Vermis Mysteriis...” (“The Haunter of the Dark”)."



Todas as outra citaçoes referentes a coisas sobrenaturais são realmente mitos existentes ou da mitologia de alguma cultura, no caso ali usou-se muito a Russa e a Nordica. Alem da citaçoes da Sociedade Thule, que no filme Kroenen era o lider, realmente existiu, ela foi fundade em 17 de abril de 198, e ha lendas que ela ajudava Hitler era membro, e ela oa ajudava com magia negra durante a a segunda guerra.

Quem não tiver medo dessas coisas, e realmente não acreditar que seja verdade pode ler esse texto aqui, que relata um pouco da atividade da Thule:

"The Thule Society & NWO

Few people understand why we have become morally bankrupt. However, when we look at society through the eyes of God, through the Bible, we can easily see why we are facing the unprecedented troubles today. This study of America through the eyes of God is what we will always do try to here; stay with us for some eye-opening truths.

In past programs, we have stated that the New World Order could not have been realized had it not been for the intense activities of various secret societies throughout the world. We have mentioned one world-wide secret society, the Brotherhood Of Death Society, whose symbol is the skull with two crossed bones. The German Brotherhood of Death Society is the Thule Society. Adolf Hitler joined this society in 1919, becoming an adept under the leadership of Dietrich Eckhart. Later, the Thule Society selected Hitler to be their leader of the New World Order, as Eckhart revealed on his deathbed, saying, "Follow Hitler; he will dance, but it is I who have called the tune. I have initiated him into the Secret Doctrine, opened his centers in vision, and given him the means to communicate with the powers." (Trevor Ravenscroft, The Spear Of Destiny, p. 91)."


Quem quiser continuar a leitura, pode entar aqui e ler: http://www.cephasministry.com/nwothule.html

Interessante, que ele dão os dados no site, de qtos membros tem em cada país, e ate qts mortes ele ja proporcionaram. hehehe

Exelente leitura para quem não tem oq fazer... :)


Mignola vez um apanhado de tudo quando é mito, lenda e teorica da conspiração para criar o mundo do Hellboy.

Eu pessoalmente acho isso muito interessante nas historias. Ele meio que satiriza essas teorias da compiração e ao mesmo tempo da um toque extrordinario de otima leitura com referencias.
 
Orc disse:
Que na verdade é uma citação a uma parte de Lovecraft/Cthulhu mythos.
Isso é uma das coisas que eu mais gosto de Hellboy. Tem referências à obra de Lovecraft p/ fã algum botar defeito. :obiggraz:
 
E é impressionante que com o passar dos dias o filme vai crescendo na sua cabeça e vai ficando melhor a cada hora. E com o último post do Uglúk então!

As referências a Lovecraft me pegaram desprevinido no filme!
Babava no cinema, porque até então não tinha lido nada do Hellboy!

E a minha pergunta ao Uglúk continua. . . :(
Quem você acha que eles colocaram no 2º filme?
 
Eu estou num dilema.

Os melhores filmes que eu vi até agora esse ano foram invariavelmente pipocões hollywoodianos, e daqui a pouco a minha lista vai ficar insuportavelmente pop, porque Hellboy com certeza vai entrar nela, assim que eu conseguir decidir que nota dar pra ele.

Pois bem, antes de mais nada eu quero reclamar da má vontade dos críticos, que falam um monte de besteira sem parar pra pensar, só porque o filme tem efeitos especiais e gente com poderes.

Tipo, se você for olhar no RT, vários críticos falaram que o filme é uma cópia de X-Men, e isso é BULL-SHIT. Os temas são diferentes, a abordagem é diferente, a única semelhança é que os protagonistas têm poderes. X-Men fala de preconceito, esse é o tema. O tema de Hellboy é a definição pessoal, o que faz um homem ser o que é, etc. Tanto que o clímax do filme é o Hellboy negando sua origem e dizendo que ele é aquilo que o “pai” dele o criou pra ser, e não o que uma entidade infernal quer que ele seja.

Muitos críticos também reclamaram dos vilões serem muito unidimensionais e só estarem lá pra tentar dominar o mundo. Uh... bem, os vilões do Hellboy são assim, e não há nada de errado com isso. Eles não têm motivações complexas, eles são entidades sobrenaturais (e seus escravos), que mantêm as características dos personagens mitológicos nos quais são baseados. Se eles tivessem motivações complexas a coisa ia ser totalmente incoerente. Eles estão lá pra trazer o Apocalipse e pronto, a exploração do tema está no Hellboy, que existe pra ser um instrumento da destruição, mas escolhe não ser, QED.

Ok, agora que eu tirei isso da cabeça eu posso falar do filme.

Foda, super divertido, engraçado e empolgante, com cenas de ação mirabolantes e uma direção de arte que reproduz perfeitamente a atmosfera da HQ, Hellboy e Abe estão perfeitos, etc.

Alguns comentários aleatórios, aprox.:

O triângulo amoroso não me incomodou, foi engraçado e deu margem pra explorar os personagens.

O roteiro conseguiu juntar bastantes referências à HQ em uma história original, sem ferir a narrativa.

O Kroenen dá medo (e dá corda em si mesmo também, o que é cool).

O monstro lovecraftiano gigante no céu foi a visão cinematográfica mais impressionante do ano até agora.

O Abe detona, mas as legendas estragaram a melhor fala dele (vide assinatura).
 
V disse:
O monstro lovecraftiano gigante no céu foi a visão cinematográfica mais impressionante do ano até agora.

Foi exatamente o que falei acima V. . .
A cena do céu além de cair baba é muito bem feita!
Toda a idéia da cena é assutadora!
Todo o final é de absurdo pra cima!
E a fala final do Myers fecha o filme con chave de ouro!

:clap:

Mais ainda quero saber sobre a opinião do pessoal sobre os personagens e histórias para o 2º filme. . . 8-)
 
Uma coisa que eu acabei de perceber, e é mais uma evidência de como o Del Toro levou a fidelidade visual ao extremo:

O Mignola nunca usa ângulos inferiores ou superiores nos quadros, tudo é sempre reto, de frente. E no filme raramente se vê uma câmera alta ou baixa, principalmente nas cenas de ação. Há algumas tomadas com variação de ângulo, mas a grande maioria delas é básica.

Nossa, preciso rever o filme. :think:
 
V disse:
Uma coisa que eu acabei de perceber, e é mais uma evidência de como o Del Toro levou a fidelidade visual ao extremo:

O Mignola nunca usa ângulos inferiores ou superiores nos quadros, tudo é sempre reto, de frente. E no filme raramente se vê uma câmera alta ou baixa, principalmente nas cenas de ação. Há algumas tomadas com variação de ângulo, mas a grande maioria delas é básica.

Nossa, preciso rever o filme. :think:

Sim... quando vc disse agora eu tb reparei, na verdade lembrei que o resultado disso tb foi o proprio storyboard e o Mignola mesmo desenhou, Del Toro so seguiu a risca..

Apesar q tem um cena em plongée absoluto q eu achei exelente e linda, e q primeira quando aparece o sonho da Liz. A fotografia ta belissima.


Eu tb precisa, V... pela quarta vez.. hohoho. 8-)


Mas então Boreli.

Os personagens dop segundo filmes, são obvios.. Não precisa ter o Myers na verdade, outro agente ali buxa de canhão encaixa perfeitamente. porq teoricamente triagulo amorso não teremos mais ( apesar d eeu ter certeza q a Liz não fica com o Hellboy, ela entra em conflito e acha melhor nao levar pra frente) e tb nao será mais preciso introduzir a equipe.. ja conehcemos a Liz, o Abe e o Hell... pra q serveria o Myers de novo? Um link com o Dr. Broom? Ah, nao precisa...


Mas esse primeiro filme, pede um sequencia com mais Abe, apesar dele ter apercido bem, ele é tão cool q rola um sentimento de "queremos ver mais dele", e a Liz tb... Ou seja, provavelmente a seqiencia sera um trabalho de equipe dos 3... E Hellboy não tem o problema de X Men de trer q colocar novos personagens na historia.. os principais são so aqueles tres mesmo, então sem aprensetaçao podemos abordar mais cenas deles mesmo.. no trabalho deles, investigando, lutando e matando monstros e libertando espiritos etc etc.

Sobre vilão, isso isso é impossivel dizer... Hellboy não é q nem os HQs comuns q tem viloes a escolher... em hellboy pode ser qualquer criatura mitica ou teorias da cosmpiração.

Ou seja... argumento e oq nao falta, mas o problema e justamente como ele intrincam os personagens principais... Porq se vc perceber, o grande trunfo de hellboy e o relacionameto dele com o resto do mundo, então ai q ele temq trabalhar bem... ja q em um segundo filme, eu não acho q eles repitam a idea de "hellboy chave para o apocalipse"... uma trama nada haver com isso seria interessante.


mas eu ainda chego a apostar q termos o Conde Giuresco, e quem sabe um possivel retorno da Ilza para ele se tornar a segunda Hecate, uma tentativa de retorno do Rasputin impulsinado com um ajuda de Baba Yaga tb seria legal... Apesar q disseram q o Roger o Emuculo vai estar no segundo filme.. oq pode gerar situaçoes bem cool com o hellboy e ele..hehehe

E bem, ai o tabuleiro estaria armado...
 
É. Talvez sigam por essa linha e o melhor de tudo é que o Mignola vai estar junto com o Del Toro na concepção do filme. Estou terminando de ler todas as HQs. É como você falou, é tanta história mitológica que a história para o segundo pode ser qualquer uma.

Do que li até agora, e faltam poucas para terminar, a história que menos gostei foi "The Third Wish". Mas bem que poderiam botar aquela parte, ou o HB citando pelo menos que um espírito, obsessor, está atrás dele e só parou de infernizar quando deram uma galinha, oferenda, para ele. Isso é Candomblé puro! O Mignola estuda as paradas mesmo! Ele é foda! :clap:

Vamos aguardar até o final do nao para mais informações do Del Toro e sempre verificando o fórum oficial do filme, porque o diretor sempre se comunica as novidades por lá. No tópico "What Guilhermo Said".

http://boards.sonypictures.com/hellboy/



Boreli, que vai pela 2ª vez hoje! :omfg:
 
Vi o filme ontem e saí com aquela impressão de ter visto uma dos melhores filmes do ano, mas pensei comigo mesmo que poderia ser uma das minhas impressões pós-filme-foda. E não foi. Pelo menos até agora, continuo considerando mesmo(ou ainda) superior a Aranha... talvez esse seja mais facil de aceitar como "melhor", já que sua história é mais conhecida para a maioria e o filme como já foi falado aqui foi produzido para massa.

Li o tópico inteiro, graças ao filme e aos posts aqui principalmente do Uglúk, tô muito impolgado para ler as histórias. Tudo sobre o filme já foi dito aqui... portanto não tenho muito o que falar sobre...

só umas dúvidas que eu lembrei agora, talvez tenham outras e que pergunto depois, mas...
-Não entendi como eles reviveram o Rasputin. Com o sangue daquele cara lá?
-Talvez eu não tenho prestado atenção nessa parte mais que fim levaram "os" Sammael da cidade? (É NY?)
-Alguém pode explicar melhor como ele(Hellboy) faz para reviver aquele cadaver quando eles tão na Rússia?
 
Eu acho que como ele veio do inferno tem esse poder de reavivar não? Ele diz algumas palavras que deve ser o que fez o morto acordar.

Ah sim, esse tópico provavelmente é um dos melhores aqui do cinema em tempos. :D
 
Gandalf disse:
-Não entendi como eles reviveram o Rasputin. Com o sangue daquele cara lá?
-Alguém pode explicar melhor como ele(Hellboy) faz para reviver aquele cadaver quando eles tão na Rússia?

Ambos os casos são rituais, e os dois são especialistas em ocultismo. No caso de Rasputin é necessário "algo a mais" para trazê-lo de volta. Não se esqueça do que Uglúk disse: Hellboy é Ph.D em ocultismo. (e teve uns 60 anos para estudar pra caramba, apesar de não darem muita enfase a isso no filme).

-Talvez eu não tenho prestado atenção nessa parte mais que fim levaram "os" Sammael da cidade? (É NY?)

:think:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo