1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Haviam Curadores de animais na Terra Média?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Éomer, 13 Jun 2008.

  1. Éomer

    Éomer Well-Known Member

    Alguém sabe se havia Curadores de animais na Terra Média? Nos livros publicados aqui no Brasil eu não achei nada a respeito. Apenas uma passagem no RDR onde Gandalf dizia que os Gondorianos eram um povo sabio e que tratava bem os animais, mas isso é muito genérico. Talvez haja alguma coisa no material não publicado em português...
     
  2. Calenardhon

    Calenardhon Cavalariço de Rohan

    Re: Dúvida

    Tipo veterinários?Creio que em Rohan pelo menos existiam, já que aquele povo era muito afeiçoado aos seus cavalos. Com certeza era de seu interesse que seus animais sempre andassem com boa saúde.
     
  3. Fëahin

    Fëahin Aurë entuluva !!!

    Re: Dúvida

    Bom, eu acho que os personagens mais famosos que se encaixam nisso´são Radagast e Beorn. Porém como o Luiz disse devia haver alguém em Rohan. E entre os elfos também.
     
  4. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Dei só uma arrumadinha no título para deixar mais fácil futuras buscas.
    Espero que não se importe.
     
  5. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Se fala de algum poder do tipo druídico ou xamânico, creio que não vai encontrar. O conhecimento que os tratadores de cavalos possíam sobre medicina se deu mais por via do estudo de plantas e ervas curativas do que por encantamento. Habilidade esta que somente uns poucos elfos apresentavam na Terceira Era.
     
  6. Sindar Princess

    Sindar Princess Que deselegante...

    provavelmente haviam!
    e arrisco dizer que o povo que mais curava e cuidava dos animais eram os elfos.
     
  7. filippo14

    filippo14 Usuário

    eu acredito que sim,pois como á falaram aí em cima devia ter pessoas assim em Rohan e entre os elfos, mas os que mais se adaptam a esse cargo é Beorn e Radagast
     
  8. Éomer

    Éomer Well-Known Member


    A vontade, ficou muito melhor...
     
  9. Izze.

    Izze. What? o.O

    Eu creio que tenha. Se não ouvesse algum especialista em bichinhos por perto, quem cuidava dos humanos poderia dar um jeito nos cavalos, por exemplo. =B
     
  10. Turgon

    Turgon 孫 悟空

    Interessante essa questão. :think:

    Radagast acredito que tenha se tornado um grande curandeiro de animais, tanto que ele recebeu o título de ‘o que cuida dos animais’ vivendo em Rhosgobel nos Vales do Anduin.

    Vale lembrar que entre o povo de Rohan devemos encontrar muitos "curandeiros" ou médicos de Cavalos, devido suas paixões por tais animais.

    Estava pensando, acho que os Ents também deviam ter alguma habilidade de cura, já que em suas florestas, encontramos muitos animais.

    O interessante é que na obra encontramos muito mais referências a caçadores do que curandeiros de animais.
     
  11. Izze.

    Izze. What? o.O

    Talvez seja porque, nas condições em que as pessoas viviam na época, caçar pra ter o que comer era mais importante. =/
     
  12. Éomer

    Éomer Well-Known Member

    Ah propósito, no famoso código de Hamurabi escrito em torno de 1800 A.C estão contidas as primeiras leis a respeito do exercício da Medicina Veterinária, inclusive com sanções para quem por negligência deixasse morrer os animais. Isso indica que essa Nobre profissão é uma das mais antigas do mundo, provavelmente contemporânea da medicina humana.
     
  13. Turgon

    Turgon 孫 悟空

    Se formos sair um pouco da obra de Tolkien e olharmos a vida real, encontramos algo parecido. Aonde sempre tivemos muitos mais caçadores, destruidores da natureza, do que pessoas com intenção de preservá-la e manter nossa fauna.

    Pode ser, mas isso não impede de termos curandeiros, já que a preservação da espécie caçada é fundamental para que ela não entre em extinção e também para cuidar de outras espécies de animais, que não necessariamente sirva de alimento para eles.
     
  14. Calenardhon

    Calenardhon Cavalariço de Rohan

    Acho que as próprias bebidas dos Ents já eram remédios, e acho que serviam pra revigorar qualquer coisa.
    E, como os homens da floresta de Drúadan se preocupavam tanto com seu território, acho que entre eles deveria haver sábios que conheciam métodos de cura para animais também.
     
  15. Leura F

    Leura F Say tchubaruba!

    Eu acho que háviam sim curradores de animais na terra média
     

Compartilhar