• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Have you ever heard about LINUX....

Gildor disse:
InfoExame disse:
SCO dá preço ao Linux; sai mais caro que Windows

SÃO PAULO - Pode parecer incoerente, mas o Linux ficou mais caro que a grande maioria das licenças do Windows. É que a SCO liberou o preço do sistema operacional: 699 dólares por processador.


E o pior é que este preço é promocional até o dia 15 de outubro - depois, vai sair mais caro ainda rodar o sistema dentro da permissão de uso da propriedade intelectual da SCO sobre as versões 2.4 e 2.5, ou superior, do kernel do Linux.


"Nós acreditamos que os usuários do Linux devem licenciar nossa propriedade intelectual se estiverem rodando o kernel 2.4 do Linux, ou versões mais recentes, para fins comerciais", declarou o vice-presidente sênior da SCO, Chris Sontag, em comunicado oficial. "Esta medida irá assegurar que estes usuários continuarão a usar as distribuições binárias do Linux sem violar os direitos autorais da SCO".


A SCO disse que em breve vai definir os preços para outras modalidades de licenciamento, como para desktops e sistemas embarcados.


:eek:

O problema está todo na questão de a SCO ter conseguido os direitos autorais do Unix, SO que o Linux se baseou, inclusive alguns trechos do kernel do Linux são totalmente baseados no Unix.. mas o Linux é protegido pela GPL, este processo ***nunca*** vai nos atingir.

Além do mais a SCO já está sendo processada por algumas empresas como Red Hat, IBM, estas empresas alegam que a SCO está quebrando a licença GPL e está disseminando boatos...

E lembrando que estas decisões só afetam os Estados Unidos. Países como a Alemanha já barraram estas decisões...

Enfim, usemos despreocupados!
 
Hobbit de Cueca disse:
Programar em C/C++, PHP, Perl e outros é muito mais tranqüilo no Linux simplesmente porque praticamente todas as distribuições já acompanham uma quantidade enorme de pacotes para programação. Fora os ambientes para escrever código que existem aos montes também (vi, emacs, etc.).

Java? (avatar, avatar, olha o avatar!!!)

De qualquer modo, é mais rápido pra compilar?

Exato. Com 16 MB você provavelmente terá problemas com o ambiente gráfico do Linux, mas até o Windows 95 deve chiar muito com esta quantidade limitada de memória. Em modo texto, contudo, você consegue brincar com bastante coisas!

:disgusti:
Como você adivinhou?
 
Inho disse:
Hobbit de Cueca disse:
Programar em C/C++, PHP, Perl e outros é muito mais tranqüilo no Linux simplesmente porque praticamente todas as distribuições já acompanham uma quantidade enorme de pacotes para programação. Fora os ambientes para escrever código que existem aos montes também (vi, emacs, etc.).

Java? (avatar, avatar, olha o avatar!!!)

De qualquer modo, é mais rápido pra compilar?

Tem java pra Linux sim e você consegue no site da Sun:

http://java.sun.com/j2se/1.4.2/download.html

Agora, os requisitos de memória RAM são no mínimo 32 MB e recomendável mais de 48 MB no Linux.

Não programo tanto em Java mas pelo que me lembro o tempo de compilação é muito próximo do Win9x.

Inho disse:
Exato. Com 16 MB você provavelmente terá problemas com o ambiente gráfico do Linux, mas até o Windows 95 deve chiar muito com esta quantidade limitada de memória. Em modo texto, contudo, você consegue brincar com bastante coisas!

:disgusti:
Como você adivinhou?

Eu tenho um Pentium 90 MHz com 16 MB rodando Win95. :mrgreen:
 
bom Hobbit.. diga-nos algumas IDEs do Linux para algumas linguagens e pra Web development please... =) e outra coisa..

detalhezinho, o que eu tenho que configurar para fazer o Linux gerenciar o Power Down do meu PC e eu não ter que esperar ele dar todo o Halt e apertar o botãozinho pra desligar o PC... =/ isso me chateia um pouco
 
IDEs:

- emacs e xemacs :obiggraz:
- vi (modo texto) :disgusti:
- KDevelop e KStudio (não utilizo porque é pro KDE)
- Anjuta (também nunca usei, só ouvi falar que era bom pra programar em C e não sei se aceita outras linguagens: http://anjuta.sourceforge.net/)

O xemacs é o que eu mais utilizo atualmente, por suportar as linguagens que mais uso (PHP, HTML e C/C++). Pra mim, o xemacs é bem completo, mesmo sendo "um pouco" complexo de aprender.

Agora, quanto ao Power Down, eu não tenho a menor idéia, tanto que meu Linux tem o mesmo problema que o seu! Mas quando eu tiver um tempinho vou tentar resolver isto.
 
Beren. disse:
detalhezinho, o que eu tenho que configurar para fazer o Linux gerenciar o Power Down do meu PC e eu não ter que esperar ele dar todo o Halt e apertar o botãozinho pra desligar o PC... =/ isso me chateia um pouco

Bom, a primeira coisa você tem que ter uma fonte ATX obviamente, e supondo que você utilize o kernel 2.4.5 acredito que será necessário recompila-lo, ativando as seguintes opções:

Processor type and features --->

[*] APIC and IO-APIC support on uniprocessors (2.4.7)
[*] APIC support on uniprocessors (2.4.5)

Agora é só dar o shutdown que ele desliga sozinho.. bunitinhu não?!?! :obiggraz:
 
hmm essa coisa de recompilar o kernel que fode... noção alguma do que fazer! =/

Hobbit... vc falo só de IDE's mas esqueceu de citar para o que cada uma...

apesar de que eu realmente achei que se for programar algo no Linux será no vim mesmo.. afinal eu adoro o notepad, não seira diferente só pq fui pro Linux huiehuehieuhiueheuihee

PS: essas IDE's são só para C? ou não?
 
Beren. disse:
essas IDE's são só para C? ou não?

Não todas. O emacs (ou xemacs) funciona pra praticamente tudo: java, C, php, html - e por isto eu a escolhi pra trabalhar no Linux. As IDEs para o KDE eu realmente não uso e só conheço porque ou vem nas distros ou sei de gente que usa pra C (possivelmente só funcionam pra C). :mrgreen:

Fuçando no Google ou no Sourceforge você pode até encontrar alguma IDE interessante, dependendo da sua paciência. :mrgreen: Tem uma chamada Eclipse que me chamou a atenção, mas não consegui entrar no site oficial:

http://www.eclipse.org

Outras interessantes que dá pra usar com várias linguagens:

http://www.nedit.org/
http://cute.sourceforge.net/

E esta só com html:

http://darkstar.sourceillustrated.com/
 
Nem.. estes IDE's que o hobbit de cueca disseram são editores de texto simples.. a diferença é que alguns deles foram feitos pensando em ser usados para codificar, com alguns "macetinhos" que facilitam a nossa vida..

Mas servem para qualquer linguagem...
 
Hum, tava com a idéia de ingressar no universo linux sem usar distros ou interfaces gráficas (desculpa, nao sei a diferença entre uma coisa e outra). Quer dizer, começar só com o prompt mesmo. Deve ser muito mais difícil (e desafiador :twisted: ) mas eu quero tentar. Por onde começo?

Bem, se as distros e interfaces gráficas facilitarem a vida de quem tenta configurar um hardware, entãom talvez valesse a pena e instalar um desses e ficar só no prompt resistindo à tentação de usar o mouse, hum? Ou não?

E o emac/xemac serve pra Java mesmo?! Então, to feito. Acho que não tenho mais dúvida nenhuma quanto a instalar ou não Linux.
 
Inho disse:
Hum, tava com a idéia de ingressar no universo linux sem usar distros ou interfaces gráficas (desculpa, nao sei a diferença entre uma coisa e outra).

Bom, sem usar distros ou distribuições vai ser meio difícil :P

Distribuições são empresas que usam o kernel do Linux e catalogam uma série de outros pacotes (como por exemplo o x, que são as interfaces gráficas) e distribuem juntos, colocando um nome na mesma, como por exemplo Slackware, Red Hat, Conectiva...

Então todo linux de hoje é provindo de uma distro, a não ser que vc queira usar outros sistemas IX's...

Inho disse:
E o emac/xemac serve pra Java mesmo?! Então, to feito. Acho que não tenho mais dúvida nenhuma quanto a instalar ou não Linux.

Na verdade eu acho que o desenvolvimento em Java no Linux é mais natural do que no Windows... Java é muito mais cara de Linux do que Windows...
 
Sercelda disse:
Na verdade eu acho que o desenvolvimento em Java no Linux é mais natural do que no Windows... Java é muito mais cara de Linux do que Windows...

principalmente a Classe Swing!!! huiehiuehieuhiue

eu estou certo nessa afirmação não? =)
 
E não é que perdemos o rumo da conversa... :|


Bom, eu lembro que tinha comentado que estava usando o Kurumin 2.05 aqui em casa, e ia instalar no serviço.

Então, já está rodando, e eu também instalei o Knoppix e o Mandrake 9. Gostei muito do Knoppix, tem vários pacotes prontos pra rodar, inclusive uma IDE pra desenvolvimento: não sei se mais alguém está usando a QT-lib ou as bibliotecas do KDE mesmo, o que acharam?
 
Bowser... mas o Linux é colorido! =PP eu usei no trampo o Kurumin direto do CD mas não consegui ativar a xwindow direito (senão me engano é xwindow) não foi muito agradável mas paciência.

em casa direto do CD tive uma resposta melhor do Kurumin quando consegui configurar certos pormenores que em outras distros era um saco arrumar.. o problema foi no Boot pelo Disquete, que ao meu ver está com problema, pelo menos da iso que baixei, bom tirando isso tem + um detalhezinho que me desmotivou.. por mais que eu tentasse iniciar a resolução 1024x768 ele sempre ficava só em 800x600 mas talvez devido a minha pouca experiência e prática no Linux que eu não tenha acertado algo nas configs.

bom, essa é a minha "resenha" do Kurumin, na minha opinião uma bela S.O. mas com seus defeitinhos padrões =///

PS: o som tmb n funfou, como em todos os linux que eu mexi até agora =//
 
Bom... eu vou perguntar outra coisa... talvez com esse reaparecimento do C&T eu gostaria de saber... posso usar o Linux como Backup para minhas MP3? tipo como posso fazer? elaas estão numa partição Windows e eu estava pensando se eu poderia colocar na partição Linux e formatar o PC e depois recolocar elas no Windows e talz. afinal o Windows é o que eu melhor consigo mexer =/
 
O Linux consegue ler qualquer partição do windows, seja FAT ou NTFS. Mas ele só escreve em FAT, então se você tem o Windows NT, 2000 ou XP, há possibilidades de NTFS ser usado — e o Linux não consegue escrever em NTFS.

Para copiar, basta montar a partição do windows em algum lugar. Algo do gênero:
# mkdir -p /mnt/windows
# mount /dev/hda1 /mnt/windows

E agora todo o disco do Windows pode ser visto, e copiado para onde quiser com algo do tipo:
$ cp /mnt/windows/MP3/* ~/backup-mp3/

Aí depois é só fazer o mesmo processo para copiar de volta para a partição do Windows, se esta for FAT.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo