• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Have you ever heard about LINUX....

Não sei se vocês tem acompanhado um caso da SCO x IBM, onde a primeira acusa a empresa IBM de distribuir partes do código do Unix no Linux.

Mas isto não é o que importa, queria postar um texto aqui extremamente interessante, onde um professor da UNB (Universidade estadual de Brasilia), dá uma visão paronâmica do mundo GNU.

O link é este:

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/eno170620031.htm

Leitura extremamente recomendável.
 
esse negócio da SCO já vi muita gente falando que é discaração pura mesmo... eu fiquei preocupado até com meu querido Linux :mrgreen:
 
biskvito disse:
esse negócio da SCO já vi muita gente falando que é discaração pura mesmo... eu fiquei preocupado até com meu querido Linux :mrgreen:

É.. a primeira reação que eu tive quando ouvi falar do que tava rolando foi de descaso geral, mas depois que eu comecei a dar uma olhada mais atenta eu até fiquei meio preocupado, mas felizmente as coisas estão tomando uma boa direção :mrgreen:
 
Um oceano de Linux em Sinbad
Por Michelle Delio

05:20 PM Jul. 01, 2003 PT

Há mil anos, as aventuras do marujo Sinbad já faziam sucesso. Agora, o antigo herói ganha vida nova com a ajuda do Linux. Sinbad - A Lenda dos Sete Mares, o novo longa de animação da DreamWorks que estréia esta semana nos Estados Unidos, é a primeira produção hollywoodiana a ser criada inteiramente com esse sistema operacional. Mais de 250 estações de trabalho HP rodando Red Hat Linux são o núcleo da plataforma gráfica da DreamWorks.

A animação de Sinbad provou ser um teste exigente para o sistema livre. Segundo os animadores, quando o projeto começou, há quatro anos, as tecnologias necessárias para pôr em prática as idéias da equipe de produção ainda não existiam. Começar o trabalho foi um exercício de fé: os animadores começaram na esperança de que, quando chegasse a hora de fazer as cenas mais difíceis, a tecnologia de que precisavam já estaria disponível.

Os maiores problemas enfrentados pelos animadores eram as mulheres e o oceano. O filme possui inúmeras cenas ambientadas no mar. Os movimentos da água estão entre as coisas mais difíceis de serem animadas de forma realista. Os modelos matemáticos necessários para garantir que as ondas, marolas e respingos tenham um aspecto convincente e interajam da forma que as platéias esperam são um verdadeiro desafio computacional, afirma Skottie Miller, engenheiro da DreamWorks.

Mike Balma, estrategista comercial de Linux da HP, disse que a empresa trabalhou com o departamento de efeitos da DreamWorks para desenvolver um meio de apressar a produção das cenas envolvendo água. Se tivessem sido feitos pelo método tradicional, segmento por segmento, os oceanos do filme teriam prolongado em anos o seu tempo de produção.

Eles apresentaram uma solução inovadora: em vez de compor o oceano quadro a quadro, seria mais eficiente simplesmente renderizar um oceano inteiro e deixar que se movesse sozinho. Uma vez pronto esse cenário virtual, os animadores poderiam captar os segmentos necessários para cada cena, com os ângulos que melhor atendessem aos seus propósitos, acrescentando os elementos de paisagem necessários para cada trecho.

"Quem curte animação vai adorar as simulações de água", disse Miller. "O mesmo vale para os navios. Sinbad e sua tripulação passam boa parte do filme a bordo do Quimera. Os modelos do navio são incrivelmente detalhados. Usamos 20 mil texturas para obter o visual perfeito".

As sereias, criaturas que atraem os marujos contra ilhas rochosas, são os personagens mais perigosos enfrentados por Sinbad - e também as mais difíceis de animar. A equipe da DreamWorks estudou movimentos de ginástica, balé e dança moderna e analisou horas de filmagens submarinas para compor os movimentos suaves que estas "mulheres de água" poderiam fazer.

Mas as sereias ainda pareciam bonecas de plástico até que o departamento de efeitos acrescentou às cenas um sistema de partículas - uma técnica que cria automaticamente milhares de pequenos pontos de imagem capazes de interagir entre si, cada um com suas próprias características de luz e sombra - criando as cortinas d'água de aspecto natural que dão a esses seres sua aparência líquida.

O cabelo das sereias foi, também, um desafio. Cada uma delas tinha dezesseis mechas de cabelo, cada uma com, no mínimo, sete controles usados pelos animadores para manipular sua forma. Fazer com que uma dessas mechas se movesse do jeito certo era difícil, mas fazer com que todas ganhassem o movimento correto foi um verdadeiro teste de tecnologia e paciência. Os animadores admitem que, em vários momentos durante a produção, suas sedutoras sereias se pareciam mais com medusas monstruosas do que com qualquer outra coisa.

Muitos dos personagens de Sinbad foram desenhados a mão e depois integrados ao cenário, criado por computador. Para isso, a DreamWorks usou um programa chamado Toon Shooter, com o qual é possível escanear desenhos e incorporá-los sem falhas aos gráficos digitais. "Era importante encontrar um meio de incorporar estes personagens sem perder as qualidades mágicas criadas pelos animadores", diz Balma, da HP. "O Toon Shooter é uma forma totalmente automática de recolher estas imagens e colocá-las em cenas tridimensionais".

A DreamWorks usava o Unix em seus computadores, mas mudou para o Linux há alguns anos por acreditar que o sistema é o futuro da animação, conta Miller. "O Linux oferece uma forma econômica de colocar os computadores mais rápidos do mercado diante de nossos animadores", ressalta.

A DreamWorks usou servidores Linux para criar imagens detalhadas a partir de contornos simples em Shrek, seu longa metragem premiado com o Oscar. Com Sinbad, a maioria dos 250 animadores trabalhou diretamente com o Linux, usando estações de trabalho com processamento 3D acelerado e dois monitores da HP. "Ouve-se muito a respeito do Linux não estar pronto para funcionar em máquinas desktop", disse Jeff Wood, diretor de marketing de produtos para estações pessoais da HP. "Bem, este é um exemplo de que o Linux está mais do que pronto: centenas de animadores usaram o sistema para produzir um filme diretamente a partir de suas máquinas".

Fonte: http://br.wired.com/wired/tecnologia/0,1155,13933,00.html

O que mais me chamou a atenção foram as duas últimas frases do último parágrafo.
 
pra min o linux e um grnde avanço vc ja tentou comparar um servidor de web em windows e um em linux a muita diferençA
e em games entom pega um server dedicado em win e outro server dedicado em linux

eu vi meu k6-2 400 rodando mdk 9.1 no modo de texto bater em muito um athon xp 1.8 rodando win 98 num server de cs

sem contar que se igualou quando eu abri o Xwindows e fui fazer o mesmo


ja em jogos naum tenho muita pretenção mais vi o hl rodar redondo usando o wineX no meu mdk so que naum tinha aberto o modo grafico
rodo praticamente = ja o que eu adorei foi saber que nosso querido tetrinet tem versao pra linux e doon e Q2 tbm rulan

a unica coisa que aina naum rulou foi meu winmolden porque ele ta meio baleado
mais ja estou trabalhando nisso
 
Qual a menos pior? :mrgreen:

Eu diria que é a Red Hat mesmo, mas a Conectiva ganha pontos por ser em português.

(eu devo voltar a usar Linux lá pela versão 11 ou 12 do Red Hat)
 
A Mandrake era muito fácil de instalar, mas pelo menos quando eu testei era muito lenta para rodar.... :?
 
Re: Qual a melhor distro do Linux?

Kabbalist disse:
Mandrake? Conectiva? Slackware? Red Hat? QUAL É DEFINITIVAMENTE A MELHOR? 8O

Hummm eu acho que o seu ponto de vista é muito generalista :mrgreen:

Diga-me para qual o propósito que eu te direis qual é a melhor :obiggraz:
 
bem pra min o melhorin mesmo e o slack pelo que eu usei a velocidade dos procesos e muito bom sem contar a estabilidade mais eu tirei agora linux pra poder jogar age em rede hauahuahauhuhauhuahua o winex naum consegue rodar age of empire 2 :~~~ entom vo voltar pro win 98 so pra poder jogar XD
 
bom, pelo que eu sei de Linux ( que definitivamente não é quase nada) nã existe a Distro Melhor! cada uma tem suas vantagens e talz... mas a Slackware para começar na minha opinião é meio impossível... =/ sei lá, nunca tentei instalar mas já me falaram bastante da complexidade desta a nível de instalação e configuração, talvez seja mais simples se vc tiver algum conhecimento nessa área...
 
Bem, antes de tudo, gostaria de agradecer a vocês por todas essas informações. É que hoje eu precisei fazer uma prova e...caía Linux. Eu só tinha arranjado umas apostilas nojentas, enormes e inúteis na net, estava desesperado...quando me lembrei deste tópico. De fato, ele me salvou. Eu que nunca tinha mexido com linux, vim dar uma olhada aqui e...acho que não fui tão mal.

De quebra, eu até comecei a me interessar por esse SO. Mas, por enquanto, eu não tenho hardware de qualidade pra rodar isso (16 de RAM serve?). E não to a fim de intercambiar hd's de cá pra lá e de lá pra cá. Vou levando com o uindous e aguardando um momento favorável à troca.

Só uma coisa: alguém aqui programa em ambiente Linux? É melhor, pior ou mesma coisa? Afinal, esse é o propósito da melhora do hardware... :|

Eu tinha muito preconceito com Linux. Nunca tinha mexido, nem nada...mas tava tão próximo dos bugs do windows: conhecia cada um, velhos amigos e tal... Mas já to disposto a instalar linux. Talvez pelo mesmo motivo do Vela no começo do tópico: conhecer, pra depois quando precisar, saber.
 
Inho, eu não programei ainda em Linux, mas deve ser até mais propício e fácil, eu acho, já que ele foi feito para se mexer e desenvolver por conta própria né =)

outra coisa.. senão me engano dá ara rodar o Linux (modo texto apenas) num 486 com 4 de Ram.. então acho que o seu 16Mb só não ajuuda pq necessita dé ambiente gráfico (senão me engano o recomentdado é 64Mb.. mas não estou 100% certo afinal não mexo tanto com Liux qto gostaria)
 
Beren. disse:
Inho, eu não programei ainda em Linux, mas deve ser até mais propício e fácil, eu acho, já que ele foi feito para se mexer e desenvolver por conta própria né =)

Programar em C/C++, PHP, Perl e outros é muito mais tranqüilo no Linux simplesmente porque praticamente todas as distribuições já acompanham uma quantidade enorme de pacotes para programação. Fora os ambientes para escrever código que existem aos montes também (vi, emacs, etc.).

Beren. disse:
outra coisa.. senão me engano dá ara rodar o Linux (modo texto apenas) num 486 com 4 de Ram.. então acho que o seu 16Mb só não ajuuda pq necessita dé ambiente gráfico (senão me engano o recomentdado é 64Mb.. mas não estou 100% certo afinal não mexo tanto com Liux qto gostaria)

Exato. Com 16 MB você provavelmente terá problemas com o ambiente gráfico do Linux, mas até o Windows 95 deve chiar muito com esta quantidade limitada de memória. :mrgreen: Em modo texto, contudo, você consegue brincar com bastante coisas!
 
InfoExame disse:
SCO dá preço ao Linux; sai mais caro que Windows

SÃO PAULO - Pode parecer incoerente, mas o Linux ficou mais caro que a grande maioria das licenças do Windows. É que a SCO liberou o preço do sistema operacional: 699 dólares por processador.


E o pior é que este preço é promocional até o dia 15 de outubro - depois, vai sair mais caro ainda rodar o sistema dentro da permissão de uso da propriedade intelectual da SCO sobre as versões 2.4 e 2.5, ou superior, do kernel do Linux.


"Nós acreditamos que os usuários do Linux devem licenciar nossa propriedade intelectual se estiverem rodando o kernel 2.4 do Linux, ou versões mais recentes, para fins comerciais", declarou o vice-presidente sênior da SCO, Chris Sontag, em comunicado oficial. "Esta medida irá assegurar que estes usuários continuarão a usar as distribuições binárias do Linux sem violar os direitos autorais da SCO".


A SCO disse que em breve vai definir os preços para outras modalidades de licenciamento, como para desktops e sistemas embarcados.


:eek:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo