• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Harry X Frodo.... Coincidência ou cópia?

*Fimbrethil*

Usuário
Oi gente... naum sei se vcs jah falaram disso mais...eu li os 4 livros do bruxinho, e percebi uma coisa, q eu naum sei se todos concordam... HP tem MUITAS coisas em comum com SDA, e coisas q podem ser ligadas.... eu naum sei, pode ser q seja minha impressaum... mais....
Dementadores = Cavaleiros Negros
Espelho de Galadreil = Espelho de Ojesed
as dores no ferimento de Frodo, em certos momentos, especialmente quando pertode pessoas das sombras = as dores na cicatriz de Harry quando perto de Voldemort
Dumbledore = Gandalf
e muitos outros... eu tinha feito uma lista enorme, mais soh coloquei alguns aqui, se vcs tiverem mais alguns, podem listar, e dizer se concordam, discordam ou naum tÊm opinião sobre isso!

"flowers, trees, nature... the perfect combination for the perfect life....
the perfect combination for peace on earth..."
 
é lógico que é cópia. SdA é um dos maiores sucessos da literatura inglesa e é óbvio que a mulher que escreveu HP se baseou nele. ela naum tem nem de longe a imaginação do tolkien, por isso copia algumas coisas.

-------------------------
Barlach, o único anão de 2 metros de altura da Terra Média
 
quote:
Oi gente... naum sei se vcs jah falaram disso mais...eu li os 4 livros do bruxinho, e percebi uma coisa, q eu naum sei se todos concordam... HP tem MUITAS coisas em comum com SDA, e coisas q podem ser ligadas.... eu naum sei, pode ser q seja minha impressaum... mais....
Dementadores = Cavaleiros Negros
Espelho de Galadreil = Espelho de Ojesed
as dores no ferimento de Frodo, em certos momentos, especialmente quando pertode pessoas das sombras = as dores na cicatriz de Harry quando perto de Voldemort
Dumbledore = Gandalf
e muitos outros... eu tinha feito uma lista enorme, mais soh coloquei alguns aqui, se vcs tiverem mais alguns, podem listar, e dizer se concordam, discordam ou naum tÊm opinião sobre isso!

"flowers, trees, nature... the perfect combination for the perfect life....
the perfect combination for peace on earth..."


para mim, so os nomes estranhos para a nossa sociedade, o estilo da hisotira ja eh o suficiente para saber q a escritora do HP, leu o SDA antes...

-------
Dragon code: DC2.Dw Gm L15m5t2l W T856k Pafhltwv Sks Cau+au- Bfl/ic A+(r-v+) Nm M O H++ $ F/c R+++ Ac+++! J+ S- U+ I V++ Q++[tk] Tc++

www.tdwcla.com.br

O futuro conhecerei
O passado esquecerei
O presente lembrarei
 
Hei Hei Hei...o que é isso!! Olha eu ainda ñ li nenhum livro do HP, talvez eu ñ tenha argumentos suficientes p justificar minha posição que é a seguinte....vcs falam em cópia?? poxa gente vcs acham que alguma criança ia se interssar pelo SdA é muito complicado p elas, meu primo quase dormiu quando eu comecei a ler p ele, mas HP tem uma narrativa bem mais adequada p elas, mais simples, vejam que tem um cachorro que chamA FOFO! Existem semelhanças, pelo que vcs dizem, mas qual estória medieval ficaria boa sem um Mago, ou um Guerreiro!
Vc mencionou algo sobre os Cavaleiros negros e o ferimento de Frodo, bem quanto a isso ñ posso opinar, ainda.
FRIMBRETHIL manda mais da sua lista, p eu poder entender!


PS: eu vou assistir HP!!!!!!!!

Assinatura?... ainda ñ decidi
 
olá a todos
Eu não tou a menosprezar ou a dizer mal do Hp mas a verdade incontornável é que muita da inspiração da sua escritora vem do senhor dos aneis, ela própria disse que quando era pequena adorava o hobbit, e isso muito provavelmente influenciou-a, tal como influencia todos nós que já o lemos.Com isto tudo apenas se prova que são obras de diferente magnitude, sendo o SDA imortal, intemporal e sem sombra de dúvidas uma referância para tudo o que se faz sobre fantasia.
 
Concordo c vc!!!
Acho que ela conseguiu numa obra simples p crianças, que acabou agrandando aos mais grandinhos tb, passar todo o clima e a magia dessas estórias!!!

Acabei de ver os trailes do HP!!!
Os do SdA são melhores, mas ñ é um filme p crianças!!
Acho que acertaram em cheio na escolha do garotinho, ele além de ser parecido c HP, ainda é simpatico e carismático, uma graça!!

Assinatura?... ainda ñ decidi
 
Usar a palavra copia é mio exagero!
Qq um q já tenha lido Tolkien vai ser influenciado de certa em qq coisa q venha a fazer, seja um livro, um filme, ou qq outra coisa! Quando uma pessoa começar a fazer um trabalho de arte ela reune tudo q já viu antes em sua mente para usar de base para seus trabalhos! Ninguem faz uma coisa boa sem nunca ter visto nada antes, isso é muito raro! Até as pessoas q criaram novos estilos de arte se basearam em outras coisas, mesmo q seja se opondo a elas!
Qq um de nos q se torne escritor, mesmo q de outro tipo de literatura q não seja de fantasia, estaria influenciado pela obra de Tolkien!

"Nós temos todo o tempo do mundo, mas o mundo não tem o tempo todo pra nós"
 
Exagero nada... HP usa frases q eu achei em SdA, tipo Aquele-que-nao-se-deve-nomear...

"Faithless is he that says farewell when the road darkens."

*Gimli, filho de Glóin
 
Essa frase ai já devia ser usada muito antes de Tolkien para se falar do Diabo!
Não precisa ser criativo para usar ela!
Tem gente q chama cancer de "doença q não deve ser dita"


"Nós temos todo o tempo do mundo, mas o mundo não tem o tempo todo pra nós"
 
caramba...é impossivel fazer qualquer coisa 100% original...Tolkien se baseou em varias lendas e historias nordicas para fazer sda. Mas sda naum é plagio dessas historias, assim como hp naum é plagio de sda. A unica pessoal que naum imitou ninguem foi Adao. A partir de eva nada mais foi original.

"Há tantas coisas na vida mais importantes que o dinheiro! Mas como custam caro!"
Groucho Marx
 
boa essa do adao ai Eldarion...mas eh isso ai: cada autor fez uma levantamento historico antes de escrever o livro e acredito que pesquisadores la da inglaterra afora devem ter feito pesquisas(hehehe) comparanu as duas obras e se fosse plagio HP naum teria sido vendido em diversos paises.

Quando se rouba de um autor, chama-se plágio; quando se rouba de muitos, chama-se pesquisa.
 
bem, mas e os inumeros livros e filmes baseados nessa tematica de SdA????
A quantidade é enorme!
Acho que HP ñ se classifica como cópia!


Assinatura?... ainda ñ decidi
 
O livro nao eh "copia", a autora copiou algumas coisas, ou talvez "se inspirou". Isto pode ate mesmo ter sido inconsciente, ela gostou tanto da obra de Tolkien q em seu sub-consciente ela desejou ter escrito SdA e outros, e por isso acabou colocando tantas semelhancas, posivelmente sem se tocar q algumas partes estavam MUITO parecidas...

"Faithless is he that says farewell when the road darkens."

*Gimli, filho de Glóin

Edited by - Largo Cavafundo on 18 November 2001 14:28:22
 
acho q ano existe um livro de fantasia q nao lembre ou se remeta ao senhor dos anéis.....

The words of a banished king
"I swear revenge"
Filled with anger aflamed our hearts
Full of hate full of pride
We screamed for revenge
 
Bom, eh claro q o proprio SdA tb teve suas "inspiracoes", todo livro, toda historia tem q vir d algum lugar...

"Faithless is he that says farewell when the road darkens."

*Gimli, filho de Glóin
 
Na verdade eu achei muito semelhante ao livro da magia (muito bom diga-se de passagem)

"Vamos pra Valinor"
 
Concordo c/ Largo Cavafundo: toda obra tem sua influência, mas na minha opinião, é usar várias influências, assim fugindo da possibilidade de "cópia" de alguma específica.
 
Como eu disse antes, sem se prestar mta atencao eh possivel copiar sem perceber...

"Faithless is he that says farewell when the road darkens."

*Gimli, filho de Glóin
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo