• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Harry Potter, O bruxo: É lixo ou luxo?

Eldarion

Usuário
Depois de ver tantos posts relativos a HP, resolvi colocar este aqui. Ficou um pouco grande mas é por uma boa coisa. Vamos por partes:

- Harry Potter não é ruim. Vc pode até naum gostar, mas não se pode dizer que é ridiculo. Um livro que vende zilhões de exemplares,traz as crianças de novo para o mundo da leitura não deve ser chamado de ridiculo.

- O harry potter é criativo sim. Na verdade, nenhuma obra consegue ser total ou quase totalmente criativa. Historias de sociedades secretas vivendo paralelas á sociedade não são novidade, mas por outro lado historias de fantasia nao eram novidades pra tolkien. Mas deve se observa no geral. Assim, a concepção harry potter é bem criativa.

- Harry potter não é lixo FEITO para o mercado. J. K. Howling nao sabia do sucesso que seu livro faria e nem o fez por encomenda. O contrario de SDA, que nasceu FEITO sob encomenda e PARA o MERCADO. Depois do enorme sucesso de "O Hobbit", os editores pediram a Tolkien para escrever SDA e ele fez essa obra-prima.

- J. K. Howling tem seu estilo. E um estilo que prende atenção, não tanto pela qualidade literaria mas pela sua estrutura. Explico-me: Todos os quatro livros tem uma estrutura similiar. No começo, nos é apresentada a trama, a questão principal. Em seguida, temos varios episodios parcialmente paralelos a essa questão, mas que contribuem em parte para o andamento da trama. Quando o livro chega a certa altura, o desenrolar dos fatos se torna frenetico, culminando com a resolução da questão inicial. É nessa parte que o livro se torna interessante. É difícil parar de ler. Quanto mais vc lê, mas vc vai sabendo sobre o fato. E quanto mais vc sabe, mais vc quer saber!!!

- Outra: O mundo de J. K. Howling é quase tão variado quanto o tolkien. Vejam bem, disse variado, nao complexo e bem estruturado. Como esta escrito na contracapa de SDA "quanto a amplitude imaginativa , a obra praticamente nao tem pararlelos", porem J. K. merece seus louros, pois a concepçao de h.p é bastante original. Mas a obra de tolkien é mais madura, adulta, mas isso se deve por que de fato HP é voltado para crinças. Ao lerem o HP e o julgarem, lembrem-se disso.

- Não estou generalizando, mas acho que alguns fãs de SDA tem uma certa inveja do sucesso de HP. O filme vai ter mais sucesso que o de SDA? Harry potter vendeu tantas copias a mais ou a menos que SDA? Acho que essas comparações em PARTE não são válidas. São obras diferentes.

(bem , o post ficou meio grande e eu nao estou muito inspirado, por isso nao ficou muito bom. Mas acho que o asunto merece ser discutido)



"Há tantas coisas na vida mais importantes que o dinheiro! Mas como custam caro!"
Groucho Marx
 
INFIEL, COMO OUSAS DIZER TAIS HERESIAS? DEVES MORRER!

Brincadeirinha...
Realmente concordo q HP eh um fenomeno e q naum nos levara a lugar nenhum ficarmos discutindo. (Ta na cara q SdA eh infinitamente melhor!)
Vc diz q SdA foi escrito sob encomenda e para o Mercado. Mas, entao foi amelhor encomenda de todos os tempos!
Vai dizer q o segundo e os demais HP naum foram escritos sob encomenda? Ela pode ser uma boa escritora e tudo, mas o ponto forte de HP, como vc disse, nao esta no conteudo em si mas em como essa historia eh contada.
Ao passo, q SdA eh completo, perfeito.
Nao quero desmerecer HP, acho q essa onda de aversao a ele foi soh pelo fato do adiamento do filme. Pretendo le-lo qdo tiver mais tempo. A escritora e o livro tem seu meritos sim. Mas, nao pode ser comparado a SdA. Impossivel.

*******************
By Bastian Hawkins

Tenho em mim uma vontade
Que anseia amar-te, a resistir-me.
Pra revelar minha verdade.
Ou consurmir-me
 
Me esclareça uam coisa: HP er aoriginalmente uma trilogia, não é verdade? Então o quarto e os outros livros que estão por vir também são encomendas de mercado, assim como SdA. E, se Tolkien estivesse tão interessado em renome e dinehiro, não teria demorado 16 anos para concluir SdA. Bem, não sei se falei bobagem, mas essa é a minha opinião.

Quanto ao filme, não me importo com crítica e bilheteria, pois apenas o fato de o filme que esperei por tantos anos finalmente chegar às telas e, assim, poder mostrar ao mundo as belezas do mundo de Tolkien para aqueles que naõ tiverma a oportunidade de conhecê-las em sua toatal essência... sei que sou um pouco egoísta, mas acredito que a grande maioria dos fãs pense como eu.

Bem, espero não ser muito antipática, Eldarion! Mas assumo que costumo a irritar muitos fãs de HP falando sobre os "pentelhinhos de Hogwarts".

----- Éowyn, the White Lady of Rohan -----

"Thou fool, no living man may hinder me!
But no living man am I."
 
Minha opinião é bem simples. Harry Potter é bom? É... como uma comida de fast food. Mata a fome mas não alimenta. Diverte, mas não acrescenta. Tem público pq é fácil.

Eu li Harry Potter e gostei, me diverti, mas acab por aí. Não tenho pq ler de novo, nem tenho mais o que fazer agora que li os livros.

Fast Food.
 
Não entendo essa discussão toda sobre Harry Potter...se é melhor que SdA ou não, se é comercial ou não, se deixa as pessoas alienadas...isso tudo é besteira!!!
O importante é a satisfação (ou não) que o livro vai te dar. Mas isso é pessoal, cada um com seu gosto.
Eu lí, gostei, verei o filme, etc..
Mas SdA ainda é o livro da minha vida..
 
olha, eu gosto mto de Harry Potter... gosto mesmo... mas depois de eu ler SdA, cheguei a conclusão de que SdA é mto melhor, acontece mto mais coisas e parece ser "mais trabalhado"... agora, eu ainda gosto de Harry Potter, e não sou retardada, como alguns dizem q HP deixa as pessoas retardadas...

é só a minha opinião mesmo, todos nós temos opiniões diferentes...

------- Arwen, Estrela Vespertina -------
"If you want him... come and claim him!" - Arwen
 
quote:
olha, eu gosto mto de Harry Potter... gosto mesmo... mas depois de eu ler SdA, cheguei a conclusão de que SdA é mto melhor, acontece mto mais coisas e parece ser "mais trabalhado"... agora, eu ainda gosto de Harry Potter, e não sou retardada, como alguns dizem q HP deixa as pessoas retardadas...

é só a minha opinião mesmo, todos nós temos opiniões diferentes...

------- Arwen, Estrela Vespertina -------
"If you want him... come and claim him!" - Arwen



Ninguem disse q harry Potter deixa as pessoas retardadas. Eu acho q o Holydio (onde ele foi parar?) quis fazer uma pergunta ou levantar uma questao qdo lancou aquele topico. Ele soh errou a momento.
Colocouo topico qdo tava no auge aquela onde boicote a Xuxa e HP, pq adiaram o filme do SdA. Eu memso escrachei ele e depois pedi desculpas.
Quanto a SdA versus HP, naum adianta, HP tem seus meritos e eh otimo mas todos sempre chegam a mesma conclusao: SdA eh muito melhor e naum existe comparação.

*******************
By Bastian Hawkins

Tenho em mim uma vontade
Que anseia amar-te, a resistir-me.
Pra revelar minha verdade.
Ou consurmir-me
 
Preciso dizer algumas coisas:

1. Eu gosto d HP, li HP, pretendo ler outros HPs. Nem por isso gosto menos de SdA, q para mim eh o melhor livro q existe.

2. Rowling copiou sim varias coisas do SdA. Por exemplo: "Aquele q nao deve ser nomeado" eu acho q foi tirado do SdA. Nao lembro quem mencionou Sauron assim uma vez.

3. HP eh MUITO diferente de SdA: traz a magia para um tempo presente, usa utilitarios magicos, como relogios, etc.

4. SdA nao foi totalmente para a midia. Tolkien ja pensava em fazer a continuacao ENQUANTO escrevia o Hobbit, por isso os dois livros se encaixam tao perfeitamente.

5. O filme de HP esta bom. Os cenarios sao mto bem feitos e roupas, personagens, criaturas tb.

6. O unico HP q ao foi escrito p/ o mercado foi o primeiro. Tanto q os proximos tres lancaram sempre com intervalos iguais.

7. As pessoas gostam de HP pq se IDENTIFICAM com os personagens. Isso atrai principalmente criancas. Eh mais dificil se identificar com um personagem de SdA.

Obrigado.


"Faithless is he that says farewell when the road darkens."
 
O problema da série do “Bruxinho Peralta” é que por mais que J.K. Howling tente estender, um dia irá estagnar, pois concentra-se em um personagem central cujo cotidiano é acompanhado e tentar mudar isso acabaria com a série. Um dia ele vai crescer, vai casar e arranjar um emprego... É como um astro mirim, uma hora deixa de ser bonitinho e perde a graça... veja os filmes do 007, por exemplo...
Tolkien, ao contrário, criou as coisas ordenadamente; A figura divina; seus “ajudantes” (anjos) de maior e menor grandeza; o mundo em sí (a Terra-média) e seus habitantes, permitindo a ele focar sua atenção em um fato isolado qualquer e alí desenvolver uma história. Pode ser no ano 100 no ano 1000; tratar da ascensão de um povo; do declínio de outro... Tolkien criou realmente um universo próprio, portanto suas possibilidades são infinitas... pena que ele tenha morrido e nos deixado com gostinho de quero mais... não é nem bom pensar nq poderia ter sido... A única pessoa que eu conheço que fez algo igual foi George Lucas.
Claro que Harry Potter não é apenas um “rostinho bonito”. Existem elementos realmente criativos alí! Desde aos mais frugais, como pó de flú, feijões de todos os sabores, fotos com movimento, dementadores até chegarmos ao genial quadribol. Sem contar a história em sí que é totalmente criativa e surpreendente, com finais totalmente imprevisíveis ao melhor estilo “A gata triste”! Uma série com alma, sem dúvida e merece respeito.
Comparar Senhor dos Anéis com Harry Potter é como comparar Mozart com Renato Russo, são estilos diferentes, mas ambos merecem respeito e podem ser apreciados por todos. Eu gosto de ambos...

E tenho dito!


O Deus Julgador
 
Oq mais há pra falar se vcs ja disseram tudo?
Concordo com quase tudo q esta aqui!
Principalmente pq por enquanto Herry Porter esta sendo no estilo filme! Os primeiros livros são compeltamente independente dos outra já q a autora nem sabia como continuaria a historia antes de fazer os outros, e nem se teria continuação! Talvez apartir de agora ela possa querer fazer alguma cosia mais complexa q tal, mas mesmo assim não é a mesma coisa!

Comparando com Tolkie, pode se dizer oq? O Hobbit foi escrito independentemente, embora eua credito q Tolkien já tinha uma leve ideia de como continuar o livro mesmo q ninguem tivesse pedido nada! Sendo assim O Hobbit é um livro q faz poucas referencias ao passado de Arda e o menos complexo, sendo a sua leitura mais facil e talvez o unico de seus livros q possa a ser comparado com Harry Portes!
Apartir dai como já foi dito, Tolkien levou 16 anos para escrever os 3 livros de Senhor dos Aneis, q foram escritos ao mesmo tempo, eu seja, revisados, acrecentando algo e não simplesmente com uma historia continua q oq foi escrito não é mais mudado! Nesse meio tempo ele já devia ter boa parte do q viria a escrever no futuro em sua mente, sendo assim facil de fazer referencias de cosias já acontecidas mesmo q aidna não escritas!
Sendo assim Tolkien não escreveu Livros, ele fez uma Obra completa! Ele não criou um mundinho fechado, ele fez um Universo inteiro!

Compara-lo com HP apartir de o Hobbit, na minha opinião impossivel!
Se algum dia a autora do HP vier a criar um universo para seus livro ela só vai estar a alguns milenios de distancia de Tolkien!

"Nós temos todo o tempo do mundo, mas o mundo não tem o tempo todo pra nós"
 
Pra vcs terem uma idéia:

Terminei de ler SdA fazem uns 2 anos e lembro de toda a história (não em detalhes, mas lembro.... e pretendo ler novamente por causa disso)....

O primeiro HP eu li no final do ano passado e esqueci tudo já.... lembro do começo e tal, mas o resto.... Lembro que gostei e me empolguei.... por isso pretendo ler de novo antes de ver o filme....
O segundo HP eu li no começo do ano e tb esqueci quase tudo já.... o 3 e o 4 eu lembro de praticamente tudo pois são os livros mais interessantes da série.


Quanto ao fato de ser feito para o mercado...
Bem o primeiro HP não foi feito pra mercado, já que foi sucesso sem querer. E a Rowling já pretendia lançar 7 livros na época.
Porém o livro estourou... tanto que "AGORA" ela tá escrevendo os livros pra satisfazer o mercado, mas já tinha uma vaga idéia do que ia colocar em cada livro.... a pressão em cima da coitada é muito grande, em entrevistas ela deixa mostrar que não está acostumada com o sucesso e que nem pretendia tanto.
Dou crédito a ela por incentivar a leitura, o que é muito bom. Pois mts crianças leêm HP e se apaixonam.... na falta lêem otras coisas... e na busca por mais livros de fantasia podem acabar parando em SDA.

Minha irmã é uma aficcionada pelo HP... ela tem 11, quase 12 anos.... eu vou deixar ela amadurecer mais e fazer ela ler o SDA... Não quero que ela deixe de gostar de HP, mas que saiba que há livros melhores e diferentes para serem lidos.
 
quote:
Me esclareça uam coisa: HP er aoriginalmente uma trilogia, não é verdade? Então o quarto e os outros livros que estão por vir também são encomendas de mercado, assim como SdA. E, se Tolkien estivesse tão interessado em renome e dinehiro, não teria demorado 16 anos para concluir SdA. Bem, não sei se falei bobagem, mas essa é a minha opinião.

(...)----- Éowyn, the White Lady of Rohan -----

"Thou fool, no living man may hinder me!
But no living man am I."


Não, harry potter não foi feito para ser uma trilogia, mas sim pra ser uma serie de 7 livros (Putz...ja imaginaram 7 SDAs??)!!!!
DE fato, tolkien fez o livro para o mercado, mas ele ja tinha algum material (algum o cacete...ele ja tinha material pra caramba!!!) mas como a Eowyn disse, o trabalho foi super bem feito. Tolkien demorou 16 anos pra terminar sua obro prima.

"Há tantas coisas na vida mais importantes que o dinheiro! Mas como custam caro!"
Groucho Marx
 
quote:
Minha opinião é bem simples. Harry Potter é bom? É... como uma comida de fast food. Mata a fome mas não alimenta. Diverte, mas não acrescenta. Tem público pq é fácil.

Eu li Harry Potter e gostei, me diverti, mas acab por aí. Não tenho pq ler de novo, nem tenho mais o que fazer agora que li os livros.

Fast Food.




Perfeito!!! É um livro que diverte, mas é meio superficial, uma vez que foi escrito pra crianças. Lembrem-se disso ao julgá-lo. Depois vem um marmanjo de vinte e tantos anos e diz: "Pô, esse Harry Potter é uma droga!!! É muito besta e infantil". Bem quem está errado aqui é o marmanjo, por que está lendo o livro de "intrometido", por que na verdade este foi um livro escrito para crianças, e que por acaso se tornou sucesso tambem entre os adultos. Situaçõa similiar ao "Hobbit" que foi escrito para os filhos de tolkien, mas virou sucesso comercial entre os adultos. O contrario ja ocorre com SDA e Silmarillion, que são livros complexos e para adultos.
(Putz... quantos "adultos"...)
"Há tantas coisas na vida mais importantes que o dinheiro! Mas como custam caro!"
Groucho Marx

Edited by - Eldarion on 08 November 2001 23:29:57
 
Caramba!!!! Não demora muito para os cara criar um forum do de HP, ahhh to vendo q vou ter q ler isso!!!!!

<===€=
Fly High Touch The Sky
 
Eu li os 4 livros do HP e achei o maximo mas ai depois eu começei a ler SdA e achei ainda melhor mas o HP tem seu valor e pode ser que o primeiro e o segundo livro sejam para crianças mas o 3 e principalmente o 4 sao mais pesados e fortes e ate mais complexos um pouco, eu acredito que o proximo livro vai ser muito bom jah que o Lord Voldermort vai voltar com tudo e talvez por isso que esteja demorando mais que os outros pra sair pq vai sair soh em janeiro se eu naum me engano e vai c chamar "HP e a Ordem de Fenix" e se eles forem fazer mesmo um filme pra cada livro vai ser bem legal e pra mim o 4 foi o melhor de todos.

"Viva todos os dias da sua vida como se fosse o ultimo, um dia vc acerta."
 
Eu achei q o 5º Livro de HP já tinha saido, q só não tinha chegado ao Brasil!

Quando saiu o primeiro livro de HP? Quando eu soube so sucesso do livro a serie ja estav no terceiro!

"Nós temos todo o tempo do mundo, mas o mundo não tem o tempo todo pra nós"
 
quote:
Eu achei q o 5º Livro de HP já tinha saido, q só não tinha chegado ao Brasil!

Quando saiu o primeiro livro de HP? Quando eu soube so sucesso do livro a serie ja estav no terceiro!

"Nós temos todo o tempo do mundo, mas o mundo não tem o tempo todo pra nós"

Acho q o 5o ainda naum saiu... qndo lancou o 4 meu irmao comprou ele na mesma hora!

§.<.
 
Mas seus irmão compra eles em ingles ou traduzido?
A tradução sempre demora pra chegar no brasil, então talvez çá fora ja tenha!

"Nós temos todo o tempo do mundo, mas o mundo não tem o tempo todo pra nós"
 
o 5º só sai no meio do ano q vem na Inglaterra e EUA, eu acho! e o 4º lançou em Junho/Julho/Agosto desse ano, eu acho!

------- Arwen, Estrela Vespertina -------
"If you want him... come and claim him!" - Arwen
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo