• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Harry Potter em audiolivros (audiobooks)

Béla van Tesma

Nhom nhom nhom
Colaborador
Procurei, mas não achei tópico nesta área do fórum que falasse dos audiolivros.
Fiquei curioso em saber como eras as edições aqui no Brasil, mas a verdade é que é bem ruim encontrar essa informação.
Achei o áudio do primeiro volume no YouTube. Foi lançado pela própria Rocco Digital, e a narração é do Jorge Rebelo:


Daí descobri que outra empresa — a Storytel Brasil — está produzindo os livros também, agora numa nova edição.
Não sei como funciona essa parada de copyright em relação a audiolivros... Se é possível que haja mais de uma no mercado, ou se só repassam os direitos quando os da anterior já expiraram.

Em todo caso, há um vídeo divulgando a novidade (é de dezembro passado; relevem se estiver ultrapassado):


E há uma amostra do livro no site oficial:

Fiquei com os pés atrás pela escolha do narrador.
É um gurizão com (aparentemente) pouca experiência no ramo.
Enquanto isso, em inglês, convidaram dois experientíssimos nomes: Stephen Fry e Jim Dale.
Ambos gravaram os sete livros em edições diferentes, e ambas encontráveis em torrent :hxhx:.
Para fins de comparação, encontrei este vídeo:


Pessoalmente, vou de Stephen Fry, para acompanhar minha leitura no Kindle, já que decidi ler em inglês (também baixado em torrent, me julguem).
 
Li os livros em português mesmo, estou por fora dos audiobooks. Mas esse do Stephen Fry é mesmo bastante elogiado! Ainda quero ler a série completa em inglês.
 
Se uma produtora de audiolivros contrata gente que não tem tradição no ramo, melhor não fazer.

Mas ainda confio que o mercado brasileiro de audiolivros a médio e longo prazo vai melhorar, pois se temos bons dubladores, não tem porquê não chegarmos na mesma qualidade com audionarradores.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo