• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Harry Potter e o Enigma do Príncipe (J. K. Rowling)

Melian

Período composto por insubordinação.
É, a barra está pesada. Fudge não conseguiu segurar a pressão e renunciou ao cargo de Ministro da Magia. Não antes de avisar ao Primeiro Ministro trouxa do perigo que o mundo corre. Scrimgeour é o novo ministro. E novas são as suas preocupações neste ano, Harry. Talvez não tão novas assim.

Para compensar o afastamento de Dumbledore de você que ocorreu durante o ano passado, neste ano vocês estarão mais próximos do que nunca. A Penseira, que fica na sala do Diretor de Hogwarts, será tão usada quanto nunca foi.

Vocês farão uma importante viagem. Harry, essa viagem pode ajudar a decidir o futuro não só dos bruxos, mas de todos os trouxas (já te falei que odeio o corretor ortográfico, Harry? Ele não concebe a existência de bruxos. Se concebesse, entenderia que quando eu digo trouxa, não estou me referindo a uma trouxa de roupa, ou a alguém babaca, mas, sim, a alguém que não nasceu bruxo.)

Você aprenderá muita coisa neste ano, Harry, tanto que até será o melhor aluno da turma em Poções. Sim, você vai superar Hermione, o que poderia te caracterizar como um CDF em potencial. Poderia, se você não tivesse a ajuda de um determinado livro para conseguir esse destaque. Olha, eu prefiro quando você trilha o seu próprio caminho, faz as sua próprias escolhas, e não anda apenas pelo caminho criado por outros.

Acho interessante a relação de espelhamento que há entre Tiago, seu pai, e você, Harry: ambos morreriam pelos amigos, têm talento para confusões, para o Quadribol, entre outros. Mas o que eu acho mais fascinante é a questão das escolhas, porque, caso contrário, ficaria uma ideia de 'determinismo genético'.

Bem, de uma maneira simplista, eu diria que seu pai foi definido pela J.K Rowling como um "menino mau que ria do Snape" - não que eu não gostasse das implicâncias dele. Na verdade, EU ADORO o Tiago justamente porque ele era um implicante de primeira. Mas você, Harry, pelo contrário, não adotou a mesma atitude do seu pai (não no que tange ao ódio pelo Snape - tadinho, tão incompreendido! Eu gosto do Snape e gosto de você, Harry, e minhas escolhas não são excludentes), e conseguiu, de certa forma, dosar as coisas com o Draco. Pelo menos até hoje.

O comportamento recluso de Draco, durante este ano, não pode significar boa coisa. Não que ele tenha parado de implicar contigo, Harry, claro que não. Nem mesmo se você ingerir um caldeirão de Félix Felicis isso acontecerá. Mas é que ele parece estar concentrado em algo, em alguma missão. Não seja egocêntrico, Harry, ele não está tentando te matar.

Por falar em matar... quando será que Voldemort fará uma nova tentativa de te matar, hein? É chegado o momento em que você desvendará tanto o enigma do príncipe quanto o enigma de Voldemort.
 
O melhor livro na minha opinião, pelo desfecho que ele parece apontar, pelas tristezas que carrega em si e pelo lado humano, essa época difícil de adolescência e talz. Muita vergonha alheia, acho que os diálogos foram meio fraquinhos, meio forçados.
 
Um dos melhores.

Tem a parte de namoricos que eu acho meio chatinha, mas que na verdade devia ter começado até antes. Harry e Rony são defintivamente muito lerdos nesse aspecto.

Tonks e Lupin: mega chato e desnecessário

E tem um final em grande parte previsível, mas muito phoda para quem, como eu a essa altura, estava totalmente emersa na febre HP.

Snape, Snape, mais Snape e muito Snape

As escolhas que são feitas são muito intensas. E caramba, como eu gosto da Molly e da Fleur.
 
Minha maior surpresa.

Pq eu (malandro, carioca, exxxxxxxxxxxxxxxxxperto) JAMAIS (ênfase no jamais) achei que o Dumbledore iria morrer neste livro. Achei, como bom leitor que sou, que ele iria morrer no início do 7 e aí o HP ficaria sem eira nem beira e tudo mais. Eu sabia tb que o Richard Harris tinha assinado contrato pra 7 filmes e aí ferrou. Como eu li em inglês no dia que lançou e fugi como o diabo foge da cruz da internet no dia (maldidos, vcs tentaram me contar spoiler e falharam!!!), tomei um PUTA susto e reli quase tudo de novo pra ver se tinha entendido direito.



Ahh sim, eu tb adoro o James (Tiago) Potter e o Sirius por serem inteligentes como a Hermione sem serem cdfs. Bizarro isso!!! Dois talentos natos. Sobre o Snape eu sinceramente acho que ele nunca aprendeu matemática, enfrentar 2 caras (James e Sirius) que eram ou melhores que vc ou no mesmo nível, com os risco de mais dois aparecerem (um era monitor e outro era um bônus) é pedir pra tomar porrada!!!
 
Relendo, estou na metade... e justo nessa parte começo a entende porque na época do lançamento - única vez que li - achei mais que parecia uma fanfic!!!

Tava indo tudo muito bom, muito bem... com cara de HP, apesar de uma bizarrice ou outra... quando começa a palhaçada - aproximadamente no meio - da Ginny debochando do Ron. Não que ela tivesse errada. O Ron é mesmo muito tapado!

Mas só eu achei que Ginny, Hermione... e, bom, as garotas de maneira geral, ficaram completamente descaracterizadas???

Claro que na adolescência vamos mudando... mas nunca vi ninguém mudar completamente de personalidade tão rápido.
Meio ridículo, pra dizer a verdade... as cenas de #mimimi chegam a ser constrangedoras. facepalm.gif
Principalmente os ciuminhos R/H :blah: :roll:

E ainda assim, a JK conseguiu por umas cenas H² [meu ponto de vista] no meio mesmo sem querer. Vai entender! Se bem que não sei se seria mesmo "sem querer". Parece mais "dar um jeito de agradar todo mundo". Vai saber...

Se tivesse cortado essas partes, não faria falta nenhuma pra trama!
Novamente me surpreendo com a inabilidade da JK nessa parte. Sério, tem fanfics bem melhores de qualquer shipper!

Tem a parte de namoricos que eu acho meio chatinha, mas que na verdade devia ter começado até antes. Harry e Rony são defintivamente muito lerdos nesse aspecto.

Também achei... lerdos até demais...
Se ela tivesse colocado os 2 começando a namorar no 4º livro teria ficado mais plausível.

Tonks e Lupin: mega chato e desnecessário

Eu ainda não cheguei nessa parte... nem lembro direito. Mas eu lembro de ter ficado brava com ele na época!

E tem um final em grande parte previsível, mas muito phoda para quem, como eu a essa altura, estava totalmente emersa na febre HP.

Snape, Snape, mais Snape e muito Snape

As escolhas que são feitas são muito intensas. E caramba, como eu gosto da Molly e da Fleur.

Minha maior surpresa.

Pq eu (malandro, carioca, exxxxxxxxxxxxxxxxxperto) JAMAIS (ênfase no jamais) achei que o Dumbledore iria morrer neste livro. Achei, como bom leitor que sou, que ele iria morrer no início do 7 e aí o HP ficaria sem eira nem beira e tudo mais. Eu sabia tb que o Richard Harris tinha assinado contrato pra 7 filmes e aí ferrou. Como eu li em inglês no dia que lançou e fugi como o diabo foge da cruz da internet no dia (maldidos, vcs tentaram me contar spoiler e falharam!!!), tomei um PUTA susto e reli quase tudo de novo pra ver se tinha entendido direito.

Cara... eu jurava que...

O Dumbledore ia ficar vivo pra sempre :lol: [ou pelo menos até o fim do último livro! Sei lá, não conseguia imaginar Hogwarts sem ele].

Sério, ela já tinha matado o Sirius. Não imaginava que ia tirar o Dumbledore também...

Mais uma vez fui surpreendida pelo meu excesso de fé na JK. Achei que ela não ia seguir a pra lá de clichê "receita de bolo" da Jornada do Herói.


Ahh sim, eu tb adoro o James (Tiago) Potter e o Sirius por serem inteligentes como a Hermione sem serem cdfs. Bizarro isso!!! Dois talentos natos.

Desculpe, mas não há nada de bizarro nisso.

Apesar de gostar muito da Hermione de ser a personagem com a qual sempre me identifiquei mais, esse aspecto "decoreba" dela sempre me incomodou! O Snape tem razão quando diz que ela só repete o que leu no livro, palavra por palavra.

Quem realmente sabe responde com suas próprias palavras, não citando um livro que leu sabe-se lá há quanto tempo. Ela mais parece uma biblioteca ambulante.

Acho que eu era mais para alguém como James e Sirius - no sentido da inteligência - do que pra Hermione. Eu nunca fui de ficar em cima dos livros como ela o tempo todo. Tirava notas altas sem esforço e aproveitava o tempo livre jogando videogame, brincando com os cachorros e vendo TV.
Ninguém entendia... :lol: Bastava prestar atenção na aula!

Mas assim como a Hermione sempre fui rígida em seguir as regras e respeitar os professores, mesmo daqueles que não gostava.

E, sim, modéstia à parte! Porque disso eu não faço cerimônia mesmo.
 
Não acho que ficou parecendo fanfic. Acho que ela carregou demais na cor, os personagens tem uma ação meio forçada, como se tivessem se tornado adolescentes mais ou menos badalados e rebeldezinhos do nada e a consciência da guerra aberta contra Voldemort sempre obscurecida. É só ver como a única menção à guerra (além da trama do Malfoy) são relatos vagos, muito vagos, sobre ataques de dementadores, vigias nos portões de Hogwarts e seu refinado sistema de segurança. E aquela cena inicial do Fudge com o ministro dos trouxas, aquilo convenceu alguém? Tapou buraco? Compensou? Não.
 
Não acho que ficou parecendo fanfic. Acho que ela carregou demais na cor, os personagens tem uma ação meio forçada, como se tivessem se tornado adolescentes mais ou menos badalados e rebeldezinhos do nada e a consciência da guerra aberta contra Voldemort sempre obscurecida. É só ver como a única menção à guerra (além da trama do Malfoy) são relatos vagos, muito vagos, sobre ataques de dementadores, vigias nos portões de Hogwarts e seu refinado sistema de segurança.


Pela minha experiência - eu passei pelo menos 2 anos acompanhando esse universo - bom, essa é praticamente a definição da maioria das fanfics medianas escritas logo após CdF e OdF.

E aquela cena inicial do Fudge com o ministro dos trouxas, aquilo convenceu alguém? Tapou buraco? Compensou? Não.

Engraçado, eu sempre gostei dessa cena.
Me lembro de ter rachado de rir quando li da primeira vez imaginando o Tony Blair conversando com o Fudge e o Rufus :lol:
 
Não cheguei a ler fanfics, mas esse surto adoslescente também me incomodou. Esperava-se esse tipo de coisa no CdF ou OdF. Só Hermione e Ginny começaram numa época 'plausível'. E Ron com ciuminho de Ginny foi desnecessário.
 
Gandalf foi afastado do Frodo, a mestra Genkai foi afastada do Yusuke, o tio Ebbitt foi afastado do Tal, Obi Wan Kenobi foi fastado do Luke, Merlin de Arthur, ou seja o velhinho sabio sempre, ou pelo menos na maioria da da vezes, é afastado do heroi para que ele cresça. E quase sempre o velhinho morre. Algumas vezes até volta. Então é natural que Dumbledore fosse afastado do Harry.

Mas eu só fiz esse raciocínio depois depois de ler e sofrer o final do livro :lol:

E para que sabe quem são tio Ebbitt e Tal: cada um tem o velhinho sábio que merece.
 
Então Fernanda... foi isso mesmo que eu quis dizer: isso faz parte da receita de bolo da Jornada do Herói. É um recurso mais que batido... eu esperava algo mais criativo da JK. Errei!

Completando: Brom foi afastado de Eragon :dente:
 
Os mimimis adolescentes também me incomodaram. É a parte chatinha do livro e realmente ficou com muita cara de fanfic -e olha que já li melhores-.
Sem isso, acho que esse poderia ser meu livro preferido da série.

A morte do Dumbledore foi um choque pra mim. Eu não conseguia imaginar Hogwarts e os livros em si sem ele... Mas, como a Aranel disse, faz parte da recita para um bom héroi. Ele precisa ser separado do seu tutor para amadurecer e tornar-se um homem! :roll:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo