• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Harry Potter e a Pedra Filosofal (J. K. Rowling)

Melian

Período composto por insubordinação.
Imagine que você se sentia como a versão feminina da Carrie, a estranha. E fazia, acidentalmente, coisas estranhas, como, por exemplo, conversar com uma cobra, durante uma visita a um zoológico.

Você morava com tios chatos, Válter e Petúnia, e um primo que se poderia, sem receio, classificar como a personificação da chatice, o Duda. Pois bem, você é Harry Potter. Filho de Lílian e Tiago Potter, que faleceram quando você ainda era um bebê.

Ao contrário do que acreditou durante toda a sua vida, seus pais não morreram em um acidente de carro. Eles foram assassinados por um bruxo chamado Voldemort. Talvez você ainda não tenha sido informado, mas você é um bruxo, Harry.

E hoje, bem, hoje, dia 31 de julho de 1991, é o seu aniversário de onze anos. E você recebeu, pelas mãos de Rúbeo Hagrid, uma carta de Hogwarts, dizendo que você foi aceito para aprender magia com os melhores bruxos do seu tempo. Por que não com o melhor bruxo do seu tempo, Alvo Dumbledore?

O quê, exatamente, é Hogwarts? Você deve estar se perguntando. A resposta não é tão objetiva quanto parece. A verdade é que Hogwarts será, para você, não só uma escola de magia e bruxaria, Harry Potter. Ela não será só uma escola que tem quatro casas de bruxos: Grifinória, Corvinal, Lufa-Lufa e Sonserina.

Hogwarts será para você o que a internet é para adolescentes que sofrem bullying dos colegas de escola (sim, bullying é, basicamente, o que você sofre do seu primo Duda). Será uma válvula de escape. Mais do que isso, será o lugar onde você entenderá que “os amigos são a família que nos permitiram escolher”.

Tenha a certeza de que você terá os melhores amigos do mundo. Rony Weasley e Hermione Granger são perfeitos em suas imperfeições. Espere! Eu disse “imperfeição” e “Hermione” na mesma frase? Quanta loucura!

Amigos com os quais você vai folhear as páginas de Hogwarts. Páginas nas quais você encontrará muitas pessoas. Algumas, vivas. Outras, mortas. Mas todas, sem exceção, essencialmente humanas, como você. Passíveis de erros e acertos. Pessoas definidas pelas escolhas que fizeram ao longo da vida.

Hogwarts talvez desperte em você o desejo de viver para sempre. Você viverá para sempre nas páginas da história de Hogwarts. Mas vai descobrir que há outras maneiras de se conseguir a vida eterna, ou, pelo menos, de fazer com que um momento se eternize, como se eternizará o momento em que você pegar, pela primeira vez, o pomo de ouro, durante uma partida de Quadribol entre Grifinória (casa de bruxos na qual o Chapéu Seletor te colocou) e Sonserina (conhecida por ser a casa que mais abrigou bruxos das trevas e que teve, como mais famoso membro, Voldemort).

Não vá se assustar ao saber um pouco sobre Voldemort, Harry. Tudo bem que ele é o bruxo mais temido de todos os tempos. Mas não se menospreze. Você é o único que sobreviveu à ânsia de matar que dominou o coração de Voldemort. Por que você sobreviveu? Você sobreviveria a uma segunda investida do bruxo das trevas? Isso você só poderá descobrir vivendo, meu caro bruxinho. Como já dizia Guimarães Rosa, um escritor mineiro (e você, aí na terra da Rainha, talvez nunca tenha ouvido falar nele), “viver é negócio muito perigoso”.


Edit.: Se você leu a série em inglês e não sabe como os nomes das personagens (e de alguns objetos) ficaram em português (ou o contrário), vamos colocar uma listinha com alguns nomes,[que eu e a Elzinha conseguimos lembrar] em inglês e, depois, em português para que você possa se situar nas discussões.

Personagens Principais

Harry James Potter = Harry Tiago Potter
Alastor "Mad-Eye" Moody = Alastor "Olho-Tonto" Moody
Albus Dumbledore = Alvo Dumbledore
Argo Filch = Argus Filch
Barty Crouch = Bartô Crouch
Bellatrix Lestrange = Belatriz Lestrange
Bill Weasley = Gui Weasley
Cedric Diggory = Cedrico Diggory
Charlie Weasley = Carlinhos Weasley
Cornelius Fudge = Cornélio Fudge
Dudley Dursley = Duda Dursley
Dean Thomas = Dino Thomas
Ginny Weasley / Guinnevere Weasley = Gina Weasley / Ginevra Weasley
Horace Slughorn = Horácio Slughorn
James Potter = Tiago Potter
Kingsley = Quim
Kreacher = Monstro
Lavender Brown = Lilá Brown
Lilly Evans / Lilly Potter = Lílian Evans / Lílian Potter
Loony Lovegood = Di-Lua Lovegood
Mad-Eye Moody = Olho-Tonto Moody
Peter Pettigrew = Pedro Pettigrew
Remus Lupin - Remo Lupin
Regulus Black = Régulos Black
Sibyll Trelawney = Sibila Trelawney
Seamus Finnigan = Simas Finnigan
Severus Snape = Severo Snape
The Fat Lady = Mulher Gorda
Vincent Crabbe = Vicente Crabbe
Gregory Goyle = Gregório Goyle
Vernon Dursley = Válter Dursley
Xenophilius Lovegood = Xenófilo Lovegood
You-Know-Who = Você-Sabe-Quem

Anagrama

I am Lord Voldemort = Tom Marvolo Riddle
Eis Lord Voldemort = Tom Servolo Riddle

Marauders = Marotos

Moony = Aluado
Padfoot = Almofadinhas
Prongs = Pontas
Wormtail = Rabicho

Fundadores das Casas e Personagens Históricos

Godric Gryffindor = Godrico Gryffindor / Godrico Grifinória
Salazar Slytherin = Salazar Sonserina
Rowena Rawenclaw = Rowena Rawenclaw [o nome só foi traduzido no título da Casa, se não me engano]
Helga Hufflepuff = Helga Hufflepuff [o nome só foi traduzido no título da Casa, se não me engano]

Fantasmas

Bloody Baron = Barão Sangrento
Cuthbert Binns = Professor Binns [História da Magia]
Fat Friar = Frei Gorducho
Grey Lady = Dama Cinzenta [Helena Ravenclaw]
"Moaning" Myrtle = Murta Que Geme
Nearly Headless Nick = Nick Quase Sem Cabeça
Peeves = Pirraça

Nomes dos Animais

Buckbeak = Bicuço
Croockshanks = Bichento
Pigwidgeon = Pichitinho / Pichi

Personagens Secundários

Blaise Zabini = Blás Zabini / Blásio Zabini
Cormac McLaggen = Córmaco McLaggen
Hannah Abbott = Ana Abbott
Jane = Joana
Justin Finch-Fletchley = Justino Finch-Fletchley
Katie Bell = Cátia Bell
Marietta Edgecombe = Marieta Edgecombe
Marjorie "Marge" Dursley = Guida Dursley / Tia Guida
Michael Corner = Miguel Corner
Oliver Wood = Olívio Wood
Ritchie Coote = Cadu Coote
Roger Davies = Rogério Davies

Jornais / Revistas / Livros

Daily Prophet = Profeta Diário
The Quibbler = O Pasquim [a tradução pode ser uma menção ao semanário brasileiro editado entre 26 de junho de 1969 e 11 de novembro de 1991, reconhecido por seu papel de oposição ao regime militar.]

Nomes

Death Eaters = Comensais da Morte
Dementor = Dementador
Mudblood = Sangue-ruim
Muggle = Trouxa
Ordinary Wizarding Level [OWL] = Níveis Ordinários em Magia [NOMs]
Squib = Aborto
Sneakoscope = Bisbilhoscópio

Casas de Hogwarts

Gryffindor = Grifinória
Slytherin = Sonserina
Ravenclaw = Corvinal
Hufflepuff = Lufa-Lufa

Lugares

Chambers of Secrets = Câmara Secreta
Diagon Alley = Beco Diagonal
Knockturn Alley = Travessa do Tranco
Privet Drive = Rua dos Alfeneiros
The Burrow = A Toca
The Leaky Cauldron = Caldeirão Furado
Shrieking Shack = Casa dos Gritos

Doces / Comidas / Bebidas

Butterbeer = Cerveja Amanteigada
Ton Tongue Toffees = Caramelo Incha-Língua

Objetos

Deluminator/ Put-Outer = Apagueiro
Golden Snitch = Pomo de Ouro
Marauder's Map = Mapa do Maroto
Mirror of Erised = Espelho de Ojesed
Pensieve = Penseira
Portkey = Chave de Portal
Sorting Hat = Chapéu Seletor

Relíquias da Morte

Elder Wand = Varinha das Varinhas
Ressurection Stone = Pedra da Ressureição
Invisibility Cloak = Capa da Invisibilidade

Espécies de Animais e Seres Fantásticos

Acromantula = Acromântula
Ashwinder = Cinzal
Augurey = Agoureiro
Basilisk = Basilisco
Billywig = Gira-Gira
Bowtruckle = Tronquilho
Bundimun = Bandinho
Centaur = Centauro
Chimera = Quimera
Chizpurfle = Chizácaro
Clabbert = Claberto
Crumple Headed Snorkacks = Bufadores de Chifre Enrugado
Crup = Crupe
Diricawl = Oraqui-Oralá
Doxy = Fada Mordente
Dragon = Dragão
Antipodean Opaleye = Olho-de-Opala
Chinese Fireball = Meteoro-Chinês
Common Welsh Green = Verde-Galês Comum
Heridean Black = Negro das Ilhas Hébridas
Hungarian Horntail = Rabo-Córneo Húngaro
Norwegian Ridgeback = Dorso-Cristado Norueguês
Peruvian Vipertooth = Dente-de-Víbora Peruano
Romanian Longhorn = Chifres-Longos Romeno
Swedish Short-Snout = Focinho-Curto Sueco
Ukranian Ironbelly = Barriga-de-Ferro Ucraniano​
Dugbog = Cava-Charco
Erkling = Elfo-da-Bavária
Erumpent = Erumpente
Fairy - Fada
Fire Crab = Carangueijo-de-Fogo
Flobberworm = Verme-Cego
Fwooper = Fiuum
Ghoul = Vampiro [explicações e desambiguação aqui!]
Glumbumble = Besouro-da-Melancolia
Gnome = Gnomo
Graphorn = Arpéu
Griffin = Grifo
Grindylow = Grindylow
Hippocampus = Hipocampo
Hippogriff = Hipogrifo
Horklump = Tolete
Imp = Diabinho
Jarvey = Furanzão
Jobberknoll = Dedo-Duro
Kappa = Kappa
Kelpie = Cavalo-do-Lago
Knarl = Ouriço
Kneazle = Amasso
Leprechaun = Duende Irlândes
Lethifold = Mortalha-Viva
Lobalug = Seringa
Mackled Malaclaw = Malagarra
Manticore = Manticora
Merpeople = Sereianos
Moke = Brida
Mooncalf = Bezerro Apaixonado
Murtlap = Murtisco
Niffler = Pelúcio
Nogtail = Rabicurto
Nundu = Nundu
Occamy = Occami
Phoenix = Fênix
Pixie = Diabrete
Plimpy = Dilátex
Pogrebin = Pogrebin
Porlock = Pocotó
Puffskein = Pufoso
Quintaped = Quintípede
Ramora = Ramora
Red Cap = Barrete Vermelho
Re'em = Rês-ma
Runespoor = Farosutil
Salamander = Salamandra
Sea Serpent = Serpente Marinha
Shrake = Reque
Snidget = Pomorim [usado em jogos de quadribol antes da invenção do "pomo-de-ouro"]
Sphinx = Esfinge
Streeler = Lesmalenta
Tebo = Tebo
Troll = Trasgo
Unicorn = Unicórnio
Werewolf = Lobisomem
Winged Horse = Cavalo Alado [uma das raças dessa espécie é o Testrálio]
Yeti = Iéti

Quadribol

Beaters = Batedores
Bludgers = Balaços
Chasers = Artilheiros
Golden Snitch = Pomo de Ouro
Keeper = Goleiro
Quaffle = Goles
Seeker = Apanhador
 
Última edição por um moderador:
Pô Melian, sem querer ser chato... mas que idéia infeliz de trancar um tópico clássico sobre Harry Potter, e que era útil por reunir não só comentários sobre o livro número X ou Y, mas também opiniões sobre a saga como um todo ou mesmo generalidades sobre aquele universo... para substituir por sete tópicos que, creio eu, serão pouco úteis, afinal nessa altura pouquíssimas pessoas vêm ao fórum comentar a respeito de um dos livros em particular.
 
Última edição:
O problema é que HP - de certa forma - é meio como SdA: um livro gigante dividido, no caso, em 7 partes... são partes conectadas, interligadas.
Quando lemos em PF que o Sirius emprestou a moto para o Hagrid, nem imaginamos que logo depois ele está perseguindo o Rabicho e sendo preso... isso só aparece no 3º [PdA]. Assim, só pra citar o exemplo mais light... Toda vez que leio - e estou relendo agora - me surpreendo com a cara de pau do Dumbledore ao mentir descaradamente dizendo pra todos não saber coisas, que depois de ler a série toda, viemos saber que só ele sabia de praticamente tuuuuuudo.

Então, também acho que dividir os tópicos complica para comentar os fatos da história completa, da saga...

Enfim: estou relendo PF neste momento, a passo de tartaruga... sei lá porque, mas tá me dando preguiça de reler. Tenho que apertar o passo se quiser reler todos até dia 15.
 
É só usar o buscador interno no tópico, ué. Ou o buscador não funciona direito para tópicos grandes e eu não percebi? Nunca percebi uma falha nesse sentido, e olha que já fiz bastante busca naquele tópico...
 
Primeiramente, se EU tive alguma ideia infeliz naquele post foi brincar e dizer "não sejam lerdos". Agora, sinceramente, Haran Alkarin, você parece desconhecer, mesmo, os fãs de Harry Potter (mesmo que você seja um, parece desconhecer seus iguais) para dizer que, agora, tópicos separados sobre a série serão praticamente inúteis.

Acho que, se seguirmos essa lógica, um fórum sobre Tolkien também é, praticamente, inútil (não, não estou comparando J.K ao Tolkien, estou comparando a ideia de que "todos os livros já foram escritos, todos já sabem como termina, não vão mais comentar os livros anteriores e/ou separadamente").

Ideia infeliz seria deletar o tópico. Ele não será deletado. Sobre o fato de usar o tópico para comentar sobre diversas outras coisas, ainda não entendo qual seria o problema de se criar um tópico para se discutir essas coisas. Por exemplo, criar um tópico para se discutir as convergências E divergências entre os sete livros, tipo:
talvez as pessoas queiram comentar que, no terceiro livro, Lupin comenta com Harry que até os trouxas podem sentir a presença dos Dementadores, embora não possam vê-los. No quinto livro, Duda sente a tristeza, etc. etc. etc
. Mas, como eu disse, um tópico SÓ PARA ISSO,não um tópico MULTIUSO.

Isso se chama organização, não destruição dos CLÁSSICOS. O nosso servidor, graças a Deus, neste momento não está passando por um RACIONAMENTO DE ESPAÇO. (Se estivesse, a primeira medida seria banir o Morfindel [brinks, Morf, eu gosto de você]).

Saiu uma notícia (NÃO FAKE, GRATA!) sobre a série, crie um tópico. As pessoas comentarão e, quando não mais o fizerem, o tópico vai para a segunda página, naturalmente. Agora, misturar notícias, com discussão sobre os sete livros, com discussão sobre os livros separados, etc. é confuso, sim. Ninguém está proibido de criar tópicos. Se acha que os tópicos existentes não contemplam algum assunto que quer abordar, crie um novo tópico, ele será muito bem-vindo.

Acho que quanto mais pudermos facilitar a vida dos usuários, melhor. Chega um novato, quer comentar sobre algum livro, especificamente. Aí ele vê aquele tópico gigantesco, ou desanima de postar ou posta e o seu post ficará perdido no meio de tantos outros, comentando tantas outras coisas, cinco assuntos diferentes ao mesmo tempo, etc.
 
Isso aconteceu no Esportes tem um tempo já. Trancou-se o tópico de Mesa Redonda Valinor pra não ficar tudo misturado. E recentemente fecharam o Noticias Futebolisticas.

Uns 2 ou 3 anos atrás eu lembro de ter recomendado pro Locke ou Shazan de separar o tópico Final Fantasy no Jogos em todos os 12 episódios. Pois realmente tava ficando bagunçado alguns comentando sobre o jogo novo (o 12) misturado com uma discussão de qual era o melhor da saga, com teorias sobre FF7, rumores sobre o 13, etc.
Idem pro tópico de Zelda.

Eu apóio. Apesar de compreender quem se apega a alguns tópicos gigantescos.
 
Bom, estreando esse tópico então, eu queria saber. Quem aqui está relendo todos os livros até dia 15? Só eu e a Aranel?
 
Eu reli os livros todos em fevereiro, aproveitando que comprei o box lindo da Scholastic :grinlove:

HP_Scholastic.jpg
 
Eu comecei a ler A pedra filosofal, essa semana, ainda não tinha lido nenhum dos livros.
Estou gostando, realmente lembra a saga do Percy Jackson e os olimpianos - Rick Riordan, o que só acrescenta mais pontos ao livro. Gostaria de terminar TODOS OS LIVROS, antes de assistir o ultimo filme, mas sei que sou uma lerda e não conseguirei.

Btw... Prevejo mais um super fã de Harry Potter. fpalm.
 
Eu tinha uma meta de ler todos antes dos 30 mas larguei mão pq não curti muito o quarto (do qual falarei no tópico sobre o quarto). Enfim, sobre o primeiro. Vou copiar e colar o que eu escrevi para o Hellfire Club:

Quando viu que eu estava lendo Harry Potter e a Pedra Filosofal meu amigo perguntou se eu estava querendo entrar no livro dos recordes como a última pessoa a ler esse livro. A piada faz sentido: 13 anos após o lançamento original,10 após a chegada ao Brasil e cá estou eu, na minha primeira-segunda vez com o título.

Explico: já tinha lido anteriormente (tem aí uns sete anos), mas não me agradou. Falaram que a tradução que era meio fraquinha mas que se lesse no original eu iria gostar. E ano após ano eu fui adiando a tal da leitura “no original”, até que vi uma caixa bacana para vender na Amazon e defini uma meta: terminar a série antes de chegar os 30 anos. A saber, tenho 29.

Enfim, a verdade é que me enrolei mesmo mas ok, terminei o primeiro hoje na hora do almoço. O que dizer? são dez anos de pottermaníacos falando sobre o livro, de filme e tudo o mais. Você não sai ileso disso, mesmo que queira. Somando a isso o fato de que eu já tinha lido o primeiro volume, digamos que a sensação que tive durante a leitura foi de um tremendo vale a pena ver de novo.

Mas é aquela velha história de livros mudarem a cada leitura. Sete anos depois, eu não sou mais a mesma e não espero do que leio a mesma coisa que esperava em tempos de faculdade. Aprendi o valor da leitura por puro entretenimento e não procuro em Harry Potter e a Pedra Filosofal o novo Ulisses da língua inglesa. Acho que deu para entender como foi que recebi o texto, certo?

E mesmo já conhecendo todo o desenvolvimento da história, a verdade é que me diverti. A história de Harry Potter lembra muito aqueles joguinhos que precisa terminar um evento para abrir outros. Eu não faço ideia de como fica mais para frente, porque filme eu só vi até o terceiro e livro eu só tinha lido o primeiro, mas a linguagem é simples mesmo – não tem nada daquela balela da tradução, não. Mas oi, livro infanto-juvenil, você espera fluxo de consciência, narradores múltiplos e afins? Lógico que não.

Harry Potter e a Pedra Filosofal encanta pelo enredo, não pela estrutura. Pode não ser também a coisa mais criativa do mundo (yadda yadda yadda, Neil Gaiman) mas foi desenvolvido de um jeito que tem aquele gostinho bom de sessão da tarde. Sendo bem sincera, fechei o livro e me dei conta de como fiquei com inveja de quem era adolescente ou criança na época que leu essa obra – deve ter sido ainda mais divertido.
 
Eu comecei a ler A pedra filosofal, essa semana, ainda não tinha lido nenhum dos livros.

wtf%20face.jpg
 
Harry Potter e a Pedra Filosofal encanta pelo enredo, não pela estrutura. Pode não ser também a coisa mais criativa do mundo (yadda yadda yadda, Neil Gaiman) mas foi desenvolvido de um jeito que tem aquele gostinho bom de sessão da tarde. Sendo bem sincera, fechei o livro e me dei conta de como fiquei com inveja de quem era adolescente ou criança na época que leu essa obra – deve ter sido ainda mais divertido.

Mesma coisa aqui, principalmente na parte de "ser adolescente", imagino o quão batuta seria se identificar com os personagens e passar por algumas fases "juntos"... Até indiquei o livro para o meu irmão, ele tem 15 anos, aposto que será mais um fã.

@Paganus: Sério. Gosto dos filmes, mas não assisti nem o 4 e o interesse era zero, pelos livros. Só comecei a ler A Pedra filosofal, pq não tinha outra opção no meu armário... Agora me arrependo de não ter lido antes... :lol:
 
A Pedra se torna meio enjoativa e cansativa se comparada à Câmara talvez porque tudo e´bem novo, e acaba sendo light. Ou talvez porque eu o tenha lido umas 30 vezes.:think:
 
Eu li a pedra umas 10 vezes, logico que na época eu era adolescente então foi bem legal.
Eu gosto da pedra por que tem aquele ar de "Começo", é bem legal.
Faz muito tempo que não pego em um livro de HP, mais pretendo um dia ler novamente.
A leitura é simples, o que fascina mesmo é o universo. (Na minha opinião)
 
Acho que eu tinha 14 quando vi A Pedra no cinema e me encantei de cara. Saí querendo muuuuuuito uma Nimbus :lol:
Depois vi a Câmara no cine também.
Quando tinha 18 pude comprar PdA... então foi o primeiro que li.
Logo depois procurei os 2 primeiros em sebo. Lembro de ter devorado A Pedra em 1 ou 2 dias.
Depois veio o 4º - CdF - e aí tava naquele período de esperar por OdF. Fiquei muito irritada pela tradução demorar tanto, porque nesse intervalo de 6 meses me contaram um monte de spoilers.


Eu amei a Pedra, não no sentido de "nossa, que escrita sofisticada". Mas no sentido de que é fácil imergir naquele mundo, se sentir parte dele...

Estou gostando, realmente lembra a saga do Percy Jackson e os olimpianos - Rick Riordan, o que só acrescenta mais pontos ao livro.

Na verdade Percy é que lembra Harry, já que Harry é bem mais antigo.
Isso aliás, foi pra mim um ponto negativo em PJ... que eu gostei, mas pecou pela falta de criatividade IMO.
 
Na verdade Percy é que lembra Harry, já que Harry é bem mais antigo.
Isso aliás, foi pra mim um ponto negativo em PJ... que eu gostei, mas pecou pela falta de criatividade IMO.
Sim. Inverti pq li primeiro Percy Jackson, depois Harry Potter (não terminei nem o primeiro livro), mas conheço a ordem cronológica.
Quando lançaram Percy Jackson, fizeram muitas comparações, ainda não vejo isso de um jeito negativo, mas talvez mude de idéia até terminar o ultimo livro de HP...
 
Gente, tenho de dizer uma coisa muito importante: vocês são FODA! Sério. Estou tentando, desce cedo, hoje, postar em algum dos sete tópicos de Harry Potter, e não consigo, porque vocês estão comentando de forma tão legal, tão apaixonada, em todos eles, que eu penso que se parar para escrever, vou deixar acumularem posts fodas e ficarei perdida na leitura deles.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo