• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Harry Potter e a Ordem da Fênix (J. K. Rowling)

Melian

Período composto por insubordinação.
Olá, Harry. Tudo bem? Não precisa responder, eu sei que não está tudo bem. Este deve ser, até agora, o ano mais complicado que você tem de enfrentar desde que descobriu que é um bruxo. No ano passado, durante o Torneio Tribruxo, você passou por maus bocados, quando, efetivamente, o Lord das Trevas voltou.

Suas férias de verão estão tão ruins quanto poderiam estar. Rony e Hermione não se comunicam contigo. Você recebeu uma “visita” dos Dementadores e, para se livrar desses convidados inesperados, e salvar a vida do seu primo Duda, teve de usar o feitiço do Patrono, o que vai fazer com que você tenha de ir a julgamento para que o Ministério da Magia decida se você será ou não expulso de Hogwarts.

Você descobriu, recentemente, que Dumbledore colocou alguém para te vigiar, na rua dos Alfeneiros. O motivo? Vai saber... O que é que você vai fazer com tantas perguntas sem ninguém para te oferecer as respostas, Harry Potter?

Neste ano, você será apresentado à Ordem da Fênix. Mas não se anime, ainda não tem idade para participar dela, Harry.

Sabe, Harry, acho que sou a única pessoa que aceita a sua revolta com os amigos, e com Dumbledore (que parece estar brincando de pique-esconde contigo neste ano) o que não quer dizer que eu concorde com ela. Aceito porque essa revolta é uma evidência de que você é humano, Harry. O que, em você, mais irrita muitas pessoas, é justamente o que mais admiro neste seu momento: o fato de você estar insuportável.

Bem, eu sempre fui sua fã confessa, Harry. Adoro o fato de você estar entre 'dois mundos': ser um dos bruxos mais famosos no mundo mágico, (seu NOME ser uma lenda nesse mundo) e viver em total anonimato no mundo dos trouxas. Você é, ao mesmo tempo, o "rei e o súdito”.
Muitos dirão que, agora, com seus quinze anos, você está muito chato, confuso e injusto com os amigos. Não, eu não acho isso lindo ou algo do gênero, mas acho que isso sirva para confirmar o que há de humano em você. Somos injustos, sim. Você é o bruxo que pode salvar o mundo, Harry? Conforme a J.K. Rowling, sim. Mas você, como todos nós, faz escolhas erradas, julga as pessoas, etc.

Mas você, também, é alguém que ficará muito indignado quando o Ministério da Magia colocar a professora Umbridge como Alta Inquisidora de Hogwarts e ela ser capaz das mais absurdas atrocidades para defender a ideia de que Voldemort não voltou.Você, também, é alguém que se dedicará, ao máximo, à Armada de Dumbledore, uma organização de alunos que decidirão se preparar para enfrentarem as Artes das Trevas.

A dualidade na qual você está envolvido, Harry, é uma das coisas mais intrigantes em você. Os próprios fãs da sua saga confirmam isso. Por um lado, você é um dos nomes mais respeitados no mundo bruxo. Por outro, é esculachado, no mundo dos trouxas.

Você é o cerne da história, a personagem-fio-condutor da saga, e que tem o 'maior destaque' nas obras. Eu vi toda a história pelos seus "olhos", Harry. Os livros giraram em torno de contar a sua história. E, sinceramente, eu não consigo concordar que você seja um mero figurante no meio disso tudo. Acredito que você seja o ponto de convergência entre todas as personagens da história.

Em contrapartida, para muitas pessoas que leem os livros escritos pela J.K Rowling, você não passa de um garotinho chato. Snape concordaria com essas pessoas, e, sem pestanejar, acrescentaria “irritante” e “prepotente” a lista de adjetivos pejorativos dedicada a você.

Mas, Harry, me diga uma coisa, por que um garotinho como você incomodaria tanto a Voldemort? O que ele sabe a seu respeito que você desconhece? Não, Harry, não responda “tudo!”. Não responda que qualquer pessoa sabe mais sobre sua história do que você, mesmo. Mas se responder que Dumbledore sabe, eu acabarei acreditando.
 
Última edição por um moderador:
Esse livro é mesmo muito centrado em Harry e sua tensa relação com Voldemort. Excelente livro, cheio de suspense e muitas revelações, um dos meus preferidos. A Armada de Dumbledore, a Guerra Fria Bruxa, as espionagens, segredos inexplicáveis, tudo aqui é muito tenso e muito gostoso de se ler.
 
Só eu fiquei com vontade de dar umas porradas no Harry nesse livro???
E olha que eu realmente gosto dele...

O livro é excelente, apesar que eu passei muita raiva durante o livro todo :lol: - Umbridge, bullying com Snape, tapadice do Harry, Sirius, ODEIO a Bella [eu sempre odeio a Bella em qualquer livro, pelo visto :dente:], etc... mas eu achei a história da profecia muito tosca... sei lá, no começo quando eles fazem aquele suspense todo na Ordem, eu esperava que fosse algo mais TCHAN TCHAN TCHAN... e menos clichê
 
Esse é um dos livro que eu mais gosto do Harry. A tapadice para mim é do Dumbledore, não do Harry. Afinal um tem 1500 anos e o outro só 15. Eu teria quebrado mais que o escritório.

Esse livro me fez continuar gostando de um personagem capaz de bullying, foi quando eu realmente comecei a entender o Lupin, e quando o Snape me ganhou de vez.

Eu não consigo analisar os livros de HP :roll:, eu me apaixonei demais pela história e pelos personagens para isso.
 
Esse é um dos livro que eu mais gosto do Harry. A tapadice para mim é do Dumbledore, não do Harry. Afinal um tem 1500 anos e o outro só 15. Eu teria quebrado mais que o escritório.

Esse livro me fez continuar gostando de um personagem capaz de bullying, foi quando eu realmente comecei a entender o Lupin, e quando o Snape me ganhou de vez.

Eu não consigo analisar os livros de HP :roll:, eu me apaixonei demais pela história e pelos personagens para isso.

Perfeito Fernanda!!!

Esse é talvez o mais incompreendido dos livros, no sentido que todo mundo mete pressão no HP e esquecem que ele é um moleque de 15 anos. Caramba! Particularmente nem gosto muito dele, mas o cara tem algum direito de se sentir revoltado, afinal toma atitudes, lidera e só toma na lata.

E carrega o mundo nas costas no final do livro, quando descobre que só ele poderia derrotar/matar o bruxo das trevas mais poderoso dos últimos anos.



Edit. a Rowling chegou a dizer qual é a idade do Dumbledore?
 
A J. K. nunca disse, mas segundo a linha do tempo na Sci-Fi News Edição 61 (que deve ser uma estimativa):

Dumbledore teria nascido em 1840
McGonagall em 1920
1927 Tom Marvolo Riddle
1929 Hagrid
 
Mas isso não faz mt sentido, o tal do Flamel não tinha uns 600 anos? E como o Dumbledore ajudou ele com a Pedra então?
 
:ahn?:

150 anos e com uma personagem claramente mais velha que ele? o_O

Não entendi essa...

Mas isso não faz mt sentido, o tal do Flamel não tinha uns 600 anos? E como o Dumbledore ajudou ele com a Pedra então?

Eu ainda não cheguei no fim do primeiro livro, então não lembro exatamente em que sentido foi essa ajuda. Na página 92, quando Harry pega a figurinha do sapo de chocolate, só diz:

Dumbledore é particularmente famoso por (...) e por desenvolver um trabalho em alquimia em parceria com Nicolas Flamel.

Pode ter sido outro trabalho de alquimia ou ter desenvolvido melhor a pedra... :think: não sei...
 
Pois é, pode ser um outro trabalho em alquimia, não a Pedra... :think:

EDIT: chequei aqui e é um "erro" de interpretação achar que Dumbledore fez a Pedra Filosofal junto com Flamel. Flamel fez a Pedra e depois ajudou Dumbledore com outros trabalhos em alquimia.
 
Última edição:
De todos os livros de Harry Potter esse foi o que li menos vezes.
Talvez porque seja o único que quase joguei na parede de tanta raiva que passei. Sim, eu tive vontade de bater no Harry e em alguns outros também, como na sapa velha da Umbridge, na Bella, no James, no Dumbledore... ah, e na Cho!
Mas a história em si é boa.
Quanto a profecia, eu esperava algo mais revelador, mais OOHHHHHH!! e menos obvio. O que eu gostei foi a dúvida, ainda que momentânea, de que talvez a profecia estivesse referindo-se ao Neville e não ao Harry.
 
Eu estou relendo A Ordem da Fenix e encontrando a mesma dificuldade de todas as releituras. Eu agarro. Eu comecei ler na terça a noite e ainda falta um terço do livro para terminar.
(em cinco dias eu li os quatro primeiros)

Esse livro eu fico tensa. A tensão do Harry passa para mim e tem hora que eu leio desembolado, depois eu travo.
Metade do tempo eu quero esganar o Sirius, e na outra metade eu quero cuidar dele.
A partir das aulas de oclumencia, eu fico dividida entre por o Snape no colo ou jogar ele no lago.
Passo o livro todo querendo entortar o nariz do Dumbledore pra o outro lado, só na porrada.
Eu entendo o Harry totalmente, mas tem alguns momentos que eu quero sacudir ele para que ele se acalme.
E definitivamente, eu gostaria MESMO de tirar a pele da sapuda, tira por tira, bem devagarinho. E esfaqeuá-la até a morte com faca de manteiga para demorar mais.

Ahhhhh desabafei, acho que agora eu consigo continuar a ler :bamf:

E antes que eu esqueça de comentar:

1) Eu sempre dou risada com a musiquinha "Weasley é nosso rei"
2) Eu me comovo em muitas cenas, mas quando o Neville coloca a embalagem de chicletes que a mãe dele deu no bolso, eu fico destruída

Edit:
Terminei ontem. Dumbledore é muito phoda.

A cena em que ele não é capturado e a lágrima no final da explicação ao Harry são cenas que, por razões diferentes, me deixam ainda mais fã ( mas ele continua merecendo uma desentortada no nariz).

E a Luna é tudis :joy:
 
Última edição:
Acabei de reler hoje!!!

PQP viu... o Harry fica tapado demais nesse livro!!!

Na despedida do Natal o Sirius diz com todas as letras: "use isso se precisar falar comigo". Aí ele cisma que não vai chamar Sirius pra não colocá-lo em perigo. Ok. Mas quando ele fica desesperado depois da cena da penseira ele INVADE A SALA DA UMBRIDGE.

PQP!!! Muleque burro da *&¨$$%¨&*($#@... E eu nunca entendi porque o outro TAPADO DO SIRIUS também não chamou a atenção dele logo que ele apareceu na lareira. Tipo: ô garoto, você acha que te dei aquele espelho pra quê? Volta pro quarto, pega o espelho que a gente papeia a noite toda se você quiser...

E como se não bastasse, ele ainda repete o mesmo erro!!! facepalm.gif :roll: Não quis usar o espelho para não colocá-lo em perigo e fez mil vezes pior!!!

Burro e teimoso!!! Tanto a Hermione avisou ele que o Voldemort ia se aproveitar da situação. MEU DEUS, TAVA ÓBVIO!!!

Burro também de achar que o Snape iria chegar pra Umbridge a dizer: "Ah, não se preocupa, não! Almofadinhas é um velho amigo de infância. A propósito, a senhora não quer me acompanhar? Aposto que gostaria de conhecer Sirius Black pessoalmente!"
AH VÁ!!!
É ÓBVIO que na frente dela - e na frente dos filhos dos Comensais da Morte, diga-se de passagem - ele fingiria que não entendeu... O muleque ai invés de procurá-lo quando se livrou da Umbridge acha de ir com mais 5 colegas pra uma batalha sem reforços. QUE RAIOS ELE TINHA NA CABEÇA, BOSTA DE DRAGÃO??? Só pode, né...
E de qualquer forma, se ele queria ir pra Londres resgatar Sirius porque raios ele simplesmente não atravessou a lareira e saiu no Largo Grimmauld???? Já estaria em Londres, sem ter que voar até lá e poderia confirmar pessoalmente se Sirius tava em casa ou não!!! AAAAAAFFFFFF....

E o Dumbledore também fez cada uma, que vou te contar, viu... aliás, se eu fosse o Harry, no 1º ano quando ele disse que não ia explicar o pq de tudo e depois no 3º quando ele diz que aquela tinha sido a segunda profecia verdadeira da Trelawney, eu tinha arrancado o resto à força!!!
Da primeira vez que li o livro fiquei com dó do Dumbledore, por ele ser idoso e tudo mais.... Mas agora vejo que há ali também uma certa vaidade. Tipo: eu resolvo tudo sozinho, mesmo que seja ele o escolhido!!! E depois, só no final, entrego ele como lanche da Nagini.
Pô, deixar o garoto nessa ignorância sobre o próprio passado e futuro foi até maldade!!! Deixou ele numa gigante desvantagem...

Se eu tivesse nessa situação, com um monte de adulto em volta me escondendo coisas cruciais... acho que eu tinha pirado muito mais do que ele!!!

Achei uma charge fantástica que resume bem:
attachment.php
 

Anexos

  • a_little_parody____by_Jo_yumegari.jpg
    a_little_parody____by_Jo_yumegari.jpg
    226 KB · Visualizações: 333
Ordem da Fênix é um dos livros que eu mais gosto pq toda a raiva que o HP sente, torna ele humano. Dá tudo errado e ele é um adolescente carregando o peso do mundo nas costas.
 
Exato. Por isso é tão difícil para mim ler esse livro. Eu absorvo a raiva dele. Com a cegueora e arrogancia que ela trás.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo