1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Hamlet (William Shakespeare)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por .Penny Lane., 3 Nov 2010.

  1. .Penny Lane.

    .Penny Lane. Usuário

    Estava olhando um desses tópicos de listas aqui do meia, vi Hamlet nele e me lembrei de que não havia ainda postado no tópico do livro. Fui no pesquisar e, quem diria, o tópico ainda não existia! :susto:
    Li Hamlet na edição da abril,(não estou fazendo propaganda, rs) junto com Rei Lear e Macbeth. É meio vergonhoso confessar isso, mas até então nunca tinha lido Shakespeare.(com exceção de uma dessas adaptações para jovens quando era criança) Adorei as três obras, mas me apaixonei pela primeira. São muitas, muitas as frases e trechos marcantes, em especial os monólogos de Hamlet. Pra quem não conhece a história, basicamente no início Hamlet vê o fantasma de seu pai, que revela ter sido assassinado pelo seu tio Cláudio(que agora é rei e marido da mãe de Hamlet) e pede que o filho se vingue. A partir daí se dão as reflexões da personagem principal sobre a vingança e o resto da história.
    Fiquei na internet relendo trechos da peça e só por isso já me deu vontade de começá-la de novo... o que me deixa triste é saber que estou perdendo ainda muitíssimo na tradução, e mesmo assim a peça traduzida(não digo a tradução, e sim a peça traduzida) é boa.

    Eu queria postar um trechinho aqui, de início me lembrei do da ceia, mas tem um spoiler =(
     
  2. Francês

    Francês Usuário

    Eu nunca havia lido nada sobre Shakespeare, era sempre uma leitura que eu adiava, adiava e adiava.
    Ganhei uma coleção – um Box – completa das principais peças de Shakespeare da Editora Nova Aguilar (não sei se pode pôr nome, senão me desculpem .-.) no natal de 2008 de minha irmã.
    Uma das peças era de Hamlet que li duas vezes e achei muitíssimo incrível. Grande qualidade. Sempre tenho aqueles anseios de voltar a lê-la e outras peças do mesmo. Sempre fico com os dedos coçando de vontade de sacar o livro da estante e devorá-lo.
    Eu, particularmente, não sei por que demorei tanto tempo para lê-lo. É muito bom.

    :tchauzim:
     
  3. .Penny Lane.

    .Penny Lane. Usuário

    Pode sim =P - aliás tem até um
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    aqui pra falar de editoras...
    Mas enfim, eu tenho um livro grandão com obras selecionadas de Shakespeare. Mas NUNCA consegui ler pq era simplesmente enorme e pesado demais, eu simplesmente não conseguia me acostumar com aquilo ¬¬. Acho que a L&PM tem obras dele em formato de bolso, só não sei dizer quanto às traduções.
    Também estou com uma vontade absurda de lê-la de novo, ou pelo menos trechos... e eu acabei de ler tem pouco tempo!

    Acho que não seria capaz nem de escolher um trecho preferido.
     
  4. Cat Jackson

    Cat Jackson Usuário

    Ahhh, este eu li, não tem muito tempo...
    Tambem me encantei pelas frases e a história em geral... Admiro muito Shakespeare.
     
  5. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Cat assista o filme de 1948. Eles foram bem fieis à peça e é muito bom! Só que ele é preto e branco.
     
  6. Haleth

    Haleth There's no such a thing as a mere mortal

    Pode postar, não há problema. É só usar aquele recurso do spam, q deixa o trecho oculto e quem quiser ler, clica e pronto. ;)
     
  7. Marcio Scheibler

    Marcio Scheibler Usuário

    Terminei de ler ontem esse livro...:rofl:

    Achei interessante, só notei a ausência da célebre frase "Ser ou não ser, eis a questão"....:nao:

    Talvez a edição que li era adaptada...¬¬
     
  8. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

  9. _Paulinha

    _Paulinha Usuário

    Alguém já leu um livro chamado A História de Edgar Sawtelle de David Wroblewski?
    Li uma crítica sobre ser um "Hamlet recontado com um brilho extraordinário"...?

    O tal Edgar Sawtelle, é um menino mudo e vive uma vida idílica com os pais. Há gerações que os Sawtelle criam uma carinhosa raça de cão, ilustrada na perfeição por Almodine, a companheira de sempre de Edgar. Mas quando o seu pai morre de repente em circunstâncias misteriosas, Edgar culpa-se a si próprio, por não ter podido gritar por socorro. Destroçado pelo romance desesperado da mãe com o tio paterno, o seu mundo muda para sempre quando, certa noite de Primavera, vê o fantasma do pai. Depois da tentativa falhada de provar a culpa do tio, Edgar foge com 3 cães, mas o amor à mãe e aos animais, e a vontade de vingança, levam-no de regresso a casa. Nada é como ele esperava, e terá de se decidir entre a vingança ou a preservação do legado da família.

    E aí, quem leu? É legal?
     
  10. Li Hamlet da editora LePM pocket com tradução do Millor, é uma tradução bem fácil de ler, mas sem perder as ideias e as maravilhas de Shakespeare, verdadeiro bardo... mágico das palavras! Também estava procurando no livro "Há algo de podre no reino da Dinamarca", mas na tradução que eu li estava diferente. Um clássica, arte pura!
     
  11. imported_Kelvin

    imported_Kelvin Usuário

    Li já faz um bom tempo. Lembro que na época li em seqüência Hamlet, Macbeth, Othelo e Romeu e Julieta. Assisti também alguns filmes sobre peças de Shakespeare que aliás tinham o mesmo ator, não me recordo o nome dele. Sei que ele é especialista em interpretar Shakespeare.
     
  12. Bilbo Bolseiro

    Bilbo Bolseiro Bread and butter

    Eu li ele ontem, e também achei ótimo, sensacional.
    Hamlet fingia com tanta maestria estar louco que em vários momentos a gente fica em dúvida se ele realmente não ensandeceu. Mas essa estratégia que ele escolheu pra realizar a vingança se voltou contra ele, fazendo ele perder o controle do planejado. Se ele tivesse sido mais direto, ido confrontar o tio logo que soube que ele era o assassino de seu pai, talvez pudesse ter evitado tantas outras mortes indesejadas.
    Mas mesmo assim, uma parte do plano ele tinha que realizar, o da peça, pois ainda tinha dúvidas se aquele espectro que viu e com quem falou era realmente seu pai, ou apenas um espírito perverso querendo brincar com ele.

    Se os filmes são bem antigos deve ser o Laurence Olivier, agora se são mais recentes então pode ser o Kenneth Branagh.
     
  13. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    há uma outra tese, q foi até levantada qdo debatemos a peça aqui no meia, dq o fantasma na verdade fazia parte do grupo de atores q estava na cidade, contratados pelo carinha q lá no final acabou ficando com o trono, para semear dúvidas na cabeça do príncipe contra o monarca e ambos se destruírem mutuamente, como aconteceu, deixando o reino no final para ele.

    uma ótima análise aparece
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .
     
  14. Bilbo Bolseiro

    Bilbo Bolseiro Bread and butter

    É uma teoria interessante. Se tiver fundamento então foi uma idéia genial do príncipe norueguês, pois assim ele se livrou da tarefa de ter que conquistar o território dinamarquês lutando, eliminando o rei o e herdeiro.
    Mas se fosse isso, então o "espectro" não deveria começar a fazer suas aparições apenas depois da volta de Hamlet, pois antes poderia até ser morto por algum sentinela que estivesse de guarda, e o plano falharia?
     
  15. imported_Kelvin

    imported_Kelvin Usuário

    É isso mesmo Daniel... O ator é o Keneth Branagh. No Hamlet ele era o próprio, no Otelo acho que ele era o Iago....
     
  16. Calib

    Calib Visitante

    Falando em "Hamlet"...

    Se interessar a alguém, tenho essa peça (e todas as outras) em MP3, com a trupe toda do projeto Arkangel interpretando-a magistralmente. Infelizmente, a qualidade não é supimpa, mas é sempre uma boa para quem curte o Bardo no texto original; pode-se pôr no foninho de ouvido e passear de ônibus curtindo Hamlet & cia. Trata-se desta dramatização completa aqui (U$ 420,00 com desconto):
    http://www.amazon.com/Complete-Arkangel-Shakespeare-Fully-Dramatized-Plays/dp/1932219005

    Infelizmente, como já disse, a qualidade não é das melhores; não é cristalina; não passa de 128Kbps e algumas peças inclusive estão em mono. Mas é melhor do que gastar essa fortuna, suponho.



    Uma amostrinha de uma das minhas cenas preferidas:
    http://www.4shared.com/audio/GrgGtCNb/04_-_Act_1_-_Scene_4.html
     
  17. Bilbo Bolseiro

    Bilbo Bolseiro Bread and butter

    É verdade, ele está espetacular no papel do Iago, praticamente rouba o filme, hehe
     
  18. imported_Kelvin

    imported_Kelvin Usuário

    Acho que ele escolheu o Iago de propósito:sim: . O personagem é bem mais rico que o Otello, apesar de ser o vilão da história.
     
  19. Bilbo Bolseiro

    Bilbo Bolseiro Bread and butter

    Sim, sem dúvida o Iago é um personagem bem mais interessante do que o Otelo. Mas acho que o principal fator que fez o Branagh tê-lo escolhido é que o Otelo é negro, e aí ficaria difícil dele interpretá-lo né, hehe
     
  20. Calib

    Calib Visitante

    Ele é mouro! XD
     

Compartilhar