1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

haiku

Tópico em 'Clube dos Bardos' iniciado por ricardo campos, 29 Jul 2012.

  1. ricardo campos

    ricardo campos Debochado!












    ...as gotas de chuva
    naquela pálida manhã
    orquídeas vermelhas...














    Ricardo Campos
     
  2. Mavericco

    Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

    Excelente haicai, hein? =D
    Particularmente nunca tive a oportunidade de ver a cena da forma como foi descrevida, de modo que, ao imaginá-la, eu imagino gotas de chuva não na manhã, mas no crepúsculo. Mas haicai é isso mesmo: trazer para o leitor o que o autor viu e que o leitor também viu, de preferência de forma diametralmente oposta.
     
  3. ricardo campos

    ricardo campos Debochado!

    A imaginação é o que conta, Mavericco. Tanto no crepúsculo como em uma manhã cinzenta podemos captar com precisão e concisão um momento, um lugar ou algo que nos deixe encantados com a vida. Afinal de contas, a poesia é o encantamento com a vida e, cabe ao poeta, captar e transportar para o papel transmitindo ao leitor um pouco desse encantamento: seja através de um haicai, soneto, poema com métrica ou em verso livre etc. Ao leitor toda a liberdade a que tenha direito (sua visão de mundo etc ) e, ao autor, a mesma liberdade como se fosse um pacto entre ambos em nome da arte de versejar, de expressar através de palavras/ verso o nosso muito obrigado as, manhãs cinzentas, crepúsculos e orquídeas vermelhas.
     
  4. abylos

    abylos Usuário Usuário Premium

    Quando leio a palavra haiku, lembro do encerramento do anime rurouni kenshin:

    ficou dificil imaginar outra coisa rs

     

Compartilhar