• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Hacks com o Kinect

dermeister

Ent cara-de-pau
Quem acompanha as notícias tecnológicas sabe que no último dia 4 a Microsoft lançou o [ame=http://en.wikipedia.org/wiki/Kinect]Kinect[/ame], antes conhecido nome interno de Projeto Natal, um rastreador de movimentos que detecta a posição e flexão dos membros do jogador em frente da câmera, distância até os objetos presentes na imagem, som posicional, etc. Sem entrar nos detalhes mais técnicos, é um treco cheio de coisas interessantes dentro :) Por uma questão de mercado, a empresa restringe o dispositivo a ser um "controle" para o XBox360 (nem em PCs com Windows ele funciona), um belo desperdício de hardware para quem gosta de fuçar nessas coisas...

No dia do lançamento uma empresa chamada Adafruit ofereceu US $1000,00 para quem desenvolvesse um driver livre para o equipamento, que foi elevada para US $2000,00 no dia seguinte, quando a MS demonstrou sua insatisfação. A Microsoft levantou a voz e soltou algumas ameaças e a recompensa foi elevada novamente, desta vez para 3k obamas para o desenvolvedor e mais 2k para a EFF.

O que importa é que dias depois do lançamento, um sujeito lançou um driver (que ele afirma ter desenvolvido em 3 horas) que faz o brinquedinho funcionar no Linux. Com um video de demonstração:


É de esperar que logo surgissem aplicações, e menos de dez dias depois do lançamento já tem gente adaptando o dispositivo para filmar vídeos 3D (realmente tridimensionais, não estereoscópicos como Avatar, Coraline, Alice, etc.). Um exemplo fantástico:

E também para medir objetos reais através dos sensores da coisa:

Não tenho nenhum XBox, PS3, PS2, etc. e só me interesso por um certo jogo sem gráficos (hehe) mas, dadas as possibilidades, confesso que eu me divertiria um bocado com as aplicações não convencionais de um trequinho desses =).
 
Última edição por um moderador:
[ame="http://vimeo.com/16985224"]Interactive Puppet Prototype with Xbox Kinect on Vimeo[/ame]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo