Orientais
Na Primeira Era do Sol, todos os Homens surgiram primeiramente nas terras orientais da Terra-média. Alguns foram para o oeste, mas aqueles que permaneceram no Leste viveram sob a sombra escura de Melkor o Inimigo e foram para o caminho do mal. Este povo era chamado de Orientais e sua terra era chamada de Rhûn.
Após um tempo, alguns desses Homens deixaram o Leste e foram para as Terras Élficas de Beleriand. Estes Orientais não eram um povo alto, mas largo, forte de membros, de pele escura com olhos e cabelos negros. Em sua maioria não se mostraram confiáveis e na guerra traíram seus aliados Elfos a Morgoth. Poucos nomes desses Homem foram colocados nas histórias, mas Ulfang o Negro e seus filhos Ulfast, Ulworth e Uldor, ganharam fama em virtude de terem cometido a maior traição. Pois na Batalha da Lágrimas Incontáveis, Ulfang e seu povo voltaram-se contra seus aliados Elfos no meio da batalha e os atacaram na retaguarda; por este ato a maré da batalha se inverteu e os Elfos foram derrotados. Entretanto, nem todos os Orientais não eram confiáveis e um chamado Bór, e seus filhos Borlad, Borlach e Borthand, lutaram nobremente até a morte ao lado dos Elfos, naquela Era.
Mas, mesmo mais tarde, os Orientais mantiveram sua aliança com Morgoth ou seu poderoso servo Sauron, e sempre entraram em guerra contra os nobres descendentes dos Edain. Através das Eras do Sol os orientais tornaram-se uma confederação de muitos reinos e raças. Na Terceira Era muitos Orientais saíram de Rhûn. Entre eles estavam os ferozes Balchoth e os guerreiros de carroça chamados Carroceiros.
Ao comando de Sauron os Orientais enviaram guerreiros para a Guerra do Anel. Nos Campos de Pelennor inúmeráveis companhias de Orientais, barbados como Anões e armados com grandes Machados de Duas-mãos, batalharam ferozmente e morreram. Outros também encontraram seu fim quando o Portão Negro foi quebrado e o reindo de Sauron em Mordor foi destruído.
A Guerra do Anel quebrou o domínio do Poder Negro sobre os Orientais para sempre. Então quando o Rei Elessar foi coroado em Gondor, e na Quarta Era foi até Rhûn, os Orientais suplicaram por paz. Esta Elessar garantiu, e por muitos anos depois deste tratado houve paz nas terras Ocidentais e nas terras de Harad e Rhûn.