1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Habemus Papam mostra em tom divertido como é feita a escolha do novo papa

Tópico em 'Cinema' iniciado por Elessar Hyarmen, 7 Abr 2012.

Situação do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Habemus Papam é produção franco-italiana. E essa parceria está presente já no nome do diretor, que também atua no filme, o italiano Nanni Moretti, seguindo para o protagonista Michel Piccoli (o papa), ator francês. Dois homens de coragem, pois o filme é ousado, provocador e certamente sofrerá ataques. Especialmente dos católicos mais fervorosos.

    A grande sacada de Moretti, que também roteirizou e produziu o longa, foi elaborar trama que beira o absurdo, mas é, ao mesmo tempo, completamente verossímil. Habemus Papam mostra a eleição para o novo papa, depois da morte do antecessor. Uma das primeiras cenas, das mais engraçadas, tem a câmera focalizando os possíveis candidatos, que participarão do conclave. E lê o pensamento de cada um deles, praticamente o mesmo: “Eu lhe rogo, Senhor, que não seja eu” – rezam.

    Jogadas políticas à parte e escolha oficial de um não favorito dão embalo ao início do filme, que traz cenas impressionantes da Praça São Pedro, em Roma, com a multidão esperando a fumaça branca aparecer, anunciando que há novo papa. São belas imagens feitas em estúdio e mescladas a cenas reais, gravadas durante o enterro de João Paulo II e a outras da real Praça São Pedro.

    Quando o público acha que o filme já será bom o suficiente por mostrar a visão do diretor sobre o que seria a área interna do Vaticano e como se dariam as reuniões do conclave, vem a melhor surpresa. O cardeal eleito sumo-pontífice decide não subir à famosa varanda para dar a bênção aos católicos que o aguardam.

    Entram em cena um psicanalista ateu, um segurança se fazendo passar pelo papa, a multidão e a imprensa, todos ansiosos por um nome. Tudo para ilustrar o que ocorreria caso um cardeal eleito papa desistisse da ideia em cima da hora.

    É cômico. Enquanto o novo papa pede um tempo para pensar, várias situações se desenrolam. No Vaticano, cardeais querem passear em museus, mas não podem sair de lá até o nome ser divulgado. Jogos e competições distraem os religiosos. Do lado de fora, o novo papa anda entre anônimos como se fosse uma pessoa qualquer. E, de fato, ainda o é.

    No meio disso tudo, o porta-voz do Vaticano, interpretado pelo polonês Jerzy Stuhr, tenta controlar a crise causada pela situação, tanto interna quanto externa. Habemus Papam é uma deliciosa comédia, que gera até certa angústia enquanto não se resolve o impasse gerado pelo novo papa. Acima de tudo um filme muito feliz nas (boas) provocações políticas, religiosas e freudianas.


    Saiba mais
    RITUAL SECULAR


    A primeira vez que a palavra conclave foi usada faz nada menos que oito séculos. Foi quando o papa Gregório X instituiu a base dos conclaves atuais, o que se deveu à demorada sucessão do papa Clemente IV – mais de um ano e meio. Para evitar que a demora fosse uma constante, criou-se a reunião conclusiva. O conclave deve começar de 15 a 20 dias depois da morte do papa (o tempo tinha como base a demora dos cardeais de se deslocarem até Roma na época).

    Durante o ritual, eles se reúnem, discutem e fazem suas escolhas. As votações são na Capela Sistina. Quando o nome é definido, a capela exibe a famosa fumaça branca.

    Fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    _______________________________________________________________

    O filme parece muito divertido. Depois vou querer assistir.

    OBS: o link do filme está indisponivel. Quem quiser assitir terá que entrar no link da fonte.
     
  2. Siker

    Siker Artista Comercial / Projetista Gráfico

  3. Vëon

    Vëon Do you know what time it is?

    Como já tem tópico aberto pro filme, tô trancando esse aqui.
     
Situação do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Compartilhar