• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Há bibliotecas na sua cidade?

Há bibliotecas na sua cidade? Você já as utilizou?


  • Total de votantes
    15

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Na sua cidade há bibliotecas? Você já as utilizou? São públicas e de acervo circulante (os livros podem sair)? Qual a situação dos livros e da(s) biblioteca(s)?

Creio que uma das principais causas da pouca leitura no Brasil é a inexistência de bibliotecas nas pequenas cidades. Dados recentes demonstram que apenas 1 terço da população lê alguma coisa (incluindo a Bíblia) nor ano. No Brasil, as crianças e jovens leem mais que os adultos, conforme a pesquisa Retratos da leitura no Brasil. A média é de 8,5 livros para a faixa etária de 11 a 13 anos e 4,2 para adultos de 30 a 39. Então a culpa é principalmente dos pais, já que toda criança gosta de estórias, basta o estímulo dos pais para os filhos irem atrás de livros nas bibliotecas (nas cidades que possuem alguma).
 
Última edição:
Melhore esse post inicial aí, Morf. O fato de ser uma enquete não quer dizer que tenha de ter uma descrição tão vazia.

Edit.: Bom garoto. Agora o texto ficou legalzinho. Melhor do que só a pergunta que estava na enquete.
 
Última edição por um moderador:
porém, não adianta nada ter uma biblioteca-mausoléu onde nunca se vai, sem incentivo de pais e escola para os alunos visitarem.
 
Última edição:
Na minha tem, já usei bastante quando adolescente, mas hoje em dia ela anda meio morta, quase ninguém mais a visita.
 
Aqui até tem, mas quase ninguém a visita. Já fui uma ou duas vezes com a minha tia, mas o lugar é tão pequeno e quente que não da nem para entrar lá dentro direito. Ainda mais para quem precisa de tempo para escolher algum livro para ler.
 
Eu tive infância e adolescência sem net. Fui um árduo usuário de biblioteca

Mesmo a net tendo esvaziado bastante a frequência, eu ainda utilizo mesmo que poucas vezes ao ano, mas a geração nova que vejo hoje em dia parece que faz de tudo pra não ir como se fosse o capeta com medo de ir pra igreja.
 
Quis o destino que eu fosse um assíduo frequentador da biblioteca (é que eu trabalho lá no periodo da noite).

Mas sempre gostei de bibliotecas, mas ia mais mesmo para emprestar livros, pois gosto de ler em casa bem tranquilo.
Bom sobre a biblioteca de minha cidade, o acervo é praticamente todo novo, pois o governo do estado tem um projeto aqui no paraná que procura instalar uma biblioteca em cada cidade (tanto para as que não tem, como aquelas que tem uma em péssimo estado). Muito boa essa iniciativa, pois a unica contrapartida da prefeitura é ceder um lote para a construção do prédio e depois fornecer funcionarios para trabalhar. Ja o prédio, acervo novo com cerca de 5000 obras, telecentro e mobiliario é todo fornecido pelo Governo.
Como eu trabalho lá somente a noite fico meio indignado, pois com um prédio novo, todo aquele acervo e estrutura, a maioria das noites eu só escuto o barulho dos grilos, e quando aparece um é difícil chegar perto dos livros, vem mais mesmo para usar o telecentro.
 
Na minha cidade tem, e já use, mas o problema é que os livros não são novos, não estão em bom estado.
Claro que bibliotecas geralmente (ou todas mesmo) não tem muitos livros novos, mas aqui está em péssimo estado.
Mesmo assim, peguei uns livros lá.

ordepoaoj
 
Eu já fui em uma das 3 bibliotecas da cidade...
mas a que eu realmente uso com frequência é a biblioteca do meu condomínio, dá para achar umas coisas legais lá, apesar de pequenininha.
 
Até onde sei existem duas aqui em Santos. Uma perto de casa (Posto 6 na Praia), e uma no Centro.
Sem contar a Gibiteca na qual sou apaixonado :lol:
 
Aqui temos 2 bibliotecas.
1 da faculdade e outra municial. Os livros são bons, 90% em bom estado de conservação.
Como minha mãe doou toda a minha coleção de livros da AC eu utilizo bastante a biblioteca. Tirando os livros escolares que são impossíveis de achar em livrarias..
Mas tem uns livros ótimos lá, morro de vontade de ler, mas sempre tem um livro na frente.
 
Aqui tem uma, municipal, de um tamanho e acervo razoáveis. Infelizmente alguns livros, mais populares, estão em péssimo estado, deploráveis, como os da série Harry Potter, por exemplo. Eu não entendo como alguém pode ser tão cara-de-pau e devolver eles naquele estado, depois de quase praticamente destruí-los.
Além dessa existem também as bibliotecas das escolas e faculdades, mas essas são de uso exclusivo dos alunos.
 
São Caetano onde nasci tem duas e em C. Limpo Paulista (onde trabalho e irei morar em definitivo) tem uma que está em fase de mudança e será ampliada.
 
Aqui (que eu saiba) tem uma na Zona Norte (pelo menos tinha a 10 anos) que fica longe da minha casa, tem uma que dizem (nunca entrei) é muito mal-conservada e tem a que eu uso, a da Universidade que é muito boa, mas essa infelizmente só é disponível para empréstmos para os alunos, talvez a melhor do estado.
 
Na minha cidade lá em Minas não tinha até pouco tempo atrás (ou ainda não tem... ia inaugurar um na Casa de Cultura que foi aberta há pouco tempo, mas não sei se já foi).

A única biblioteca pública lá é de uma escola estadual (na qual estudei da quinta série até me formar no segundo grau), mas que é aberta a todos da cidade. Mas pergunta se alguém sabe disso e se alguém vai lá?

Eu usei bastante durante a época de escola e continuei usando depois que me formei. Mas hoje nao moro mais lá e tal...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo