1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Guy de Maupassant

Tópico em 'Autores Estrangeiros' iniciado por Anica, 22 Abr 2009.

  1. Anica

    Anica Usuário

    [align=justify]Henry René Albert Guy de Maupassant (5 de Agosto de 1850, Fécamp - 6 de Julho de 1893, Paris) foi um escritor e poeta francês com predileção para situações psicológicas e de crítica social com técnica naturalista. Foi amigo de Gustave Flaubert.

    Além de romances e peças de teatro, Maupassant deixou 300 contos, todos obras de grande valor. Merecem destaque, entre os mais famosos Bel Ami, Mademoiselle Fifi e Bola de sebo. "A Pensão Tellier" e "O Horla" podem ser considerados seus contos mais significativos.

    Faleceu no manicômio pouco antes de completar 43 anos, após tentativa de suicídio originada de perturbações causadas pela sífilis que o atormentou por mais de uma década. Foi enterrado no cemitério de Montparnasse. Foi um influente escritor europeu, trazendo em sua bagagem de seguidores o escritor irlandês James Joyce.[/align]

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .

    ***

    Abrindo o tópico para avisar para os que gostam da obra do autor e para os que ainda não conhecem (mas um dia ainda gostarão da obra do autor :timido: ) que a Companhia das Letras está lançando agora em abril uma daquelas coletâneas chuchuzinhas com nada mais nada menos do que 125 contos do Maupassant. São 824 páginas desse contista fenomenal, uou.

    O lançamento está previsto agora para o dia 29 de abril, e o preço sugerido é de 55 reais. A saraiva tem pré-venda com previsão de 02/05: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=2636398&ID=C9562EC27D904161607330182
     
  2. Pips

    Pips Old School.

    Por 125 contos, até que 55 royals está em conta!

    Aliás, ouvi a lenda que "O Horla" é um conto que mostra os traços de loucura do Maupassant.
     
  3. imported_Faye

    imported_Faye Usuário

    Desse autor eu li apenas um conto cujo título não me recordo...

    Era sobre um padre (?) que estava viajando de trem com dois meninos, e, durante a viagem, uma mulher grávida que estava na mesma cabine entrou em trabalho de parto e o padre teve que ajudar, e não podia deixar os meninos verem er... bem, enfim, vocês me entenderam
    :rofl:

    Alguém sabe o nome desse conto? Achei bem legal, queria relê-lo ^^
     
  4. -Jorge-

    -Jorge- mississippi queen

    De Maupassant li "o Horla" e "Bola de sebo".

    É difícil acreditar que ele tenha começado a publicar por "Bola de sebo". Deve ter escrito muito antes disso, porque o conto é uma perfeição.
     
  5. Clara

    Clara O^O Usuário Premium

    Já li isso também.
    Talvez porque ele tenha morrido alguns anos depois de ter escrito o conto.
    Mas o Maupassant escreveu várias histórias fantásticas com personagens meio malucos, obsessivos.

    E também tem o fato de que "O Horla" tem um final em aberto.
    No final não sabemos se o personagem principal era louco, se era um caso de loucura coletiva (já que não aconteceu só com ele e nem só na naquela cidade) ou se realmente existiu um vampiro invisível (que ainda por cima, veio de São Paulo! :lol: ).
     
  6. -Arnie-

    -Arnie- Usuário

    Eu acredito que seja uma metáfora sobre seu caso de sífilis, que em determinados períodos afetava profundamente sua sanidade.
     

Compartilhar