• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gurthang:

°Arien°

Usuário
lá vou eu com as minhas dúvidas chatas :mrpurple: ...
desculpem se essa pergunta for repetida, eu tentei achar no pesquisar um tópico que falasse disso, mas ñ consegui :tsc:
Gurthang:
o que eu sei é que essa história é bem do começo, das versões mais velhas da mitologia de Tolkien. E que teve coisas que ele mudou depois, para deixar a história mais coerente. Parece estranho que que uma espada falante tenha ficado, sem maiores explicações.. existe em algum texto uma explicação para Gurthang, a espada q falou?
ah e aproveitando: poderia existir previsão entre os homens?
:o?:

Na verdade, maia fogosa, existe uma teoria de que Gurthang nao tenha falado... que aquele trecho:

"Salve Gurthang, ferro da morte, somente tu me restas agora! mas que senhor ou lealdade conheces, senao a mao que te empunha? a nenhum sangue te negas! tomarás túrin turambar?"

"E da lâmina ressoaou em resposta uma fria voz: ---- Sim, beberei teu sangue[...]"

Seja na verdade um delírio da mente de Túrin, perturbada por seu amaldiçoado destino. Que esse tenha sido o encerramento dramático dado pelo professor a uma das estórias mais dramáticas e completas de sua obra... a morte de um herói, belo, corajoso, imbatível.... mas que nao pôde sobrepujar o seu destino...

SALVE, TÚRIN TURAMBAR, MESTRE DO DESTINO E PELO DESTINO DOMADO!!! [

Oakshield disse:
Seja na verdade um delírio da mente de Túrin, perturbada por seu amaldiçoado destino. Que esse tenha sido o encerramento dramático dado pelo professor a uma das estórias mais dramáticas e completas de sua obra... a morte de um herói, belo, corajoso, imbatível.... mas que nao pôde sobrepujar o seu destino...

SALVE, TÚRIN TURAMBAR, MESTRE DO DESTINO E PELO DESTINO DOMADO!!! [

Essa pode ser uma teoria ( muito provável), mas pelo fato de Gurthang ser uma lâmina amaldiçoada, a qual, podemos dizer... "Trabalhou à favor de Morgoth" é possível que a Astúcia e Malicia dele, juntamente com a de Eöl o Elfo Escuro, estivessem contidas nela. E do mesmo jeito que os Quendi escutam a Canção dos Ainur através do som do mar, acredito que o ressoar dela lembrou a Túrin tais palavras, mas a vontade de Morgoth e/ou Eöl, que a forjou, estando por trás disso ... como melian diz: "Há maldade nessa espada. O coração sinistro do ferreiro ainda vive nela. Ela não amará a mão que a servir..."
Quanto ao dom da visão em seres humanos, temos Malbeth, o Vidente, que previu que o Herdeiro de Isildur deveria tomar a Senda dos Mortos e convocar aqueles que negaram o Juramento, para assim conquistar a vitória.

Oakshield disse:
Seja na verdade um delírio da mente de Túrin, perturbada por seu amaldiçoado destino
ahh :think: boa essa... eu já tava imaginando várias coisas, tipo: será que Anguirel tbm falou..? :lol: gostei da teoria :)
Olórin disse:
Quanto ao dom da visão em seres humanos, temos Malbeth, o Vidente, que previu que o Herdeiro de Isildur deveria tomar a Senda dos Mortos e convocar aqueles que negaram o Juramento, para assim conquistar a vitória.
é mesmo.. na hora que eu escrevi aquilo tinha esquecido dos outros videntes :roll: tinha também aquele tocador de harpa que preveu que a Pedra dos Infelizes (onde Túrin e Morwen estavam enterrados) ñ seria profanada por Morgoth nem derrubada :mrgreen:

nao creio que gurthang tenha trabalhado a favor de morgoth, ela foi instrumento da maldiçao sobre os filhos de hurin... mas ao mesmo tempo que foi uma arma a altura do guerreiro... afinal, ela matou glaurung, uma das maiores armas que morgoth tinha em sua guerra... As palavras de melian, na minha opiniao, foram ditas a beleg pois ela sabia que anglachel o mataria... mas será q a maldade de Eol permeneceu na espada após ela ser reforjada? acho q nao... pois pelas maos de outro ferreiro, de norgothrond, que surgiu Gurthang

Sobre Anguirrel nada eh falado nos livros, apenas que era a espada irmã de anglachel gurthang.

Sobre a previsao dos homens.. eu tava discutindo isso em outro topico... bom, pra mim um grande exemplo de que havia poder de previsao e nao intuiçao como estavam dizendo lah... eh o sonho no qual aquela poesia foi revelado a boromir

Oakshield disse:
nao creio que gurthang tenha trabalhado a favor de morgoth, ela foi instrumento da maldiçao sobre os filhos de hurin...
Mas quem foi que lançou uma maldição sobre a família de Húrin? Morgoth. Talvez ele não esperasse que Glaurung caísse por ela, mas pode-se dizer que ela foi culpada pela Queda de Nargothrond (na minha opinião), já que Túrin destacou-se como o Espada Negra...

foi delirio do personagem mais transtornado, depresivo, e infeliz da face de arda, aquele negocio todo de ele 'pedir' pra lamina matar ele era um pouco de delirio e uma forma de ele tirar sua vida e acabar com sua infelicidade. :x

Olórin disse:
Mas quem foi que lançou uma maldição sobre a família de Húrin? Morgoth. Talvez ele não esperasse que Glaurung caísse por ela, mas pode-se dizer que ela foi culpada pela Queda de Nargothrond (na minha opinião), já que Túrin destacou-se como o Espada Negra...

foi morgoth... mas nesse caso, amaldiçoado era turin, a tal ponto que ele poderia ter matado o beleg com um graveto qq... devido a maldiçao de morgoth... acho q isso teria acontecido com ou se gurthang em suas maos...

e na minha opiniao, a culpa da queda de nargothrond, foi turin, que sugeriu que construissem uma ponte forte e iponente... e nao sua espada...

Valinor 2025 - Paypal

Total arrecadado
R$30,00
Termina em:

Valinor 2025 - PIX

Total arrecadado
R$270,00
Termina em:
Back