• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

GURPS

Status
Fechado para novas mensagens.

Reick Javick

Usuário
Então pesssoal, estou abrindo esse tópico para divulgar para quem não conhece um pouco do sistema GURPS.

Primeiro vou explicar um pouco da história.

O que é RPG?

Nos idos de 1974 criou-se nos EUA uma nova forma de laser que, desde então, não parou de ganhar adeptos. Legiões de pessoas que escolheram um tipo de divertimento onde a criatividade é a base, onde o participante vive uma história sem ter de obedecer a uma posição apenas passiva, sendo parte ator, parte roteirista de um texto que ainda não foi completamente escrito.
Roleplaying Game (RPG) em tradução literal significa "Jogo de Representação", mas ele é na verdade um tipo de jogo muito peculiar, pois em um RPG não há vencedores: todos se divertem e todos ganham.
As pequenas e grandes batalhas, as verdadeiras emoções, se dão no desenrolar de uma história, uma aventura, que é criada e vivida pelo grupo de jogadores. É no desenrolar desta história que surgem as derrotas e as vitórias, altos e baixos que somados ao fim garantem ao participante a satisfação de ter atuado como um viajante dos caminhos que a imaginação da equipe resolveu trilhar.
 
Como se dá uma sessão de RPG?

É relativamente simples: um dos participantes é o Mestre, ele comandará a sessão de jogo (partida), sendo o roteirista principal. Ele chega ao jogo com uma aventura já esboçada (extraída de um manual ou inventada por ele próprio). Cada um dos outros jogadores representará o papel de um personagem dentro da aventura. O Mestre inicia descrevendo o lugar onde estão os personagens, o seu nível de tecnologia, costumes, etc, então, leva a história a um ponto onde os personagens começam a atuar, a ter de enfrentar situações, resolver charadas ou lutar em guerras. O sucesso do jogo passa a depender de um esforço coletivo, uma espécie de teatro de improviso onde a dificuldades e surpresas são colocadas pelo Mestre enquanto os outros jogadores (personagens) ficam responsáveis pelas ações e iniciativas. O objetivo de todos é sempre tornar o jogo instigante e divertido.
 
Que tipo de histórias podem ser criadas?

Por sua origem estar relacionada a jogos de batalha, os RPGs eram sempre aventuras onde um grupo de guerreiros e magos combatiam montros ou exércitos. Existiam tesouros a serem encontrados, e perigos que poderiam levar um ou mais personagens à morte antes do término da aventura. Os mais simples eram chamados de Dungeons (gíria americana, utilizada para descrever uma aventura simples, usualmente dentro de cavernas ou num ambiente medieval), que podiam ser resumidos da seguinte forma: Início - Matar e trucidar montros - Procura do tesouro - Fim. Com pequenas variações.
Ainda hoje, a maioria das aventuras para iniciantes tem esse tipo de estrutura. Com o tempo, os RPGs foram se consolidando como um método de contar/vivenciar histórias e começaram a surgir de formna cada vez mais diversificada, cada um dedicado a um universo ficcional específico como STAR TREK (Jornadas nas Estrelas), STAR WARS (Guerra nas Estrelas), MARVEL RPG (Super-heróis Marvel), MIDDLE EARTH (O Senhor do Anéis)...
Os participantes destas aventuras iam redescobrindo a arte ancestral de criar, ouvir e contar histórias.
Com a experiência, os jogadores passaram a exigir aventuras e universos mais sofisticados, onde houvesse suspense, mistério, necessidade de uso da lógica, jogos mentais e até construção de vírus para computadores.

O setor de RPG se desenvolvia e rapidamente novos universos/aventuras eram propostos: a cada novo universo, um novo conjunto de regras a ser aprendido; muito esforço inicial para a obtenção de resultados nem sempre tão satisfatórios quanto se esperava. Neste momento nasce o GURPS.
 
O que é GURPS?

No final dos anos 80 surgiu nos EUA um gênio neste campo. Seu nome é Steve Jackson e o problema que se decidiu resolver era dos mais difíceis.
Porque os jogadores tem de aprender regras novas sempre que decidem mudar de universo ficcional?
Ele acreditava que não era necessário e, para resolver este problema, propôs-se a criar um sistema único que pudesse estabelecer as bases para aventuras em quaisquer tipos de situações, regras que funcionassem na idade média ou no espaço, com espiões modernos ou dinossauros.
Este sonho se transformou em uma obra, o G.U.R.P.S (Generic Universal Role Playing System).
Das centenas de RPGs já surgidos nos 16 anos de histórias desta arte tão nova, o GURPS é considerado por muitos especialistas como aquele que mais se aproxima do que poderá ser um dia o Sistema definitivo.
 
Tópico inútil demais pra permanecer aberto. E, a propósito, não dava pra pôr tudo num post só?
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo