• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

GURPS - Tolkien, mais um projeto!

quote:
Seria uma ótima idéia, eu sempre quiz fazer parte de um grupo. Mas eu moro no RJ...

é, assim fica difíciiiiilllllll..........é uma pena.

Se eu lutar,
siga-me.

Se eu morrer,
vingue-me.

Se eu fugir,
mate-me.
 
Ae Maeglin acho que conheço essa idéia de GURPS Tolkien de algum lugar...
Você mencionou a legitsbr, né?... hmmmmm...

Digamos que fui eu quem incitou o pessoal a começarem o projeto... Só que com as férias não pude mais trabalhar nisso, acabei escrevendo várias outras coisas e me esqueci do projeto...

Atualmente, já nem visito mais os fóruns Survivors e Legitsbr, estou sem tempo e perdi os meus links...

Gostei muito de ver que vocês estão a todo vapor propondo a execução do projeto. Vão em frente, e contem com o meu apoio técnico, tanto em relação ao GURPS e quanta a Tolkien.

Também gostei da idéia de dividirmos os complementos em eras. Que tal iniciarmos pela terceira era, e no futuro fazermos como a linha Storyteller e lançar o complemento baseado no passado, na primeira e segunda eras???




Gaemitrel
Thain da Toca Bauru
Ombudsman,
Porta-Voz e
Assessor de Imprensa
do Conselho Branco
 
Fala Gaemitrel! É o Sephiroth da Legitsbr aqui.

Bom... já falei com vc por icq.

Mais uma força pro projeto!
 
AHA!
Peguei vocês!
Tentando perverter a mente das pessoas que desconhecem RPG dizendo que GURPS é O RPG.
Que coisa mais feia! GURPS SUCKS.
É um monte de trabalho inútil para adaptar Tolkien. É MUITÍSSIMO MAIS FÁCIL jogar AD&D.
Aí sim, você não precisa adaptar nada.

Para os que não conhecem RPG, não comecem por GURPS, mas sim pela verdadeira origem, ou seja D&D. Lá já existem todas as raças e criaturas que vocês encontram nas obras de Tolkien, afinal D&D surgiu baseado em TOLKIEN.

Para os gurperitos : :Prrrrrrr


Glaurung, o urulóki
 
Eu acho que tudo o que fala sobre Tolkien é bom, não importa se por D&D ou Gurps ou qualquer outro tipo de jogo!
"Gosto não se discute!!"

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
D&D origem dos RPG´s? haha... pq todo cara que joga AD&D não manja nada de RPG??

GURPS é muito mais complexo, bem planejado e divertido de jogar. E eu tenho certeza que vc nem sequer sabe jogar GURPS, e já vem dando a sua opinião.

GURPS é para jogadores mais experientes mesmo. Mas eu comecei a jogar com GURPS e consegui aprender numa boa.

AD&D é ridículo, tudo padronizado, com os mundos certinhos (não são de Tolkien) tudo feito, bonitinho pra vc sair jogando.

GURPS vale a imaginação do mestre e dos jogadores, pois são eles que vão criar a sua campanha sem base em nada. É por isso que é chamado de RPG genérico.

A adaptação faria vc criar da mesma forma, só que usando as raças e mundos de Tolkien.

Agora diz oq AD&D tem de melhor que GURPS. Só ouvi de vc um isso sux e aquilo rox, aí eu nem levo em consideração.
 
TIPOW !!!!
deixem esse humilde iniciante falar,
eu jogo gurps, e eu jogo ad&D,
pq naum mistura um poco os dois?
tipo assim
vcs pegam o sistema de pericias do gurps q eh a melhor parte, e o resto do Ad&d q ai da certo, ou podem fazer um novo sistema facilitando pro povo pq acho q quase nignuem quer comprar um livor de 30 reais soh pra jogar Tolkien...
valeuz

HOOOOOOOWL
 
TIPOW !!!!
deixem esse humilde iniciante falar,
eu jogo gurps, e eu jogo ad&D,
pq naum mistura um poco os dois?
tipo assim
vcs pegam o sistema de pericias do gurps q eh a melhor parte, e o resto do Ad&d q ai da certo, ou podem fazer um novo sistema facilitando pro povo pq acho q quase nignuem quer comprar um livor de 30 reais soh pra jogar Tolkien...
valeuz

HOOOOOOOWL
 
quote:
D&D origem dos RPG´s? haha... pq todo cara que joga AD&D não manja nada de RPG??

GURPS é muito mais complexo, bem planejado e divertido de jogar. E eu tenho certeza que vc nem sequer sabe jogar GURPS, e já vem dando a sua opinião.

GURPS é para jogadores mais experientes mesmo. Mas eu comecei a jogar com GURPS e consegui aprender numa boa.

AD&D é ridículo, tudo padronizado, com os mundos certinhos (não são de Tolkien) tudo feito, bonitinho pra vc sair jogando.

GURPS vale a imaginação do mestre e dos jogadores, pois são eles que vão criar a sua campanha sem base em nada. É por isso que é chamado de RPG genérico.

A adaptação faria vc criar da mesma forma, só que usando as raças e mundos de Tolkien.

Agora diz oq AD&D tem de melhor que GURPS. Só ouvi de vc um isso sux e aquilo rox, aí eu nem levo em consideração.




Pelo visto é você que não conhece AD&D, se você for utilizar TODAS as regras (que a maioria das pessoas nunca usa) do AD&D, então você tem um sistema bem complexo. Além do mais não existe RPG com mais complementos do que o AD&D. Você conhece todo o mundo do Forgotten Realms? Lá já existe todo um contexto histórico de todo um planeta, com locais bem descritos, personagens clássicos e tudo mais, além das descrições de cada raça no contexto daquele mundo. Você já jogou Council of Wyrms? Quero ver você adaptar GURPS para jogar um Council of Wyrms. Você conhece os complementos para se jogar com as criaturas (monstros) do AD&D? Você pode jogar com qualquer raça. Existem complementos para cada classe do AD&D, UM LIVRO INTEIRO PARA FALAR SÓ SOBRE AQUELA CLASSE....


Ps: Só de AD&D tenho 11 anos na área
Ps: Já joguei GURPS uma vez, não gostei, mas o mestre era ruim mesmo, por isso não culpo o sistema.

Agora falando sério, sem essa de ESSE SISTEMA É O MELHOR, OU AQUELE SISTEMA É O MELHOR...volto a falar o que eu já disse no forum da legitsbr, cada sistema tem suas vantagens e desvantagens, eu gosto de AD&D, mas isso não quer dizer que ele é perfeito nem nada disso. Também acredito que gurps tenha suas vantages, apesar de não conhecer profundamente para poder comparar.
Agora você há de convir que para quem quer começar a aprender RPG, é muito mais fácil começar por um sistema que permita regras mais simples (você não precisa usar todas as regras do AD&D, só aquelas que convierem ao mestre) do que ficar perdidinho no meio de um sistema cheio de regras, entenderam o que eu quis dizer?

ps: volto a reforçar, não quero dizer que GURPS é ruim, apenas que é mais fácil para os iniciantes começarem com AD&D.

;)

Friends now? HEHEHE

Glaurung, o urulóki
 
quote:
...pq naum mistura um poco os dois?
tipo assim
vcs pegam o sistema de pericias do gurps q eh a melhor parte, e o resto do Ad&d q ai da certo...


É aí que está. Esse "o resto" também não presta. Digo, não para o nosso propósito.

Antes de REcriarmos esta polêmica pela enésima vez em um fórum diferente temos que ter em mente que para criticar algo publicamente temos que conhecer profundamente o alvo das críticas. E lembrar que nada é totalmente dispensável, sempre há algo de útil que podemos retirar de cada coisa.
Mas no caso do D&D, isso é bem pouquinho.

Já fiz longuíssimas dissertações sobre as falhas do sistema e como Glaurung já deve ter lido boa parte delas continua a reclamar de nossas idéias por pura birra!

Andei jogando D&D terceira edição, nas férias, só para comprovar a realidade do novo sistema. E para provar que não sou intransigente e cabeça dura. E só acabei reavivando minhas ideologias. E no final restante do grupo, e até o mestre, conseguirem enchergar o meu ponto de vista.

E só para mencionar: "O sistema de Classes de Prestígio ficou uma b@$%*", eles fizeram uma expansão do ****. O remendo ficou pior que o estrago.




Gaemitrel
Thain da Toca Bauru
Ombudsman,
Porta-Voz e
Assessor de Imprensa
do Conselho Branco
 
quote:
Pelo visto é você que não conhece AD&D, se você for utilizar TODAS as regras (que a maioria das pessoas nunca usa) do AD&D, então você tem um sistema bem complexo. Além do mais não existe RPG com mais complementos do que o AD&D.


Existe sim, e se chama GURPS. Dá uma olhadinha nos catálogos dos 2 sistemas.
E é só parar para pensar. O GURPS é um sistema genérico criado para que os complementos façam o restante do trabalho de ambientação. Por tanto, cada novo cenário agrega vários outros livros.
Mas quantidade de complementos não infere em qualidade de sistema. Apenas dá um parâmetro de qual a aceitação do sistema pelo público alvo.

quote:
Você conhece todo o mundo do Forgotten Realms? Lá já existe todo um contexto histórico de todo um planeta, com locais bem descritos, personagens clássicos e tudo mais, além das descrições de cada raça no contexto daquele mundo.


Conheço... e não vi nenhuma novidade... só reciclou coisas velhas e juntou tudo mastigadinho para mestres que ainda não sabem montar algo próprio.

quote:
Você já jogou Council of Wyrms? Quero ver você adaptar GURPS para jogar um Council of Wyrms.


Qual a dificuldade?? Talvez em outro sistema qualquer isso não poderia ser feito. Mas para GURPS se torna fácil. O sistema foi inventado para isso mesmo...

quote:
Você conhece os complementos para se jogar com as criaturas (monstros) do AD&D? Você pode jogar com qualquer raça. Existem complementos para cada classe do AD&D, UM LIVRO INTEIRO PARA FALAR SÓ SOBRE AQUELA CLASSE....


Eu tenho orgulho em dizer que em GURPS não precisamos de mais livros para poder jogar com outras criaturas. E além de tudo não somos presos a classes de personagens. Todos os personagens de GURPS nasceram livres para serem e fazerem o que quiserem!
Nada de: "apenas essa classe aprende isso ou aquilo", muito menos: "você não tem nível para aprender isso"

Já disse, e vou repetir. O D&D serve para algo sim. Divertimento, desenteressado, sem obrigações com a lógica. Se você quer esmigalhar crânios por aí, sem um motivo muito aparente, é um sistema ótimo pois o sistema de HP tem sua origem aparente nos jogos de videogame. Você já jogou com algum personagem acima do level 10? Chega perto de Dragonball...

quote:
Ps: Só de AD&D tenho 11 anos na área
Ps: Já joguei GURPS uma vez, não gostei, mas o mestre era ruim mesmo, por isso não culpo o sistema.


Identificamos o problema então... Muito tempo centrado em um único sistema.

quote:
Agora falando sério, sem essa de ESSE SISTEMA É O MELHOR, OU AQUELE SISTEMA É O MELHOR...volto a falar o que eu já disse no forum da legitsbr, cada sistema tem suas vantagens e desvantagens, eu gosto de AD&D, mas isso não quer dizer que ele é perfeito nem nada disso. Também acredito que gurps tenha suas vantages, apesar de não conhecer profundamente para poder comparar.


Concordamos nesse ponto.

quote:
Agora você há de convir que para quem quer começar a aprender RPG, é muito mais fácil começar por um sistema que permita regras mais simples (você não precisa usar todas as regras do AD&D, só aquelas que convierem ao mestre) do que ficar perdidinho no meio de um sistema cheio de regras, entenderam o que eu quis dizer?


O GURPS é fácil de aprender. Depende de quem explica. E se não tiver ninguém para isso, inventaram o Mini-GURPS, regras básicas, sem firulas. Até parece D&D. (brincadeirinha)


quote:
Friends now? HEHEHE

Glaurung, o urulóki




Friends Always!!!

Gaemitrel
Thain da Toca Bauru
Ombudsman,
Porta-Voz e
Assessor de Imprensa
do Conselho Branco

Edited by - gaemitrel on 10 August 2001 11:33:03
 
Vixxi.....caro amigo Glaurung, pelo visto vc não sabe mesmo o q é GURPS, pois requer um pouco de inteligência....dá uma lidinha no Módulo Básico que vc vai ter uma noção....

AD&D inspirou o RPG????Hahahahaahah!!!Não me faça rir!!!!!!!

Se eu lutar,
siga-me.

Se eu morrer,
vingue-me.

Se eu fugir,
mate-me.
 
Olha...

Ninguém me conhece (isso é uma vantagem), mas vou pro minha colher no meio desse embrólio...

Nunca joguei um RPG, mas sou apaixonado pelo estilo, vivo procurando grupos para jogar, mas nunca tive êxito...

Comecei ler o D&D básico, é acho muito bom, totalmente adaptável para o mundo Tolkien, mas fácil de entender para iniciasntes como eu...

Acho essa discussão inútil...

Realmente: é inútil

Vamos parar de briguinhas tolas, pq já vi foruns se tornarem veículos de discussões idiotas entre pouquissímos membros que se acham os bonzões pq sabem daquilo ou daquilo outro, e com isso conseguiram afastar uma porrada de membro...

Então vamos parar de infantilidade...

Que saco !

Será que todo fórum tem que ter isso!!!!!!!!!!!!!
 
quote:
Olha...

Ninguém me conhece (isso é uma vantagem), mas vou pro minha colher no meio desse embrólio...

Nunca joguei um RPG, mas sou apaixonado pelo estilo, vivo procurando grupos para jogar, mas nunca tive êxito...

Comecei ler o D&D básico, é acho muito bom, totalmente adaptável para o mundo Tolkien, mas fácil de entender para iniciasntes como eu...

Acho essa discussão inútil...

Realmente: é inútil

Vamos parar de briguinhas tolas, pq já vi foruns se tornarem veículos de discussões idiotas entre pouquissímos membros que se acham os bonzões pq sabem daquilo ou daquilo outro, e com isso conseguiram afastar uma porrada de membro...

Então vamos parar de infantilidade...

Que saco !

Será que todo fórum tem que ter isso!!!!!!!!!!!!!






Bom... acho você nào deveria entrar no embrólio então... pois só vai prejudicar a discussão.

Pelo monos, da minha parte nunca ofendi ninguém e tento disctir dialogar para elevar o patamar do meu próprio conhecimento.
Ninguém aqui pensa que é o bonzão`, apenas temos experiência suficiente para decidirmos o qual e porque cada sistema não se adaptaria a Tolkien.

No caso do D&D isso é um tanto claro para mim. Os personagens possuem uma profundidade pscicológica que o sistema não suporta.




Gaemitrel
Thain da Toca Bauru
Ombudsman,
Porta-Voz e
Assessor de Imprensa
do Conselho Branco
 
quote:
Bom... acho você nào deveria entrar no embrólio então... pois só vai prejudicar a discussão.

Pelo monos, da minha parte nunca ofendi ninguém e tento disctir dialogar para elevar o patamar do meu próprio conhecimento.
Ninguém aqui pensa que é o bonzão`, apenas temos experiência suficiente para decidirmos o qual e porque cada sistema não se adaptaria a Tolkien.

No caso do D&D isso é um tanto claro para mim. Os personagens possuem uma profundidade pscicológica que o sistema não suporta.

Boa....Tirou as palavras da minha boca, ninguém aki está brigando e sim discutindo e conversando sobre os sistemas de RPG.


Se eu lutar,
siga-me.

Se eu morrer,
vingue-me.

Se eu fugir,
mate-me.

Edited by - Reick Javick on 12 August 2001 03:45:54
 
Além do mais esse é só um dos vários tópicos que o Fórum tem e que ainda podem ser criados. Ninguém é obrigado a postar aqui..

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
cada um tem seu gosto, e cada um prefere um tipo de RPG, eles so estaum falando do tipo de RPG que preferem... ninguem esta brigando, como disse o Reick Javick..

------- Arwen, Estrela Vespertina -------
"Arwen is the beautiful and bewitching elf who must choose between immortality and love."
 
Ok, ok...

Não estão brigando, hummm.....

Mas toda essa discussão paralisou o projeto, por isso repito é inútil, simplesmente isso.

Ah sim, não sou obrigaddo a postar aqui, até pq não mancho muito de rpg mesmo, então fica para vcs.

Expressem suas opiniões a vontade até perceber que só 3 ou 4 postam aqui...

Não vou me meter mais...

Mas resppeitam a minha opinião

É INÚTIL
 
Hehehe...Você pode não entender muito de RPG Durin, mas já começou a pegar a "essência" da coisa, ou seja interpretação de personagens... Sabe como é os anões são teimosos que nem você...hehehe...dificilmente mudam de opinião...hehehe...muito bem escolhido o seu nick Durin, o imortal

Quanto a discussão, pelo menos o Gaemitrel sabe que eu sou teimoso(já de outras listas...heheh) e as vezes falo as coisas só de zoeira

O Gaemitrel e o Maeglin já discutiam comigo já de outros fóruns também, e apesar sempre estar "brincando" eu sempre tento manter no final uma postura menos pessoal para ter argumentos para discutir.

Como eu já havia falado, eu gosto de AD&D, me divirto muito com ele e também gosto de Thagmar, e olha que Thagmar é ainda MAIS SIMPLES que AD&D, mas ele tem um sistema de regras de dano crítico mais interessante que o do AD&D (para aqueles que não conhecem o Thagmar, nele dá para matar com um único golpe mesmo criaturas muito fortes, por causa do sistema de dano crítico, diferente do D&D que é simplesmente DOUBLE DAMAGE...)

Já o Reick Javick eu não sei se participou do fórum original da Legitsbr

Bom, para terminar, é como eu já disse, eu realmente não conheço muito de GURPS para comparar, o pouco que conheço foi a vez que eu já falei que joguei com um mestre ruim e o jogo foi uma droga, talvez por isso da minha impressão, a culpa não foi do sistema, mas sim do mestre....AH, e galera, não se preocupem, eu acredito que GURPS realmente deve ser muito bom, pena que eu não tive oportunidade de jogar com um pessoal experiente ainda...

PS: volto a reforçar o que eu disse no outro forum, o que realmente conta no RPG não é nem tanto o sistema, mas sim o mestre que bola a aventura....

Glaurung, o urulóki
 
É isso aí Glaurung!

Sua opnião de Lagartossauro Supercrescida é muitíssimo importante, mesmo tendo conhecimentos restritos ao AD&D e ao Thagmar você é um grande conhecedor de Tolkien. Por isso deve nos ajudar na nossa adaptação da obra.

E quanto a sua afirmação sobre os mestres serem os responsáveis pelo bom andamento das aventuras. Concordo plenamente e sem restrições. E afirmo: Nesse caso, na criação do suplemento, o mestre é o titio Tolkien. O Mestre em criar univeros e aventuras. Apenas vamos dar uma ajudinha e adaptar para um sistema jogavel.

Já temos um roteiro para a criação do complemento. Alguém que estiver com ânomo para nos ajudar nos contacte.




Gaemitrel
Thain da Toca Bauru
Ombudsman,
Porta-Voz e
Assessor de Imprensa
do Conselho Branco
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo