Estou repostando isso, pq havia criado num tópico, sem ver que já existia essa discussão por aqui... Foi mal, Sywalker. Aliás, sinta-se a vontade apara apagar aquilo lá, se puder...
Poisé. Agora em agosto vai sair o GURPS 4ª edição, finalmente...
A versão "lite", já está disponível para download no site da steve jackson games, e, com isso, já tem como se ter uma noção do que vem por aí...
Eu, como fã-mor de GURPS, fiquei decepcionadão.
Não por estar ruim de verdade, mas porque achei que era a grande chance do GURPS conseguir uma levantada. Do jeito que vêm, não acredito muito, não...
Primeiro, pq está MUITO feio. Tá. Tudo bem, o GURPS nunca foi um exemplo de diagramação e bons desenhos. Mas sei lá. Eles tentaram fazer algo mais "caprichadinho", e ficou sofrível. A página exemplo para download em PDF no site é simplesmente horrorosa. Fora que os desenhos são muito sem sal. Eu gostava muito do controle de alto-contraste que o Smith (ilustrador de 99% do GURPS) tinha. Esse(s) cara(s) novo(s), não tem nenhum estilo próprio...
Skywalker disse:
Gurizada, saiu o resultado da votação para a capa do GURPS....e o vencedor É UM BRASILEIRO!!!
Parabéns, Victor R. Fernandes!!!
Eu não sei até onde isso foi bom. Eu tinha visto um primeiro modelo de capa, que era menos feio que esse. Não gostei mesmo do trabalho desse cara...
As regras mudaram. IQ/DX agora custam mais caro que a ST/HT. Isso foi bom. As perícias agora seguem uma única tabela (não mais uma para perícias físicas e outra para perícias mentais), e estão mais baratas: O que tb foi legal: Agora é mais jogo você ter uma destreza menor e mais pontos em uma perícia, coisa que faz mais sentido, na verdade. A regra opcional de usar os pontos de vida baseados na ST e fadiga na HT virou oficial. Infelizmente eles não transformaram percepção e vontade em atributos isolados da IQ.
Algumas vantagens/desvantagens trocaram de nome, outras mudaram de preço. Até onde eu vi, foram mudanças bem razoáveis. Eles criaram um sistema de "talentos" (ex: Talento para artesanato) que também incentivam um gasto maior de pontos em perícias, em detrimento dos atributos, evitando 'super humanos'...
A melhor das coisas pra mim, foi a abolição da Defesa Passiva: Era uma das regras que menos gostava, mas que se tronava necessária. Agora eles aumentaram o nível das defesas ativas de todos, para que não seja mais necessário se somar com a DP. Não existem, no entanto, mais as defesas ativas baseadas em 2/3 da perícia... Bastões e outras armas longas defensivas tem um bônus na defesa, mas não é mais a mesma coisa.
De cara, foi o que vi. Acho que muitas dessas impressões podem mudar com o lançamento de fato, dos livros. Tenho ainda bastantes espectativas (boas) pelo fantasy novo (que será um livro sobre como criar qq cenário de fantasia, e não mais um mundo, como o de Yrth) e tb (ruins) com o magia novo, já que eu gosto BASTANTE do sistema de magia do GURPS.