1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Guia para elaboração de background !!

Tópico em 'RPG' iniciado por EldarynG, 19 Mai 2008.

  1. EldarynG

    EldarynG Usuário

    Bom dia a todos, :cool::cool:!!

    Saudações a todos rpgistas de plantão, adoradores de TolKien, fanáticos pela Terra Média e afins........ :joy::joy:
    Bem sou novo aqui no fórum e ainda estou aprendendo sobre a dinâmica e funcionamento do mesmo! :think::think: e desejo fazer novas amizades e contatos, além de participar do fórum...

    Prosseguindo, este material que vou postar é interessante do ponto de vista daqueles jogadores e/ou mestres que gostam de interpretação, e não apenas jogos bate...bate...bate...pilha...mata!! eheheheheh.
    Penso que para o Sisterma CODA e com a ambientação na Terra Média, este guia pode facilitar e ajudar beneficiando a todos, onde uma boa sessão de RPG pode ser mais empolgante e satisfatória do que jogos onde corre sangue a torto e a direito.

    É um guia que um amigo meu fez post dele há uns tempos atrás... e que eu incrementei...o trabalho meu pode-se dizer é de + ou - uns 10%, 8-O8-O8-O8-O mas isso é irrelevante, vez que é de todos nós, rpgistas de plantão.

    Abraços e bom jogo a todos! E espero que gostem...

    CRIAÇÃO DE PERSONAGENS
    Guia rápido para facilitar a elaboração de background (histórico/passado de personagens medievais).

    Background
    O background é o histórico do personagem, seu passado, tudo aquilo que transforma uma ficha cheia de números em algo rico e único, sendo o primeiro envolvimento do jogador com o seu personagem , tornando-o muito mais interessante. Muitas vezes nos apegamos a personagens que jogamos há muito tempo, visto que seu personagem com o tempo vai criando um passado que surge naturalmente à medida que o jogo acontece.
    Assim o background vem com esse papel de dar mais conteúdo ao personagem e a dar idéias ao mestre sobre aventuras e como elas podem estar ligadas ao passado de seu personagem e como o mesmo pode ser fundamental para o seu desfecho. Este guia ajudará os jogadores a pensarem e enriquecerem o passado de seus personagens rapidamente, facilitando inclusive a vida de mestre ao se criar PdMs. Na ultima parte do background, eu acho importante que ela deva acabar com alguma frase do personagem, algum pensamento. Algo que ele espera para seu futuro, o que ele espere que aconteça, seus planos. Isso com certeza ajuda muito o mestre no inicio da aventura, e certamente todos deveriam conter esse quesito.

    Metodologia
    Inicialmente sugiro os aspectos que formam o histórico de qualquer um:
    Nome: Procure escolher um nome condizente a raça do personagem.
    Sexo: Feminino/Masculino
    Raça: Humano, Elfo, Hobbit, Anão, Orc, etc...
    Idade: A idade do personagem precisa ser coerente com a raça.
    Origem: O local de nascimento do personagem ou o lugar onde ele passou a maior parte de sua vida.
    Moradia: A cidade ou região onde o personagem mora (se o personagem tiver residência fixa), ou se o personagem é peregrino/andante/errante.
    Classe/Ocupação: Guerreiro, guardião, cavaleiro, batedor, sentinela, condestável do Condado, arqueiro, artesão, ferreiro, armeiro, comerciante, estalajadeiro, taberneiro, marinheiro, armador, menestrel, nobre, erudito, sábio, espião, ladino.
    Línguas: Especifique as línguas que o personagem fala, e a fluência em cada uma delas.
    Aparência: Descreva em detalhes as características físicas do personagem, incluindo a altura, constituição física, cor da pele, olhos e cabelos, que roupas e acessórios o personagem costuma usar, características peculiares, cicatrizes, etc. (atenção: elfos não têm cicatrizes!)
    Personalidade: Descreva detalhadamente as características psicológicas do personagem - como é a sua personalidade, o seu comportamento, seus gostos pessoais, etc.
    Habilidades: Especifique as principais habilidades do personagem. Exemplos: leitura e escrita, montaria, conhecimento de ervas, combate armado (especifique a arma), combate desarmado, acrobacia, escalar, intimidação, senso de orientação, previsão do tempo, canto, dissimulação, conhecimento de estratégia de guerra, sobrevivência, ocultação, etc.
    Pontos Fracos: Descreva os pontos fracos do seu personagem, ou seja, as coisas nas quais ele não é muito bom. Os defeitos precisam ser coisas relevantes no contexto do personagem, ou seja, coisas que realmente o prejudiquem. Procure manter um equilíbrio entre a quantidade de habilidades e pontos fracos do personagem.
    História: Descreva o passado de seu personagem. Seja o mais detalhista possível.
    Equipamento: Liste aqui as armas, objetos de valor e outros itens relevantes que o seu personagem possui.
    Outros: Quaisquer outras características que você quiser incluir.
    Lar/Moradia: Deve se contar como viera a viver no local que mora. Vocês sempre moraram lá? Houve muitas mudanças? Como chegaram? Também como atingiriam aquela classe social. Sempre viveram assim? Perderam todos os bens por algum motivo?
    Casa Simples: Você vive em uma casa simples, não muito longe nem muito perto da sociedade. Ela não é muito aconchegante nem muito grande, mas também sempre lhe satisfaz.
    Mansão: Você vive em uma casa imensa. Ela é muito aconchegante. É de fato uma casa de ricos.
    Casa de campo: Você vive completamente isolado da sociedade. Porém, você está em um fiel contato com a natureza. Vive tranquilamente e sem preocupações.
    Casa pobre: Você não tinha condições para bancar uma casa descente e vive em uma casa em condições precárias. Ela é bem pequena e desconfortável.
    Orfanato: Você perdeu seus pais e vive sobre as custas de um orfanato que te cuidou e te deu carinho desde o primeiro dia que você entrou nele. Normalmente, um orfanato é grande e confortável feito uma mansão.
    Escola: Você mora em abrigos escolares por requisitos da escola (um colégio arcano por exemplo...). Normalmente é aconchegante mas bastante pequeno.
    Nômade: Você não tem um lar fixo. Está sempre vagando pelo vasto reino e está sempre procurando uma taverna para dormir.
    Família - Instituição que você considera como se fossem sua família, (Dinheiro, status e poder na sociedade, acontecimentos, ancestrais importantes, histórias). Note que família não se trata de pessoas específicas, mas sim de um conjunto de pessoas, uma instituição, pode ser até um templo de monges onde o vivia.
    Refugiados: Sua família fugiu de algum lugar por alguma razão abandonando quase todos os seus pertences ou sofreu com a calamidade ou guerra do lugar onde vivia. Assim não possui nada além da roupa do corpo.
    Pobres: Geralmente sua família necessita pedir esmolas, caridade e ajuda para comida. As únicas coisas que possuem são aquelas dadas ou encontradas, não possuindo nenhum bem de valor e morando em algum lugar abandonado ou invadido.
    Escasso: Sua família possui uma pequena casa ou consegue pagar um aluguel por um pequeno lugar todos os meses. Sua renda excede muito pouco seus gastos básicos mensais de moradia, saúde e e alimentação.
    Médio: Sua família possui uma casa confortável e alguns bens de valor adquiridos ao longo de vários anos com muita economia e esforço, mas nada de grande valor. É possível que tenha meios de financiar estudos de um filho e possuir algumas economias.
    Alto: É possível que sua família possua mais de uma propriedade e sua renda geralmente exceda seus gastos, possibilitando um pouco de luxo ocasionalmente como vinhos mais caros, comemorações, serviços de terceiros, refeições fartas, viagens e alguns criados.
    Extravagante: Sua família é extremamente rica, não se preocupando com o dinheiro, possuindo várias propriedades e empregados. É possível que muitos membros de sua família não trabalhem e vivam apenas de rendas. Muitos pertencendo a alta sociedade, nobres, duques e membros da corte do rei. O dinheiro não é problema e em caso de algum acaso, existirão sempre meios de se levantar recursos financeiros, embora alguns estejam falidos e ainda mantenham o estilo de vida devido à graças de outras pessoas desse meio.
    Ordem religiosa: Sua família faz parte de uma ordem religiosa. Ela pode viver tanto de forma confortável como em um regime Escasso e embora tenha recursos os mesmos são controlados de uma forma que não haja esbanjo e seja utilizado apenas o necessário para ajudar seus membros em suas necessidades. Sua família poderá, através das igrejas, ter inúmeras terras e propriedades que lhe receberão de braços abertos além de alguns itens extremamente valiosos e raros.
    Ordem de magos: Sua família faz parte de uma ordem, ou escola de magos geralmente possuindo inúmeros recursos em terras, propriedades, grandes casas em cidades, livros, pergaminhos e itens mágicos raros e caros.
    Monastério: Sua família faz parte de algum monastério vivendo de forma desapegada de bens e possuindo um estilo de vida escasso e simples. Geralmente vive em uma propriedade que é comum a todos em um lugar isolado e sobrevive da sua própria agricultura e da natureza, raramente fazendo trocas de bens com outros povos e não possui nenhum bem de valor.
    Ordem de militares: Sua família depende ou faz parte de uma ordem militar. As condições de vida são muito variáveis, a mesma pode viver tanto em um forte com algum conforto, ou sob a proteção de um reino formando seus cavaleiros com um alto prestígio ou em um ou vários acampamentos ao longo de anos em meio a guerra.
    Subsistência: Sua família vive em algum lugar ou comunidade isolada de vilas e centros da sua e de outras sociedades. Pode ser em uma caverna, nas montanhas, em uma ilha, na floresta. Utiliza-se dos recursos da própria natureza para viver e assim muito provavelmente não tem contato com dinheiro. Pode eventualmente obter coisas com outros povos em meio a trocas mas isso acaba sendo raro. Assim não possui nada de valor, a não ser seu próprio território e eventualmente pode ter um ou outro artefato de maior valor.
    Educação - Onde e como aprendeu o que sabe (Ensino quando criança, educação em escolas, o que você sabe fazer, porque faz, como começou a aprender, o lugar que aprendeu)
    Eventos acontecidos - O que aconteceu durante sua vida que lhe marcou?( acontecimentos durante a infância, juventude, vida adulta, o que aconteceu, como lhe marcou, como lhe afeta hoje)
    Fatos Importantes: É muito importante sempre citar a morte de parentes importantes(se houver mortes),talvez conjuradas pelo Vilão/Inimigo da historia,ou um inimigo próprio. O que aconteceu com aquela região da historia que pode ter prejudicado sua família, conte tudo,essa parte é muito importante.
    Nascimento: Também é bom contar como fora seu nascimento, como estava o dia? Como aconteceu? Ouve complicações?
    Família: Quem pertence a sua família? Quem esta vivo? Fatos importantes que a marcaram,um desaparecimento? Uma traição?
    Mortes presenciadas:(Geralmente acontecidas depois do Nascimento do personagem) Elas dão um tom agressivo na historia,uma vingança,quem não gosta?Se for o caso,é sempre bom assassinar uma paixão,ou algum parente/amigo muito importante,geralmente causado também pelo Inimigo/Vilão da historia,ou por qualquer outra razão. Se for o caso, como Morreu? Por que Aconteceu?
    Experiencias: Sempre bom citar as experiencias vividas pelo personagem,Alguma aventura? Uma luta vitoriosa?uma perda Funesta? Algo que lhe marcou e marcara para todo sempre. Algo que você possa usar no futuro, algum aprendizado importante,coisas do tipo.
    Amizades e Inimizades: É sempre bom citar no quem são seus amigos e inimigos. Como os conheceu? Qual é sua relação atual com eles? Os amigos são importantes para um personagem, amigos leais, com quem divide tudo ou fanfarrões que vão se divertir pela noite ou mesmo um bando ou gangue que banaliza as cidades no crepúsculo. Tudo é possível, porque não um cachorro como leal escudeiro ou um grupo de amigos justiceiros. Outro fato importante é os inimigos, que o personagem conquistou ao logo do tempo. As pessoas que se relaciona, que o marcou, que se lembram de você de uma forma marcante(parentes, grau de relação e convivo, amigos, inimigos, tutores)
    Sem inimigos: Você não possui nenhum inimigo. As pessoas nunca se incomodaram com sua presença e atos e talvez nem lhe dêem importância, podendo ser querido entre algumas pessoas ou grupo, mas em um nível normal sem causar nenhuma inveja.
    Inimigo da juventude: Alguém que você conheceu ou conviveu durante sua juventude não gosta de você. Pode ter sido por algo tanto voluntário como involuntário que aconteceu entre vocês dois.
    Rival: Alguém que compete ou competiu com você por algo e o odeia por ter perdido e talvez até humilhado. Pode ser algumas competições na escola, treinamento, magia, amores disputados, amigos e pessoas que preferiam ficar e dar mais atenção a você.
    Inimigo da sua família: Sua família é odiada por algum inimigo. Isso se deve a alguma coisa que aconteceu no passado da sua família e do inimigo e isso vem passando de geração em geração, ou a alguma coisa acontecida entre um membro de sua família e o inimigo, que culpou toda a sua gente pelo acontecido.
    Vilão: Alguém com a tendência de fazer o mal não gosta de você. Muito provavelmente em algum ponto do seu passado você frustou algum plano dessa pessoa ou fez alguma coisa que a prejudicou diretamente.
    Tribo/Região/Organização: Você é odiado por toda uma sociedade, região do mundo ou organização. Talvez tenha nascido diferente, alvo de alguma maldição, culpado por um evento acontecido que prejudicou a todos. Os membros daquele grupo o conhecem ou já ouviram falar de seu nome e o que está atrelado a ele.
    Inimigo politico: Algum membro da política não gosta de você. Essa pessoa pode ser um rei, um militar, um politico, um nobre, um mago-chefe de uma academia arcana ou qualquer pessoa com certa influência, capacidade de manobra em seu meio e principalmente poder. Talvez você seja favorecido por um rival dessa pessoa, ou talvez tenha revelado e/ou frustado seus planos de poder e conquista.
    Inimigo econômico: Alguém com muito dinheiro não gosta de você. Talvez você a tenha prejudicado em um negócio, ou tenha conquistado algo que essa pessoa queira, ou possua algo como um objeto raro que essa pessoa deseje.
    Inimigo por inveja: Alguém, não gosta de você por pura inveja. Talvez você seja mais bonito, inteligente, forte, querido ou carismático do que seu inimigo. Você provavelmente conquistou coisas e realizou feitos que essa pessoa gostaria de ter realizado.
    Inimigo por valores: Alguém é seu inimigo simplesmente por você ser do jeito que é e ela do jeito que ela é. Suas ações e pensamentos são de uma forma totalmente oposta a da pessoa e de uma maneira a qual ela não aprova e não tolera, fazendo com que você seja a personificação do que ela odeia. Inimigo ao acaso: Alguém se tornou seu inimigo ao acaso, sem um bom motivo aparente. Talvez essa pessoa acredite que você fez algo que a prejudicou quando na verdade não foi isso que aconteceu, talvez ela achasse que você pensava em prejudicá-la e resolveu agir antes, ou ainda alguém pode ter inventado coisas sobre você levando essa pessoa a odiar você.
    Pessoa prejudicada: Você fez algo, deliberadamente ou por acidente que prejudicou alguma pessoa e ela nutre um certo desgosto por você devido ao ocorrido. Você pode ter causado um acidente com essa pessoa, pode ter pegado algo que a pertencia, pode ter a enganado, pode ter alguma dívida financeira, pode ter prejudicado ou até mesmo matado um ente querido dessa pessoa.
    Romance
    Nunca, sem interesse algum nisso ou não pode: Romance é algo para os fracos e isso não lhe interessa. Se apegar uma pessoa, certamente o desviaria de seus objetivos, estudo ou treinamento e não é isso que você quer. Essa pessoa o deixaria vulnerável contra seus inimigos, tiraria sua liberdade e você não poderia viver assim. Quando seu corpo precisar de alguma pessoa, você sabe muito bem onde procurar e sabe que não terá problemas no outro dia. Pode ser também que você é de alguma ordem religiosa ou segue um código de conduta que o impede de ter romances.
    Nunca, mas ainda em busca: É possível que você já tenha tido alguns namoricos pouco importantes, ou esteja se guardando para a pessoa certa. O fato é que pensa em encontrar um pessoa para amar, mas ainda não conseguiu. Talvez hoje isso não seja sua prioridade, talvez você não pense nisso todo o dia, mas sonha em um dia encontrar uma pessoa certa para você e algo lhe diz que isso um dia vai acontecer.
    Nunca, apenas alguns namoricos: Você já se relacionou com uma ou mais pessoas de um modo mais profundo. Em certos momentos você até pensou em estar apaixonado por essa pessoa. Até pensou que se importava com ela, mas com o tempo isso se demonstrou não verdadeiro e você passou a ver essa pessoa como todas as outras. Talvez essa pessoa até guarde alguma mágoa de você. É possível que ela tenha realmente gostado de você e sua repentina falta de interesse a tenha magoado. Ou então talvez a pessoa o deixou e depois você percebeu que não era nada de mais o que sentia por ela, talvez apenas uma pequeno desejo, embora é possível que você ainda tenha alguma mágoa por ter sido deixado de lado.
    Sim, com várias: A vida é muito curta para se amar uma única pessoa não é verdade? Você está sempre se apaixonando pelas pessoas. Suas paixões para os outros podem parecer superficiais, mas para você são profundas. O romance é algo constante em sua vida e muda rapidamente assim como você muda de roupa. Talvez você seja um desses casa-novas, que ao verem uma nova pessoa, se apaixonam no ato e daí fazem de tudo para ficar com ela e fazer ela sentir o mesmo por você e quando isso acontece, geralmente depois de um tempo perdem o interesse nelas e partem ao amor de outras. Talvez esse estilo de vida crie uma certa fama a você, ou alguns inimigos ao longo do tempo.
    Sim com umas duas ou três: Você já viveu alguns romances com algumas pessoas durante sua vida, mas por alguma razão eles não deram certo e no final você acabou sozinho novamente. Talvez agora você esteja procurando um novo romance, ou esperando um novo acontecer, ou até talvez já tenha perdido o interesse nisso, tendo em vista o que aconteceu em seu passado. O fato é que embora essas pessoas tenham lhe marcado, você deixou isso no passado.
    Sim, mas a perdi, ela me deixou: Você já amou alguém, mas essa pessoa o deixou por vontade própria, talvez tenha perdido o interesse em você, ou talvez tenha tido mais interesse em alguém com mais dinheiro, ou qualidades superiores a você. Você ainda se lembra dela às vezes e sofre um pouco com isso. Talvez tenha dificuldades de criar outros romances ou até consiga, mas nada igual aquele amor perdido e sempre acaba sofrendo um pouco com isso. É possível que tenha uma mágoa profunda em relação a essa pessoa e quando a ver pode tanto a tratar mal, como tentar reatar, dizendo o quanto ainda a ama.
    Sim, mas a perdi, ela foi retirada de mim: Você já amou alguém mas o destino a tirou de suas mãos. Talvez tenha acontecido algo com ela, como a morte natural, ou algum inimigo a matou. O fato é que algum evento fora de sua vontade e da dela culminou em sua separação definitiva. Talvez hoje você leve uma vida normal, podendo ter algum outro romance, mas ainda guarda uma grande falta em seu coração, como se uma parte dele tivesse sido retirado de seu ser junto com a partida dela. Talvez leve sua vida com o único objetivo de vingança contra aqueles que os separaram.
    Sim, e logo voltarei para ela: Você ama uma pessoa, mas algo aconteceu e vocês se separaram. Talvez ela tenha rumando com o seu povo para outro lugar. Talvez você tenha que viajar em busca de algo e após cumprir esse objetivo voltará para ela, que o aguarda em casa. Talvez você tenha sido acusado de algo e banido de seu povo e hoje busca meios de provar sua Inocência e assim poder voltar para ela. Talvez ela tenha sido raptada ou quando você chegou em sua vila, viu ela em chamas e nunca encontrou sua amada novamente e você desconheça seu paradeiro e a esteja procurando.
    Sim e vivemos felizes: Você vive um grande amor. E embora tenha que trabalhar, sabe que no final do dia, ou no final de alguns meses voltará para o conforto de seu lar e seus braços. Se você é um navio essa pessoa é seu porto seguro e sabe que embora enfrente algumas tempestades, ela sempre estará lá, para quando retornares.​
     
  2. clandestini

    clandestini Cylon ou

    Nossa, um ótimo relato/tutorial!
     
  3. EldarynG

    EldarynG Usuário

    :lol::lol: Bom dia Daniela, prazer em conhece-la! :kiss:
    Viva... uma resposta para o meu post...:grinlove::grinlove:

    que bom que gostou e espero que ajude a incrementar os backgrounds....
    Este guia, na minha opnição fornece uma orientação principalmente para os que estão se iniciando no rpg, a melhor ambientá-los no espírito do RPG e mostra aos mais experientes certas nuances que podem ter se esquecido... depois de certo tempo, com um grupo que joga a muito tempo junto, as coisas ficam mais mecânicas e até os jogadores ficam impacientes com o mestre quando este tenta ambientar o jogo... falar do passado, etc e tal!

    Abraços!
     

Compartilhar