• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Guia de Sites e Críticos

Dirhil

Olha, Schroeder...
Por Hugo

Hoje em dia os sites sobre os filmes podem ser bem mais interessantes que os próprios filmes. Coisas da modernidade.

Nessa vastidao que eh a internet, um guia eh sempre uma boa pedida, e pensando nisso eu fiz um guia de cinema com varios sites de todo o mundo e ainda selecionei alguns criticos, vejam:

Sites em Português:

TOP 10

E-Pipoca
Ótimo site em termos de informações mais especificas sobre filmes, e com um visual bem agradavel. Tem uma grade completa de programaçao dos cinemas de quase todo o Brasil. Aqui vc encontra muitas informaçoes sobre o mundo do cinema e TV. A Sala Vip é um bom espaço para o visitante deixar seus comentarios e escolher seus filmes preferidos.

Cinema em Cena
Esse foi o primeiro site de cinema que eu conheci e entro todos os dias. É o melhor em termos de novidades sobre filmes que estao sendo feitos, tem um bom espaço para os internautas enviarem suas criticas de filmes e ainda é um dos mais completos sites em termos de cartazes e trailers(a vantangem eh que o site disponibiliza quase todos os trailers para downloads, uma boa opçao para quem naum gosta de streaming). Alem
de outras seçoes interessantes como o 'Vc Sabia?' e o 'Falha Nossa'.

Adoro Cinema
Descreve e comenta as principais estréias do cinema, além de trazer dezenas de notícias sobre produções que vão ser ou já estão sendo rodadas. Um dos destaques eh o forum que eh frequentado pelo mais diversos tipos de pessoas, o que o torna bastante peculiar. As fichas
tecnicas dos filmes e diretores sao bem completas, mas o visual do site deixa um pouco a desejar.

Cine Web
Se você é fã de cinema, não deixe de visitar esse ótimo portal. Você encontra, entre outras coisas, críticas de filmes, programação, notícias, estréias e entrevistas. Destaque para o design moderno e para as boas resenhas.

Set On-Line
O site da revista de cinema e vídeo mais vendida do país traz notas sobre novidades, reportagens exclusivas, ranking da bilheteria da semana e promoções.

CineGuia
Confira notícias atualizadas sobre o mundo do cinema e fique informado sobre os lançamentos. Você pode pesquisar o filme desejado, ver ficha técnica e saber em quais salas do país está em cartaz.

Na Telona
Site com otimo visual e conteudo abrangente.

Claquete
Bem completo, traz relação de filmes que passam na TV no dia, lançamentos em vídeo e programação dos cinemas, com links para resenha, trailer e site oficial. Veja ainda perfil de atores e diretores, notícias e Top 10 no Brasil e nos Estados Unidos.

Setima Arte
Com um visual leve, esse site de Portugal tem boas informaçoes de filmes.

CineClick
Aqui voce encontra notícias, dicas de vídeos, curiosidades, jogos, bate-papo e testa seus conhecimentos no quiz.

Outros sites em portugues:

Monkeu e Damascos
O site do Folco Gamgee, aqui do Fórum

Orient Filmes

Cine In Site

Terra Cinema

Cinemascópio
Site com um bom conteudo, as materias e os artigos sao excelentes.

Henancius Entertainment

Cinema Net
Bem interessante, apesar do visual fraco, conta a história e as fases do cinema no Brasil e no mundo, abordando inclusive diretores e gêneros. Também tem um manual de roteiro e indicações de livros.

Blockbuster Brasil

LoucosPorCinema
Bom site de noticias do cinema.

WebCine
Boa fonte de informações sobre cinema, com destaque para os novos filmes. Conheça detalhes do que está sendo lançado ou produzido atualmente em Hollywood. Mas não faltam clássicos e curiosidades históricas, informações sobre festivais e até joguinhos temáticos.

Zeta Filmes
Página da distribuidora Zeta Filmes, com fotos, comentários e crítica de vários filmes novos, bem como algumas notícias do cinema nacional e
internacional. Site simples, mas informativo.

Revista de Cinema Dedicada principalmente ao cinema brasileiro, reproduz boa parte de suas reportagens no site. Há seções de vídeo e DVD, equipamentos, mercado internacional e dossiês de cineastas.

Site de Cinema

CineDie

Cinema Brasil
Ótimo site dedicado ao cinema brasileiro. Notícias sobre filmes brasileiros em destaque.

Sites Estrangeiros

IMDB
Enorme banco de dados sobre filmes, atores e diretores. Você encontra
desde filmografias e biografias a lista de prêmios de vários atores. São mais de 170 mil títulos disponíveis e constantemente atualizados. Possui um detalhado sistema de busca.

Rotten Tomatoes
Interessante e útil guia digital de lançamentos em cinema, vídeo e DVD. Merece atenção não só pela atualidade do conteúdo, mas principalmente
pela facilidade de consulta. Você pode fazer busca por palavra-chave e ver fotos, clipes e as mais diversas críticas publicadas na imprensa norte-americana.

JoBlo's Movie Emporium
O diferencial deste portal são as críticas informais de filmes em cartaz nos cinemas e nas locadoras. Também tem papéis de parede, entrevistas, quizes e outras atrações.

Ain't It Cool News
O idealizador do site, é o terror de Hollywood. Ele divulga aqui informações secretas sobre filmes que ainda não estrearam, notícias e tudo o mais sobre os bastidores do cinema.

CineCon
Os curiosos de plantão que querem saber quais serão os próximos lançamentos das telonas vão se deliciar. Traz informações sobre os filmes que ainda não entraram em circuito e todo tipo de informação sobre a sétima arte. Veja trailers e confira as resenhas

Classic Films
Um dos maiores portais sobre cinema. Até por causa da grande quantidade de links, nem todos são aproveitáveis, mas vale a pena reservar um bom tempo para navegar a partir daqui.

Movie Web
Tem notícias, bancos de dados, links para os principais estúdios e sites relacionados, títulos já lançados em vídeo e informações sobre estréias. Muito interessante.

Movies Go

MovieForum.com

Sites Diversos

The Nitpickers Site
O grande destaque é a exposição de pequenos detalhes, erros ou anomalias que passaram despercebidos na edição dos filmes, como um microfone que aparece na cena. Muito curioso.

BadMovies
Nem só de clássicos e premiados vive o cinema na Web. Esse é
um grande exemplo de tributo aos filmes 'B'. Ouça sons e veja fotos de pérolas como 'O Ataque dos Tomates Assassinos' ou 'Carnossauro', entre muitos outros.

Menu Interativo
Ótimo site sobre DVD, com textos sobre lançamentos do mês, ranking dos mais alugados, curiosidades, enquetes e entrevistas.

Elite OnLine
Cartazes de Filmes

CinemaBytes
Na linha do brasileiro Fulano, este site oferece diversos tipos de quiz relacionados a cinema. No mais divertido, você tem de lembrar em que filme ouviu determinada frase.

Movie Bloopers
Alguns erros de gravação passam desapercebidos pelo olhar da maioria dos espectadores, mas os mais atentos não perdoam as falhas. Confira
fotos e comentários sobre erros em vários filmes.

Terror 24 horas
Guia supercompleto de filmes de terror. Traz sinopses, cartazes, curiosidades, comentários sobre trilhas e entrevistas

Trash Movie
Dedicado aos filmes de terror, o site tem informações sobre os próximos lançamentos, sinopses e trailers. Também tem biografia dos principais escritores e atores.

Movie Cliches
Bem bolado, traz os clichês mais usados na telona até hoje. Confira como são explorados temas como aliens, computadores, sexo, Independência dos EUA etc. Interessante.

Cine Book
Indica vários livros relacionados a cinema, dos que tratam de história e teoria aos roteiros ou romances adaptados para a tela. Também tem informações sobre festivais.

Falha Nossa
Descubra erros de gravação ou de continuidade em filmes como Matrix, Homem-Aranha e Guerra nas Estrelas. Traz ainda sinopses, novidades e caricaturas de atores de Hollywood.

iScript
Um dos mais completos arquivos de roteiros da internet tem um
visual que lembra o do Internet Movie Database. Basta pesquisar por palavra-chave ou conferir a lista dos lançamentos.

Movie Scripts
Possui a íntegra do roteiro de diversos filmes, entre clássicos e lançamentos recentes. É possível fazer o dowload como documento do Word.

Simply Scripts
Há arquivo com o roteiro de diversos filmes e link para sites oficiais.

The Mixed Movie Quotes Page
Traz citações de falas dos personagens em aproximadamente 300 filmes. Procure o título por ordem alfabética e veja se os seus diálogos favoritos foram lembrados

Archive Movies
Se você procura imagens e trailers de filmes e comerciais antigos, este site é ideal. Traz centenas de arquivos disponíveis para download, da década de 20 até a de 50.

Directors
Um dos mais completos guias virtuais sobre diretores, organizado em ordem alfabética. Para cada diretor, há links para páginas na Web, filmografia e quadros de mensagens.

ComingSoon
Imenso acervo de trailers oficiais de filmes. Você procura por ordem alfabética e pode fazer download ou assitir conectado.

The Poopers
Esse diretório traz o final de mais de 500 filmes. Pretende evitar que alguém compre um ingresso com o único objetivo de saber como a história termina. Consulte a lista ou vá à seção 'Filmes em Cartaz'.

scifi-movies.com
Diretório com farto material sobre filmes e seriados de ficção científica. Confira os cartazes de centenas de filmes e sinopses. Deixe seus comentários e leia críticas.

Sites Oficiais
Aqui voce encontra uma lista com sites oficiais e sinopses de varios filmes.

Blogs sobre Cinema

Eu selecionei alguns otimos blogs que achei pela net que falam exclusivamente de cinema por gente que gosta e entende.

Insanity Club (da nossa amiguinha Lina Inverse aqui do Fórum :lily: )
Cinema Cuspido e Escarrado
neurose tupiniquim
Cine Blog
Movie Bra
Eu confesso: Sou cinéfilo!
Fanaticos Anonimos por Cinema
Not another blog cinema
Vida de Cinéfilia
tantufaz
Karluk

Sites Com Reviews de Filmes

Criticos.com.br
Varios ciriticos nacionais conhecidos escrevem pra esse site.

Cinema Oito
Esse site possui varios reviews de filmes em cartaz nos cinemas.

Contracampo - Revista de Cinema

Meta Critic
Site que reune varios reviews de muitas publicaçoes americanas, eh bem organizado e muito completo.

The Online Film Critics Society
Seleçao de varios reviews de criticos do mundo inteiro.

Film Monthly
Versão virtual da revista mensal americana especializada em crítica de cinema.

Movie Review Query Engine
Esse site tem um banco de dados com mais de 120 mil críticas, para cerca de 17 mil títulos. O visual da página é simples, mas não compromete.

FilmCritic.com

DecentFilms

E-film

Cinema-Scene

Criticos de Cinema

Abaixo se encontra uma lista com alguns criticos especializados e famosos e outros apenas que curtem cinema. É claro que muitas vezes voce pode não concordar com determidada critica sobre determinado
filme, mas voce pode avaliar se ela foi bem redigida ou não e se tem um minimo de coerencia.

Nacionais:

Paulo Emílio Salles Gomes - Autor da frase: "o pior filme brasileiro é melhor que o melhor filme estrangeiro". Ele foi considerado um dos maiores criticos brasileiros.

Pablo Villaça

Kleber Mendonça Filho

Lola Aronovich

Érico Borgo

Milton Xavier

Carlos Gerbase

Danilo Corci

Carlos Marcelo - Escreve para o Correio Braziliense

Julio Fucuta

Rodrigo Salém - Escreve para a Revista SET

Roberto Sadovski - Editor-chefe da SET

Juliana Pereira - Escreve para a Revista SET

Luiz Carlos Merten - Crítico de cinema do jornal O Estado de S. Paulo.

Marcelo Coelho - Escreve na Folha de São Paulo.

Inácio Araujo - Critico da Folha de S. Paulo

Cleber Eduardo - Escreve na revista Época.

Ivan Claudio - Editor da Istoé.

Sérgio Dávila - Escreve na Folha Ilustrada

Ricardo Cota - Escreve no Jornal do Brasil.

Andre Lux

Diego Sapia Maia

Henrigue Miura

Carlos Massari

Ricardo Morgan

Lucas Espíndola

Raildon Vieira de Lucena

Heron Neto

Michel Morais Simões

Renato C. Gaiarsa - Antes era um diário, que surgiu antes da febre dos blogs, depois virou site de cinema, acabou, voltou, acabou de novo... mas agora é possível encontrar as críticas dele online. Acho interessante pois ele tem mais ou menos nossa faixa etária (21 ou 22 anos se não me engano) e mora em Salvador. (por Dirhil)

Estrangeiros

Pauline Kael - Foi a crítica de cinema mais influente de sua geração. Resenhou filmes para a New Yorker de 1968 a 1979 e de 1980 a 1991, com breve pausa para trabalhar na indústria cinematográfica, conhecida por nunca ter assistido mais de uma vez aos filmes que resenhou, Pauline se aposentou em 1991 e morreu no dia 3 de setembro de 2001, aos 82 anos.

Roger Ebert - Página do crítico de cinema do jornal Chicago Sun-Times, com muitas críticas de filmes, entrevistas com atores e diretores, relação com os
melhores filmes de todos os tempos e muito entretenimento para os cinéfilos de plantão.

Gene Siskel - Escreveu no Chigano Tribune ao lado de Roger Ebert.

Leonard Maltin - Crítico do Entertainment Tonight e do Cinemania Online

Harry Knowles

Andrew Sarri - Escreve no The New York Observer.

Todd McCarthy - Escreve para Variety

Joe Morgenstern - Critico do Wall Street Journal

Stephen Hunter - Escreve no Washington Post.

Peter Travers

Tim Dirks - Ele escreve reviews extremamente detalhadas das maiores produções de Hollywood em todos os tempos.

Mr. Cranky - Resenhas 'caretas' de filmes não têm vez por aqui. Para se ter uma idéia, a melhor cotação é 'quase tolerável'... Para cada obra há uma crítica e um fórum de discussão. No mínimo, engraçado.

Jonathan Foreman - Escreve no New York Post

James Berardinelli's Reelviews

Mike Clark - Escreve no USA Today

Criticos Nao-Recomendados

Inácio Araujo - É mais um daqueles críticos que odeiam a "indústria capitalista do cinema hollywoodiano"...ou outros papos assim. Para um sujeito assim, um bom
filme tem que:
1) Ser francês ou europeu - os iranianos também estão na moda;
2) Estar filiado ao Dogma 95 (MP pra mim - Dirhil - se quiser explicações)
3) Ser completamente non-sense
4) Desconstruir a estrutura narrativa (embora muitos nem saibam o que isso quer dizer)
5) Ser exibido em Cannes ou em Berlim
6) Ser exibido apenas e tão somente fora do circuito comercial, em salas de cinema tipo o Espaço Unibanco

Isabela Boscov - É a unica que escreve critica de filmes na revista VEJA que infelizmente eh a revista semanal mais lida no pais e que provalmente influencia muitas pessoas sobre cinema mas suas criticas sao muitas vezes "enlatadas" e mal feitas.

Rubens Ewald Filho - O melhor (ou pior) representante dos PIMBAs (Pseudo-Intelectuais Metidos a Besta) que apesar de ter visto muitos filmes, eh conhecido por implicar aparentemente sem motivos com todo e qualquer filme do David Lynch, Nicolas Cage e George Lucas, só para citar três exemplos mais conhecidos.

Criticos de cinema de qualquer revista futil como a Capricho - Esse criticos, se eh que podem ser chamados de criticos, sao os piores com certeza, porque nao entendem nada de cinema e fazem suas criticas baseados em coisas como a "bunda" do ator.

Sites sobre Trilhas-Sonoras

Movie Tunes

Music from the Movies

Score Track

Sound Track

Varese Sarabande


SITE DE BILHETERIAS:

Box Office Mojo
Site super completo com todas as bilheterias americanas desde 1982 (se não me engano). Com bilheterias internacionais, críticas, comparações e várias tabelas.

Box Office Guru
Site que divulga as bilheterias americanas desde 1997. Bem simples e fácil de navegar. Todas as quintas feiras tem as previsões para a bilheteria do final de semana. Aos sábados tem os primeiros resultados, sendo que os resultados se completam no domingo e segunda feira. Vale a pena dar uma conferida


Se alguem discordou de alguma coisa ou sabe de outro site ou critico bom, eh soh dizer.

__________________________________________________
Bem.... tudo isso aí em cima é do Hugo, ele pediu pra eu colocar e eu achei interessante, já que é um projeto antigo dele (antes de ser banido).
Vou deixar fixado por um tempo.....
 
Nao sei se pode postar aqui, e se nao puder, me desculpe. =)
Bom, tenho 2 sites muito bons para quem gosta de terror.

www.creature-corner.com & www.fangoria.com
O fangoria tem ate uma revista mensal que so fala de filmes de terror, alem de conter muitas repostagens e reviews interessantes em seu site. O mesmo vale para o creature-corner. Ambos tem foruns muito interessantes sobre cinema, mas especificamente, sobre filmes de terror.
Se possivel, entrem no forum do creature-corner e acompanhem a discussao que esta acontecendo sobre o filme feardotcom. Esta muito interessante. Acredito que o creature-corner tenha mais nivel, no sentido forum, pois quem post la faz criticas e reviews mais interessantes. Ja no quesito reportagem sobre filmes de terror, acho o site fangoria realmente muito bom. Grato.
 
O MAIS NOVO SITE DE CINEMA BRASILEIRO ACABA DE CHEGAR!!!!!!!


MONKEU & DAMASCOS


LINK: http://www.monkeu.kit.net/indexx.htm

De novo, se vc não percebeu na primeira.

LINK: http://www.monkeu.kit.net/indexx.htm

Mais uma vez, pra eu ter certeza que vocês entraram.

LINK: http://www.monkeu.kit.net/indexx.htm


EU FIZ O SITE!!!!!! AUAHUAHUAH!!!! SIM!!!!!!!!

Ainda tá em construção, mas quanto mais vocês entrarem nele, melhor. Vou atualizar sempre que possível, e o site só tende a crescer.

OLHEM O FAQ para MAIORES EXPLICAÇÕES


E aqui vai o link:

http://www.monkeu.kit.net/indexx.htm

POR FAVOR, ENTREM!!!!!!! :mrgreen:

Ainda tá uma bosta, mas vai melhorar. Eu acredito em vocês. :lol:
 
Pronto Folco....... coloquei seu site no Guia.


Nem precisa falar nada......... De nada viu :wink:
 
ahmmm ok... eu sou muito mais o cinema em cena do que o e-pipoca.. mesmo pq uma vez teve até caso de plágio.. o e-pipoca copiou uma notícia e não deu os créditos... assumindo o lugar de quem deu a informação primeiro...

adoro o pablho vilhaça e odeio o folco e seu site :lol: :lol: :lol:


PS: é piada tá, Folco!
 
ahmmm ok... eu sou muito mais o cinema em cena do que o e-pipoca.. mesmo pq uma vez teve até caso de plágio.. o e-pipoca copiou uma notícia e não deu os créditos... assumindo o lugar de quem deu a informação primeiro...


Cinema Em Cena copia todas as notícias do site Joblo. A única diferença é que eles traduzem e não mencionam a fonte.

Também copiam bastante do AICN.
 
Fantástico esse guia, parabéns Dirhil (ou quem o fez). Fiquei impressionado com a qualidade, principalmente nos de bilheterias, o Box Office Guru e Mojo são excelentes...Nota 10! :D
 
Já que podem divulgar projetos vejam isso:

Conexão Cinema

Foi o primeiro site que me aventurei a fazer, mas nunca levei em frente..... alguém quer ressuscitar o projeto comigo? :mrgreen:
 
Se precisar de ajuda, tamos aí Dirhil.

Quando o meu tiver mais de 10 reviews eu coloco a url aqui. Ainda é um embrião, criado ontem. =D
 
Tava lendo o site argumento.net e vi esse texto sobre o REF e a crítica em geral que concordo plenamente. Ai resolvi postar aqui:

[ [ [ [ A CRÍTICA DA PRESSA E DO RECORDE - Paulo Ricardo ] ] ] ]

paulo@argumento.net

>>>>> A relação leitor-crítico de cinema nunca foi das mais amistosas. Seguido se escuta que se deve ir àquele filme que o crítico não recomendou. Vira motivo de piada, porque evidentemente toda crítica se serve de um material subjetivo, sujeito a um juízo de valor, a uma apreciação pessoal que - evidente, como confere o termo "pessoal' - varia de um para o outro.

É claro que entre os críticos há os jornalistas que também são críticos, os publicitários que também são críticos, mas poucos possuem o crachá "profissão crítico de cinema".
Rubens Ewald Filho é um desses. Há anos ele aparece em todos os tipos de veículos fazendo o que mais gosta de fazer: falar sobre cinema.

Está rolando na internet um fórum sobre certa declaração do citado crítico a respeito de STAR WARS: Rubens teria dito que George Lucas já não é mais o mesmo. A conseqüência de tal comentário foi uma enxurrada de respostas raivosas partindo de fanáticos da série, destruindo Rubinho. Entre xingamentos e ameaças, uma opinião chamou a minha atenção: alguém dizia que não se pode levar tão a sério assim o filme e, muito menos, o crítico. Eu, particularmente, não gosto de nenhum dos dois.

Confesso que Rubens Ewald Filho nunca me convenceu. Há certas pessoas que são respeitadas mesmo quando não concordamos com quase nada do que ela diga/escreva, e aqui cito um Paulo Francis, um Arnaldo Jabor, um Michel Laub. Mas com relação àquele que se considera único e melhor crítico de cinema do Brasil - chegando a declarar, frase que saiu na Revista Veja, que o mais triste para ele é não enxergar sucessores - sempre percebi pressa de mais e profundidade de menos.

Primeiro, uma pressa em assistir ao maior número possível de filmes para declarar em revistas e jornais que já viu não sei quantas obras. Quer sempre bater seu próprio recorde.

Segundo, o próprio declara assistir, muitas vezes, a vários filmes ao mesmo tempo, o que, convenhamos, não é digno para quem aprecia o cinema. Assistir a muitos filmes num mesmo dia já não é razoável, pois acredito que toda a leitura acerca de um filme continue se construindo após o "the end". Ver vários num mesmo dia é criar certas interferências não recomendáveis para uma análise mais justa e cuidadosa. Principalmente para quem ganha a vida fazendo isso. Além do que, não raro aparecem críticas impressionistas em um ou dois parágrafos no estilo é-bom-porque-gostei nas viagens-relâmpago do crítico ao exterior.

Terceiro, o que para mim é seu maior defeito. Rubinho nunca revisa seus textos. Na Internet, eles carecem de coesão textual e coerência. São, em geral, idéias não concatenadas, soltas, numa sucessão de opiniões rasteiras, análises frouxas e piadinhas sem graça. O crítico inicia uma idéia, depois abandona-a no meio e parte para outra numa mesma oração. Ou ainda: intercala vários adjetivos (que em geral ficam sem sentido, como na passagem da crítica sobre 'Flower Drum Song': "é xoxo e bobinho e bem feitinho e sem graça"), ou esquece ou abusa das vírgulas, constrói muitas frases siamesas, e por aí vai. Ele próprio diz que não gosta de reler o que escreveu, nem para corrigir possíveis problemas. Talvez se fizesse isso, seu texto seria mais "legível".

É claro que se o próprio não se levasse sempre tão a sério, esses problemas seriam o de menos. Mas o crítico tem a mania de se auto endeusar, recorrendo a essa extensa lista de filmes assistidos e a sua prodigiosa memória como provas irrefutáveis de sua competência profissional. Mas isso não é suficiente para se construir um bom crítico.

Talvez o que mais me incomode em Rubens Ewald Filho, e aqui me refiro mais como um leitor consumidor de seus livros e guias, numa crítica ao trabalho que acompanho, é uma certa tendência à superficialidade e a comentários absolutamente descartáveis, sempre com relação à aparência física dos atores, sempre fazendo piadinhas que só ele deve rir enquanto escreve, como por exemplo: "E quem fez a plástica de Cecilia Roth, que a deixou deformada, com cara de nada?", "Penelope Cruz é uma nariguda, bicuda, com voz de gralha e sotaque intolerável", "Colin Farrell tem cara de bebê chorão e sobrancelhas muito grossas", "a atriz Nia Vardalos é bem feiosa, com um olho para cá e o outro para lá" "Wanda de Jesus, que tem cara de latina de bordel"...

Mas o que é isso? Não há espelhos na casa de Rubinho?

Será possível criticar críticos? Toda pessoa que produza material para consumo de outros estará sujeita a críticas. Aquele crítico que não consegue ouvir críticas deveria procurar outra profissão. Rubinho escreveu que já aprendeu com as críticas, mas hoje me dia nem dá bola para o que os outros dizem, preferindo nem saber se estão falando dele, mas no fundo, no fundo, deve ser fã do "falem mal mas falem de mim".

Pois é, nisso estou contribuindo. Talvez toda essa crítica tenha ganhado corpo ao ler as péssimas colocações a respeito do filme de Jorge Furtado, O HOMEM QUE COPIAVA, comentários absolutamente fora de esquadro, como dizer que o filme deveria tratar do racismo, ainda mais por se passar em Porto Alegre. Ops! Todos somos racistas e preconceituosos por aqui? Quer dizer que a primeira reação de um porto-alegrense seria condenar um negro que se insinuasse para uma branca? Menos, Rubinho, menos.

Ele escreveu: "É difícil fazer a gente acreditar que um negro, não especialmente bonito (Lázaro Ramos, visto em "Madame Satã", é excelente ator e convence totalmente, mas não chega a ser propriamente um galã por quem as meninas suspirem), não vai sofrer pelo racismo". Ah, então se fosse um negro MUITO bonito a situação seria diferente? Cada uma...

Bom, aqui não está declarada a opinião de quem dificilmente concorda com o crítico, apesar disso ser verdade também. É apenas a apreciação de quem gosta de ler a respeito e percebe um certo pedantismo e dom de verdade que entram em conflito com a precariedade da obra construída. Quem arrota muito, pelo menos deveria ter saído de uma janta substanciosa.

Quer saber, Rubinho virou personagem dele mesmo. E assim, esqueceu que seu estilo poderia render bons frutos uns cinqüenta anos atrás, época de ouro de Hollywood, da qual o crítico não esconde sua admiração.

Hoje em dia, soa um tanto risível. Anacrônico.

Então, façamos figa para que, realmente, as previsões de Rubinho se confirmem e não apareçam sucessores!

.......................................................

>>>>> PAULO RICARDO KRALIK ANGELINI - paulo@argumento.net , Formado em Publicidade e Letras, atualmente cursando mestrado em Literatura Portuguesa/Brasileira na UFRGS. Perde o bom-humor quando vê escorrer arrogância das críticas cinematográficas.
 
Ótimo tópico, desses sites eu só conhecia o e-pipoca (antes ele era melhor agora tá meio fraco). Gostei desse Cinema em Cena, ainda tenho que olhar melhor a lista mas vi que tem vários sites bons.
 
Foi o Hugo quem fez esse guia????Q paciência budista,hein? :mrgreen:
Parabéns ,véi!!!!Mto bem feito!!!
Naum conhecia a maioria dos sites.Aliás eu só entro regularmente no CeC,e-pipoca,Na Telona , Adoro Cinema,Rotten Tomatoes(pois o Pablo Villaça é membro lá),OFCS(idém)e o Terra.Gosto muito do Pablo Villaça,Michel MAra Simões , Diego Sapia Maia e Carlos Gerbase(os q eu acompanho),ja internacionais eu já li alguma coisa de Kael,mas o único q venho acompanhando é Roger Ebert .Sempre pensei em fazer um blog q englobasse literatura,cinema e rock´n roll,mas esse ano o q eu venho "englobando" msm são as horas de estudo ....ah!! e as horas na técnica do PC pra consertar essa porcaria :mrgreen:
 
Faltou citar o Omelete
O Erico Borgo (aparentemente o faz-tudo do site) é o meu crítico favorito.

Ah, tem também A-Arca. Um site formado por uma equipe inteiramente nerd :joy:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo