• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Guerra do Anel -- liberdade religiosa

*Gandalf*

Usuário
Achei o texto interessante, alguns podem já ter lido, mas é legalzinho pra postar aqui.

Terá sido a Guerra do Anel uma luta por liberdade religiosa?


À primeira vista os motivos para a Guerra do Anel e para a resistência dos Povos Livres ao Senhor do Escuro parecem bem claros: o desejo de preservar a liberdade política e a integridade física da tirania e violência do Senhor do Escuro. Contudo, Tolkien aponta como causa principal da resistência algo muito pouco evidente: a luta por liberdade religiosa.


Num comentário escrito pelo Professor sobre uma resenha de O Retorno do Rei de 1956, ele explica da seguinte forma a causa do conflito na narrativa: "Em O Senhor dos Anéis, o conflito não é basicamente sobre a ´liberdade´, embora isso esteja naturalmente envolvido. É sobre Deus, e seu direito exclusivo à honra divina. Os Eldar e os numenoreanos acreditavam no Único, o Verdadeiro Deus, e consideravam a adoração de qualquer outra pessoa uma abominação. Sauron desejava ser um Deus-Rei, e era considerado assim por seus servos; se tivesse sido vitorioso, ele exigiria honra divina de todas as criaturas racionais e poder temporal absoluto sobre o mundo todo".



Por incrível que pareça, sob esse ponto de vista a Guerra do Anel toma os contornos de uma verdadeira guerra santa, e a luta contra Sauron se transforma numa rebeldia contra a pior das escravidões - a espiritual.


Tradução de Reinaldo J. Lopes
 
eu acho que tb envolve a religião, pois li um artigo que fa la que Sauron era devoto do deus da guerra. Seria isso possivel
 
Valew gandalf! ainda não tinha lido esse texto. Mas acho que esse é justamente o unico ponto que diferencia Sauron dos "Oestinos", na realidade. Então aquela musica do "Blind Guardian" ("Another Holy War") tambem serve para o senhor dos anéis! Olha que incrivel rsrs
 
Eu acho que tem a ver sim.Como toda a obra dos sda, Tolkien faz uma relação com o nosso mundo , como valores, lições,etc...
Ele era católico fervoroso( eu li isso num jornal), então, ele devia ter feito mesmo essa relação.Valeu? :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo