1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Guerra do anel e Segunda Guerra Mundial

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por mestre_yoda Æ, 9 Jul 2003.

1. mestre_yoda Æ

mestre_yoda Æ Usuário

como o SDA foi publicado em 1954, cerca de uma década depois da segunda guerra mundial, muitos leitores presumian que Tolkien teria baseado sua guerra na terra média na guerra da europa, achavam que viam fatos da história real repetido no romance: as forças do mal tanto na guerra quanto no romance, são liderada por um ditador detestavel, os aliados prescisam por de lado diferenças triviais para combaterem um inimigo comun, o anel parece o todo poderozo como a bonba atomica da 2ª guerra mundial

sera que isso pode ser argumentos para compararmos a segunda guerra mundial e a guerra do anel???

2. Ray

Ray Lockheart

Tolkien tinha começado a escrever bem antes da segunda guerra, e até comenta em algum lugar que "é horrível ver a fantasia virando realidade" ou algo assim, exatamente pelas comparações inevitáveis com a segunda guerra.

• Gostei! Gostei! x 1
  3. Riff

Riff Usuário

Tolkien DETESTAVA alegorias, pode-se achar varias em sua obra, mas nenhuma provavelmente era de proposito do autor.

4. Ivan

Ivan Vai passar do joelho

Não, Tolkien deixa explícito no próprio SdA que não há alegorias intencionais no SdA. E o Anel já existia muito antes de 45.

5. Prime Nazgûl

Prime Nazgûl Usuário

Se bem q a Fala Negra se parece muito com o Alemão... :think:

6. Riff

Riff Usuário

Eo elfico com o finlandes, a finlandia foi aliada da alemanha na guerra :roll:

7. Prime Nazgûl

Prime Nazgûl Usuário

É, então eu acho q o Tolkien não gostava d alemão mesmo. :mrgreen:

8. TT1

TT1 Dilbert

Tolkien refutava qualquer insinuação de que a história do Anel seja uma "versão" da Segunda Guerra Mundial... é claro que se a gente começar a querer achar semelhanças nós vamos achar, mas acho que isso aconteceria com qualquer guerra do mundo.

:roll:

Eu nunca ouvi falar disso. 8-)

9. Ivan

Ivan Vai passar do joelho

Pelo que me lembro agora, a Finlândia lutou contra a União Soviética. Mas se tinha apoio alemão não sei.

10. Barlach

Barlach Verde. E arqueiro

eu naum acredito q haja algum tipo de alegoria pelo o q é dito no prefácio do SdA.... o segundo capítulo (sombras do passado, eu acho) foi escrito antes da guerra e foi praticamente ele q determinou todo o rumo da história.....

11. A Finlândia foi invadida pela Alemanha, se estivesse em guerra com a U.R.S.S. seria uma guerra de independecia.
    Quanto a relação de O Senho dos Aneis com a as grandes guerras, a segunda não influenciou muito Tolkien, mas a primeira, em que Tolkien combateu e onde escreveu partes da historia da Terra Media teve influencia em Tolkien. A certa altura Tolkien compara Sam com os combantentes franceces das trincheiras, que so obedecem a ordens, mas que não deixam de combater pelo seu pais

12. Riff

Riff Usuário

A Finlandia era aliado do eixo, ta no meu livro de historia :o?:

E em algum lugar eu vi q a lingua negra era parecida com o hitita, os hititas eram inimigos dos egipcios, povo a quem tolkien compara os dunedain de gondor, viu como há centenas de possibilades pro Sda.

13. Krebain

Krebain Banned

prefiro a guerra do...

Prefiro a do Tolkien! E que os orcs são menos loucos do que os protagonistas da 2a guerra! Antes Sauron do que Bush!

14. TT1

TT1 Dilbert

Desculpe a ignorância (a minha ou a sua) mas onde diabos você leu que os Dúnedain (edain do oeste, ou seja, numenorianos) eram comparados aos egípcios ???
    Numenorianos comparados a egípcios ?? Nunca ouvi falar. Mas pode ser, mostre-me por favor.

Ah... mas você poderia ter se enganado e na verdade queria escrever Drúedain... Mesmo assim seria no mínimo estranho, já que em todo o caítulo dedicado e eles no Contos Inacabados, não existe nenhuma menção a esse fato (de ser comparado aos egípcios). Na verdade, se você ler a observação do Cristoffer eles se parecem mais com os pigmeus aborígenes ou com tribos indigenas...

Mas de qualquer maneira de repente vc tem um texto ou artigo que eu não li.

15. Eru- o Ilúvatar

Eru- o Ilúvatar Usuário

A única comparação da qual me recordo possível de se estabelecer entre os numenorianos e os egípcios era o hábito de cultuar os mortos e procurar conservar-lhes o corpo imune aos efeitos do tempo em câmaras mortuárias cada vez mais numerosas. Disso se fala nos Contos sobre a época em que a sombra se abateu sobre Numenor. Mas acho que não há outras possíveis formas de comparar as duas culturas.

16. Riff

Riff Usuário

17. TT1

TT1 Dilbert

Thanks guy ! :D

Compartilhar