• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Guardiões da Árvore Branca

Oakenshield

Usuário
Olá a todos!
Espero estar psotando no lugar correto desta vez hehe

Ao assistir a O Retorno do Rei, em vários momentos quando Denethor aparece no pátio próximo à arvore branca, é possível ver alguns guardiões particularmente trajados de maneira particularmente diferente dos demais. Minha dúvida é: Que figuras são essas? São os guardiões da árvore ou possuem outro papel que me passa despercebido? Não consegui encontrar imagem para ajudar a identificá-los e por estar fora de casa não conseguirei extrair nenhum quadro do filme para postar aqui até o final de semana.. Mas posso descrevê-los:

São mais majestosos que qualquer outro guerreiro ou guardião, trajando uma espécie de capa, com uma lança ou cetro na mão direita e um elmo, sendo esse a característica que mais chama a atenção, como se fosse duas "asas" uma em cada lado do elmo.

Se alguém puder me falar mais sobre esses guardiões, ou mesmo postar uma imagem eu ficaria extremamente agradecido ^^
 
Oakenshield...
esses personagens são os guardas da Cidadela de Minas Tirith, que fica no Sétimo círculo da Cidade Branca. Lá ficam a casa do Rei, a Torre Branca, a casa de hospedes, o Pátio Alto, a Praça da Fonte com a Árvore Branca(simbolo dos reis de Gondor), e outras coisas.

Esses guardas são como a guarda real, a guarda de elite, lá de cima eles têm uma visão privilegiada de toda a cidade.
No filme não é dado tanto destaque aos guardas. Mas Pippin se torna um deles, após jurar lealdade à Denethor II, o regente, como "pagamento" pela morte de Boromir (você deve ter percebido).

Agora pra te responder melhor, eis uma citação do livro:
"Os Guardas do portão estavam vestidos de preto, e seus elmos tinham formatos estranhos, com a parte superior muito alta e com protetores faciais perfeitamente ajustados ao rosto, e acima desses protetores encaixavam-se as asas brancas de pássaros marinhos; mas os elmos cintilavam com uma chama de prata, pois na realidade era feitos de mithril, legados da glória de dias antigos. Sobre as vestes negras estava bordada em branco uma árvore florescendo como neve sob uma coroa de prata e estrelas de muitas pontas. Esse era o uniforme dos herdeiro de Elendil, e ninguém o usava em Gondor, a não ser os Guardas da Cidadela diante do Pático da Fonte, onde a Árvore Branca outrora crescera."
O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei ; Minas Tirith - pág 11​


Edit: Imagens

attachment.php

A Guarda que você citou, com veste diferenciada, por estar montando guarda na Praça da Fonte.


attachment.php

Pippin, vestido com o traje normal da guarda.
 

Anexos

  • guarda_da_cidadela2.JPG
    guarda_da_cidadela2.JPG
    32 KB · Visualizações: 78
  • pippin.JPG
    pippin.JPG
    14,4 KB · Visualizações: 973
Última edição:
Exato! Muito obrigado pelo esclarecimento
Fiquei fascinado com as vestes/armadura dos guardiões. Para mim são as figuras mais belas da trilogia em termos de visual hehe Lembram um pouco um viking, como os guerreiros de gondor.

Obrigado pelo post :)
 
Há um trecho do SDA que fala da diferença entre as guardas de Minas Tirith, onde os soldados da árvore branca possuem trajes diferenciados com elfos em formado nas extremidades de asas... :think:

Se eu achar posto aqui a referência.
 
Exato! Muito obrigado pelo esclarecimento
Fiquei fascinado com as vestes/armadura dos guardiões. Para mim são as figuras mais belas da trilogia em termos de visual hehe Lembram um pouco um viking, como os guerreiros de gondor.

Obrigado pelo post :)
Eu concordo que são bem bonitas mesmo.
 
Eu não sei se eu interpreto certo esse trecho do livro que foi citado acima, mas quer dizer que para pertencer a esse corpo da guarda era necessário ter sangue da casa de Elendil correndo nas veias?
 
Eu não sei se eu interpreto certo esse trecho do livro que foi citado acima, mas quer dizer que para pertencer a esse corpo da guarda era necessário ter sangue da casa de Elendil correndo nas veias?

Creio que não. Tenho quase certeza que Não.
Vejo essa vestimenta como algo simbólico. Apenas para mostrar respeito, e retratar a grandiosidade dos Fiéis, que abandonaram Númenor e trouxeram a muda da Árvore Branca.
Apesar da árvore branca ter todo um significado, é interessante esse lance dos Guardas da Praça da Fonte se vestirem diferente. É também uma maneira de lembrar os tempos de outrora, né?
 
Muito provável que seja apenas simbólico, caso contrário eles não deixaria Gandalf bater no Denethor com o cajado na frente deles sem reagir (filme) uhauhahu =p
 
Muito provável que seja apenas simbólico, caso contrário eles não deixaria Gandalf bater no Denethor com o cajado na frente deles sem reagir (filme) uhauhahu =p

Essa cena foi o maior desrespeito já cometido contra uma das personagens do SDA. :rofl: Tá certo que o Denetor essa hora estava completamente doidão, mas mesmo assim espancar o senhor de Minas Tirith na frente da sua guarda...


Creio que não. Tenho quase certeza que Não.
Vejo essa vestimenta como algo simbólico. Apenas para mostrar respeito, e retratar a grandiosidade dos Fiéis, que abandonaram Númenor e trouxeram a muda da Árvore Branca.
Apesar da árvore branca ter todo um significado, é interessante esse lance dos Guardas da Praça da Fonte se vestirem diferente. É também uma maneira de lembrar os tempos de outrora, né?
Sim, eu tenho essa dúvida por que o trecho fala claramente em herdeiros de Elendil. Mas, pensando bem, se realmente eles tivessem sangue da Casa de Elendil correndo nas veias seriam candidatos ao trono.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo