• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Guarda do Rio só aceita candidato com 20 dentes, no mínimo.

É você tem razão V. Eu acho que esses 40% devem ser mesmo porcos, já que a escova é tão barata.

Veja só, eu não estava generalizando, você é que está.

É óbvio que boa parte desses 40% não tem condições de comprar basicamente nada, porque o Brasil tá cheio de gente morando na rua ou no meio do sertão, ou sei lá.

Mas outra boa parte é sim conseqüência de preguiça e insistência em maus hábitos, e é dessa parte que vem o povo que por ventura poderia se inscrever no concurso. Leia o post do Balbo, acima.

bla bla bla eu estudei em colégio público bla bla bla eu conheço a realidade e você não bla bla bla

zzzzzzzzzzzzzz

lá eles faziam campanha de saúde bucal e distribuiam escovas. Mas infelizmente os outros 40% da população não recebiam escovas,

Isso é um problema.

ou porque o colégio não tinha tantas escovas,

O que seria um problema do Governo, por não fornecer escovas suficientes.

ou porque a população não ia busca-las.

Deixa eu adivinhar, elas não iam busca-las porque não tinham dinheiro pra pegar ônibus.

Mas pra que se preocupar, eles são porcos mesmo.

ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

Só falta agora você dizer que as pessoas que tem 6-7 filhos o fazem por serem promíscuas e não por total falta de conhecimento de planejamento familiar, métodos contraceptivos, etc.

Sim, eles são todos promíscuos.

Não tem nada a ver com o fato da Igreja continuar enfiando merda do tipo usar-camisinha-é-pecado na cabeça do povo, nem com o fato de muita gente saber que tem que usar camisinha mas continuar não usando, por preguiça ou porque "incomoda" ou etc.

Coitado do povo. Ele é promíscuo.
 
V, é questão de conscientização. O indivíduo acha normal perder os dentes. O pai não tem dentes, a mãe tem meia-dúzia, os colegas, os tios... Ninguém leva a sério higiene bucal. Obviamente o indivíduo vai achar normal e não vai se preocupar com os dentes. Não basta dizer que higiene bucal é importante, assim como não basta dizer que é preciso estudar, ou cuidar da saúde. Vc tem que convencer. Assim como criticar e dizer que eles deveriam escovar os dentes, não vai mudar em nada o fato deles não escovarem os dentes. E isso obviamente vale para tudo.

E só uma observação... Vcs tão esquecendo da pasta de dentes, que é um gasto recorrente. Parece que não, mas o gasto com pasta e escova pesam. Some a escova, com a pasta, com a passagem, com o café, com a cueca, com a caneta, com a fita isolante... O conjunto pesa, e a filosofia é: corte tudo que for supérfluo. E na cabeça deles, escovar os dentes é supérfluo. Eu sei que dá pra escovar os dentes com sabão, mas eles sabem? Evidente que não.

E estou fazendo considerações apenas sobre os 40%... Pq como disse o Balbo, quem tem dinheiro para fazer concurso de guarda municipal já se encontra em outro nível... Não é nenhum desnutrido. Agora, sobre isso ser critério de eliminação, é no mínimo questionável. Primeiro pq a saúde bucal não depende apenas dos hábitos alimentares e/ou de higiene. Segundo que o peso adotado é grande, de caráter eliminatório. Eu posso ter um cara desdentado que cumpra melhor requisitos muito mais importantes do que outro candidato de sorriso Colgate (embora ache difícil).
 
Não espere que pessoas que não tem consciência na hora de botar milhares de filhos no mundo, tenham consciência de que é preciso escovar os dentes.

E sim, continuem negando a elas qualquer chance de sair da merda. E lembrem, quando forem assaltados, quando alguém morrer, que talvez (claro, não necessariamente) aquele cara ali podia ter tentado alguma outra coisa, mas como não encontrou, partiu pra vida mais fácil.

Isso não tem nada a ver com o assunto do tópico, mas: botar ou não filhos no mundo, partir para o crime ou tentar melhorar de vida etc. são decisões que a pessoa toma, e não uma loteria baseada em fatores externos.

Veja você que os pobres vão matar e roubar nas ruas enquanto os ricos fazem o mesmo trabalho de dentro dos escritórios: aceitam suborno, desviam verba pública, encomendam neguinho etc. São todos igualmente corruptos por opção, independentemente de situação social ou porque "lhes foi negada uma oportunidade" (como se as pessoas bem-sucedidas também não tivessem que fazer suas próprias oportunidades).


Além disso, o objetivo de concursos públicos é selecionar as pessoas mais qualificadas. Se isso inclui excluir quem não tem um mínimo de higiene, que seja. Instituções públicas não são para fazer caridade.
 
Um ex-professor de filosofia meu comentou certa vez que um amigo dele, ao procurar o SUS pra tratar os dentes, ouviu a frase: "Nós só fazemos extração."

De qualquer jeito, concordo com o Isildur em parte. Tanto o SUS quanto as Forças Armadas são orgãos constitucionais. Ao servidor público, deveria ao menos haver suporte no que diz respeito às necessidades básicas do ser humano, ou aos direitos primordiais da sociedade, mas não há. Logo, apesar da instituição ser outra, o culpado não muda.

Existem também outros fatores que, apesar de serem menos relevantes, pesam alguma coisa na falta de higiene bucal da classe baixa: a jornada de trabalho por vezes ininterrupta, ou com baixíssimo tempo de intervalo; a falta de conscientização das crianças por parte dos pais e escolas; a incerteza de haver comida na mesa/falta de alimentos para grande parte dos brasileiros, que não criam uma rotina, logo, também não criam o hábito de escovar os dentes em horas certas; a criança ter que trabalhar quando pequena; etc.

Ok, eu sei que é provável que a maioria das pessoas que vão se alistar para a polícia são de uma classe um pouco melhor que essa a que me refiro, mas talvez não tenham sido um dia, talvez tenham entrado nas mesmas escolas, talvez também tenham tido que trabalhar quando pequenos, e por aí vai. Aliás, cárie não é o único causador de extração de dentes. Se a alimentação é escassa em vitamina D, também pode haver perda dos dentes.


Anyway, acho sim que o governo poderia oferecer escovas de graça, e também acho importante policiais dentados, mas acho que poderiam existir MELHORES condições para os servidores públicos, e para a classe baixa.


Desculpe se repeti alguma coisa já dita. Deu erro aqui, surgiram vários posts novos quando eu vim postar de novo.
 
V, é questão de conscientização. O indivíduo acha normal perder os dentes. O pai não tem dentes, a mãe tem meia-dúzia, os colegas, os tios... Ninguém leva a sério higiene bucal. Obviamente o indivíduo vai achar normal e não vai se preocupar com os dentes.

Exato. E isso é um problema cultural, certo?

Na Inglaterra não existia ortodontia, todo mundo tinha os dentes horríveis e ninguém se importava. E agora isso tá mudando lá. Eles sempre tiveram condições de mudar, mas só resolveram mudar há pouco tempo. Guardadas as devidas proporções (problema menos essencial, país mais rico), eu não vejo muita diferença.

Não basta dizer que higiene bucal é importante, assim como não basta dizer que é preciso estudar, ou cuidar da saúde. Vc tem que convencer.

Ou seja, aceitar os banguelas no concurso pra consertar depois é tapar o sol com a peneira. Aliás, a não-aceitação dos banguelas pode até ajudar na conscientização.

Assim como criticar e dizer que eles deveriam escovar os dentes, não vai mudar em nada o fato deles não escovarem os dentes. E isso obviamente vale para tudo.

Veja bem, eu não criticaria um indivíduo por não fazer algo que ele não tem condições de fazer (e.g. eu não criticaria um paraplégico por não correr), mas provavelmente criticaria a visão de que a maioria das pessoas que fazem coisas "erradas" não tem condições de fazer o "certo".

E só uma observação... Vcs tão esquecendo da pasta de dentes, que é um gasto recorrente. Parece que não, mas o gasto com pasta e escova pesam. Some a escova, com a pasta, com a passagem, com o café, com a cueca, com a caneta, com a fita isolante... O conjunto pesa, e a filosofia é: corte tudo que for supérfluo. E na cabeça deles, escovar os dentes é supérfluo. Eu sei que dá pra escovar os dentes com sabão, mas eles sabem? Evidente que não.

Escovar os dentes com sabão não deve fazer muito bem a longo prazo.

E estou fazendo considerações apenas sobre os 40%... Pq como disse o Balbo, quem tem dinheiro para fazer concurso de polícia municipal já se encontra em outro nível... Não é nenhum desnutrido.

Lembrando que os 40% não se referem aos que "não tem condições de escovar", e sim aos que não escovam.

Lembrando também que números são bobagem.

Agora, sobre isso ser critério de eliminação, é no mínimo questionável. Primeiro pq a saúde bucal não depende apenas dos hábitos alimentares e/ou de higiene. Segundo que o peso adotado é grande, de caráter eliminatório. Eu posso ter um cara desdentado que cumpra melhor requisitos muito mais importantes do que outro candidato de sorriso Colgate (embora ache difícil).

Esse tipo de coisa é impossível de determinar a curto prazo. Você precisa de critérios arbitrários (e.g. a exigência de no mínimo 20 dentes), senão a seleção não acaba nunca.
 
Última edição:
Guardadas as devidas proporções (problema menos essencial, país mais rico), eu não vejo muita diferença.
Então, mas o problema não deixa de ser a conscientização, e isso é atribuição do governo.

Escovar os dentes com sabão não deve fazer muito bem a longo prazo.
Segundo uma matéria na TV, é a alternativa para quem tem alergia à pasta de dente. Só é pior pq não contém fluor, por exemplo, mas não falou nada de prejudicial. Além do mais a pessoa vai falar menos palavrão.

edit: adicionado o primeiro quote
 
Última edição:
Aposto que se colocarmos uma pesquisa sobre o % da população com TV em casa, veremos que esse número será maior do que o % de pessoas que escovam os dentes, segundo o post do V.

Ah, claro. TV é mais importante.
Quem sabe o carinha chato do comercial das Casas Bahia faça o marketing da escova de dentes, deve vender mais, etc.
quem sabe colçocando o Reynaldo Gianechinni (é assim que escreve? u.u) pra fazer propaganda de hábitos saudáveis faça efeito...

Não, V! Não adianta dar a escova, tem que dar o emprego!
acho mesmo é que tem que dar escova e educação, emprego é um a conseqüência da competência.
Mas creio que ter uns dentes a menos não vá atrapalhar ninguém que queira trabalhar na guarda municipal (a não ser que eles façam seu trabalho mordendo os outros :dente:)....
 
Vamos lá, não se façam de burros: Se eu sofrer um acidente de carro e perder os dentes, eu não vou poder fazer o concurso. Ou será que se eu escovar os dentes todo dia eles não caem nem com porrada.

Mais uma vez, é, vocês tem toda razão.
 
Vamos lá, não se façam de burros: Se eu sofrer um acidente de carro e perder os dentes, eu não vou poder fazer o concurso. Ou será que se eu escovar os dentes todo dia eles não caem nem com porrada.

Mais uma vez, é, vocês tem toda razão.
Se você tiver dinheiro para a inscrição, provavelmente você já estaria usando prótese.

Bom, sobre a questão, eu posso falar sobre o outro lado, o de quem já está dentro e, principalmente, trabalha com atendimento ao público: pode ser uma medida dura, porém é necessária.
Nesse caso, em você representa uma instituição pública que usa de medidas coercitivas para alcançar seus objetivos, você TEM que se fazer respeitar. Não importa a boa vontade, o conhecimento técnico, a simpatia; se você for um banguela, falar errado, tiver tiques nervosos bizarros, vestir-se mal, feder etc você NÃO conseguirá exercer seu papel de obrigar uma pessoa a cumprir coisas que ela não está com vontade de cumprir. Por incrível que pareça, foi um dos motivos que me fez tirar o cabelo comprido.

Ou seja, antes de se criticar a medida deve-se refletir se ela é justificada, senão seria inconstitucional.
 
Vamos lá, não se façam de burros: Se eu sofrer um acidente de carro e perder os dentes, eu não vou poder fazer o concurso. Ou será que se eu escovar os dentes todo dia eles não caem nem com porrada.

Agora você tá forçando a barra. Eu não acredito que a porcentagem de pessoas que perdem vários dentes de uma vez por fatalidades do destino (e que antes dessa fatalidade tinham sua higiene bucal totalmente em dia) seja significativa a ponto de descreditar completamente o processo.

Como eu já disse, não dá pra começar com um processo de seleção que analise caso por caso detalhadamente (isso é pra quando a maioria dos reprovados já foi peneirada). No começo você precisa de critérios mais arbitrários que, sim, por uma fatalidade do destino podem acarretar em uma injustiça ou outra, mas infelizmente as coisas não são totalmente perfeitas em nenhum lugar do planeta, é a vida, etc.
 
Não concordo com essa medida, ainda que ela seja bem específica em sua elaboração, exatos 20 dentes e tal. Seria muito mais lógico verificar se o candidato tem cêra no ouvido ou craca no pé. Isso sim é um bom motivo para desclassificar alguém. Pessoa que não usa cotonete, onde já se viu! Tsc, tsc. :nope:
 
Na real, leiam o edital. O cara tem que passar numa prova de "língua portuguesa, noções de direito administativo e constitucional, noções de direitos humanos e cidadania, e história e evolução urbana da cidade do Rio de Janeiro". Depois há a segunda etapa, prova com flexões, impulsão e corrida. Daí vêm os exames, todos eliminatórios também.

[...]

DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA, DA AVALIAÇÃO MÉDICA E DA PESQUISA SOCIAL

1. A Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, será aplicada a todos os candidatos aprovados na 2ª Etapa - Provas Antropométrica e Física.
2. O candidato deverá apresentar-se no local, dia e horário determinados para a realização do Exame, munido do original de cédula oficial de identidade e o seu Cartão de Confirmação de Inscrição.
3. A Avaliação Psicológica visa a apurar as condições necessárias à uma perfeita adaptabilidade e um bom desempenho do candidato no exercício do emprego para o qual concorre;
3.1 a Avaliação Psicológica consistirá de aplicação coletiva de bateria de testes psicológicos;
3.2 a CONTRA-INDICAÇÃO neste Exame implicará na eliminação do candidato do Concurso, assegurando-se, se ele assim o quiser, conhecer os motivos determinantes de sua reprovação.
4. Concluída a Avaliação Psicológica, somente será publicado, no Diário Oficial - D.O.Rio, o resultado de todos os candidatos convocados, após a conclusão de toda a 3ª etapa.

X. DA AVALIAÇÃO MÉDICA

1. Avaliação Médica, de caráter eliminatório, será aplicado a todos os candidatos aprovados na 2ª Etapa - Provas Antropométrica e Física, destina-se a avaliar a aptidão física do candidato para a função que irá desempenhar.
2. O candidato deverá apresentar-se no local, dia e horário determinados, munido do original da cédula oficial de identidade e o seu Cartão de Confirmação de Inscrição.
3. A Avaliação Médica consistirá de:

3.1 Exame Clínico - será considerado INAPTO o candidato que apresentar:
a) hipertensão arterial (PA > 140 x 90mmHg);
b) pulso arterial medido em repouso, igual ou menor que 100 bat/min. Encontrada a freqüência cardíaca, superior a 100 bat/min, o candidato deverá ser colocado em repouso por pelo menos dez minutos, e taferir novamente a freqüência;
c) ausência ou perda parcial de qualquer segmento do corpo que comprometa seu desempenho físico;
d) qualquer anomalia congênita ou adquirida, que comprometa a funcionalidade do corpo, tais como: deformidades, retrações, abaulamentos, cicatrizes, inclusive as cirúrgicas;
e) hérnias , de médio a grande porte;
f) varizes de membros inferiores;
g) doenças em atividade que causem inaptidão física.

3.2 Exame Ortopédico - será considerado INAPTO o candidato que apresentar:
a) desvio do eixo fisiológico do aparelho locomotor, como seqüelas de fraturas;
b) sifoses superiores a 45 (quarenta e cinco) graus;
c) hiperlordoses;
d) desvios da coluna cervical;
e) alteração da morfologia da coluna vertebral (de natureza congênita ou adquirida);
f) deformidade da cintura escapular, do cotovelo, do punho ou mão e dos dedos;
g) discrepância de comprimento dos membros inferiores;
h) desvio do tornozelo e articulação subtalar;
i) desvio das articulações médio-társicas e do antepé (metatarso, varo, halux-valgus ou varo, 5º dedo varo, metatarso primus varos, pé cavo, pé plano vago);
j) paroníguias incapacitantes;
k) limitações de amplitude fisiológica dos movimentos de quaisquer articulações:

Limites Mínimos da Motilidade da Extremidade Superior
OMBROS Elevação para diante a 90 (noventa) graus. Abdução a 90 (noventa) graus
COTOVELO Flexão a 100 (cem) graus; Extensão a 15 (quinze) graus
PUNHO Alcance total a 15 (quinze) graus
MÃO Supinação/pronação a 90 (noventa) graus
DEDOS Formação de pinça digital
Limites Mínimos da Motilidade da Extremidade Inferior
COXO- FEMORAL Flexão a 90 (noventa) graus; Extensão a 10 (dez) graus
JOELHO Extensão total. Flexão a 90 (noventa) graus
TORNOZELO Dorsiflexão a 10 (dez) graus; Flexão plantar a 10 (dez) graus

l) instabilidades articulares - tipo luxações recidivantes ou habituais, sinal trendelemburgo, instabilidades ligamentares isoladas ou generalizadas;
m) alterações neurológicas - tipo de seqüelas de paralisia totais ou parciais, atrofias e distrofias musculares e outras perdas de sensibilidade;
n) alterações congênitas - tipo ausências segmentares totais ou parciais, fusões ósteo-articulares - tipo bara óssea e outras;
o) cicatrizes cirúrgicas, hipertróficas ou aderentes a planos profundos ou ósseos;
p) seqüelas de osteomielite;
q) seqüelas de osteoartrite;
r) artroses de natureza traumática;
s) seqüelas de osteocondrite;
t) pré-existência de cirurgia em plano articular;
u) cicatrizes deformantes;
v) cirurgias que reduzam a plena capacidade física e vital;
w) perda de substâncias com redução de capacidade motora.

3.3 Exame Otorrinolaringológico – será considerado INAPTO o candidato que apresentar:
a) no exame audiométrico: perda auditiva de qualquer natureza, com limiar auditivo maior que 30 db (NA) nas freqüências de 500 a 2.000Hz;
b) distúrbios da fala que o impeçam de se comunicar com clareza;
c) distúrbios da articulação das palavras.

3.4 Exame Oftalmológico – será considerado INAPTO o candidato que apresentar:
a) acuidade visual inferior a 20/50 (0,4) em um dos olhos, com ou sem correção visual;
b) acuidade visual igual a 20/20 (1,0) em um dos olhos, mas inferior a 20/30 (0,66) no outro olho, com ou sem correção visual;
c) estrabismo com desvio superior a 10 (dez) graus;
d) discromatopsia em qualquer de suas variedades;

Obs: o candidato que necessitar de óculos ou lentes de contato para obter a acuidade visual exigida, deverá apresentá-lo no momento do exame; caso contrário, será considerado INAPTO.

3.5 Exame Odontológico - será considerado INAPTO o candidato que possuir menos de 20 (vinte) dentes, sendo 10 (dez) em cada arcada;

3.6 Exames Complementares - será considerado INAPTO o candidato que apresentar alterações no:
a) exame de sangue: hemograma completo, glicemia e VDRL;
b) exame de urina - EAS;
c) raio X do tórax;
d) eletrocardiograma, aplicado nos candidatos acima de 30 (trinta) anos e naqueles em que houver indicação clínica.

4. Concluída a Avaliação Médica, somente será publicado no Diário Oficial – D.O. Rio, o resultado de todos os candidatos convocados, após a conclusão de toda a 3ª etapa

[...]

Eu já não seria aprovado nas provas objetiva e física, mas nessa etapa aí eu tenho no mínimo metade daqueles problemas ortopédicos todos (calculando por baixo). Por mais que o item seja taxativo, até parece que alguém usando prótese ou com dente a menos passe com louvor nas etapas anteriores e seja recusado no final por isso.
 
E o mínimo de 10 em cada arcada dentária ainda. Se você não tiver 2 em cima e falta uns 8 embaixo, aí complica!
 
concurso de controlador de trafego, vc nao pode ter cáries :rofl:
piloto também não.

e o exame de raio-x do seio da face é feito de 5 em 5 anos, junto com o da arcada dentária.
sei de gente que ficou sem voar por um tempo porque não revalidou o certificado de capacidade física por problemas com dentes.
 
mas a questão dos pilotos, assim como mergulhadores (=homem-rã), tem um significado prático. eles trabalham (ou podem trabalhar) em situação de pressão (de ar ou água, não psicológica) em que uma cárie pode ter consequencias catastroficas.

o Edu já falou muito do que eu acho, então vou apenas rebater alguns assuntos especificos:

Gryffindor: exatamente pelo que você falou, das dificuldades específicas das provas teóricas e de condicionamento, é que eu acho absolutamente idiota o requisito dos dentes. porque se o cara por acaso foi melhor em todos os outros requesitos, ele não deveria ser eliminado por falta de dentes. no mínimo, o guarda municipal deveria ter direito a um plano de saúde e, se a saúde bucal do cara é tão importante assim para o trabalho dele, o plano odontológico deveria estar incluído.

Arthur: eu até entendo o que você quer dizer, embora discorde que isso deva ser previsto em um concurso público. pq se for por isso um cara de cadeira de rodas, alguma deformação facial etc. provavelmente nunca poderia ter nenhum emprego com grandes responsabilidades.
no entanto, nem mesmo a forma como foi colocado o requisito de dentes resolve esse problema. como a própria matéria do G1 coloca, o cara pode não ter os 8 dentes da frente e ter os 20 dentes necessários. agora me diga, o cara vai ser mais respeitado só porque tem os 20 dentes lá de trás?



EDIT: obviamente qdo eu falei de pessoas em cadeira de rodas eu nao estava falando deste concurso em especial, certo? mas de qq outra função em que a pessoa "precise se fazer respeitar".
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo