• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Grupo separatista basco ETA anuncia fim da luta armada

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Comunicado foi publicado pelo jornal basco 'Gara'.
Grupo havia declarado trégua em janeiro, mas autoridades desconfiavam.



O grupo separatista basco ETA anunciou nesta quinta-feira (20) que abandonou definitivamente a luta armada, segundo comunicado divulgado pelo jornal "Gara", canal habitual dos comunicados do grupo.

"O ETA acaba de anunciar que 'decidiu pelo fim definitivo de sua atividade armada'',
disse o jornal basco "Gara", citando um comunicado do grupo.

O ETA, que matou mais de 850 pessoas em seus 50 anos de história a favor de um País Basco independente, no norte da Espanha e sudoeste da França.

Ele estava enfraquecido pela repressão policial, com a detenção de vários de seus dirigentes mais importantes, e pelo aumento do apoio basco à saída política.

O grupo também se encontrava havia vários meses sob a pressão de seu ilegalizado braço político, o Batasuna, para anunciar cessar-fogo.

eta.jpg

Integrantes do ETA anunciam o abandono completo das armas, em vídeo publicado nesta quinta-feira (20) (Foto: Reuters)

O ETA rompeu diversas promessas de cessar-fogo no passado, o mais recente em 2006, quando uma trégua foi rompida por um violento ataque a bomba no aeroporto de Madri.

Declarações de cessar-fogo têm sido vistas por analistas como tentativas da organização de se reagrupar e lançar novos ataques.

Fonte
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo