• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Grupo de Estudos sobre RPG

Fatto. Porém... :lol:
O objetivo do tópico não era 'educar' os novatos nas artes do hobby?
Acho que vocês se 'distraíram' e divagaram um pouco...
 
Fatto. Porém... :lol:
O objetivo do tópico não era 'educar' os novatos nas artes do hobby?
Acho que vocês se 'distraíram' e divagaram um pouco...

Pois é. Esse povo que joga RPG sempre fica pensando longe. :no:

Eu acredito que a melhor maneira é arrumar um bom grupo. POnto. Não importa o sistema, esse é a melhor maneira de começar. Depois, quando estiver mais empolgada e perceber que gosta mesmo da coisa, procure outros sistemas e vá atrás de coisas novas. Com o tempo você vai perceber diferenças e vai saber escolher o que é melhor para você.
 
Que tal alguém ensinar para eles em uma "one shot" de qualquer sistema, aqui no pbF? Daí a gente pega o narrador/mestre mais experiente e coloca ele para narrar a história em uma mesa só para novatos.

PS: Afinal, a maioria de nós aprendeu na prática e só depois lemos livros e suplementos.

;-)
 
Você sabe qual a parcela da população que é digitalmente inclusa? (usando aqui o significado de ter um PC com acesso à internet eficiente em casa?). Era de menos de 18% da população a alguns anos atrás (e provavelmente continua sendo).

Isso significa que nem todo mundo tem um PC com internet. Ou melhor A GRANDE MAIORIA não tem. Pressupor que "quem não tem 100 pilas pra torrar num Vampire ou D&D, é só jogar NWN" continua não servindo pra atender à maioria da população. Enquanto o hobbie se mantiver como "produto de elite", ou seja, não estiver disponível numa banca da esquina acessível para um adolescente de classe baixa comprar , realmente o RPG vai continuar confinado à essa ínfima parcela do mercado que tem hoje. Então Sky seu argumento não bate com a realidade do país, pois você ignora (exclui?) a maioria da população, em privilégio dos grandes centros urbanos.

Isso é verdade. Infelizmente.

Eu achei engraçado que o Armitage conseguiu se contradizer em uma mesma página do tópico. :lol:

Cara, tu tem que entender que o jogador potencial de RPG não é a população carente que não tem nem os R$ 6,00 pra comprar o GURPS Lite (talvez até tenha, mas prefere investir em outras coisas). A gente não pode ser hipócrita e pensar que "ah, todo mundo pode jogar RPG". Aham. Cara, pra jogar RPG é preciso um nível cultural acima da média, já que o RPG envolve literatura, matemática, um grande gasto de tempo de preparação, jogo, etc. Não é pra qualquer um.

Cresça.

pior ainda, os que jogavam AF hoje são os veteranos que alopram 3D&T, isso q nao me entra na cabeça.

Não. Eu adoro AF e odeio 3D&T. O principal problema do segundo é que ele se levou a sério quando deveria ser cômico e a principal virtude do primeiro é que sempre se levou a sério, mesmo sendo super simples.

São duas coisas totalmente diferentes.
 
Cara, se tu quiser continuar sonhando que todo mundo no Brasil é igual, tem as mesmas oportunidades, é culto, sabe utilizar o dinheiro para engrandecimento cultural e preza sistemas de combate free form, be my guest.
 
Sky, vamos deixar essas picuínhas pra lá irmãozinho? Indie-fanboy, D20-fanboy, GURPSfanboy, SylviaSaint-fanboy (aaaaave maria!), etc. não importa.

Somos todos irmãos aos olhos de Deus.



(sim, isso foi sarcástico :mrgreen: )
 
Vamos começar do básico! RPG = Roleplaying Game, jogo de interpretação de papéis. d20 = dado de 20 lados (sim, é bizarro), d6 = dado de seis lados (o comum, d4 = dado de 4 lados (tente imaginar um... é mais fácil do que parece...), etc. Sistema de RPG = conjunto de regras usadas para resolver situações de tensão durante o jogo e para limitar o poder dos personagens (evita coisas do tipo "eu sou o cara mais forte do mundo").
Para jogar, existe um Mestre (ou Narrador, Storyteller, Dungeon Master, Game Master), que cria uma história e interpreta os antagonistas (qualquer personagem que não seja de um jogador), enquanto os jogadores interpretam os protagonistas dessa história, tomando suas decisões, etc. Normalmente se jogam dados quando é necessário decidir alguma coisa, em quase todos os sistemas (uma vez ouvi dizer de um que não precisava, mas nunca vi).

Existe também o Castelo Falkenstein que não utiliza dados e sim cartas...
Sim, cartas de baralho convencional.
É um ótimo sistema na minha opinião e exige mais interpretação do que Vampiro a Mascara e adiciona um bom nível de estratégia no jogo...
Ambientado em uma Era Vitoriana Mitica...
Vale a pena a leitura e se tiver um grupo que saiba apreciar uma tarde de interpretação eu aconselho.

Eu não conheço :osigh:

Fiquei a tentar imaginar um dado de quatro lados...:roll:
deve ser muito estranho :lol: :lol:
Acho que estou começando a pegar o espirito da coisa...
mas alguém aí pode me explicar como funciona aquelas fichas para personagens??

Existem dados para todos os números pares.
O que acontece é que alguns são inuteis e por isso você não costuma encontrar...
D2 geralmente se usam moedas.
D4 é uma piramide
D6 é o Quadrado
D8 e D10 se assemelham é duas piramides juntas pela base, só que com meis lados que os 3 comuns...
D12 e D20 parecem Bolas.
Existe o D32 (minha namorada tem) que é parecido com o D10 só que é grande e cheio de lados.
e tem o D100 que é quase uma bola...

Existem outros formatos de dados mais rústicos. Eu por exemplo tenho um D20 que é redondinho e tem 20 faces planas com números... Se assemelha a um amendoim...

Mas o importante em si não são os dados e sim a necessidade de se definir resultados.
Teve uma vez que fui passar o carnaval no interior e conheci outros jogadores que estavam fazendo o mesmo que eu, fugindo da bagunça...
Resolvemos jogar só que ninguém tinha dados. Improvisamos, pegamos várias pedrinhas mais ou menos planas e um copo de plastico. Fizemos marcas para definir 0's e 1's e rolavamos 4 ou 6 ou 8 ou 10 pedrinhas e os que caissem com 1 para cima eram somados...
Assim tinhamos valores compativeis...

Mas o que estou tentando dizer que não são os dados que são importantes e sim a vontade de jogar...
Tendo vontade de jogar os detalhes como sistema e ferramentas se tornam apenas isso. Detalhes...
Bem, estou marcando o tópico para acompanhamento, se quiserem discutir algo que não seja qual sistema é melhor, estamos ai... ajudarei no que puder...
 
Na verdade, parece que existe outros sim (eu vi fotos) de d3, d16, d30, d7, e outras coisas bizarras tiradas das profundezas do rpg. Se algum sistema usa eu não sei, eu sei que os dados existem. Tem outros além desses, mas não lembro.
 
Não sou novato, mas agora também tenho uma dúvida: como é que você faz um dado com número ímpar de lados? E, ainda por cima, um d3?
 
O detalhe é que algum muluco realmente faz e vente D3, não d6 como d3, mas realmente d3 bem bizarros, assim como d7, eua cho.

Tem uns dados mtos lokos.


o_O

o_O
 
No caso do d3 é simples. Rola 1d6 e considera: 1=1 2=2 3=3 4=1 5=2 6=3.
Isso eu já vi. Tem também o d2, que é 1=1, 2=1, 3=1, 4=2, 5=2, 6=2. Mas o Arcanjo disse que alguém fez um d3 de verdade, um sólido com 3 faces. E para mim isso é impossível. Posta aí uma foto de um desses, Arcanjo.
 
O d3 q eu vi era um d6 com números variando de 1 a 3 apenas. D2 era uma moedinha. O dado pode vir em formatos bizarros (como aqueles "dados exóticos" à venda na moonshadows, mas um sólido platônico de 3 faces é inconcebível.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo