• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Grupo de Estudos- Latim

Parabéms Lobo, ficou muito bom.Aproveito para submeter a correção as poucas palavras que sei.:

AB - Desde
CALCANTE PEDE – A pé
DIGNUS - Digno
DOMINUS – Senhor
HOC - Este
IN - Por
KRISIUN – Mar de Abominações
NON – Não
PRAELII - Guerra
QUOQUE – Também
SUN - Sou
VINCES - Vencerás
 
Demorou, mas valeu a espera :D

Post Original de DarK_AvengeR
Parabéms Lobo, ficou muito bom.Aproveito para submeter a correção as poucas palavras que sei.:

AB - Desde
CALCANTE PEDE – A pé
DIGNUS - Digno
DOMINUS – Senhor
HOC - Este
IN - Por
KRISIUN – Mar de Abominações
NON – Não
PRAELII - Guerra
QUOQUE – Também
SUN - Sou
VINCES - Vencerás

Muito obrigado pessoal, fico feliz que estejam gostando e participando. Se algum de vós desejar aventurar-se a tentar resolver os exercícios propostos, também ficarei muito feliz, não é preciso terem medo de errar, pois nós estamos aqui para aprendermos conjuntamente. Abraços a todos, e continuem participando. :D

Obs: Confesso que não conhecia o termo "krisiun", pondero se ele tem origem mitológica talvez? Ótima iniciativa, parabéns.
 
Todos que quiserem participar serão bem vindos(as), (ainda mais uma mademoiselle com um nome tão belo). Fico muito feliz com o interesse e participação de todos.
 
Obs: Confesso que não conhecia o termo "krisiun", pondero se ele tem origem mitológica talvez? Ótima iniciativa, parabéns.

Não tenho certeza se está de todo correto.Tratasse do nome dado ao mar mais profundo da lua, é o nome de uma banda, achei essa definição em uma biografia á respeito.

P.S:as outras palavras estão corretas?
 
Confere aí Lobo, esses eu já consegui traduzir ontem a noite, hoje mais tarde tento terminar e posto aqui:

III – Homo sum nihil a me alienum puto - Sou homem e nada do que é humano me é estranho.

IV – Navigare necesse est - Navegar é preciso

VI – A fortiori - Com mais razão

X – Aquila non captat muscas - A águia não cata moscas
 
Só uma curiosidade, o verso do anel em latim:

Três anuli pro regibus Quendorun sub caelo,
Septen pro dominis in regia lapídea eorun,
Novem pro Viris mortalis mori condemnatis,
Unus pro domino nefario on solio obscuro eius,
In terra Mordoris ubi umbrae iacent.
Unus Anulus ea invenie,
Unus Anulus ea omnia collocare et ea in tenebris nectere,
In terra Mordoris ubi umbrae iacent.
 
com licensa, já entrando no tópico, mas já começou o estudo?
é q nao fui avisado...
 
Caramba sou facinado por Latin apesar de ser praticamente leigo no assunto. Me adicionada na lista, por favor, Lobo! Ótima iniciativa!
 
Eu queria saber se este tópico ainda funciona. Também me interesso muito em aprender latim.

Caso me aceitem, já vou mandar um pouco do que sei.

As palavras em latim se modificam conforme sua função sintática, em outras palavras, elas se declinam e isto faz do latim uma língua declinável.
As palavras (com exceção dos verbos, advérbios, preposições e conjunções) podem mudar sua terminação conforme o caso em que se encontram. São seis casos no total:
O Caso Nominativo: quando as palavras têm a função de sujeito ou predicativo do sujeito.
O Caso Genitivo: quando as palavras têm sentido restritivo, geralmente indicando posse (ex.: o livro da menina).
O Caso Acusativo: quando as palavras têm a função de objeto direto.
O Caso Dativo: quando as palavras têm a função de objeto indireto.
O Caso Ablativo: geralmente quando as palavras têm a função de adjunto adverbial, mas é um caso amplamente usado em vários sentidos.
O Caso Vocativo: quando as palavras têm função de evocar, chamar algo ou alguém.
A exemplo dos verbos na nossa língua, que possuem três conjugações (1ª conjugação para os que terminam em -ar, 2ª para -er e 3ª para -ir), o latim possui cinco declinações. Conforme pertencem a determinada conjugação, a palavra modifica sua terminação.
A primeira declinação é a mais fácil. Os substantivos que pertencem a ela geralmente são femininos, com algumas exceções. Por exemplo, a palavra femina (mulher), se declina assim:
Nominativo singular - femina (alta femina est - a mulher é alta)
Nominativo plural - feminae (altae feminae est - as mulheres são altas)
Genitivo sungular - feminae (verbum feminae audiendum est - a palvra da mulher deve ser ouvida)
Genitivo plural - feminarum (verbi feminarum audiendi sunt - as palavras das mulheres devem ser ouvidas)
Acusativo singular - feminam (feminam ibi vidi - eu vi uma mulher ali)
Acusativo plural - feminas (feminas ibi vidi - eu vi mulheres ali)
Dativo singular - feminae (aquam feminae dat - ele está dando água à mulher)
Dativo plural - feminis (aquam feminis dant - eles estão dando água às mulheres)
Ablativo singular - feminā [deve-se demorar um pouco ao ler o último a] (cum femina ambulat - ele anda com a mulher)
Ablativo plural - feminis (cum feminis ambulat - ele anda com as mulheres)
Vocativo singular - femina (femina! hic veni! - mulher! venha aqui!)
Vocativo plural - feminae (feminae! hic venitte - mulheres! venham aqui!)

Conheço mais algumas coisas sobre latim, então, por favor, me aceitem.
 
Bom, então vamos resgatar esse tópico!!! Posso colaborar com alguma coisa, pois sou formada em Letras e estou pleiteando uma vaga no mestrado de linguística... adoro filologia e poderíamos praticar ...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo